FORMAÇÃO | Entrega das Constituições e Regulamentos Salesianos

FORMAÇÃO | Entrega das Constituições e Regulamentos Salesianos

11 de abril de 2019 Por paulo
Na manhã do dia 07 de abril de 2019, no Noviciado Salesiano Imaculada Conceição, em Curitiba, os noviços receberam as Constituições e Regulamentos da Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos). Durante o ano, por meio do estudo e aprofundamento do Projeto de Vida dos Salesianos de Dom Bosco, o noviço é convidado a realizar o caminho de encontro com Deus abraçando o espírito constitucional salesiano. A Regra é o testamento vivo de Dom Bosco. Juntamente com a tradição e o magistério salesianos, o noviço é auxiliado a construir uma base sólida de formação religiosa e, com entusiasmo, é convocado a dar sua vida aos jovens assumindo a regra como seu projeto de vida. Dentre tantos artigos, o último (artigo 196), apresenta a síntese desse itinerário: “A nossa regra vivia é Jesus Cristo (...) em resposta à predileção do Senhor Jesus, que nos chamou pelo nome, e guiados por Maria, acolhemos as Constituições como testamento de Dom Bosco, como livro de vida para nós e penhor de esperança para os pequenos e para os pobres”. Por que receber as Constituições em abril? Porque a Santa Sé, no dia 03 de abril de 1874, exatamente há 145 anos atrás, reconheceu oficialmente as Constituições e os Regulamentos Salesianos. Isso é motivo de alegria para todos. De acordo com o salesiano, padre Cássio de Oliveira, diretor da comunidade Imaculada Conceição e mestre dos noviços, “as Constituições são a extensão do Evangelho de Jesus Cristo aos salesianos de Dom Bosco, isto é, um caminho prático e seguro de santidade. É a oportunidade de fazer chegar a todos o amor de Deus a partir do espírito salesiano”. Por Alcides Neto
VER MAIS

GRAMORÉ-RN | CEDB toma posse do Conselho Municipal de Assistência

FORTALEZA | Missa dos Ouvintes ressalta a importância do tempo Quaresmal

FORTALEZA | Missa dos Ouvintes ressalta a importância do tempo Quaresmal

10 de abril de 2019
Nesse domingo, 07 de abril, a FM Dom Bosco acolheu amigos, voluntários e fiéis para mais uma Missa dos Ouvintes, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Fortaleza. A principal reflexão durante a celebração foi sobre o tempo quaresmal. Logo no início da tarde, os fiéis acompanharam a recitação do Terço da Providência, com Brendo Carvalho e em seguida o momento de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2019, com o Coordenador do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Católica de Fortaleza, Prof. Dr. Pe. Moésio Pereira de Sousa. A programação continuou com a recitação do Terço da Misericórdia feita pelo Frei Jurandir. Logo após o momento de oração, teve início a Santa Missa presidida pelo Pe. João Carlos e concelebrada pelo diretor da emissora, Pe. Mauro. Durante a homilia Pe. João Carlo perguntou à assembleia: “Você está aproveitando bem esse santo tempo da Quaresma?”. O padre Salesiano explicou que o maior apelo do período quaresmal é a conversão. Ao final da celebração, Pe. Mauro lembrou que a FM Dom Bosco está na segunda fase das obras de construção da torre de transmissão. “Nosso sinal vai chegar mais longe e alcançar cidades que hoje ainda não é possível ouvir a rádio”. Para ajudar, o ouvinte pode adquirir a ação entre amigos e participar do sorteio um carro zero quilômetro! O sorteio será no próximo dia 19 de maio. Pontos de venda: Paulus livraria; Paulinas; lojas Sacrum; lojas Bethset; Farmácias Dose Certa; lojas Canção Nova, Sede da Fm Dom Bosco ou nas caravanas. Confira o regulamento completo no site http://radiodombosco.com Por Jocasta Pimentel
VER MAIS

BONGI | 3ª Edição do Projeto Mais Poesia Para o Seu Dia

BONGI | 3ª Edição do Projeto Mais Poesia Para o Seu Dia

9 de abril de 2019
A Escola Dom Bosco vivenciou a 3ª edição do Projeto Mais Poesia Para o Seu Dia, que teve por tema: "Poesia com amor e respeito: Viva a Mulher”. Todos os aprendizes, colaboradores e funcionários da Escola Dom Bosco puderam participar, recitando suas poesias ou de outros autores, inclusive sobre temáticas diversas - porém, somente as autorais dentro da temática participaram do concurso. Houve produções excelentes, nossos jovens revelaram talentos escondidos. Despertar isso neles é fruto do excelente trabalho do corpo docente. Os jovens da poesia ganhadora de cada turno receberam uma premiação simbólica pela produção autoral. Alguns relatos de nossos educadores, que ficaram motivados com o resultado do projeto: “O projeto surgiu no início dos anos 2000, diante de sua inquietação de colocar os sentimentos e emoções no papel. Desde então, ele vai espalhando esse projeto por onde passa. Na Escola Dom Bosco, foi implantado no ano de 2017. Eu me alegro muito por ajudar a formar a consciência crítica dos jovens como cidadãos e pessoas mais conscientes. Cada jovem me surpreendeu com seu estilo, ideia e verdade”, disse José Clécio, Educador. Segundo o educador Leonardo Nascimento, “O tema trouxe-nos à reflexão um assunto tão importante na atualidade! Os jovens debateram em sala e depois construíram suas poesias. Muitos nunca haviam feito, mas descobriram que a poesia estava neles”. Angela Siqueira, educadora, que participou do evento como jurada, relatou que, ”iniciativas como essa desenvolve o jovem não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida. Estimula os jovens a serem protagonistas de seus sonhos e perceberem que a arte também é para eles”. Segundo a educadora Viviane Coelho,”Dialogar sobre uma tematica tão pertinente trouxe muita satisfação, principalmente, por perceber a construção reflexiva dos alunos, a disposição de expor suas ideias de forma tão lírica , mas, ao mesmo tempo, crítica, demostrando uma consciência cidadã e um pensamento coletivo ressonante com a metodologia Dom Bosco. Foi um momento único e emocionante “ Neste ano, tivemos também uma bicampeã, Fernanda Távora, da turma de Admistração 64, que relatou “Poesia a gente vê em tudo, nos detalhes e nas pequenas alegrias do dia-a-dia mesmo. Que as pessoas possam escrever o que sentem mesmo, meio que rimando, pois para mim a rima é a alma da poesia. Por Prysccylla Regis
VER MAIS

NOTÍCIAS

MATRIZ DE CAMARAGIBE | Aula Inaugural do Projeto Informatizando Adolescentes, Jovens e Adultos

O Centro Juvenil Dom Bosco em Matriz de Camaragibe (AL) realizou. nesta terça (18), a Aula Inaugural com as turmas do “Projeto Informatizando Adolescentes, Jovens e Adultos” com a presença do Salesiano Cleyson Felipe, a Coordenadora Pedagógica Islane Santos, a educadora Ejda Barros do projeto de Educomunicação e o Instrutor de Informática Victor André. O […]
VER MAIS

SALVADOR | VII Feira Literária Salesiana comemora Dia do Livro e Independência da Bahia

Evento teve a presença de autores, palestrantes, cordelistas e contadores de histórias A 7ª edição da Feira Literária Salesiana (FLISA) aconteceu no Liceu Salesiano do Salvador, nos dias 15, 17 e 18 de abril. Este ano, a feira teve dois temas, o Dia Nacional do Livro Infantil, para os estudantes da Educação Infantil e Fundamental […]
VER MAIS

AREIA BRANCA | Educadores de projetos sociais em momentos de espiritualidade e formação

A equipe da Obra Social Dom Bosco realizou, nesta última segunda-feira (17) um momento de espiritualidade com os educadores dos projetos: “Arte de aprender e transformar através da educação” e do “Projeto Construindo o futuro através da educação”. A espiritualidade também esteve com os animadores do nosso Oratório. Iniciamos com oração e, logo em seguida, […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE