NATAL-Gramoré | Encontro de formação sociopolítica para jovens

NATAL-Gramoré | Encontro de formação sociopolítica para jovens

23 de junho de 2021
O CEDB (Centro Educacional Dom Bosco), em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos (CEDECA-RN) – Casa Renascer, vem realizando no mês de junho de 2021, encontros de Formação Sociopolítica e Cultural em Direitos Humanos para 25 jovens aprendizes. Segundo Dom Bosco, “a juventude é a porção mais delicada e preciosa da sociedade humana”. Seguindo esses preceitos, a proposta tem o objetivo de formar social e politicamente adolescentes e jovens na construção de uma cultura de participação política para a disseminação e defesa de direitos humanos, tendo como princípios: trabalhar a visão de mundo; formação do sujeito político; fortalecimento da identidade do sujeito; respeito às diferenças e educação para os direitos humanos. A metodologia é baseada na educação popular que visa a formação dos sujeitos para a atuação em espaços públicos pautando os temas sociais e políticos de relevância cotidiana e conjuntural. O Educador de Formação Profissional do CEDB, Luciano Lopes, que vem acompanhando os jovens na formação, destaca que “esses encontros trazem para os jovens um novo olhar em relação aos assuntos abordados, desperta neles a curiosidade de pesquisar, dando a eles a capacidade maior de entendimento, amadurecimento e senso crítico sobre os temas que na maioria das vezes estão inseridos no cotidiano e que acabam passando despercebidos”. Considerando o Sistema Preventivo Salesiano, a proposta de formação propõe a valorização e respeito ao jovem, incentivando o protagonismo juvenil, oportunizando espaço para expressão de seus sentimentos e opiniões. Compreendemos que, é na juventude que depositamos nossas esperanças de mudança da sociedade, sendo, portanto, necessário reconhecer sua preciosidade e estar ao seu lado ao longo de toda a jornada. Por Ivanise Laurentino [gallery columns="1" size="large" ids="16064"]  
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RSB | Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global reúne mais de 1.200 educadores e estudantes

RSB | Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global reúne mais de 1.200 educadores e estudantes

22 de junho de 2021
(ANS – Brasília) – Nos dias 17 e 18 de junho, aconteceu de forma online, o Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global, um evento promovido em parceria entre a RSB Escolas e RSB Comunicação. O Fórum teve como objetivos envolver educadores e estudantes no compromisso do Pacto Educativo Global e renovar a paixão por uma educação alicerçada nos princípios do novo humanismo em prol das futuras gerações. O evento reuniu 1275 alunos e educadores, representantes de 94 escolas da Rede Salesiana Brasil, além de convidados especiais e coordenadores inspetoriais, compondo um grande movimento em favor do Pacto proposto pelo Papa Francisco. Para que o evento pudesse ocorrer, foi realizado desde o início do ano, uma série de propostas, incluindo a redação e publicação de um e-book, intitulado “Educomunicação na perspectiva do Pacto Educativo Global”, a apresentação da proposta em reunião para os diretores e coordenadores e a criação de um site, apresentando o Fórum e disponibilizando subsídios para estudo e aprofundamento nas unidades educativas. No decorrer do primeiro semestre, as escolas foram convidadas a sistematizar e enviar projetos de relevância que estivessem ocorrendo nas unidades e que estivessem na perspectiva do Pacto Educativo Global. Foram enviadas 55 experiências de diferentes dimensões e realidades, das quais, foram escolhidas cinco para serem apresentadas no primeiro dia do Fórum. As experiências apresentadas mostraram como a educação pode estar comprometida com causas sociais, ambientais, econômicas, políticas e pastorais, promovendo a transformação do espaço em que os estudantes habitam. O Fórum contou com a participação ativa de estudantes, desde o Ensino Fundamental I até o Ensino Médio. Para permitir uma participação de estudantes de todo o Brasil, foram selecionados três depoimentos de cada inspetoria, contemplando os três segmentos escolares. Assim, no primeiro dia, de forma breve, cada criança, adolescente e jovem pôde expressar qual é a escola dos seus sonhos para si e para todos os estudantes. O processo de escuta teve continuidade, por meio da participação ativa dos estudantes nas salas por segmento, organizadas para o segundo dia do Fórum. Foram organizadas nove salas simultâneas, nas quais foi relembrado o fato de que o Papa Francisco propõe o Pacto Educativo Global para favorecer uma educação de qualidade para todos, mais solidária e que esteja disposta a buscar soluções para os grandes problemas da humanidade. A partir disso, as crianças, adolescentes e jovens puderam responder à pergunta: O que podemos fazer para que a educação ajude a construir um mundo melhor para todos? As respostas foram compartilhadas em plenário e, a partir das contribuições dos grupos, cada escola poderá escolher, entre as ideias propostas, os seus compromissos a práticas a serem desenvolvidos localmente. Entre as ideias propostas pelas crianças, adolescentes e jovens, destacam-se: - Uma educação que respeite e acredite no potencial e no protagonismo das crianças; - Uma educação que promova a valorização do ser humano, enfrentando os vários tipos de violências: sociais, morais, físicas (Bulling, homofobia, racismo e todo tipo de preconceito); - A promoção de uma ecologia integral, atendendo não somente às questões ambientais, mas também sociais, afetivas e familiares. Uma educação voltada para a sustentabilidade econômica e ambiental; - Criação de espaços de escuta e de participação das famílias e de estudantes nos projetos desenvolvidos pela escola. - Criação uma cultura de solidariedade; promovendo projetos que incidam sobre a realidade local; - Desenvolvimento de aulas criativas e inovadoras. - Inserção de libras no currículo de ensino; - Elaboração de um projeto de vida desde cedo; - Educação para a Comunicação (Aulas de improviso, de como falar em público, de como agir diante de algumas situações); - Educação Financeira para as crianças, adolescentes e jovens; - As Comunidades Educativas devem garantir que, além das matérias regulares, a saúde mental e o cuidado com o outro sejam igualmente respeitados e valorizados. - A Escola Salesiana deve continuar sendo um lugar amplo para discussão de ideias, oferecendo espaço para a pluralidade, valorização das artes, do esporte, do empreendedorismo... Exemplos: feiras, intercâmbios escolares, rodas de conversa. - Educação para um contexto de excesso de informação. - Implantação de currículos flexíveis: esportes, arte, tecnologia; - Formação que permita inovação de ideias e propostas. Investimento na formação literária, educação para Filosofia/Sociologia, questões humanas/afetivas; formação das famílias para o diálogo sincero; - Uma educação voltada para a Transformação social, unindo teoria e prática: Educação Política - Moral/ética; Oficinas práticas, valorização das culturas e necessidades locais; Sexualidade/Afetividade: conhecer o próprio corpo; (Somos preventivos); Parcerias público-privadas para o bem-comum; - Fazer da Escola um palco verdadeiramente social, político, fraterno, capaz de incluir as diversidades. Necessidade de promover o autoconhecimento dos sujeitos, a fim de que reconheçam suas potencialidades e lideranças, visando também as áreas das profissões. - Favorecer o acesso consciente e justo às tecnologias digitais, numa abordagem educomicacional, acesso às informações, à arte, a fim de desenvolver a consciência cidadã. A Educação deve priorizar as aprendizagens práticas, comprometidas com a vida real. Ao finalizar o Fórum, cada escola saiu com o compromisso de dar continuidade às reflexões iniciadas nestes dois dias, buscando formas de envolver educadores, alunos e famílias na construção do Pacto Educativo Global, conforme convidou o Papa Francisco. Os depoimentos dos participantes podem ser acessados pelo link. Fonte: RSB.ORG.BR
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