SANTIDADE | DOM LUSTOSA, CORAÇÃO DE BOM PASTOR SALESIANO

SANTIDADE | DOM LUSTOSA, CORAÇÃO DE BOM PASTOR SALESIANO

30 de abril de 2021 Por paulo
Com muita alegria a Família Salesiana e a Arquidiocese de Fortaleza receberam a notícia que, no dia 27 de abril de 2021, foi entregue, na Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, a Positio (documento oficial acerca da vida e virtudes evangélicas) do Servo de Deus, Dom Antônio de Almeida Lustosa. Feito esse passo, uma equipe de Teólogos da Santa Sé fará agora a análise do prosseguimento do processo em vista da beatificação e canonização do Salesiano mineiro, que foi Bispo de Uberaba (MG), Corumbá (MT) e Arcebispo de Belém (PA) e finalmente Fortaleza (CE). Neste breve artigo, trago o testemunho de uma fiel cearense que testemunhou perante as autoridades da Igreja sobre santidade de Dom Lustosa. Zilda do Nascimento Furtado declara que conheceu o servo de Deus no ano de 1943. “Eu me encontrava com dificuldade para prosseguir com meus estudos por falta de recursos financeiros. Minhas duas irmãs já estudavam em colégios públicos e o diretor da escola não permitiu que uma terceira fosse matriculada. Fui à procura do servo de Deus sem contar com nenhum apadrinhamento e sem nenhum protocolo para chegar à sua presença. Sem nenhuma dificuldade, marquei a audiência no Palácio para falar com ele e fui atendida com a maior presteza. Contei ao servo de Deus a minha situação, relatando-lhe o estado de extrema pobreza de minha família, por sinal, bastante numerosa e atendida somente por meu pai. O servo de Deus me escutou silenciosamente e me atendeu prontamente. Deu-me o emprego de professora na escola que ele criara para crianças pobres. Com o dinheiro, que recebia, consegui pagar meus estudos e ajudar minha família. Trabalhei sob a orientação do servo de Deus durante o período de dois anos — 1944 a 1946 -, afastando-me por alguns meses para tratar de minha mãe que contraiu câncer. Mesmo afastada do trabalho, o servo de Deus me garantiu o salário e ainda permitiu que uma de minhas irmãs me substituísse, pagando-lhe também o salário. Por todo o período da doença de minha mãe, de 19 de março a 30 de setembro de 1946, o servo de Deus a visitou por três vezes. Nossa casa não era muito distante do Palácio. Ele vinha a pé, apoiado no seu guarda-chuva, magrinho, andar vagaroso. Vinha sozinho para visitar minha mãe. Esse gesto confortava sobremodo a nossa família e causava profunda admiração em toda a vizinhança por ver um bispo, sozinho e a pé, deslocar-se do Palácio para trazer apoio e solidariedade moral e espiritual aos seus fiéis, principalmente porque eram pobres e sem prestígio. Após o falecimento de minha mãe, em setembro de 1946, o servo de Deus permitiu que eu tivesse um período de descanso, pois fora muito intenso o sofrimento e os cuidados que tivera com minha mãe. Continuou pagando-me o salário. Depois me chamou para um novo trabalho na escola do bairro do Meireles, à noite. Era uma escola para adultos. Todas essas escolas foram fundadas por ele. Ensinei de 1947 a 1950, quando me casei. Esse trabalho, segundo o servo de Deus, era um auxílio para as moças pobres até casarem. Minha outra irmã continuou também a trabalhar até casar. Recordo-me de outro fato vivenciado por mim e que revela o carinho e o amor do servo de Deus pelas pessoas, particularmente as mais pobres. Eu também trabalhei com o servo de Deus no ensino do catecismo para as crianças. Entre elas, havia uma que repetia as orações por diversas vezes, mas não conseguia gravar nenhuma na memória. Certo dia, um senhor se aproximou desta criança e lhe perguntou: “Você não aprende o catecismo porque é ‘burro’ ou porque não quer mesmo aprender?” A criança respondeu-lhe: “Senhor, eu não sou burro. Se abrissem a minha cabeça e colocassem tudo aqui dentro (fez um gesto, colocando a mão na cabeça), aí eu aprendia”. O senhor disse, então, ao menino: “Vá falar com aquele homem (referia-se ao servo de Deus) e diga para ele o que você quer ser”. A criança dirigiu-se ao servo de Deus e disse o que o afligia. O servo de Deus, muito tranqüilo, lhe respondeu: “Não precisa abrir sua cabeça”. E, colocando a mão sobre a cabeça da criança, disse: “Você é inteligente. De hoje em diante você vai aprender todas as orações”. E aconteceu que a criança feliz com o gesto do servo de Deus, realmente aprendeu as lições do catecismo. Isso mostra como a bondade e o afeto do servo de Deus expressos por suas palavras e por seu gesto resgataram a alta estima daquela criança”. O testemunho de Zilda do Nascimento vem corroborar os relatos de incontáveis pessoas que, ao longo dos quase cinquenta anos de ministério episcopal, Dom Antônio Lustosa cativou, acolheu e amou, com as suas virtudes de Bom Pastor, aprendidas de São João Bosco, Pai e Mestre dos jovens e do povo simples. Zilda conclui seu testemunho, dizendo: “O vínculo de amor que me prende ao servo de Deus, a lembrança de sua humildade e da sua simplicidade, ainda perduram no meu coração. Essa chama de amor jamais se apagará. Por isso, sinto-me honrada e feliz por poder contribuir, ainda que modestamente, com a causa de canonização do servo de Deus. A experiência de vida que tive com o servo de Deus me dá a certeza de ter convivido com um santo”. Que São José, a quem o Servo de Deus era tão devoto e propagador, neste ano santo a ele dedicado pelo Papa Francisco, interceda para que prontamente possamos cantar a ação de graças de ver Dom Antônio Lustosa Santo, reconhecido por toda a Santa Igreja Católica. Por Padre Sérgio Lúcio Alho da Costa, sdb Reitor e Pároco do Santuário Salesiano de N Sra de Fátima Porto Velho / RO
VER MAIS

COOPERADORES | Centro Dom Bosco em mais uma Ação Solidária no Recife

COOPERADORES | Centro Dom Bosco em mais uma Ação Solidária no Recife

30 de abril de 2021
O Centro Dom Bosco – Curado II realizou mais uma distribuição de alimentos no centro da cidade de Recife, sob a liderança da combativa e incansável SC Maria Florentina, conhecida carinhosamente por Lia, o Centro de Salesianos Cooperadores Dom Bosco, Curado II, mais uma vez realizou um ato concreto de caridade, alimentando a quem tem fome. Participaram desse evento os compromissados e os aspirantes que estão em processo de formação. O que ocorreu no último sábado, dia 24, já não nos surpreende mais, pois tornou-se uma verdadeira prática formativa, tanto para os membros mais antigos como para os que estão iniciando, aqueles que compõem o aspirantado. É uma alegria ver Lia acompanhada de Salesianos Cooperadores e Aspirantes, realizando mais uma ação com os nossos irmãos, moradores de rua do Centro do Recife. O trabalho começa com as campanhas para coleta de doações, trabalho que Lia sabe comandar com dedicação e maestria. Com essas ações e a atuação no Oratório Dom Bosco junto aos mais necessitados, Lia e seus irmãos mostram que entenderam a mensagem do nosso fundador, São João Bosco. Dessa vez, foram distribuídos 270 cachorros quentes, suco, café, água e 200 kits de material de higiene pessoal. Mais uma vez, Lia e seu grupo levaram alimento, palavra e carinho aos pobres e necessitados do centro da cidade do Recife. Esse gesto, além de fazer um enorme bem a quem recebeu, também o fez a quem se doou como voluntário. Vejamos pelos depoimentos abaixo: “Para mim, foi uma experiência riquíssima, nunca fui, mas hoje tive o prazer de acompanhar e realmente é gratificante ... tudo o que eu vi nesse dia de hoje muito bom....” SC Elaine. “É sempre gratificante fazer esse trabalho, ver que um pouco de cada um se torna muito para essas pessoas, que possamos cada vez mais nos unir para ajudar o próximo”.  Asp. Thiely Rogamos ao bom Deus que abençoe sempre o Centro Dom Bosco e seus membros, para que continuem sendo verdadeiramente sal, fermento e luz, contribuindo com a causa dos mais necessitados, e ajudando no resgate da dignidade daqueles que foram injustamente excluídos e se encontram em estado de carência extrema. Por Comunicação Centro Dom Bosco - Curado II
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Índia – A nova onda de Covid-19 e o apelo salesiano à solidariedade

CONGREGAÇÃO | Índia – A nova onda de Covid-19 e o apelo salesiano à solidariedade

29 de abril de 2021
(ANS - Nova Delhi) - A situação da Índia perante uma nova onda de infecções por Covid-19 é preocupante em nível global: de acordo com o Ministério da Saúde da Índia, o país registrou hoje novas 3.645 mortes por coronavírus - um novo e triste recorde, um aumento de mais de 350 unidades em relação a ontem - ; o total de vítimas na Índia desde o início da pandemia aumentou para 204.832. Obviamente, esta realidade também impacta fortemente as mais de 360 ​​escolas e 500 estruturas administradas pela rede salesiana no país. “As carências do país ultrapassam nossas competências normais: leitos hospitalares, unidades de tratamento intensivo, ventiladores pulmonares, oxigênio, fornos crematórios...” testemunha da Índia o P. George Menamparampil, Responsável pelas Procuradorias Missionárias Salesianas e, há mais de um ano, Coordenador do projeto “Don Bosco Solidarity–Covid-19”, iniciativa de coordenação global salesiana diante da emergência da pandemia. “Neste contexto, o que podemos fazer pelas pessoas, na atual situação é: - distribuir mantimentos, alimentos cozidos, equipamentos de proteção e produtos de higiene, que conseguirmos entregar diretamente aos mais pobres; - fornecer concentradores de oxigênio e/ou mini-máquinas para a produção de oxigênio aos hospitais e outros centros de atendimento; - realizar campanhas de conscientização em favor da vacina”. O P. Noel Maddhichetty SDB, Diretor da “Don Bosco Network – South Asia” está de acordo com o P. Menamparampil. Acredita que esta nova onda de infecções ainda não atingiu o seu ápice: “Acho que haverá um aumento significativo no número de casos Covid-19 nas próximas semanas. A vida pública parou novamente”. Aqueles que não puderam se preparar, enfrentam agora enormes problemas. Principalmente nas zonas rurais, onde muitas pessoas não foram submetidas a testes, acrescenta o P. Maddhichetty: “Um sacerdote que atua nas proximidades de Mumbai me falou de vilarejos na região onde muitos moradores tinham sintomas, mas não havia testes disponíveis. Nem mesmo as pessoas daqui têm esperança de receber tratamento ou dispositivos médicos”. Como resultado, é muito provável que o número de contágios e mortes relacionadas com o coronavírus sejam ainda maiores do que os já trágicos números oficiais. Os salesianos foram obrigados a fechar todas as suas escolas na Índia. Os alunos não podem realizar os exames. Houve casos de Covid-19 entre professores, funcionários e familiares de alunos e muitos estão se isolando por precaução. Só nos últimos meses, segundo o P. Maddhichetty, a rede de intervenção salesiana forneceu alimentos e produtos de saúde a mais de 7.000.000 (sete milhões) de pessoas necessitadas na Índia, priorizando as pessoas em situação de rua e os mais marginalizados. “No momento, os ‘kits’ para testes, vacinas e medicamentos são mais necessários do que nunca”, conclui o P. Maddhichetty. O P. Menamparampil nos convida a apoiar as 11 Inspetorias Salesianas da Índia em seus esforços de atender às necessidades dos pobres. Fonte: ANS
VER MAIS

RSB | 27ª Assembleia Geral da Rede Salesiana Brasil

RSB | 27ª Assembleia Geral da Rede Salesiana Brasil

29 de abril de 2021
Salesianos e Salesianas no trabalho em rede. Neste 29 de abril, aconteceu a 27ª. Assembleia Geral Ordinária da Rede Salesiana Brasil (RSB), por videoconferência, em prevenção da circulação do vírus em ampla propagação pelo país. A RSB reúne salesianos e salesianas do Brasil, representados pela CISBRASIL (Conferência das 06 Inspetorias dos Salesianos do Brasil) e pela CIB (Conferência das 04 Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora, segundo a nova configuração). Na assembleia, tomaram parte todos os inspetores, inspetoras e mais duas Filhas de Maria Auxiliadora que compõe a paridade numérica, também os dois diretores executivos da RSB, com destaque para a presença do Pe Gabriel Romero (Conselheiro Geral SDB da Região Cone Sul) e da Ir. Alaíde Derretti (Conselheira Geral FMA para o Âmbito da Missão e referente para a região Brasil). Na mensagem inicial, os dois superiores reforçaram o tema do trabalho em rede. A Assembleia, convocada por seu diretor-presidente Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, e conduzida pela presidente da Assembleia, Ir Maria Carmelita Conceição, examinou demonstrações contábil-financeira da entidade (exercício 2020), acompanhadas do parecer do Conselho Fiscal e CAD/RSB; aprovou proposta Orçamentária 2021; acolheu relatos dos Setores: PJ, Comunicação, Ação Social e Escolas encaminhadas pelas respectivas coordenações; encaminhou elementos do Planeamento Estratégico. Na pauta, também encaminhamentos jurídicos, leitura da ata do CAD e da Assembleia da Edebê, bem como acolhida do relatório dos encaminhamentos da Editora. A RSB assume como missão promover e animar o projeto educativo-pastoral salesiano no Brasil de maneira integrada, difundindo os valores da educação. Atualmente, a RSB conta com 110 escolas, 15 instituições de ensino superior e 109 obras sociais em todo o Brasil, além de paróquias, museus, rádios, editora e grupos de pastoral. Por Serviço Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

NOTÍCIAS

CJC | TOM Mirim é realizado em Pernambuco

Aconteceu em novembro, o Treinamento de Oração e Missão da CJC Mirim em Pernambuco, que dessa vez foi vivenciado de maneira itinerante, e as comunidades mais próximas geograficamente se uniram e seguiram a programação proposta pela coordenação estadual. O treinamento teve como tema: “Cuidar da criação – A nossa missão.” A programação iniciou-se com a […]
VER MAIS

PARNAMIRIM (RN) | Espetáculo “Pinóquio e o Ateliê dos Sonhos” leva ao palco o talento dos alunos-artistas

Quando as cortinas do teatro Riachuelo abriram, na noite do último dia 17, a emoção tomou conta da plateia lotada. O espetáculo “Pinóquio e o Ateliê dos Sonhos” levou ao palco o talento de um grupo de cerca de 300 estudantes e funcionários dos Colégios Salesiano São José e Dom Bosco. No palco, o diretor […]
VER MAIS

SALESIANOS BAHIA | Estudantes celebram Primeira Comunhão e reforçam laços de fé

Nos dias 10 e 11 de novembro, os estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco – Paralela e Liceu Salesiano do Salvador celebraram sua primeira comunhão em um momento que reuniu devoção e imersão no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Nazaré. Entre os presentes, estiveram familiares e amigos dos catequizandos testemunhando o marco significativo nas […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE