RECIFE | Colégio recebe a visita do P. Gabriel Romero e sedia encontro de Formação da EDEBÊ

RECIFE | Colégio recebe a visita do P. Gabriel Romero e sedia encontro de Formação da EDEBÊ

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 6 de agosto de 2025 Por paulo
Na última sexta-feira, 1º de agosto, o Colégio Salesiano Recife teve a honra de receber o Pe. Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone Sul e representante do Reitor-Mor dos Salesianos, vindo diretamente de Roma, na Itália. Sua presença marcou um momento significativo para a comunidade educativa, reforçando os laços com a missão salesiana e a importância da presença carismática na formação integral dos jovens. Durante a visita, Pe. Gabriel conheceu de perto a estrutura da escola, dialogou com educadores e partilhou mensagens inspiradoras sobre o papel da educação salesiana em tempos de transformação social. Sua fala emocionou a equipe pedagógica ao ressaltar a importância da escuta, da acolhida e da evangelização como pilares da missão salesiana. [gallery columns="2" size="large" ids="453429,453430,453431,453432"] No mesmo dia, o colégio sediou o Encontro de Formação da EDEBÊ, reunindo educadores, gestores e representantes da Rede Salesiana Brasil. O evento teve como foco a qualificação dos processos educativos e o fortalecimento da identidade salesiana. Com momentos de partilha, dinâmicas, palestras e espiritualidade, a formação promoveu reflexões sobre a prática docente, o protagonismo juvenil e o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A presença do Pe. Gabriel deu ainda mais significado ao encontro, unindo formação e espiritualidade em uma única e memorável experiência. [gallery columns="2" size="large" ids="453434,453435"] A visita e o encontro formativo deixaram um legado de esperança, renovação e compromisso com a missão de Dom Bosco, reafirmando que a educação é, acima de tudo, um ato de amor e fé. Por Marketing Salesiano Recife
VER MAIS

Animação Missionária | Teixeira de Freitas é um dos destinos da Jornada Missionária Salesiana 2025 da Inspetoria de Belo Horizonte

Animação Missionária | Teixeira de Freitas é um dos destinos da Jornada Missionária Salesiana 2025 da Inspetoria de Belo Horizonte

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA E DO VOLUNTARIADO 6 de agosto de 2025
Com corações abertos, alegria no rosto e bíblia nas mãos, 43 jovens missionários de nossa inspetoria, além de dezenas de participantes da juventude local deram início à Jornada Missionária Salesiana na cidade de Teixeira de Freitas (BA). A missão, que acontece de 20 a 26 de julho, reúne educandos, salesianos, pré-noviços e educadores vindos de Pará de Minas e da equipe inspetorial da Pastoral Juvenil Salesiana. ‍A experiência missionária acontece de forma intensa em duas paróquias da cidade: Santa Luzia, sob os cuidados do Pe. Geovane, e Santa Rita, acompanhada pelo Pe. Douglas. Ao mesmo tempo, jovens de outras paróquias da diocese estão envolvidos nos momentos de evangelização e das demais atividades que reavivam o ardor missionário. Desde o primeiro dia, em torno de 100 jovens e adolescente missionários têm vivenciado momentos com a comunidade, visitado casas, animado celebrações, vivenciando oratórios, e promovido atividades de formação, oração e serviço. “A chegada dos jovens trouxe um novo vigor à nossa comunidade. É bonito ver o testemunho alegre, simples e profundo desses missionários. Eles são um sinal da presença de Deus entre nós”, expressa o Pe. Geovane, que acolhe a missão na Paróquia Santa Luzia. Os três destinos inspetoriais, a missão acontece inspirada nos 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana, celebrados neste ano, a jornada reacende o espírito missionário entre os jovens, tornando-os protagonistas na construção de uma sociedade mais justa e fraterna a partir do contato com o outro em uma região nova, sem a experiência de obras salesianos, assim como os primeiros missionários para a América. ‍Marcos Amaral, jovem em formação salesiana, partilha: “Estar com os jovens, tanto da nossa inspetoria quanto os da região, tem sido um aprendizado prático para todos nós. Muito mais do que apresentar o carisma de Dom Bosco como missionários a uma região que não possui presença salesiana, aprendemos com eles, e para eles, como ser Dom Bosco na vida de cada um. Junto com os jovens e todo o povo daqui, deixaremos a marca própria da evangelização, por meio do carisma salesiano.” Para Maria Eduarda, um dos jovens missionários locais que participa junto aos missionários salesianos, a experiência está sendo transformadora: “A experiência é fantástica, conhecer muitas outras realidades, nunca participei de algo assim, é algo novo. Podemos perceber como a Igreja é grande de tantos lugares e como podemos acolher os que foram visitados” Fonte: Inspetoria São João Bosco | Sudeste
VER MAIS

SALESIANOS BAHIA | Abertura dos Jogos Internos 2025 celebra juventude, cultura e espírito esportivo

SALESIANOS BAHIA | Abertura dos Jogos Internos 2025 celebra juventude, cultura e espírito esportivo

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 6 de agosto de 2025
Dom Bosco Salvador e Liceu Salesiano do Salvador abrem os Jogos Internos com entusiasmo, talento e vivências que fortalecem laços. O Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador e o Liceu Salesiano do Salvador deram início a mais uma edição dos Jogos Internos com duas aberturas oficiais marcantes, realizadas nos dias 25 e 28 de julho. Muito além de iniciar oficialmente as atividades esportivas, os momentos celebraram a alegria, protagonismo juvenil, valores que inspiram a missão salesiana e fortalecem a formação integral dos estudantes. [gallery columns="1" size="large" ids="453422"] No Dom Bosco Salvador, a abertura teve um brilho internacional com a apresentação do grupo de ginástica dinamarquês, chamado Gymnastikforeningen Fjelsted, que é formado por cerca de 80 integrantes. Durante a performance, o grupo encantou os nossos estudantes com um espetáculo que uniu técnica, ritmo e expressão artística. A empolgação tomou conta do Ginásio de Nossa Senhora Auxiliadora, já que os alunos também apreciaram a entrada dos times e apresentação do grupo de dança Minions – campeão de ouro na apresentação de dança no Nordestão 2025. [gallery columns="1" size="large" ids="453423"] Três dias depois, foi a vez do Liceu Salesiano do Salvador celebrar a abertura oficial do evento esportivo, marcada por uma atmosfera vibrante e simbólica. A cerimônia contou com a entrada dos times, apresentação especial de solo e duplas que ganharam ouro Nordestão, além do tradicional acendimento da tocha. [gallery columns="1" size="large" ids="453424"] Os Jogos Internos, que acontecem anualmente em ambas as unidades, é dividido em etapas e inclui diversas modalidades esportivas oferecidas pelo Salesianos Bahia – futsal, basquete, handebol, vôlei, baleado, robótica, judô, natação, dança e ginástica rítmica. No Liceu, a primeira e segunda etapa acontecem entre os dias 28 de julho até 16 de agosto. Já no Dom Bosco, o primeiro período acontece entre 28 de julho e 29 de agosto. Por Comunicação Salesianos Bahia
VER MAIS

SALVADOR (BA) | Educadores novatos vivem experiência formativa salesiana no Liceu

SALVADOR (BA) | Educadores novatos vivem experiência formativa salesiana no Liceu

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 5 de agosto de 2025
II Encontro de Educadores Novatos reforça os pilares da pedagogia de Dom Bosco e promove reflexão sobre o papel de cada colaborador na missão de educar com amor. Na manhã do dia 26 de julho, o auditório do Liceu Salesiano do Salvador foi palco do II Encontro de Educadores Novatos, reunindo colaboradores dos setores pedagógico e administrativo das duas unidades que integram os Salesianos Bahia. A proposta do encontro foi apresentar, de forma acolhedora e inspiradora, os princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco por meio da leitura e vivência da Carta de Roma, documento histórico que expressa o coração da pedagogia salesiana: a centralidade do amor na formação dos jovens. Conduzido pelo coordenador do DACS - Departamento de Arte e Cultura do Salesiano Liceu, Gustavo Nery, e pelas Professoras do Núcleo de Formação Continuada, Maria da Purificação e Valéria Prado, o momento começou com a acolhida. Cada participante recebeu um envelope selado contendo a carta. Após breve apresentação sobre o contexto histórico do documento, os educadores se dividiram em grupos para abrir, ler e responder à carta de Dom Bosco. A atividade promoveu a escuta, a troca e a reflexão coletiva. Durante a socialização das respostas, os participantes compartilharam os trechos mais tocantes e os aprendizados que levarão para sua prática profissional. A experiência gerou impacto especialmente pela forma com que o documento, escrito em 1884, continua atual ao reforçar valores como o amor educativo, a escuta e a presença significativa no ambiente escolar. Jean Jorge da Silva, um dos participantes, destacou a importância da formação. “Para mim, o encontro com os educadores novatos representa um momento formativo essencial para nos acolher na missão educativa salesiana. Nesse II encontro, ao resgatar a Carta de Dom Bosco de 1884, fomos convidados a refletir sobre o valor do amor educativo e da presença afetiva no cotidiano escolar. Dom Bosco, como mestre e guia, deixou um legado pedagógico baseado na razão, na religião e no carinho, e a sua prática me inspira como educador a formar jovens íntegros, protagonistas de sua história”, afirmou. Mais do que uma formação técnica, o encontro buscou provocar nos participantes o sentimento de pertencimento a uma missão comum. Em uma casa salesiana, cada colaborador é também educador, chamado a contribuir na formação integral dos estudantes. O ciclo formativo terá continuidade em breve com o III e último encontro para educadores novatos, consolidando a integração dos novos profissionais à proposta educativa salesiana. Por Comunicação Salesianos Bahia Imagem: Luísa Alana
VER MAIS

INSPETORIA | Salesianos e Rio Ave lançam Empreendimento Raízes

INSPETORIA | Salesianos e Rio Ave lançam Empreendimento Raízes

5 de agosto de 2025
Empreendimento terá cinco torres residenciais integradas em um único condomínio completo, associado a um empresarial com um mall comercial Nos últimos anos, a construtora pernambucana Rio Ave tem se destacado no mercado imobiliário de luxo pelo padrão que adotou nos seus projetos que elevaram o nível do mercado regional. Ela também se destacou ao implantar no bairro da Ilha do Leite, um conjunto de edifícios empresariais que mudaram a ocupação do que se convencionou do Pólo Médico de Pernambuco pelo nível de construção do segmento que também impactou o segmento na região. Agora, a companhia de origem portuguesa está se juntando à Inspetoria Salesiana num projeto que visa levar ao bairro do Boa Vista um complexo imobiliário que pretende iniciar a mudança da ocupação da região adjacente ao Pólo Médico com um novo padrão de imóveis residenciais. Congregação Salesiana O que as duas instituições chamam de Raízes tem como objetivo rentabilizar um dos ativos da Ordem Salesiana mais emblemáticos de Pernambuco, o tradicional Colégio Salesiano aumentando sua contribuição social mirando numa transformação urbana da região central da cidade. O empreendimento será composto por cinco torres residenciais integradas em um único condomínio completo, associado a um empresarial com um mall comercial, que será operado pela Inspetoria Salesiana ocupando uma área total de 21.014,76m², sendo 10.913,27m² de área verde preservando inclusive árvores centenárias que já existentes no terreno. Nova centralidade O novo complexo terá cinco torres com diversas configurações de plantas e metragens, com apartamentos de 2 e 3 quartos, além de algumas coberturas com 4 quartos, oferecendo opções de unidades para diversos perfis e estilos de vida. Ele trabalha com o desenvolvimento dos residenciais de forma faseada e na primeira fase do empreendimento, as plantas serão de aproximadamente 49m 2, 56m 2, 74m 2 e 93m 2. A torre comercial com 15 pavimentos terá até 9 módulos por pavimento com áreas entre 42m 2 e 70m 2. O seu térreo abrigará um mall para seis lojas com áreas de 48m2 a 260m 2, compondo o complexo, que receberá ainda um bosque de árvores centenárias, que durante o dia, parte dele será compartilhado com a cidade. [gallery columns="1" size="large" ids="453381"] Ecossistema urbano A proposta é que o Raízes de origem a um novo ecossistema urbano que se conectará com a cidade, com o bairro onde os moradores poderão viver de forma integrada, com tudo ao seu redor induzindo a uma nova centralidade, no limite entre a Ilha do Leite e a Boa Vista, vai estar próximo ao trabalho, à escola do seu filho e a áreas comerciais que possibilitam fazer compras, se divertir, ir à igreja ou ao teatro — tudo a poucos passos de casa. O conceito é de um local com residenciais diferenciados, parques privativos, além de um empresarial com mall de conveniências, que vai oferecer serviços, comércio e bem-estar conectado ao bairro. Colégio Salesiano Segundo os empreendedores o propósito é viabilizar um empreendimento de uso misto na área adjacente às instalações do Colégio Salesiano e pertencente à Ordem Salesiana, - que se encontrava ociosa e gerava um custo elevado de manutenção - em consonância com o propósito da Ordem para o lugar. Isso quer dizer uma maior atenção ao desenvolvimento urbano da cidade, com planejamento responsável e promovendo a integração do colégio, da Basílica, do Teatro da Boa Vista e demais equipamentos da Ordem, com moradores, com a cidade e com as pessoas. Vida amigável O projeto também segue a tendência de consumo tem apontado para um novo modelo de vida mais dinâmico, prático e integrado: os empreendimentos de uso misto. Essa proposta inovadora une no mesmo espaço residências, comércios, serviços e, muitas vezes, até áreas corporativas, criando verdadeiros micro bairros planejados, onde tudo o que se precisa está a poucos passos de casa. Metro Arquitetura O masterplan foi idealizado conjuntamente pela Rio Ave e Inspetoria Salesiana, com a concepção do escritório de arquitetura Juliano Dubeux e a Metro Arquitetura. Também trabalha com o uso misto também traz benefícios econômicos e sustentáveis, ao incentivar a circulação de pedestres no local, diminuindo a circulação de veículos na cidade, e reduzir a necessidade de deslocamentos longos, contribuindo para uma cidade mais compacta e eficiente. Efeitos sustentáveis O uso misto também traz benefícios econômicos e sustentáveis, ao incentivar a circulação de pedestres no local, diminuindo a circulação de veículos na cidade, e reduzir a necessidade de deslocamentos longos, contribuindo para uma cidade mais compacta e eficiente. A tendência do uso misto representa o futuro do urbanismo inteligente, um estilo de vida conectado, funcional e pensado para atender às demandas da vida moderna. Planejamento Ao longo de seis anos, a Inspetoria Salesiana buscava por um parceiro que entendesse a cidade e que tivesse expertise em transformação urbana. Eles escolheram a Rio Ave é uma construtora sólida no mercado imobiliário e bastante inovadora, entrega qualidade nos seus projetos e trabalha de forma sustentável, além de ter sido pioneira na transformação da Ilha do Leite. Do ponto de vista do Salesiano, a parceria visou ainda, potencializar e modernizar o colégio, sua estrutura e sua grade de atividades, tendo como meta uma educação integral, inclusiva, libertadora, profissional e de excelência, de acordo com as exigências da sociedade. Fonte: Jornal do Commercio
VER MAIS

IGREJA | Itália – Jubileu da Juventude – Leão XIV na Missa de Envio: “Aspirem a grandes coisas, à santidade, onde quer que estejam. Não se contentem com menos

IGREJA | Itália – Jubileu da Juventude – Leão XIV na Missa de Envio: “Aspirem a grandes coisas, à santidade, onde quer que estejam. Não se contentem com menos

4 de agosto de 2025
(ANS – Roma) – O Pontífice celebrou a Missa do Jubileu dos Jovens em Tor Vergata, nos arredores de Roma, e incentivou-os a não se contentarem com pouco. A plenitude da existência não depende do que se acumula, disse ele em sua homilia, mas reside naquilo que “com alegria sabemos acolher e compartilhar”. E convida-os a buscarem Jesus: é Ele quem sacia a sede do coração e é a resposta à inquietação. Leão chega cedo a Tor Vergata, como se quisesse estar mais próximo dos jovens o máximo possível. Não são nem 8 da manhã quando ele atravessa a esplanada em seu jipe branco: os milhares de rapazes e moças – que passaram a noite em sacos de dormir e camas improvisadas – o recebem com alegria irreprimível. Segundo as autoridades, foram mais de um milhão as pessoas que se reuniram nos arredores de Roma - incluindo 20 cardeais, cerca de 450 Prelados, incluindo bispos e arcebispos, e quase 7.000 sacerdotes - para a Missa de encerramento do Jubileu da Juventude, para a qual foram credenciados 850 profissionais da mídia, incluindo jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, produtores de vídeos. Bom-dia aos jovens Chegando ao palco, antes de se preparar para a liturgia, o Pontífice saudou os jovens em vários idiomas e desejou que “a grande celebração na qual Cristo nos deixou Sua presença na Eucaristia” fosse “uma ocasião verdadeiramente memorável para cada um de nós”. E concluiu: “Quando estamos juntos como Igreja de Cristo, nós seguimos, caminhamos juntos, vivemos Jesus Cristo”. Olhar para o Alto Após responder às perguntas de três jovens na noite anterior, o Papa, em sua homilia, proferida em italiano e parcialmente em espanhol e inglês, o Papa inverteu brevemente os papéis e fez três perguntas. "O que é verdadeiramente a felicidade? Qual é o verdadeiro sabor da vida? O que nos liberta das águas estagnadas da falta de sentido, do tédio e da mediocridade?" E respondeu resumindo as "muitas belas experiências" que todos viveram durante os últimos dias do Jubileu: "Vocês se encontraram com seus pares de várias partes do mundo, pertencentes a diferentes culturas. Vocês trocaram conhecimentos, compartilharam expectativas, se envolveram com a cidade por meio da arte, da música, da tecnologia, da informação e do esporte. Depois, no Circo Máximo, ao se aproximarem do Sacramento da Penitência, vocês receberam o perdão de Deus e pediram sua ajuda para viver uma santa vida". A resposta está em todas estas coisas: “A plenitude da nossa existência não depende do que acumulamos”, diz Leão; nem sequer “daquilo que possuímos”, mas sim “daquilo que sabemos acolher e partilhar com alegria”, está no amor de Cristo. "Comprar, acumular, consumir não basta. Precisamos levantar os olhos, olhar para cima, para as “coisas do alto”, para perceber que, entre as realidades do mundo, tudo tem sentido apenas na medida em que serve para nos unir a Deus e aos irmãos na caridade, fazendo crescer em nós "sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência", de perdão, de paz, como os de Cristo. Neste horizonte compreenderemos cada vez melhor o que significa "a Esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Queridos jovens, a nossa Esperança é Jesus". Jesus muda nossas vidas É o "encontro" com Cristo Ressuscitado que transforma "a nossa existência, iluminando os nossos afetos, desejos e pensamentos", explica o Pontífice, inspirando-se na primeira leitura do Livro de Qohélet, que adverte que "tudo é vaidade" e que cada homem deve deixar para trás o que acumulou, para se lembrar da "finitude das coisas que passam". Da mesma forma, o Salmo 90 "nos oferece a imagem da erva que brota; de manhã floresce"; depois, "à tarde, é ceifada: e seca". "Dois lembretes fortes, talvez um pouco chocantes, mas que não devem nos assustar", encoraja Leão, porque "a fragilidade de que nos falam" é "parte da maravilha que somos". A existência humana constantemente se regenera no amor O Papa recorre novamente à natureza para explicar que nossa vida é uma renovação do amor. Assim como um campo – "composto por caules finos e frágeis, propensos a secar, dobrar e quebrar" – se regenera com novos caules, para os quais "os primeiros generosamente se transformam em alimento e fertilizante"; ele também se renova - "mesmo nos meses gélidos do inverno, quando tudo parece silencioso", porque "se prepara para explodir, na primavera, em mil cores". “Queridos amigos, nós também somos assim: fomos feitos para isto. Não para uma vida onde tudo é óbvio e parado, mas para uma existência que se renova constantemente no dom, no amor. E assim aspiramos continuamente a um “algo mais” que nenhuma realidade criada nos pode dar. Sentimos uma sede tão grande e ardente que nenhuma bebida deste mundo pode saciar. Diante dessa sede, não enganemos nossos corações, tentando saciá-la com substitutos ineficazes! Em vez disso, vamos ouvi-la!”. É Deus quem sacia a sede do coração A sede do coração é saciada por Deus, como resume o Pontífice, e Santo Agostinho esclarece que "o objeto da nossa esperança" não é a "terra", nem "algo que vem da terra", coisas que "agradam, são belas", "boas", mas não são Esperança. "Procurai quem as fez; ele é a vossa Esperança", disse Agostinho, e o Papa reitera hoje. Cultivar a Amizade com Cristo Daí o convite de Leão a permanecermos "unidos" a Cristo, a permanecermos "em Sua amizade sempre, cultivando-a com a oração, a adoração, a Comunhão Eucarística, a Confissão frequente e a caridade generosa, como ensinaram os bem-aventurados e próximos futuros santos: Piergiorgio Frassati e Carlo Acutis. Seguindo o exemplo deles, o encorajamento aos Jovens que agora se preparam para retornar aos seus países é, portanto, continuar "caminhando com alegria seguindo as pegadas do Salvador" e contagiar os outros com o Seu próprio fogo:  "Contagiem todos os que encontrarem com o seu entusiasmo e o testemunho da sua Fé! Boa viagem!". Tiziana Campisi Fonte: Vatican News
VER MAIS

NOTÍCIAS

RSB | Porto Alegre acolhe encontro das áreas programáticas da RSB

A cidade de Porto Alegre, RS, é sede do Encontro dos Comitês das Áreas Programáticas da Rede Salesiana Brasil (RSB), que ocorre entre os dias 24 a 26 de fevereiro. A iniciativa, promovida pela Rede Salesiana Brasil ocorre na Casa de Encontros – Salesianas Eventos, em Porto Alegre, RS, reunindo inspetores, inspetoras, coordenadores inspetoriais da Ação Social, […]
VER MAIS

PASTORAL JUVENIL | E como foi o Retiro de Carnaval?

O Retiro de quatro dias, em Jaboatão, reuniu 52 participantes, vindos em maioria das cidades da área metropolitana do Recife, mas também do interior do estado (Caruaru, Bonito, Passira) e de outros estados (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Nízia Floresta-RN).  O clima foi de família, como pretendia a organização, em sintonia com o estilo salesiano. Além […]
VER MAIS

INSPETORIA | Mensagem do Padre Inspetor na passagem do centenário da Inspetoria das FMA no Nordeste

Nesta última quarta-feira, 24 de fevereiro, o Pe. Francisco Inácio, Inspetor da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, enviou mensagem à Ir Maria Américo Rolim, FMA, Inspetora Salesiana do Nordeste, pela oportunidade do centenário da presença das Salesianas no Nordeste. E o Nordeste Hoje compartilha com você: Rev.mª Ir Maria Américo Rolim, FMA. D.D Madre Inspetora […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE