ORDENAÇÕES | NH Entrevistou o Diácono Valdemir Augusto dos Santos

ORDENAÇÕES | NH Entrevistou o Diácono Valdemir Augusto dos Santos

2 de dezembro de 2020 Por paulo
NH: Como foi o seu chamado para a vocação salesiana e presbiteral? Minha vocação surgiu em contato com os salesianos na Paróquia São José e no Oratório Festivo da Escola Salesiana Padre Rinaldi, em Carpina, minha terra natal. Nesse meio, interagindo com os jovens e vendo o testemunho dos filhos de Dom Bosco, fui percebendo que o Senhor me chamava a viver uma profunda experiência de consagração, em favor da juventude. Ao longo deste processo vocacional, mediante as etapas da formação salesiana, senti que o caminho de seguimento a Cristo, que Deus me chamara a percorrer, se expressaria mediante a vivência do ministério presbiteral, sendo um pastor segundo o coração de Deus e de São João Bosco, nosso pai e mestre. NH: De todo o seu caminho formativo, destaque dois ou três momentos que muito contribuíram para a sua preparação para o ministério. Destaco dois momentos marcantes em minha caminhada vocacional, que me ajudam na preparação para a vivência do ministério presbiteral: a primeira profissão religiosa e a ordenação diaconal. Nesses dois acontecimentos, pude vivenciar a alegria da consagração e da doação da minha vida a Deus, em favor dos jovens. Sem esses elementos (a alegria da consagração e da doação da vida a Deus), a vivência ministerial se torna estéril, sem vida. NH: Como o lema que você escolheu para sua ordenação motiva a sua missão de salesiano sacerdote? Neste lema que escolhi: “Manete in dilectione mea” (Jo 15,9), procuro expressar o desejo de como buscarei viver a missão de salesiano presbítero. Creio que, permanecendo no amor que vem do Senhor, poderei ser um sinal de sua presença misericordiosa, que acolhe e uni, no meio dos jovens mais pobres. Por Comissão Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Intenção Missionária Salesiana – Dezembro

ORDENAÇÕES | Entrevista com o Diácono Daniel Neri Brandão

ORDENAÇÕES | Entrevista com o Diácono Daniel Neri Brandão

1 de dezembro de 2020
NH - Como foi o seu chamado para a vocação salesiana e presbiteral? Diác. Daniel Neri: Já aos dez anos de idade comecei a tocar e cantar as liturgia na Paróquia de Santo Antão, em Vitória. Costumo dizer que minha vocação nasceu do exemplo de um padre que pastoreava com maestria o seu povo. O trabalho com as juventudes, em grupos e movimentos, me levaram a conhecer Dom Bosco e o carisma salesiano. Era aquele o modelo que eu gostaria de seguir. NH - De todo o seu caminho formativo, destaque dois ou três momentos que muito contribuíram para a sua preparação para o ministério. Diác. Daniel Neri: Um primeiro momento que recordo com muito carinho foi o tempo que passei em Caetés, em 2010, com toda a salesianidade que se respirava naquela comunidade viva e participativa. Os primeiros votos, no final do noviciado, foi um momento intenso de assumir tudo aquilo que tínhamos aprofundado ao longo do ano sabendo que era a primeira vez do que seria para sempre alguns anos mais tarde. Por último, destaco a formação que o povo de Deus nos oferece nas nossas pastorais, sejam os jovens da AJS ou os fiéis dos mais variados grupos de nossas obras. Eles nos oferecem uma filosofia prática e uma teologia de vida que não encontramos nos manuais nem em salas de aula. NH - Como o lema que você escolheu para sua ordenação motiva a sua missão de salesiano sacerdote? Diác. Daniel Neri: O lema que escolhi me acompanha há muitos anos: "Tudo por causa de um grande amor". Na nossa caminhada formativa temos muitos momentos de felicidade, conquistas, alegrias, mas também passamos por muitas lutas, provações internas e externas. Para equilibrar tudo isso é necessário não perder de vista o seu chamado, a sua história de vida, o porquê e, sobretudo, por quem vivemos tudo isso: Jesus Cristo, que nos amou por primeiro e nos quis, apesar de toda a nossa pequenez. Se não for por esse grande amor, não vale a nossa luta do dia a dia. Por Comissão Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

GRAMORÉ | Parceria com a Prefeitura garante continuidade de atendimento para 700 crianças e adolescentes

GRAMORÉ | Parceria com a Prefeitura garante continuidade de atendimento para 700 crianças e adolescentes

1 de dezembro de 2020 VER MAIS

NOTÍCIAS

SALESIANOS BAHIA | Retiro dos Educadores: Uma Celebração de Sabedoria e Amor na Educação

No último sábado, 23 de setembro, Salvador-BA foi o cenário de um evento inspirador que uniu educadores dos Salesianos Bahia. O Retiro dos Educadores, realizado no Colégio Salesiano Dom Bosco, oportunizou que as equipes administrativas e pedagógicas mergulhassem em uma jornada focada na reflexão e na convivência. Sob o tema “Fala com sabedoria, ensina com […]
VER MAIS

Cursos Oferecidos pela Escola Dom Bosco

A qualidade das aulas e cursos na Escola Dom Bosco é o alicerce essencial para a formação e sucesso profissional dos jovens. Com professores dedicados, métodos inovadores e programas como Aprendizagem, Estágio e Cursos Gráficos Profissionalizantes, capacitamos nossos alunos não apenas com habilidades técnicas, mas também com valores éticos, preparando-os para enfrentar os desafios do […]
VER MAIS

MATRIZ DE CAMARAGIBE (AL) | Centro Juvenil realiza formação sobre o Setembro Amarelo

No último sábado, 23 de setembro, o Centro Juvenil Dom Bosco realizou um evento em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Na oportunidade, a convidada para conduzir o momento foi a Psicóloga Gleyce Maria. O objetivo da ação foi conscientizar os voluntários acerca do suicídio, uma realidade que afeta nossa sociedade de […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE