CONGREGAÇÃO | Estudo  do projeto de digitalização das Regiões Salesianas

CONGREGAÇÃO | Estudo  do projeto de digitalização das Regiões Salesianas

29 de março de 2021 Por paulo
(ANS - Roma) – Na sexta-feira, 26 de março, o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Gildasio Mendes, reuniu-se com um grupo de comunicadores salesianos de diversas Regiões do mundo salesiano para prosseguir com o estudo da sétima área do Projeto de Animação e Governo do Reitor-Mor e seu Conselho (2020-2026), denominado “Tecnologia, Informação e Trabalho em Rede”. O encontro online, coordenado pelo salesiano indiano P. Ernest Rosario, contou com a presença do P. Harris Pakkam (Vaticano), P. Ricardo Cámpoli (Argentina), P. Mariusz Jawny (Polônia), P. John Paul Swaminathan (França), P. Javier Valiente (Espanha), P. Jerome Quinto (Filipinas), P. Donnie Duchin (Filipinas), P. Jiji Kalavanal (Índia), P. PT Joseph (Índia) e P. Michael Makri (Índia). O P. Mendes exordiou falando sobre como, durante a crise da Covid-19, a comunicação se tenha tornado central em todo o mundo e como seja evidente a importância desse assunto para as famílias, a educação, os negócios e a religião. Neste sentido, destacou que os salesianos estão respondendo criativa e ativamente à crise gerada pelo Coronavírus, por meio de numerosas iniciativas educativas, de comunicação, ações de solidariedade, empreendidas em todas as Inspetorias do mundo. Durante o encontro, cada um dos participantes partilhou os projetos digitais em andamento em suas respectivas inspetorias e contribuiu concretamente, indicando os passos necessários a serem dados em conjunto para continuar avançando e implementando a digitalização das comunidades e inspetorias salesianas. Por fim, o P. Mendes destacou a importância de apoiar a transformação digital, a modernização e a inovação tecnológica nas Inspetorias, trabalhando cada vez mais em conjunto com o Delegado para a Comunicação Social e com os salesianos, avançando juntos, colaborando e trabalhando na comunicação, orientados pela missão carismática e educativa salesiana. O próximo encontro do grupo está agendado para o dia 24 de agosto de 2021. P. Ernest Rosario, sdb
VER MAIS

ARACAJU | Judô Salesiano na Educação Infantil

ARACAJU | Judô Salesiano na Educação Infantil

29 de março de 2021
O judoquinha sentou no Tatame! Veio o vento forte e o derrubou... Essa musiquinha marca o início da aula do Sensei Bruno Nascimento, instrutor de judô do Colégio Salesiano, com as crianças da Educação Infantil que fazem parte da escolinha do Projeto Esportes Salesiano, diferencial histórico da instituição. Durante o treinamento desta arte marcial japonesa, o professor ensina às crianças a usar o próprio corpo para derrubar ou conter o adversário, de forma divertida e disciplinada. “Na prática do judô, conseguimos desenvolver a parte motora das crianças, trabalhamos o equilíbrio, lateralidade e locomoção”, explica o Sensei. O judô salesiano incentiva as crianças a realizar atividade física, e funciona como base para outras modalidades esportivas e disciplinas da grade curricular. Além disso, promove princípios e valores, conforme a Federação Internacional de Judô (FIJ), o código moral do judô é baseado em oito valores: respeito, honestidade, autocontrole, amizade, cortesia, honra, coragem e modéstia. Para o professor Bruno, o judô, “caminho suave” em japonês, não é apenas uma luta de vitórias, conquistas e medalhas, mas um esporte que promove a inteligência na aplicação dos golpes, disciplina e concentração, “isto permite que o estudante encare da melhor forma o sucesso e o fracasso durante as circunstancias da vida”, ressalta o professor. De acordo com a Unesco, Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura, o judô é o melhor esporte de formação inicial para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos, já que promove uma “educação física integral”. [gallery columns="1" size="large" ids="14035"] A organização ressalta que a prática regular da arte marcial centenária, permite o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestra, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras. Por Anderson Peralta
VER MAIS

JUAZEIRO | Aniversário Natalício do Padre Cícero Romão é celebrado com simpósio

JUAZEIRO | Aniversário Natalício do Padre Cícero Romão é celebrado com simpósio

29 de março de 2021
Durante os dias 22 e 23 de março, o Colégio Salesiano São João Bosco, de Juazeiro do Norte/CE promoveu, de maneira virtual, o Simpósio Padre Cícero: olhares sobre um fenômeno transbordante de fé, que trouxe falas sobre a história e os legados do Padrinho da Nação Romeira, além da apresentação de trabalhos dos estudantes e professores da escola. O primeiro dia do evento iniciou com o momento oracional, feito pelo diretor geral da obra salesiana em Juazeiro do Norte, o Padre Raimundo Nonato, que explanou a importância do Padre Cícero Romão para a cidade, bem como para o Colégio Salesiano São João Bosco, que foi um desejo do próprio padrinho. Durante toda a manhã, os palestrantes convidados falaram sobre a fé sertaneja, as histórias orais e escritas e a importância da figura do Padre Cícero Romão para a economia regional, além da apresentação de benditos, cantando pelos alunos(as). [gallery columns="1" size="large" ids="14030"] Já na terça-feira, 23 de março, véspera do aniversário de 177 anos do conselheiro do sertão e último dia do simpósio, os participantes dialogaram sobre a Beata Maria de Araújo, conhecida pelo “Milagre da Hóstia”, além dos testemunhos e expressões de fé, passados pelos convidados. Mário Souza, jornalista e pesquisador, que participou da mesa sobre os ensinamentos do Padre Cícero para os jovens do século XXI, contou sobre como foi participar do simpósio. “O evento possibilitou reflexões sobre diversos temas que envolvem, não somente o Padre Cícero, mas também a história de nosso povo, de nosso lugar, trazendo diferentes abordagens e estimulando visões atuais sobre o patriarca de Juazeiro”. O professor Ivan Nascimento, coordenador pedagógico Ensino Fundamental II e Médio, avaliou positivamente o simpósio. “Foi uma satisfação muito grande, uma alegria muito grande, tanto na mediação, quanto na participação de todos: alunos(as), professores, pesquisadores. Foram duas manhãs muito proveitosas, de muita responsabilidade e agradecimento”, declarou o professor da instituição. Thaís Cândido
VER MAIS

NOTÍCIAS

AREIA BRANCA | Diretora participa de Comissão para Eleições de Conselheiros Tutelar

A diretora executiva das Obras Sociais Dom Bosco em Areia Branca Danielly Mendonça participou da Comissão Organizadora do processo eleitoral do Conselho Tutelar da cidade que ocorreu neste domingo (29). A eleição para escolha dos cinco conselheiros tutelares de Areia Branca foi realizada excepcionalmente neste final de semana em razão de falhas técnicas que provocou […]
VER MAIS

IGREJA | “Sonhamos com uma Igreja serva de todos” – Vaticano – Papa Francisco celebrou Missa de encerramento da XVI Assembleia Geral do Sínodo

(ANS – Cidade do Vaticano) – Domingo, 29 de outubro de 2023, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco celebrou a Missa em que se encerrou a XVI Assembleia Geral do Sínodo sobre a Sinodalidade, que reuniu no Vaticano, desde o dia 4 de outubro, cardeais, bispos, leigos e leigas, religiosos e religiosas, especialistas, irmãos […]
VER MAIS

PARNAMIRIM | Disciplina eletiva promove júri simulado para desfecho de crime

O mistério sobre a morte de Pipinho chegou ao fim. Após colocarem em prática durante a investigação os conhecimentos adquiridos nas eletivas de Discurso e Argumentação e de Forense, os educandos da 2ª série do ensino médio participaram essa semana do júri simulado onde foram apresentados os argumentos de defesa e de acusação para a […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE