FORMAÇÃO | Encontro dos Pós-Noviciados da América

FORMAÇÃO | Encontro dos Pós-Noviciados da América

12 de fevereiro de 2019 Por paulo
Com o intuito de refletir sobre a etapa do pós-noviciado, reuniram-se na cidade de Medellin – Colômbia, de 05 a 09 de fevereiro, os diretores e coordenadores de estudos das regiões Interamérica e Cone Sul, sob a orientação de P. Ivo Coelho, conselheiro para Formação e P. Francisco Santos, secretário do Dicastério para a América. Para o seminário, os participantes das diversas procedências, enviaram previamente contribuições a partir da atual realidade das casas de formação nesta etapa. Cada presença formativa apresentou o projeto comunitário e o plano de estudos do curso de filosofia. Assim, a partir da experiência, pode-se ter uma ampla visão sobre a realidade formativa salesiana no continente americano. As discussões a partir disso, trouxeram luz e discernimento sobre avanços e dificuldades próprias do nosso tempo. Entre as reflexões, o P. Ivo apresentou os temas “Do filosofado ao pós-noviciado, crescer na identidade consagrada salesiana” e “O acompanhamento pessoal salesiano”. Com suas particularidades, as reflexões relembraram a importância de considerar o pós-noviciado como uma etapa continuada do noviciado e em preparação ao tirocínio. De modo que, nesse período o jovem consagrado reforça a sua identidade religiosa e se prepara pastoralmente para o prosseguimento da formação inicial. Parte especial da semana, os presentes tiveram significativo contato com a obra Giovanni Salesiani e Acompagnamento, uma consistente e ampla pesquisa realizada em todo mundo salesiano, numa parceria entre os dicastérios da Pastoral Juvenil e da Formação. Atentos ao capítulo sobre o Pós-Noviciado, os participantes prepararam uma síntese com propostas de melhora a partir dos temas mais relevantes, tais como: direção espiritual, consistência comunitária, programas de salesianidade, acompanhamento personalizado, entre outros. Após intensos dias de trabalho, ocorreu uma bela e fraterna visita ao pós-noviciado de Medellin, situado próximo ao local do encontro. Os salesianos de diversas procedências, foram acolhidos com ânimo e festa, numa viva experiência do espírito de família presente entre nós. Ponto alto, a celebração eucarística foi concelebrada na comunidade formativa. Na oportunidade, P. Ivo recordou, a partir da nossa vocação cristocêntrica, os diversos apelos contemporâneos e a necessidade de encará-los com fé, preparação e coragem. Pe. Ilmário Pinheiro, SDB   Mensagem aos Pós-Noviciados da América Estimados irmãos Convocados pelo Dicastério para Formação, os Diretores dos Pós-Noviciados e os coordenadores dos centros salesianos de estudos filosóficos das Regiões Interamérica e América Cone Sul, nos reunimos em Copacabana/Colômbia, para realizar o Seminário americano sobre a fase de formação do Pós-Noviciado. Neste encontro tivemos a oportunidade de refletir sobre a realidade que se vive nos 9 centros de formação de pós-noviços do continente americano (Orange, Ciudad de Guatemala, Port-au- Prince, Medellín, Los Teques, Quito, Córdoba, Lorena e Campo Grande). Depois, nos detivemos sobre a formação que necessitamos nas circunstâncias atuais, dando particular ênfase ao crescimento da identidade religiosa salesiana para propor, finalmente, algumas sugestões para melhorar os projetos de formação. A metodologia deste seminário nos fez compartilhar experiências, confrontá-las com diversos documentos e analisar/refletir de modo teórico-prático sobre a formação na Congregação e, especificamente, sobre a fase do Pós-Noviciado; queremos lhes assegurar que cada um de vocês - seus rostos concretos e sua caminhada vocacional - esteve presente em nossas mentes e corações, pois queremos - como irmãos seus que somos - lhes acompanhar e lhes ajudar no seu amadurecimento da vida religiosa salesiana e a formar os Salesianos que os jovens e a missão de hoje necessitam. Do coração de Dom Bosco e de São Francisco de Sales constatamos que os estudos são importantes e insubstituíveis, mas também a beleza do viver e do trabalhar juntos é, para nós, caminho seguro de santidade. Exortamos as equipes de formadores a receber com fé a missão que lhes é dada, capacitar-se para servir melhor na missão confiada, estar presente como irmãos entre irmãos, ganhar a confiança dos pós-noviços colocando em prática o Sistema Preventivo que cria amizade e abre o coração. Convidamos os pós-noviços a se configurarem cada vez mais com Cristo, Bom Pastor, amadurecer em sua vida religiosa salesiana, alimentar-se da Eucaristia e da liturgia da Igreja, deixar-se acompanhar por um “amigo da alma” - como dizia Dom Bosco - que faça de vocês sinais e portadores do amor de Deus aos jovens. Para que a alegria de Cristo esteja sempre em vocês, os recomendamos à proteção e guia da Mestra dada a Dom Bosco e a todos os seus filhos, Maria Auxiliadora dos cristãos. Atenciosamente, Os participantes do Encontro.
VER MAIS

AMA | ENCONTRO DOS OUVINTES DEDICADO AO DIA MUNDIAL DOS ENFERMOS

AMA | ENCONTRO DOS OUVINTES DEDICADO AO DIA MUNDIAL DOS ENFERMOS

12 de fevereiro de 2019
O Dia de Nossa Senhora de Lourdes marcou o Encontro dos Ouvintes, com o padre João Carlos, desta segunda-feira, dia 11 de fevereiro, na Basílica do Carmo no Recife. Centenas de fieis lotaram a igreja para juntos rezarem por seus enfermos, no dia mundial dedicado a eles. Padre João Carlos enfatizou, em sua homilia, que a verdadeira cura está no perdão dos pecados. E é dando graças a Deus por tudo que a vida deve ser vivida da melhor maneira possível. Estiveram presentes na celebração voluntários do hospital do Câncer de Pernambuco, representando o serviço ao próximo e a dedicação aos doentes. Muitos fieis trouxeram fotos dos seus familiares e apresentam no altar do Senhor as suas necessidades e enfermidades. O momento da procissão do Santíssimo Sacramento é sempre de muita emoção e de encontro íntimo com Deus. A dificuldade de locomoção e as limitações de qualquer doença não foram impedimentos para o público presente na santa missa, pois não há limite para a fé do povo. A celebração é um momento de ação de graças e de confraternização com aquelas pessoas que ouvem os programas de rádio, recebem a meditação diária, ou estão de alguma forma ligadas ao trabalho missionário desenvolvido pelo Padre João Carlos juntamente com Associação Missionária Amanhecer. O Encontro dos Ouvintes é realizado sempre na 2ª segunda-feira de cada mês, pela Associação Missionária Amanhecer. É sempre um momento dedicado a todos aqueles que fazem a AMA, associados, voluntários, missionários e ouvintes dos programas de evangelização. Na ocasião, são sempre comemorados, de maneira especial, os sócios aniversariantes do mês. A festa tem direito aos parabéns, bolo e bênção especial de aniversário. Por Viviane Arruda
VER MAIS

FORTALEZA – FM Dom Bosco | Primeira Missa dos Ouvintes de 2019

FORTALEZA – FM Dom Bosco | Primeira Missa dos Ouvintes de 2019

12 de fevereiro de 2019
Neste domingo, dia 10, fiéis se reuniram na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Fortaleza para celebrar a primeira Missa dos Ouvintes de 2019. Antes da celebração eucarística, a recitação do Terço da Misericórdia foi outro momento marcante da tarde de encontro com os ouvintes. Membro da Toca de Assis, Irmão Francisco conduziu a oração, que encheu os corações dos fiéis de esperança, fortalecendo a fé. A animação do terço e da missa contou com a presença do Ministério Basílica. O presidente da celebração, Pe. João Carlos Sdb. destacou durante a homilia a importância da FM Dom Bosco na construção do Reino de Deus. “Essa torre de transmissão é como uma barca, que está à serviço de Jesus e ao anúncio da Palavra”, refletiu Pe. João. No Evangelho segundo Lucas, uma multidão que se aperta para ouvir a Palavra de Deus. De acordo com padre João Carlos, os mais pequenos, os que estão atravessando situações difíceis são os mais amados do Pai. O diretor da FM Dom Bosco, Pe. Mauro Silva Sdb. aproveitou o momento de Ação de Graças para agradecer aos amigos, voluntários e ouvintes que já contribuíram com a Ação entre amigos, em prol da construção da nova torre de transmissão. “Muito obrigado você que já nos ajudou adquirindo a cartela. Convido também você a fazer parte desse verdadeiro mutirão pela boa comunicação, pela evangelização. Nós queremos chegar mais longe, evangelizar mais pessoas. Para isso, contamos com a sua ajuda”, destacou Pe. Mauro. Por Jocasta Pimentel
VER MAIS

NOTÍCIAS

MATRIZ DE CAMARAGIBE | Projeto Geração Cultivando Sonhos realiza o 2° Amistoso Copinha Dom Bosco 

No dia 28 de março, adolescentes e jovens assistidos pelo Projeto Geração Cultivando Sonhos realizou o 2° Amistoso Copinha Dom Bosco, no campo do Centro Juvenil. O projeto está mobilizando a cidade de Matriz de Camaragibe com participação e mobilização de pais, amigos e admiradores de futebol de base. Este desejo em promover a Copinha […]
VER MAIS

ARACAJU | Estudantes do Ensino Médio disputam a 1ª edição do Beach Games na praia da Aruana (SE)

A competição contou com 4 modalidades esportivas atletismo, vôlei de praia, futevôlei e futmesa Para diversificar o campo de ação das atividades esportivas e valorizar os atletas do Salesiano, a Coordenação de Esportes realizou a 1ª edição do Beach Games. O evento faz parte da programação dos Jogos Internos 2023 e foi realizado no espaço […]
VER MAIS

COMUNICAÇÃO | Educar e Evangelizar no Ambiente Digital: Encontrão Inspetorial de Comunicação reúne o Nordeste Salesiano

Um final de semana intenso de partilha, aprendizado e espiritualidade salesiana. Nos dias 01 e 02 de abril (sábado e domingo), na Colônia Salesiana São Sebastião, em Jaboatão dos Guararapes (PE), representantes da comunicação das mais variadas obras salesianas do Nordeste se reuniram no Encontrão Inspetorial de Comunicação. No primeiro dia, a programação começou com […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE