CAUSOS SALESIANOS | NAS AULAS DE PEDRO SÉRGIO E ZÉ BEZERRA

CAUSOS SALESIANOS | NAS AULAS DE PEDRO SÉRGIO E ZÉ BEZERRA

3 de dezembro de 2020 VER MAIS

CAUSOS SALESIANOS | É o Padre Elias, lá de Aracaju!

CAUSOS SALESIANOS | É o Padre Elias, lá de Aracaju!

2 de dezembro de 2020
EPISÓDIOS DA VIDA SALESIANA É O PADRE ELIAS, LÁ DE ARACAJU! Texto de Toninho Vieira – Sitônio – de Juazeiro do Norte Vivíamos, em Juazeiro, um momento de muita ansiedade e expectativa em torno da inauguração do Santuário. Um trabalho marcante do padre Nestor (que Deus o tenha). Paralelo a esse grande acontecimento, no colégio, havia por parte dos alunos uma certa temeridade em razão dos acontecimentos no bairro, por conta da turma de Cícero Negrinho (já falecido). Seu Robério, por sua vez, tomou algumas medidas junto aos cabras de Cícero Negrinho, que freqüentavam o Oratório e também assistiam os jogos dos campeonatos internos do colégio. Nesse tempo, a maconha estava sendo inserida no meio da juventude e muitos não tinham forças suficientes para evitar a tentação. Qualquer pessoa que surgisse com o cabelo estilo black-power ou coisa parecida, roupa, gíria, etc, já era tido como um “coiseiro”, ou seja, maconheiro. Pois bem! É chegado o grande dia para a inauguração do santuário. O colégio estava recebendo irmãos, sacerdotes salesianos, leigos, etc, de toda parte do Brasil. Eis que, salvo engano, em plena tarde de sexta-feira ou sábado, surge no corredor do colégio, próximo a cantina que ficava após a escada, aquele moreno de barba grande, cabelo black-power com uma mala na mão, quando de repente, Zé Abílio olhou para seu Robério e disparou: - O senhor não disse que não queria maconheiro aqui no colégio? Seu Robério, com um sorriso um tanto maroto no rosto, de imediato rebateu: - Menino, seu Abílio, cala a boca, aquele é o padre Elias lá de Aracaju! Aí a gargalhada tomou de conta de todos; num futuro bem próximo, Pe. Elias se tornou nosso diretor, um grande amigo e uma pessoa bastante querida, ainda hoje, por todos nós.  
VER MAIS

BONGI – Escola Dom Bosco | Famílias em situação de vulnerabilidade recebem acompanhamento contínuo

BONGI – Escola Dom Bosco | Famílias em situação de vulnerabilidade recebem acompanhamento contínuo

2 de dezembro de 2020
Nos dias 27/10 e 26/11 foi realizada na Escola Dom Bosco mais uma ação de assistência social com um grupo de 30 "faBONGImílias" que está sendo acompanhado através da entrega mensal de cestas básicas, palestras sobre empregabilidade e assistência especializada com a assistente social Barbara Cabral e a psicóloga Luana Azevedo, o acompanhamento destas famílias terá duração de 90 dias. A ação está ocorrendo em parceria com o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (CONDICA). A parceria ocorreu por meio de um edital público onde a Escola Dom Bosco concorreu com diversas instituições e foi contemplada para a realização da ação. Mensalmente, as famílias comparecem na sede da instituição para o recebimento de cesta básica e kit de limpeza além de participarem de oficinas que abordam temas relativos a empregabilidade. Nos intervalos entre as entregas de cestas, as famílias recebem, por meios digitais, materiais diversos como vagas de emprego, sugestões de cursos, textos e vídeos motivacionais, entre outros. A importância desta ação se mostra não só na vida de quem é ajudado; quem ajuda, também sente a transformação que só o amor pode proporcionar. “É muito gratificante ver o brilho nos olhos de um jovem e perceber que a cesta não está ajudando apenas sua casa, mas que estão partilhando com outras pessoas que também precisam. Transformar a vida das pessoas através de um pequeno gesto: DOAR! Doar não só alimentos, mas empatia, amor, zelo, cuidado.” Relatou Luana Azevedo, psicóloga da instituição. Desde o início da campanha, a Escola Dom Bosco já realizou a doação de 655 cestas básicas e 592 kits de limpeza faltando 345 cestas para atingirmos a meta da campanha: doação de 1.000 cestas básicas. Por Cristiane Maria
VER MAIS

JUAZEIRO DO NORTE | Colégio Salesiano São João Bosco realiza testagem para Covid-19 em colaboradores

JUAZEIRO DO NORTE | Colégio Salesiano São João Bosco realiza testagem para Covid-19 em colaboradores

2 de dezembro de 2020
O Colégio Salesiano São João Bosco, de Juazeiro do Norte, Ceará, deu início na manhã da última terça, 01/12, a testagem para a Covid-19 em todos os seus colaboradores. A medida faz parte do protocolo de segurança da escola e tem o objetivo de garantir a saúde dos empregados e evitar outras contaminações. “A testagem faz parte do protocolo de retorno para as aulas presenciais em Juazeiro do Norte, Tudo aconteceu tranquilo e desejamos que todos os educadores estejam com saúde e se cuidem e que podemos dar continuidade ao processo de ensino em nossa escola com maior tranquilidade”, afirma o Diretor Geral, Padre Raimundo Nonato. A ação é realizada em parceria com a Associação das Escolas Particulares do Cariri (APEC). Serão realizados mais dois momentos de testagem, nos dias 03 e 04. A segunda testagem será realizada em 15 dias. Vale ressaltar que tudo aconteceu dentro do protocolo do Colégio, respeitando o distanciamento, e a utilização de álcool gel e máscaras. Visto o momento que vivemos e a possibilidade do retorno das aulas presenciais em 2021, ações como esta são de suma importância e serão recorrentes para garantir cada vez mais a saúde de todos. Outro ponto de destaque é a estrutura da unidade escolar do Salesiano na terra do Padre Cícero que já está devidamente sinalizado e equipado, com álcool em gel em pontos estratégicos, tanto para o retorno das aulas como para o funcionamento das atividades administrativas. Por Pedro Paulo Vieira
VER MAIS

SALVADOR | Campanha de doação voluntária de sangue e cadastro de medula óssea em parceria com o Hemoba

SALVADOR | Campanha de doação voluntária de sangue e cadastro de medula óssea em parceria com o Hemoba

2 de dezembro de 2020
Teve início na manhã desta terça-feira (1°) e segue até o dia 04 de dezembro, no estacionamento do Colégio Salesiano Dom Bosco, a campanha de doação voluntária de sangue e cadastro de medula óssea dos Salesianos Bahia em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). A ação, que acontece das 8h às 17h, tem como público-alvo ex-alunos, familiares de alunos, os colaboradores das duas Unidades de Ensino, além de parceiros dos Salesianos Bahia. A Presença Salesiana na capital baiana lembra da importância da doação voluntária, necessária em qualquer época do ano, de modo a abastecer os estoques dos bancos de sangue dos hospitais que estão sempre abaixo do limite. A Instituição ressalta que todos os atendimentos serão realizados seguindo o Protocolo de Prevenção do COVID-19 que obedece às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, garantindo uma ação segura e com qualidade para todos os envolvidos. Doação Para doar sangue é preciso estar com documento original com foto, ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Recomenda-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Não esqueça: Sua solidariedade pode ajudar a salvar vidas! SERVIÇO: O que: Campanha de doação voluntária de sangue e cadastro de medula óssea Quando: Até 04 de dezembro Onde: Colégio Salesiano Dom Bosco (Av. Paralela) Público-alvo: Ex-alunos, familiares de alunos, colaboradores e parceiros dos Salesianos Bahia Horário: 8h às 17h Por Mário Preto
VER MAIS

NOTÍCIAS

Dia de Doar UPV 2023 tem enfoque socioambiental

Além de promover a doação, a edição deste ano do Dia de Doar UPV também vai ressaltar a importância da responsabilidade com o meio ambiente nas ações cotidianas A Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do seu setor de Captação de Recursos para a Ação Social Salesiana no país, a União Pela Vida (UPV), anuncia a edição 2023 do […]
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | RMG – O Reitor-Mor na 154ª Expedição Missionária: “Graças a este chamado especial sentimos a vitalidade da nossa Congregação”

(ANS – Turim) – Na tarde do dia 23 de setembro, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, encontrou-se com os missionários dos ‘Salesianos de Dom Bosco’ e com as das ‘Filhas de Maria Auxiliadora’, da 154ª Expedição Missionária. No dia seguinte, domingo, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, o Reitor-Mor presidiu a Concelebração Eucarística durante […]
VER MAIS

COMUNICAÇÃO | Em Jaboatão (PE), acontece o Encontro Salesiano de Rádios e Organizações de Comunicação

A Inspetoria Salesiana do Nordeste promoveu, nos dias 23 e 24 de setembro, na Colônia Salesiana São Sebastião em Jaboatão dos Guararapes (PE), o Encontro de Rádios e Organizações de Comunicação. No sábado (23), a programação foi marcada pela palestra da Ir. Márcia Koffermann, FMA, com o tema “Novas Tendências do Rádio provocadas pelas novas […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE