PASTORAL VOCACIONAL | UM ESTÁGIO VOCACIONAL “DIFERENTE”

PASTORAL VOCACIONAL | UM ESTÁGIO VOCACIONAL “DIFERENTE”

27 de julho de 2020
De 18 a 25 de julho, o Serviço de animação Vocacional promoveu mais um estágio vocacional. Desta vez, por conta da pandemia, o estágio foi online, entre salesianos promotores vocacionais e jovens vocacionados, participaram cerca de 50. Um número significativo que revela a força do carisma salesiano em nossas comunidades. Amados e chamados por Deus O P Cezar Teixeira coordenou os trabalhos de toda semana. Depois da abertura geral, com a reflexão do tema, no sábado, 18, os jovens e salesianos se encontravam todas as noites por regiões e estados. Em cada encontro a centralidade era da Palavra de Deus, cada reunião começava com a Lectio Divina. Esta Palavra, depois, iluminava o testemunho pessoal de vida de cada jovem como uma verdadeira ação de graças pela vida e pela vocação de cada um. A participação expressiva dos salesianos Uma nota característica do estágio 2020 foi a “presença” de muitos salesianos além da equipe vocacional local. Muitos acompanharam, deram a tradicional “boa noite”, entraram para saudar os vocacionados. Assim, esta modalidade de estágio contribuiu também para fazer crescer na comunidade inspetorial o sentido de corresponsabilidade no cultivo das vocações. Uma semana de variadas atividades Durante toda a semana, os candidatos participaram de diversas atividades: Reunião de abertura e encontros por região ou estados, mediados pela plataforma Google Meet; Terço Mariano, pela rádio online Tempo de Paz; Colóquio pessoal com o Pe. Cézar por chamada de vídeo no celular; Santa Missa de encerramento, pelo Google Meet. Novos aspirantes O encerramento do estágio deu-se na Capela da Casa Inspetorial com a Celebração Eucarística e a entrega dos pedidos dos novos aspirantes, com a participação virtual de candidatos e salesianos. Os candidatos tinham enviado antes os pedidos que foram analisados pela equipe vocacional junto com o P Inspetor. Cada vocação manifesta que o Senhor ama a Congregação, deseja-a viva para o bem da sua Igreja e não cessa de enriquecê-la com novas energias apostólicas (C 22). Por Diác. Antônio João Neto, sdb
VER MAIS

San Martin | Na comunidade da Igreja Dom Bosco: “Jovens, ou Santos ou Nada”

San Martin | Na comunidade da Igreja Dom Bosco: “Jovens, ou Santos ou Nada”

27 de julho de 2020
A Comunicação tem crescido na Inspetoria, nesses dias de pandemia, quando toda atividade presencial foi cancelada nas escolas, paróquias, centros de formação profissional, oratórios ou quando a volta à ‘nova normalidade’ ainda é lenta e gradual. Pe. Sérgio Lúcio, à frente da Basílica do Sagrado Coração, no Recife, é um bom exemplo de criatividade e empenho nas redes sociais. NH: Nesta Pandemia, Pe. Sérgio Lúcio, como a Basílica vem realizando sua missão Pastoral? PADRE SÉRGIO LÚCIO: Nós ativamos o canal do YouTube, junto com transmissão na Rádio Olinda, que já tinha uma parceria conosco nas quartas-feiras, na transmissão ao vivo da Novena da Misericórdia. Há duas semanas, a pedido desta emissora, aumentamos essa parceira com a transmissão do Terço da Misericórdia. Eles transmitem ao vivo. Além desta parte celebrativa, tenho usado o YouTube para postar dois tipos de conteúdos: Motivacional Cristão, nas sextas-feiras (5 a 7 minutos, sempre a partir de um trecho da palavra de Deus, com a ilustração de um personagem bíblico); o segundo é Catequético, uma explicação de uma parte litúrgica da Missa, uma parte doutrinal. Por exemplo, tivemos a Festa do Sagrado Coração. Eu expliquei o que era indulgência plenária etc. Na festa de Nossa Senhora do Carmo, eu falei sobre o Escapulário. Então, são essas frentes comunicativas, além do uso do Instagram. Antes do YouTube, já usávamos o Instagram; que também cresceu. Porém, pela melhor qualidade de transmissão do YouTube, grande parte dos conteúdos foram migrados para esta plataforma. NH: Pe. Sérgio Lúcio, e o público destas redes sociais, realmente participam, interagem com esta programação? PADRE SÉRGIO LÚCIO: Sim. Participam bem. Um fenômeno bacana é que temos usado este recurso para contribuição on line pelo PicPay, pelo YouTube. Eu diria que 60% dos amigos da Basílica vêm participando, também pela questão das contas digitais. Um suporte bem interessante. NH: Pe. Sérgio, você diria que os Jovens, com estes recursos, podem ser mais alcançados também, a partir da Basílica? PADRE SÉRGIO LÚCIO: Sim, claro. Porém, de acordo com uma ferramenta do YouTube, 85% do público de nossas transmissões é composto por senhoras, de faixa etária entre 50 aos 70 anos. Mas, a juventude vem se engajando, também. Os jovens são atingidos particularmente pelo Instagram. Estamos conseguindo isto a partir dos stories, de interações que esta ferramenta proporciona. Pela Comissão Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

Itália – Cem anos do nascimento do Pe. Egídio Viganò

Itália – Cem anos do nascimento do Pe. Egídio Viganò

24 de julho de 2020
(ANS – Sôndrio) – A Família Salesiana de Sôndrio se prepara para viver, domingo, 26 de julho, um dia de festa em memória do P. Egídio Viganó, VII Sucessor de Dom Bosco. Neste ano estamos de fato a celebrar o seu centésimo aniversário de nascimento e vigésimo quinto de morte. Para sublinhar a importância dos eventos com que se quer fazer viva memória de uma figura tão significativa para a Congregação Salesiana e ao mesmo tempo dar graças a Deus pelo dom do P. Viganó, estará presente em Sôndrio também o Reitor-Mor da Congregação Salesiana, P. Ángel Fernández Artime, X Sucessor de Dom Bosco. Da comemoração do P. Viganó participarão também outros Salesianos da Sede Central Salesiana: o P. Stefano Martoglio, Vigário do Reitor-Mor; o P. Stefano Vanoli, Secretário Geral da Congregação; e o Sr. Hilario Seo, representando o Dicastério para a Comunicação Social (CS). O dia prevê dois momentos públicos, aos quais é convidada toda a Comunidade de Sôndrio. Iniciar-se-á às 17h15, com uma cerimônia civil: a saudação das Autoridades e a homenagem floral à herma do P. Egídio Viganó, que se encontra na praça a ele intitulada. Prosseguir-se-á, às 18, com a Santa Missa presidida pelo Reitor-Mor, no pátio do Instituto Salesiano. Em caso de mau tempo, a celebração se transferirá ao Oratório ‘Sagrado Coração’. Em obediência às atuais disposições em matéria de prevenção ao COVID-19, será fundamental a colaboração de todos para o respeito das regras sobre o distanciamento físico e para as indicações que deverão ser dadas pelo serviço de acolhida. Embora estando em ambiente aberto, será necessário dotar-se de máscara. Fonte: ANS
VER MAIS

RECIFE-SAGRADO CORAÇÃO | UMA NOVA VISITA INSPETORIAL

RECIFE-SAGRADO CORAÇÃO | UMA NOVA VISITA INSPETORIAL

24 de julho de 2020
“Já não se faz visita inspetorial como antigamente”, comentou o Pe. Américo, acolhendo o Pe. Inspetor na comunidade. De fato, a pandemia tem ensejado modalidades alternativas e, às vezes, mais objetivas da visita canônica, comentou-se em comunidade. A visita inspetorial na comunidade do Sagrado Coração, a primeira presencial das visitas deste ano, começou ontem, com a Santa Missa presidida pelo Pe. Inspetor, pela manhã. Seguiu-se a conversa individual com cada irmão. A boa noite foi um espaço de formação e comunicações. O Inspetor relata que encontrou um clima de muito respeito e fraternidade na comunidade religiosa. Dom Edvaldo está muito bem, nos limites de sua idade. Hoje, ele presidiu a Missa da comunidade, com a presença do Pe. Pessinatti. Pe. Américo submeteu-se recentemente a uma cirurgia para a retirada de um carcinoma na região da cabeça, apresentando-se em boa recuperação. O Diácono João Neto, colaborando em Caetés, já se prepara para a ordenação presbiteral. O Pe. Inspetor está mantendo encontros com os líderes da Escola e da Basílica. Da Escola, ele colheu muito boas impressões. Há uma satisfação geral das famílias com o desenvolvimento dos estudos em casa, com o apoio da Rede Salesiana e o empenho dos professores. A professora Joselma, coordenadora de TE (Tecnologia Educacional) tem sido peça chave no desempenho dos mestres, apura o Pe. Inspetor. A satisfação dos pais com o nível de aprendizado e o receio de contágio do novo vírus explicam que 70% das famílias não desejem a volta das aulas presenciais neste ano, segundo ouviu da equipe de direção da Escola. A visita termina ainda hoje, com outros contatos e a entrega da ata. Pela Comisssão Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

NOTÍCIAS

IGREJA | Divulgado o tema do Dia Mundial da Paz de 2024

“Inteligências Artificiais e Paz”: esse é o tema escolhido por Francisco, divulgado na manhã desta terça-feira, 8 de agosto, pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral O Papa Francisco já escolheu o tema para o Dia Mundial da Paz de 2024, celebrado em 1º de janeiro: “Inteligências Artificiais e Paz”. O argumento foi […]
VER MAIS

AMA | Seminário reforça e divulga espiritualidade salesiana

Uma semana rica e intensa de reflexões sobre a caminhada e espiritualidade salesianas. Foi nesse clima e sentimento que os participantes se expressaram sobre o Seminário de Salesianidade, promovido pela Associação Missionária Amanhecer (AMA). Evento, ocorrido de 7 a 11 de agosto, no auditório da instituição, no centro de Recife, teve como tema principal “A […]
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | RMG – O dinheiro e os missionários

(ANS – Roma) – A mensagem deste mês de agosto do P. Alfred Maravilla, Conselheiro Geral para as Missões, ajuda a refletir sobre a relação dos missionários com o dinheiro. O dinheiro é um elemento essencial da vida cotidiana. E, como qualquer empreendimento humano, as atividades missionárias também precisam de recursos financeiros. O dinheiro é precioso […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE