CONGREGAÇÃO | RMG – Conselho Geral das FMA visita o ‘Museu Casa Dom Bosco’ de Roma

CONGREGAÇÃO | RMG – Conselho Geral das FMA visita o ‘Museu Casa Dom Bosco’ de Roma

21 de julho de 2025 Por paulo
(ANS – Roma) – Um encontro marcado pela comunhão espiritual e pela redescoberta das raízes salesianas ocorreu no sábado, 19 de julho de 2025, em Roma, quando a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Chiara Cazzuola, com suas Coirmãs do Conselho Geral, estiveram na renovada Sede Central Salesiana para visitar o recém-inaugurado ‘Museu Casa Dom Bosco’, de Roma. A Madre Geral e Conselho não haviam podido participar da primeira apresentação da nova disposição do museu ocorrida na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, em 27 de junho, porque estavam empenhadas nos Exercícios Espirituais anuais. Fizeram-no na primeira oportunidade disponível: em 19 de julho. A delegação das FMA chegou, pois, à tarde, à Casa salesiana Sagrado Coração e foi recebida pelo Diretor da Comunidade Salesiana, P. Francesco Marcoccio, que conduziu as convidadas a uma visita aos três andares da Casa Museu Dom Bosco. As Conselheiras FMA puderam imergir no método educativo de Dom Bosco e em sua ligação com a Igreja e os Papas (no primeiro andar). Elas também visitaram a Capela da Interpretação do Sonho, situada no Coro da Basílica do Sagrado Coração. Em seguida, visitaram o aposento em que Dom Bosco ficou hospedado em sua última visita a Roma, em maio de 1887. Na sala da evangelização, tiveram a oportunidade de reviver dois dos sonhos missionários do Santo. Por fim, conheceram os desafios que Dom Bosco enfrentou para aprovar as Constituições Salesianas e fundar o que hoje é a Família Salesiana. O percurso terminou na Capela das Constituições, com um tour virtual pelos locais que, em Roma, Dom Bosco habitou e visitou; ou onde pretendia estabelecer uma casa salesiana. No final da visita, a Madre e Coirmãs uniram-se à Comunidade Salesiana para a reza/canto de Vésperas, cabendo à Madre dar a tradicional boa-noite salesiana ao Reitor-Mor, P. Fábio Attard, e Comunidade: "Nós o parabenizamos, pelo trabalho realizado! Este local, tão cativante, já atrai, mas ter a oportunidade de aprofundar e reviver a trajetória espiritual de Dom Bosco, acredito será proveitoso para tantíssimas pessoas". Em preparação para a liturgia do domingo seguinte, Madre Chiara ofereceu uma reflexão sobre as figuras de Marta e Maria, as irmãs de Betânia que receberam Jesus em sua casa. Elogiou o espírito de serviço de Marta, que cuidou de dar as boas-vindas ao Senhor, mas também advertiu contra o risco de perder de vista o essencial: o relacionamento com Cristo, que Maria buscou com maior zelo. [gallery size="large" ids="453134,453135,453136,453137,453138,453139"] "Às vezes, como Marta, corre-se o risco de perder-se em preocupações, enquanto Maria, sentada aos pés do Senhor, escuta. Este Evangelho é um chamado às almas em nossa formação salesiana. Ele se resolve na mística que nos leva a permanecer profundamente unidos ao Senhor (...)”, sem deixar de fazer – segundo o ensino de Dom Bosco – o que se deve fazer aqui e agora na terra. Usando como referência o percurso espiritual da Casa Museu Dom Bosco, Madre Chiara destacou dois exemplos de uma vida religiosa equilibrada: "Dom Bosco era místico, Madre Mazzarello era mística; mas ambos sabiam viver e trabalhar permanecendo profundamente unidos a Deus. Nós também somos chamados a essa graça da unidade: viver plenamente as dimensões contemplativa e ativa, simultaneamente em harmonia recíproca". Após a ‘necessária’ foto e o ágape fraterno, o P. Attard encerrou a noite, expressando sua gratidão à Madre Chiara Cazzuola e às FMA presentes, destacando outrossim a atmosfera de grande fraternidade que caracterizou e deve caracterizar o encontro e o relacionamento entre os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora. E disse, mais, esperar que o recém-inaugurado Museu Casa Dom Bosco possa auxiliar toda a Família Salesiana a cultivar o amor por Dom Bosco, alicerce de uma vida salesiana autêntica e atraente. Fonte: ANS
VER MAIS

JUAZEIRO DO NORTE (CE) | 91 anos de vida eterna do Padre Cícero Romão Batista é lembrado com Missa em Sufrágio da Alma do Servo de Deus

JUAZEIRO DO NORTE (CE) | 91 anos de vida eterna do Padre Cícero Romão Batista é lembrado com Missa em Sufrágio da Alma do Servo de Deus

21 de julho de 2025
Durante a madrugada do domingo, 20 de julho, milhares de fiéis, romeiros e devotos do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista, vindos de perto e de longe, uniram-se no Largo da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte – CE, para participarem da missa de 91 anos de vida eterna do Missionário do Sertão. Quando o sino da capela, onde está sepultado o Padim Çiço, tocou marcando às 6h, a Santa Missa iniciou. Presidida pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes e concelebrada por diversos sacerdotes (locais e romeiros), Dom Magnus fez uma saudação a cada sacerdote, seminarista, religiosos e religiosas, os romeiros e romeiras do Padre Cícero. Em sua homilia, ele destacou a acolhida do Servo de Deus para com os que chegavam à Juazeiro. “Foi o homem que, ouvindo a palavra de Deus, encontrou a sabedoria e a paz na vivência do seu ministério. Padre Cícero, acolhendo esta palavra de Deus, acolhendo todos os que aqui chegavam, os romeiros da Mãe das Dores, Padre Cícero viveu a sua missão”, exclamou o pastor diocesano. Ao final da celebração, os romeiros cantaram, com muita fé e felicidade, o trecho da música, afirmando que “ele está vivo, o Padrinho não está morto”. Entre as lágrimas e sorriso, pedidos e agradecimentos, cada um rezava ao Servo de Deus, com piedade e amor. [gallery columns="2" size="large" ids="453127,453128,453129,453130"] O reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, o Padre Cícero José, falou da surpresa com a quantidade de romeiros, entre os dias 17 a 20 de julho, em Juazeiro do Norte. “Observa-se que realmente essa experiência é de Deus porque a cada ano somos surpreendidos pela quantidade de Romeiros que vem durante este mês, esses dias, não só mais do Nordeste, mas de outros Estados do Brasil e que buscam olhar para o Padre Cícero Romão, seu testemunho, visitar o seu túmulo e ao mesmo tempo buscar aplicar, ou seja, praticar tudo aquilo que nós aprendemos com o Padre Cícero Romão”. Também estavam presentes os Salesianos de Dom Bosco. Entre eles, o Diretor Geral da Obra Salesiana de Juazeiro do Norte, o Padre Francisco Ataíde. O Salesiano refletiu sobre a temática desta romaria. “Nesse período nós refletimos o tema Peregrino de Esperança e também refletimos sobre a criação. Esse é o tema geral desse ciclo de Romaria deste ano 2025 e 2026. E isso faz com que a gente possa, cada vez mais, depositar a nossa confiança, a nossa esperança em Cristo Jesus. Já que o Servo de Deus Padre Cícero, em meio às dificuldades, aos desafios da vida, às perseguições, às humilhações que ele passou, ele não perdeu essa esperança. E nós somos convidados também a não perder essa esperança. E vivemos essa experiência magnífica no sentido de Deus. De que vários romeiros e romeiras vieram para pagar suas promessas, reacender a fé, reacender a esperança para continuar a sua caminhada”, refletiu Padre Ataíde. [gallery columns="1" size="large" ids="453126"] Unidade Salesiana Durante a Romaria de 91 anos de vida eterna do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista, as sete frentes da Obra Salesiana de Juazeiro do Norte trabalharam em união, na cobertura e programação, como foi destacado pelo próprio Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Francisco Inácio Vieira Júnior. “Estamos felizes por concluirmos bem mais uma romaria, a romaria da Páscoa definitiva do Servo de Deus Padre Cícero. E nós, como Obra Salesiana de Juazeiro, essas grandes sete frentes de missão, conseguimos, de modo integral, de modo unido mais uma vez, contribuir muito para o bom êxito espiritual, pastoral, dessa romaria do Padre Cícero. É uma romaria também da gratidão, são 91 anos da passagem do Padre Cícero, todos nós devemos muito ao Padre Cícero, mas sobretudo a gente, os Salesianos. Porque do seu coração de pastor, saiu o desejo da nossa presença aqui nesta cidade. Interessante ver que as frentes de missão que nós estamos coordenando, as grandes frentes, elas veem num passo muito bonito de unidade. Colégio, Paróquia, Horto, Rádio, Casa Museu, Oratórios, Casa de Formação, enfim, todas as frentes unidas para que a gente possa dar uma resposta clara a Deus, primeiramente, que nos deixou aqui, graças ao coração sensível do Padre Cícero. Então estamos agradecidos e o saldo é muito positivo, o saldo pastoral importante, de unidade, fruto sem dúvida da missão deixada pelo servo de Deus, Padre Cícero”. Por Thaís Cândido - Jornalista – Rádio FM Padre Cícero  
VER MAIS

JUAZEIRO DO NORTE (CE) | FM Padre Cícero abre programação da Romaria de 91 anos de vida eterna do Padre Cícero, com mesa redonda

JUAZEIRO DO NORTE (CE) | FM Padre Cícero abre programação da Romaria de 91 anos de vida eterna do Padre Cícero, com mesa redonda

21 de julho de 2025
Na tarde dessa quarta-feira, 16 de julho, aconteceu a Mesa Redonda Padre Cícero Romão, Missionário do Sertão - Histórias e Legados, na FM Padre Cícero (104,5), em Juazeiro do Norte - CE, abrindo a programação da Romaria de 91 anos de vida eterna do Servo de Deus, na Obra Salesiana de Juazeiro do Norte. O momento contou com a participação do Padre Leandro Francisco, Salesiano de Dom Bosco e Coordenador de Pastoral do Horto do Padre Cícero, da Angelita Maciel, articuladora de Pastorais da Basílica Nossa Senhora das Dores e da professora Mira Raya, pesquisadora sobre sustentabilidade nas Romarias. A temática que guiou o momento, abordou o cuidado com a criação, sempre incentivado pelo próprio Padim Ciço. [gallery columns="2" size="large" ids="453122,453123"] O Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Francisco Inácio Vieira, fez uma participação na mesa, refletindo sobre a temática e a iniciativa. "Recordamos os ensinamentos do Padre Cícero, sua herança de fé e devoção. Padre Cícero, à frente de seu tempo, educou o povo de Deus no cuidado com a criação, no amor ao próximo e na educação da fé, como um dedicado catequista de nosso povo, de nossa região, e de todos aqueles que buscavam sua presença, imbuída de fé, e seu papel de grande educador da fé de todo o povo romeiro", afirmou o Salesiano de Dom Bosco. Padre Francisco Inácio reforçou a necessidade da comunhão, como ensinou o Servo de Deus. "Como Igreja peregrina, continuamos sob seu legado, seus ensinamentos, buscando crescer na fé e comunicar uns aos outros os seus mais preciosos ensinamentos: o amor a Jesus, o compromisso com a criação, o amor a Nossa Senhora, uma fé vivida sob a devoção e o olhar de Deus. Uma vida dedicada à fé, conduzida por ela, uma vida em comunidade, em fraternidade, que se nutre de experiências fortes e contínuas, como a experiência da Romaria, que beneficia não apenas o romeiro que chega, mas a todos nós. A presença do romeiro em nossa cidade é um testemunho." Por Thaís Cândido
VER MAIS

ARACAJU (SE) | Coroinhas em Peregrinação

ARACAJU (SE) | Coroinhas em Peregrinação

PARÓQUIAS E SANTUÁRIOS 21 de julho de 2025 VER MAIS

NATAL-São José | Palestra sobre “Tempo, aprendizagem e saúde mental” reúne famílias no Colégio Salesiano

NATAL-São José | Palestra sobre “Tempo, aprendizagem e saúde mental” reúne famílias no Colégio Salesiano

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 18 de julho de 2025
O Colégio Salesiano São José realizou mais uma edição do projeto Escola, Espaço para a Família, reforçando o compromisso da instituição com o diálogo aberto e constante com pais e responsáveis. O encontro aconteceu no auditório do colégio e teve como tema central “Tempo, aprendizagem e saúde mental”, uma reflexão essencial diante dos desafios atuais da educação e da convivência familiar. A palestra foi conduzida pela psicóloga Luísa Holanda, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) e consultora pedagógica do LIV – Laboratório Inteligência de Vida. Com uma abordagem sensível e fundamentada, Luísa compartilhou conhecimentos sobre como o tempo tem sido vivido pelas famílias, os impactos disso no processo de aprendizagem dos filhos e a importância de preservar a saúde mental de crianças, adolescentes e também dos próprios responsáveis. [gallery columns="1" size="large" ids="453093"] Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre questões como: o uso das tecnologias, a qualidade da presença no convívio familiar, os desafios emocionais na formação dos filhos e o papel da escola como parceira nesse processo. A palestra também abriu espaço para perguntas e trocas de experiências entre os presentes, promovendo um momento de acolhimento e escuta ativa. O projeto Escola, Espaço para a Família reafirma a missão do Salesiano São José de formar não apenas alunos, mas seres humanos conscientes, com suporte emocional e valores sólidos, fortalecendo o vínculo entre escola e família. Por Marcella Mendes
VER MAIS

NOTÍCIAS

AREIA BRANCA (RN) | Formação de Educadores Reflete a Estreia 2026 na Obra Social Dom Bosco

Na noite da última segunda-feira, 23 de fevereiro, a Obra Social Dom Bosco, em Areia Branca, promoveu um importante encontro de formação com os educadores do Oratório e dos projetos sociais da instituição. O momento formativo foi conduzido pelo Padre Deyvison Santana, que apresentou e refletiu a Estreia 2026, inspirada no tema: “Fazei tudo o […]
VER MAIS

MATRIZ DE CAMARAGIBE (AL) | No Centro Juvenil, aconteceu a entrega das apostilas dos cursos profissionalizantes

No dia 23 de fevereiro foi realizada a entrega das apostilas dos cursos de Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Auxiliar Administrativo e Informática, no Centro Juvenil Dom Bosco, localizado no município de Matriz de Camaragibe. A atividade marcou o início de mais uma etapa de formação promovida pela instituição e também foi um momento […]
VER MAIS

CARPINA | Alegria, cultura e protagonismo no SaléFolia

De 09 a 13 de fevereiro, o Colégio Salesiano Carpina foi palco de uma das semanas mais animadas do ano com a realização do SaléFolia e do Bloco do Salesiano. A iniciativa reuniu estudantes, familiares, educadores e colaboradores em uma programação marcada por cores, música e muita integração. Ao longo da semana, o SaléFolia levou […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE