FORMAÇÃO| Pe. Ildelfonso Mesquita defende tese de Mestrado

FORMAÇÃO| Pe. Ildelfonso Mesquita defende tese de Mestrado

27 de abril de 2021
O Pe. Ildelfonso Mesquita, na tarde de hoje, defende tese de Mestrado na Universidade de Santiago do Chile, para obtenção do grau de Mestre em Educação. Seu tema: "El síndrome del cansacio profesional (Burnout) en los educadores de la educación media: desarollo de una estrategia de autocuidado". NH: Pe. Ildelfonso, o que o levou à escolha deste tema para sua tese de conclusão do Mestrado? P. Ildelfonso: Cuidar da saúde psico-socio-emocional é o convite essencial que se faz nos tempos da pós-modernidade. 'A Síndrome do Esgotamento Profissional (Burnout) nos educadores do Ensino Médio: desenvolvimento de uma estratégia de autocuidado', foi o tema escolhido para meu projeto de inovação no mestrado em Educação com menção em Gestão. Este tema surgiu a partir da minha experiência vivenciada numa escola privada, na cidade de Salvador-BA, diante das diversas realidades encontradas no contexto das relações humanas e acadêmicas, fui implicado por meio de um olhar clínico-psico-pedagógico, a desenvolver um projeto de inovação a respeito do cuidado da saúde psico-socio-emocional dos docentes do ensino médio da instituição em análise. Creio que a docência é alvo de diversos estressores psicossociais. Ou seja, além de dar aulas, os professores devem executar tarefas administrativas, lidar com a falta de interesse e a indisciplina dos alunos e, muitas vezes, a falta de apoio dos familiares ou da própria instituição. Isso tudo causa insegurança no docente. O esgotamento profissional tem sido estudado na literatura e definido como sendo a Síndrome de Burnout, compreendido como uma resposta emocional ao estresse crônico, do ponto de vista físico (fadiga, problemas de sono e de alimentação etc.) e comportamental (afastamento face à situação, incapacidade de trabalhar). Para esta investigação do mestrado, foi considerada de suma importância, a contribuição dos documentos da OMS-Organização Mundial da Saúde, DSM-5 e DSM-11 que por sua vez são considerados instrumentos fundamentais para o processo de cuidado da saúde emocional do sujeito, por valorizar a vida humana, numa realidade sociocultural. Ao considerar o papel do docente como um gestor educacional, se faz necessário em toda equipe profissional uma consonância constante nas relações interpessoais no intuito de favorecer em si, um prazer emocional no intuito de saber ser, saber fazer e saber conviver como verdadeiro educador. A educação – como ação contínua e permanente – tem a função de formar e de educar para a cidadania. O conjunto de ciências, técnicas pedagógicas e uma sistematização do que será ensinado, favorece o alcance da aprendizagem. A pedagogia salesiana procura vivenciar os objetivos idealizados pelo seu fundador – São João Bosco, conhecido como Dom Bosco – sob o binômio: “Formar bons cristãos e honestos cidadãos”. Portanto, com a implantação deste projeto de estudo de inovação, espera-se, poder colaborar na construção de uma sociedade mais humanizada – e ao mesmo tempo – uma escola mais atenta à saúde coletiva de seus educadores frente aos diversos sintomas que surgem a partir do esgotamento profissional na vida de cada profissional. Por Serviço Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

INSPETORIA | REUNIÃO DE DIRETORES DAS COMUNIDADES

INSPETORIA | REUNIÃO DE DIRETORES DAS COMUNIDADES

27 de abril de 2021
Neste 26 de abril, o Pe. Inspetor reuniu os Diretores das Comunidades Salesianas, com uma pauta que incluiu partilha das comunidades, ressonâncias da visita extraordinária, partilha do estudo sobre “Animação e governo da comunidade: o serviço do diretor do salesiano”, solidariedade neste tempo de pandemia, convocação do Capítulo Inspetorial 2022, encontro com o visitador e encaminhamentos do PEPSI. Na partilha, houve informações sobre a situação de aulas presenciais, híbridas ou remotas nas escolas, notícias sobre a saúde dos irmãos, construção da casa nova em Areia Branca, irmãos que enfrentaram a Covid, presença dos salesianos de Caetés na Casa Inspetorial (por reforma na residência de Caetés), Centro Juvenil de Matriz de Camaragibe com cursos profissionalizantes, entre outros. Sobre a visita extraordinária, as casas que já a receberam relataram a impressão que tiveram do visitador em sua simplicidade e capacidade de escuta e os contatos que foram possíveis com educadores, jovens, além da comunidade salesiana, neste tempo de recrudescimento da pandemia. O Pe. Inspetor, dirigindo a reunião de Natal-Gramoré, apresentou alguns elementos da publicação “Animação e governo da comunidade”, chamando a atenção para a necessidade de conhecimento deste texto também por parte da comunidade salesiana, dos candidatos ao sacerdócio, além do seu uso na formação dos diretores. Seguiram-se comentários sobre experiências de leitura do texto em comunidade. O Pe. Inspetor informou que o encontro nacional de diretores, previsto para ser presencial, em Aparecida, não acontecerá nesta modalidade (fica para 2022). Haverá sua versão online, neste ano. ‘Campanha de Solidariedade’ foi o assunto a seguir. Pe. Ilmário relatou campanha feita com as escolas de Natal e Parnamirim. Para 07 de maio, haverá uma live beneficente, no clima do dia das mães, com destinação prevista para Gramoré. Pe. Gilvan elencou algumas doações recebidas para distribuição de 600 cestas básicas com o Oratório, em Natal-Gramoré, ainda nesta semana. Pe. Nonato, falando sobre a Obra em Juazeiro do Norte, enumerou três iniciativas: doações de 50 cestas básicas distribuídas na semana santa, live solidária na estátua do Pe. Cícero para arrecadação de alimentos e material de higiene por realizar-se e almoço para crianças carentes, por iniciativa das Irmãs de Caridade do Horto. Pe. Rondon registrou que o Colégio e a Paróquia de Carpina estão fazendo um movimento em favor da comunidade do lixão, onde se pensa criar um oratório. Pe. Antonio Gomes, sobre Caetés, relatou live sobre a Fratelli Tutti e doações recebidas da Arquidiocese, do Vicariato e da Basílica do Sagrado Coração. Pe. Alfredo Boldori anunciou live solidária por ocasião da festa das mães, em Areia Branca. O Pe. Inspetor insistiu: ‘não só a pandemia não acabou, mas a fome do povo aumentou’. A carta de convocação do Capítulo Inspetorial 2022 foi ‘entregue’ formalmente pelo Pe. Pessinatti, com chamada de atenção para as linhas programáticas do sexênio, modalidades de realização e atenção especial ao POI, ao PEPSI e o Projeto Inspetorial para a Formação. O documento do POI impresso está sendo entregue ou enviado às comunidades. Depois de duas horas de reunião, com breve oração, concluiu-se a reunião. Por Pe. João Carlos Ribeiro  
VER MAIS

CARPINA | Estreia do WebJonal S2 – Salesiano em 2 minutos

CARPINA | Estreia do WebJonal S2 – Salesiano em 2 minutos

27 de abril de 2021
Estreou nesta segunda-feira, 26 de abril, o WebJornal "S2, Salesiano em 2 minutos". O jornal foi idealizado pelo setor de Comunicação, junto com a professora de redação Amanda Érato, da Escola Salesiana Pe. Rinaldi – Carpina-PE. O objetivo é estimular os alunos do 1º ano do E.M à pesquisa e, assim torná-los familiarizados com diversos assuntos da atualidade, adaptando os temas ao gênero notícia. O propósito de enriquecer seus acervos argumentativos não deixa de ser um preparo para os vestibulares da vida, fazendo dos alunos protagonistas. O primeiro episódio do Webjornal teve como tema a 1º Volta ao Mundo, confira a seguir: [embed]https://www.youtube.com/watch?v=OUwAva_iwCc[/embed] “De quanto você precisa para viajar pelo mundo afora? O jovem pernambucano Anderson Dias com apenas R$300,00(trezentos reais) deu a volta ao mundo e conheceu todos os países do globo terrestre, saindo no dia 28 de maio de 2018, a incrível experiência durou 543 dias. Mas, ele não foi o primeiro a dar a volta ao mundo. Há 500 anos aconteceu a primeira circum-navegação no mundo, a expedição foi comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, durou cerca de três anos e dos 250 tripulantes apenas 18 sobreviveram. Deu vontade de viver essa aventura? Vem conhecer mais sobre esse fato histórico! O Salesiano em 2 minutos, traz o assunto da Primeira Volta ao Mundo.” Os episódios serão publicados três vezes semanalmente, nas plataformas digitais da escola. Instagram: @salesiano.carpina Facebook: Salesiano Carpina Youtube: Colégio Salesiano Carpina Por Jennifer Kalyne e Prof. Amanda Éraro
VER MAIS

ARACAJU | Encontro virtual de esportes reúne mais de 70 professores de Educação Física

ARACAJU | Encontro virtual de esportes reúne mais de 70 professores de Educação Física

27 de abril de 2021
No último sábado, 24, a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga através das Coordenações de Esportes dos Colégios Salesianos de Natal, Fortaleza e Aracaju, realizou o “Encontro de formação para professores de Educação Física”. O evento virtual contou com a participação do Inspetor Salesiano do Nordeste, Pe. Nivaldo Pessinatti, dos padres Arlan Braga e Maurício Lima, coordenadores de esportes e mais de 70 professores de Educação Física e modalidades esportivas. A temática do encontro “Esporte escolar 2021: desafios e possibilidades na pandemia”, foi escolhida “para mostrar a situação atual do cenário nacional na prática de atividades esportivas em escolas, e particularmente nas instituições salesianas”, explica o coordenador de esporte Salesiano, José Carlos da Silva. [gallery columns="1" size="large" ids="14685"] A abertura do evento foi marcada pela acolhida do Inspetor, Pe. Nivaldo Pessinatti, seguido do momento oracional a cargo do Pe. Maurício Lima. A primeira palestra “Esporte Escolar: Desafios e Possibilidades em meio à pandemia", foi ministrada pelo ex-aluno salesiano e presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Antônio Hora Filho, que apresentou a realidade dos eventos e competições esportivas no ano de pandemia e pós-pandemia. No segundo momento, a Psicóloga Cristina Hahn, especialista em psicologia clínica e da saúde, abordou “A vida e o COVID-19”, sobre como lidar com as situações do momento e pós-pandemia. [gallery columns="1" size="large" ids="14687"] Por Anderson Peralta
VER MAIS

NOTÍCIAS

CONGREGAÇÃO | A MEMÓRIA DO FUTURO. Temos um sonho. E é a nossa maior riqueza

A MENSAGEM DO REITOR-MOR, P. Ángel Card. Fernández Artime Há 200 anos, um rapazinho de 9 anos, pobre e sem outro futuro senão o de ser camponês, teve um sonho. De manhã narrou-o à mãe, à avó e aos irmãos que o tomaram em brincadeira. A avó concluiu: «Não se deve dar importância aos sonhos». […]
VER MAIS

Recife-Sagrado Coração (PE) | Basílica celebra Envio e Renovação de 38 Ministros Extraordinários da Eucaristia

No último domingo, 19 de novembro, foi realizado na Basílica do Sagrado Coração de Jesus a celebração do Envio e da Renovação de 38 Ministros Extraordinários da Eucaristia, contando com 10 novos acolhidos e renovação de 28 integrantes. A celebração eucarística foi presidida pelo vigário episcopal, o Pe. Paulo Sérgio Monteiro, e concelebrada pelo reitor […]
VER MAIS

JABOATÃO DOS GUARARAPES (PE) | Entusiasmo marca encontro em preparação ao Festival da Juventude Salesiana

No último domingo, 19 de novembro, a Colônia Salesiana foi palco de um encontro significativo em preparação para o tão aguardado Festival da Juventude Salesiana (FJS). Alunos do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Jaboatão), noviços da Colônia São Sebastião e representantes do Oratório Festivo se reuniram com entusiasmo em antecipação ao FJS 2023. O evento […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE