CAMPO GRANDE | MARCELO AUGUSTO RENOVA CONSAGRAÇÃO RELIGIOSA

CAMPO GRANDE | MARCELO AUGUSTO RENOVA CONSAGRAÇÃO RELIGIOSA

21 de julho de 2020 Por paulo
Ontem, 20 de Julho, às 18h, no Pós-Noviciado, Instituto São Vicente, Lagoa da Cruz- Campo Grande, MS, tivemos a graça de participar da Eucaristia presidida pelo P. Ricardo Carlos, Inspetor da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, concelebrada pelos demais formadores da casa e irmãos presentes, quando realizou-se a renovação dos votos temporários do Pós Noviço Marcelo Augusto da Costa, da Inspetoria São Luiz Gonzaga - Recife. Motivo de muita alegria em nossa comunidade poder celebrar junto com nosso irmão que no altar do Senhor renovou o seu Sim a Deus, no seguimento a Cristo, nosso pastor, a exemplo de Dom Bosco nosso pai e mestre. Por ele, por todos os salesianos e pela vocação a qual cada um é chamado a viver, elevemos uma prece a Deus, para que possamos caminhar firmes e perseverantes na caminhada de fé. Por Comunidade do Pós-Noviciado de Campo Grande Bendito seja Deus pelo dom da nossa vida, pelas infinitas graças concebidas ao longo da caminhada. No dia de hoje, tendo renovado os votos como Salesiano de Dom Bosco, percebo o quanto sou feliz e grato por minha vocação no seguimento a Cristo, nos passos de Dom Bosco, nosso pai e mestre nos votos de pobreza, obediência e castidade. Ser religioso salesiano me torna uma pessoa melhor, um cristão mais convicto da minha missão, em busca da minha salvação e dos jovens aos quais dom Bosco nos confiou como nosso rebanho a cuidar. Que Deus, nosso pai, nos abençoe e conduza, Nossa Senhora modelo de confiança nos acompanhe sempre. Rezemos pelas vocações e opções de vida em nossa Mãe igreja! Por Marcelo Augusto, sdb
VER MAIS

JUAZEIRO DO NORTE | Andei cambaleando com os dois pés no abismo dos finados

SALVADOR | VISITA INSPETORIAL

SALVADOR | VISITA INSPETORIAL

20 de julho de 2020
A visita inspetoria em Salvador aconteceu nos dias 16 e 17 de julho, pelo Meet.Google. No primeiro dia da visita, o Pe. Inspetor manteve um encontro toda a comunidade salesiana. Nesta videoconferência, com o momento oracional, foi apresentada de forma criativa, mediante powerpoint, a vida e a missão da comunidade religiosa. Não faltou a alegria e a arte de cordel, protagonizada pelo P. Valdemar e acompanhado pelo coro dos irmãos. A comunidade é composta pelos salesianos: P. Eudes Barreto Fernandes (diretor), S. Gabriel Ferreira da Silva, P. Jonathan Loureiro de Medeiros, P. Magno de Carvalho Xavier, P. Paulo Andrade e P. Valdemar Pereira dos Santos. A comunidade acolhe e acompanha o jovem aspirante Carlos Eduardo Macário, vocacionado da casa de Gramoré, Natal, que completou recentemente 18 anos. Dois irmãos contraíram o Covid 19. Estão totalmente recuperados. Cada irmão, durante a visita, manteve colóquio pessoal com o Pe. Inspetor. No dia seguinte, por volta das 09h00, realizou-se o encontro virtual com a liderança das duas unidades Liceu (120 anos) e Dom Bosco (15 anos). Este grupo gestor é constituído pela Cristina França, Graça Macedo, Deraldo Brito, Daniel Torres, P. Magno e P. Jonathan, sendo coordenado pelo diretor P. Eudes. Entre outros, foram também apontados como significativos, além da articulação entre os vários setores da escola, os esforços de partilha e interlocução entre as escolas da Inspetoria. As recomendações do Pe. Inspetor foram consignados e entregues, ao final de todos os contatos virtuais, em apropriada ata. Pela Comissão Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

JUAZEIRO DO NORTE | Visita Inspetorial

JUAZEIRO DO NORTE | Visita Inspetorial

20 de julho de 2020
A visita inspetorial aconteceu nos últimos dias 15 a 18 de julho, de forma virtual. Na abertura, no dia 15, pela manhã, com a comunidade salesiana reunida, foi lido um texto bíblico, seguido da leitura do artigo 146 dos Regulamentos Gerais. No primeiro momento, com todos os salesianos presentes em sala virtual, cada um tomou a palavra e fez sua auto-avaliação, bem como ofereceu sua visão sobre a Obra Salesiana. Em um dos refrões da reunião, os irmãos relataram que a fraternidade vivida em comunidade tem sido uma grande força para cada um, nesse tempo de pandemia. Nesta primeira reunião, estabeleceu-se um bom diálogo, com perguntas e conversa com o Pe. Inspetor. A comunidade é composta pelos sdb: P. Raimundo Nonato dos Santos Feitosa (diretor), P. Carlos Mendes de Lima Júnior, P. Cícero Oliveira Silva, Francisco Ataíde dos Santos, P. José Ferreira Lima, P. Mariano Miguel da Silva, S. Pedro Francisco Xavier Neto. O P. Orsini Nuvens Linard encontra-se em Natal, Candelária, sob cuidados médicos. Considerando as circunstâncias de cada um, todos estão bem de saúde, procurando cuidar de todos e cuidar-se pessoalmente. P. Ferreirinha contraiu a Covid 19, mas já está totalmente recuperado. Na parte da tarde deste dia 15, cada salesiano manteve um colóquio pessoal com o Pe. Inspetor, através de videochamada no seu celular. Nas noites de quarta, quinta e sexta, o tempo foi reservado para uma conversa com os líderes leigos de cada uma das CEPs: Colégio, Paróquia, Rádio, Horto. Por volta das 19h00, realizou-se o encontro virtual com a liderança da escola São João Bosco. Este grupo gestor é constituído pela Marinalva Pereira (coordenadora pedagógica), Fabiana Alencar, Eliete de Souza, Ângela DP, Henrique Mateus, Maria Fabrislânia, Debora Araújo, Aparecida Gomes. O tirocinante Pedro F. Xavier Neto participou pela pastoral. No dia seguinte, 16 de julho, às 17h30, realizou-se o diálogo com representantes da Rádio: Paulo Roberto Leal e Aítala Costa. Por volta das 19h30, o Pe Inspetor dialogou com a liderança leiga da Paróquia: Raimunda Pereira Luna, dc. Franciel e Bernadete, Maria Zeneida Pereira, Ione Alencar, Aítala Costa, dc. Jesus Moura. O sábado pela manhã foi reservado para uma conversa pessoal com cada um dos nove pré-noviços: Pedro Lucas, Nathanael, Edson, Saniel, Vinicius, Emanoel, Das Chagas, Hiago e Sávio. Por volta das 17h30, foi a vez do encontro com a equipe do Horto: Francisca Maria Nascimento, Maria do Socorro Soares, Ana Paula Souza da Silva, Ir. Dami e o P. Francisco Ataíde. “Esse formato on-line está sendo mais responsável do que o ao vivo”, considera o Pe Pessinatti. Essa modalidade tem oferecido ocasião de maior profundidade e responsabilidade perante os desafios, particularmente na conversa com o pessoal leigo, avalia ele. Pela Comissão Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

JOÃO PESSOA – Paróquia Nossa Senhora das Dores | Retorno das Celebrações Eucarísticas

JOÃO PESSOA – Paróquia Nossa Senhora das Dores | Retorno das Celebrações Eucarísticas

20 de julho de 2020
Diante do “novo normal”, as celebrações litúrgicas iniciaram sua retomada gradual. Com base no Decreto Nº 004/20, publicado em 17 de junho de 2020, pela Arquidiocese da Paraíba, conforme orientações da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil e as medidas sanitárias legais ditadas pelos órgãos da saúde, a casa salesiana de João Pessoa retoma cautelosamente suas celebrações presenciais. A estratégia tomada pelo pároco Pe. Marcelo vem seguindo criteriosamente as diretrizes descritas na normativa supracitada. O retorno dos fieis está restrito a 30% da capacidade máxima da igreja, respeitando todas as diretrizes de distanciamento social. Para o alcance de um maior percentual de fieis, foi flexibilizado um novo horário de celebração dominical. Agora, a paróquia possui um total de quatro (4) celebrações dominicais que são distribuídas entre sábado (às 18h) e domingo (às 07h/16h/19h). Além desses cuidados, outros também estão sendo tomados. Os fieis considerados grupo de risco, idosos e crianças, são orientados a continuarem participando da Santa Missa através das plataformas de comunicação virtual. Essa orientação serve ainda para os paroquianos que apresentarem sintomas gripais e/ou presença de temperatura corpórea elevada. O acesso à igreja só é permitido após a higienização do espaço. É obrigatório a utilização permanente da máscara como também a limpeza das mãos com álcool gel distribuído pela pastoral de acolhida nas portas de entradas e saídas da matriz. A equipe de liturgia também está sinalizada sobre os cuidados individuais e com os objetos litúrgicos e recursos sonoros, mantendo assim, o cuidado redobrado. As transmissões podem ser acompanhadas pelo Instagram nas quintas-feiras, a partir das 18h, com a adoração ao Santíssimo Sacramento e em seguida a Santa Missa; aos sábados, às 18h e aos domingos, às 07h e 16h. As mesmas celebrações litúrgicas podem ser acompanhadas também pelo canal no Youtube – PAROQUIANSDORESS – aos sábados, às 18h, e domingos, às 16h. Por Hellencel Simão e Mychelle Andrade
VER MAIS

EQUIPE SUPORTE | Há 13 anos servindo e evangelizando através da comunicação

EQUIPE SUPORTE | Há 13 anos servindo e evangelizando através da comunicação

20 de julho de 2020
Ao longo desses anos, fizemos grandes coberturas pelo mundo afora, das festas do padroeiro de nossa Paróquia São João Bosco a coberturas internacionais A Equipe Suporte vem, há mais de 13 anos, servindo e evangelizando através da comunicação. Ao longo desses anos, fizemos grandes coberturas pelo mundo afora, das festas do padroeiro de nossa Paróquia São João Bosco a coberturas internacionais, como as duas edições da Jornada Mundial da Juventude, uma no Rio de Janeiro, em 2013, onde levamos toda a nossa equipe, e outra no Panamá, em 2019, onde enviamos dois representantes. Na festa da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, também somos “figurinhas carimbadas” e estamos sempre presentes nas coberturas, assumindo inclusive, a transmissão oficial de alguns dias da festa da padroeira de nossa cidade, levando até você uma transmissão de qualidade, apesar de todas as nossas limitações. No Festival da Juventude Salesiana, somos o canal oficial do evento, e fazemos a cobertura ao vivo de toda a programação. São três dias intensos de muita dedicação e amor pelo que fazemos, tudo isso com a missão de evangelizar aqueles que nos assistem e nos acompanham em nossas mídias sociais e em nosso site www.equipesuporte.com.br. Com a pandemia causada pela COVID-19, assim como todos os meios de comunicação, tivemos que nos reinventar e nos redescobrir em meio a tantas coisas que estão acontecendo ao mesmo tempo. Planos foram refeitos, outros adaptados e alguns adiados. Por outro lado, outros planos e metas foram traçados. Um exemplo disso é o nosso projeto “Quem canta, reza duas vezes”, onde entramos no mundo das lives e convidamos bandas e ministérios de nossa paróquia para levarmos um pouco de alento, louvor e alegria a todos que nos acompanham em nosso canal no YouTube. E com o objetivo de aumentar ainda mais a qualidade de transmissões em nossas lives e coberturas futuras, estamos necessitando de ajuda para adquirir novos equipamentos e fazer com que vocês tenham uma experiência ainda mais agradável na hora de nos assistirem. Entretanto, independentemente de qualquer coisa, continuaremos com o mesmo empenho, dedicação e amor na busca de cumprir avidamente a nossa missão maior, que é levar Cristo até você, e de fazê-lo entrar e permanecer em sua casa. Faça a sua doação: http://vaka.me/1210020 Por Paulo Nascimento
VER MAIS

NATAL | Mesmo após liberação, Arquidiocese mantém decisão de não reabertura de templos

NOTÍCIAS

AREIA BRANCA (RN) | Centenas de Fiéis na abertura da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Neste último sábado, 05 de agosto, deu-se início aos festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos na cidade de Areia Branca (RN). Neste dia memorável, aconteceu, como de praxe, logo pela manhã, uma peregrinação com a imagem da Virgem dos Navegantes para a cidade de Grossos com um número significativo de fiéis. Chegando […]
VER MAIS

MATRIZ DE CAMARAGIBE | No Centro Juvenil Dom Bosco, entrega de 250 cestas básicas

No dia 05 de agosto, o Centro Juvenil Dom Bosco, em Matriz de Camaragibe – AL, entregou 250 cestas básicas (alimentos e produtos de limpeza) recebidas da Cáritas Brasil e Associação Atlética do Banco do Brasil, ainda em decorrência das últimas enchentes que atingiram o município. Padre Geraldo de Albuquerque, Diretor da Instituição, em conjunto […]
VER MAIS

RECIFE-Bongi | Grupo do Terço dos Homens comemorou 21 anos de fundação

No dia 07 de agosto de 2023, o Grupo do Terço dos Homens, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de San Martim, comemorou 21 anos de fundação. A celebração contou com a participação de grupos de várias grupos de outros Vicariatos e Dioceses que se fizeram presentes na Missa em Ação de Graças […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE