SALESIANOS-BA | Missa em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora

SALESIANOS-BA | Missa em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora

28 de maio de 2021
Em toda casa salesiana, o dia 24 de maio é sempre dia de festa! Dom Bosco dizia que a solene memória de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, "deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso”. Por isso, o "santo dos jovens", confiou os membros da Família Salesiana à proteção da "Mãe de Deus e nossa" e deixou-nos essa belíssima devoção. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, as tradicionais comemorações presenciais para homenageá-la foram substituídas por celebrações virtuais, por meio da Novena Solidária que foram transmitidas pelo canal do YouTube do nosso Santuário. Na última segunda, dia 24, os Salesianos Bahia realizaram a Missa de Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo diretor Pe. Eudes Barreto Fernandes, concelebrada pelo Pe. Magno Carvalho, Pe. Jonathan Loureiro, Pe. Valdemar Pereira e Pe. Paulo Andrade. Na Solene Celebração, contamos com uma pequena representação das nossas Comunidades Educativo-Pastorais e da Família Salesiana presente em Salvador. Oração a Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos Santíssima Virgem Maria, a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos. Nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa. Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso. Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis. Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa, as pessoas que vivem nesta casa. Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante, a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado. Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz. Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada. Amém. Por Larissa Ramos
VER MAIS

VOCACIONAL | Récita do Santo Terço pelo Google Meet

UM CAUSO DA VIDA SALESIANA

UM CAUSO DA VIDA SALESIANA

27 de maio de 2021
Narração de Luiz Moura Em 1971, eu fazia parte da comunidade salesiana de Carpina; era assistente dos aspirantes juntamente com Jackson; o diretor era o Pe. Felipe Guimarães; O Diácono Edilson tomava conta dos aspirantes e o Irmão coadjutor Joel Salgado tomava conta de Dom Lustosa que era cadeirante e outro Irmão coadjutor Daniel Inglês era um ‘fac totum’; a comunidade era numerosa mas não vamos enumerar todos. Frequentemente, a comunidade fazia um passeio comunitário e um desses passeio foi à praia de Rio Doce em Olinda, Numa caminhonete coube todos os salesianos. O Pe. Diretor Guimarães pediu permissão às irmãs beneditinas para ficar na casa de praia delas ali em Rio Doce. Ao chegar lá, a casa das irmãs estava ocupada mas elas permitiram que a gente ficasse no carro dentro do terreno da casa mas sem usar a casa. E assim se fez. E lá vamos para o mar: no mar ficamos juntos eu, Daniel, Jackson e Joel; Cerca de 20 metros de distância da gente havia também um grupinho de moças também no banho. Joel deu a seguinte proposta: - vamos chegar perto daquelas moças e dar uns flecheiros; todos se animaram com a proposta e vagarosamente a gente foi se aproximando das moças; faltando uns 10 metros, a moças foram saindo uma a uma e nós continuamos no mar. Quando resolvemos sair do mar e voltar ao carro que estava na casa das irmãs, vimos as moças do banho todas de hábito na varanda da casa rezando o ofício. Joel, que havia dado a proposta não soube o que fazer para se esconder; entrou no carro e não mais saiu até a gente partir de volta. Joel se tornou padre diocesano mas já faleceu; Daniel é também falecido.
VER MAIS

CAETÉS | Catequizandos recebem o sacramento da Crisma

CAETÉS | Catequizandos recebem o sacramento da Crisma

27 de maio de 2021
Celebrações contaram com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e do vigário geral da Arquidiocese Monsenhor Lino Duarte Sessenta e nove jovens e adultos da Paróquia São João Bosco, em Caetés, Abreu e Lima/PE, receberam o sacramento da crisma, em duas celebrações realizadas na Igreja Matriz de São João Bosco, em Caetés I. A realização da Crisma acontece depois de dois anos intensos de preparação nas catequeses da Igreja Matriz e nas comunidades de Nossa Senhora Auxiliadora – Caetés II e Nossa Senhora da Conceição – Caetés III. Os catequizandos, agora crismados, terão a missão de atuar nos grupos, movimentos, pastorais da comunidade paroquial, tendo como base os ensinamentos de Cristo e a proteção materna de Nossa Senhora. As celebrações aconteceram no sábado, 22 de maio e na última quarta-feira (26) e, por conta da pandemia do novo coronavírus, apenas os crismandos, padrinhos, equipe litúrgica e a Pastoral da Comunicação (Pascom) participaram dos momentos celebrativos. Familiares e amigos puderam acompanhar de casa a transmissão da celebração, realizada no canal do YouTube e na página oficial da paróquia no Facebook. A primeira missa foi presidida pelo Monsenhor Lino Duarte e, a segunda, pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. As duas missas contaram com a presença do pároco da Paróquia São João Bosco, padre Antônio Gomes de Medeiros Filho, SDB. [gallery columns="1" size="large" ids="15389,15390"] Durante a sua homilia, Dom Fernando Saburido afirmou a importância de o católico receber o sacramento e também destacou os próximos passos que os novos crismados precisam dar no serviço pastoral. “A crisma é o sacramento da plenitude do batismo. A crisma não significa o fim da caminhada, e sim o início. A igreja hoje ganha novos apóstolos para o serviço do Reino. Vocês estão aqui porque querem receber esta graça de Deus. Hoje, vocês estão sendo enviados para a missão, para vocês serem militantes da igreja, terem uma vida ativa, em função do Reino de Deus”. Para evitar aglomerações, a primeira missa contou com a presença de 44 crismandos de duas catequeses da Igreja Matriz. Já na segunda celebração, 25 participantes de catequeses receberam o sacramento da confirmação. O ritual da crisma também foi adaptado, diferente de anos anteriores, o presidente da celebração fez a imposição do óleo com um algodão, evitando assim o toque e o risco de contaminação da doença. Os presentes na igreja também precisaram fazer o distanciamento social e o uso constante do álcool em gel. “Quero registrar e agradecer a Deus a vida e o testemunho desses 69 novos crismados de nossa paróquia. Que a força do espírito santo os conduza nesta caminhada cristã que não para por aqui. Foram dois anos de muita luta e de preparação para este dia. Quero também agradecer aos catequistas que não mediram esforços para continuar no trabalho de evangelização neste tempo de pandemia. Que Deus, por intercessão de São João Bosco, possa abençoar infinitamente a vida de cada um”, agradeceu o padre Antônio Gomes, SDB. Por Rhaldney Silva Imagens: Ariane Brito/Pascom
VER MAIS

NOTÍCIAS

PASTORAL JUVENIL | No Centro Inspetorial, é realizada última reunião do ano da Equipe Inspetorial da Pastoral Juvenil

No dia 05 de dezembro de 2023, aconteceu na Casa Inspetorial a última reunião do ano da Equipe Inspetorial da Pastoral Juvenil, com a participação do Irmão Manoel Messias da Silva (Delegado para Pastoral Juvenil), P Antônio João Neto (Delegado para a Família Salesiana), P José Geraldo da Albuquerque (Oratórios e Centros Juvenis), P Marcos […]
VER MAIS

ARACAJU (SE) | Atletas são aprovados no time de basquete do Botafogo (RJ)

Enzo Coeni e Mateus Araújo desembarcam no Centro de Treinamento do clube carioca em janeiro Os alunos-atletas da equipe de basquete do Salesiano Aracaju, Enzo Coeni e Mateus Araújo, foram aprovados para integrar o time de basquete do Botafogo. Eles já estão de malas prontas para viajarem com destino ao Rio de Janeiro. Além dos […]
VER MAIS

EX-ALUNOS DE DOM BOSCO | Grupo comemora 50 anos de conclusão do ensino médio

No último domingo, dia 26, um grupo de ex-alunos salesianos se reuniu na Basílica Sagrado Coração para comemorar os 50 anos desde a conclusão do ensino médio, anteriormente conhecido como ensino médio científico. Antes mesmo do início da missa das 10 horas, os ex-alunos chegaram, antecipando o reencontro, que se estenderia muito além do rito […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE