Salesianos RN | 60 notas acima de 900 pontos na redação do ENEM

Salesianos RN | 60 notas acima de 900 pontos na redação do ENEM

31 de março de 2021
A divulgação da nota da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio movimentou os candidatos que participaram da prova no início do ano. Nos colégios salesianos do RN, 60 estudantes obtiveram a nota acima dos 900 pontos. Desses, quatro alunos conseguiram 980 pontos no resultado final da avaliação: Ana Laura e Luiz Felipe, do Salesiano Dom Bosco e as alunas Ana Clara Guerra e Ana Catarina Cavalcante, do Salesiano São José. O resultado mostra a tradição do ensino salesiano, com 85 anos de história educacional no Rio Grande do Norte e que conduz seus alunos para a excelência no ensino frente ao novo momento híbrido, com o uso de aulas online. Para o professor de língua portuguesa e redação, Fred Lima, a escola reforça o conceito de multidisciplinaridade, quando aborda diversas questões em sala de aula e transmite ao aluno o conteúdo preciso para a elaboração dos seus argumentos na avaliação nacional. “O tema da prova de redação não foi fácil e desvendar o significado da palavra estigma e associar às doenças mentais no Brasil atual não é uma das tarefas das mais fáceis. O Salesiano conseguiu, novamente, de maneira brilhante unir a área de linguagens, com a interpretação de texto, linguagem de texto, gramática e parte de literatura, arte e cultura, em prol da qualidade de escrita e de análise argumentativa dos nossos alunos. Isso só reforça o trabalho exímio dos professores de redação, tanto do São José quanto do Dom Bosco, que indicaram temáticas muito próximas do tema proposto pelo Enem. Por conta disso, o Salesiano tem um potencial de garantir excelentes aprovações nas universidades mais concorridas do Brasil”, destacou o professor. Por Marcella Mendes
VER MAIS

CAUSOS SALESIANOS | AS ESQUETES DO JOB I

CAUSOS SALESIANOS | AS ESQUETES DO JOB I

30 de março de 2021
A ÚLTIMA CORRIDA Vendedor de ingressos – Alô, alô, atenção! É hoje a última corrida da Égua Relâmpago, uma égua supercampeã: nunca perdeu uma corrida. Não perca. Compre seu ingresso e venha assistir esta sensacional corrida. Aproveite! Os ingressos estão findando e a hora está chegando. Vamos apostar na égua supercampeã. (Chega um, dá o ingresso e entra. Chega o malandro 1 e entrando de mansinho) Porteiro – Ei, o ingresso! Malandro 1 – Deixe eu entrar. Eu estou liso, mas não posso perder essa corrida. Porteiro – Não. (Entra o malandro 2, com um saco) Porteiro – E você? Malandro 2 – Eu vou levar capim para a Égua Relâmpago. Porteiro – Entre! (Vem outro, compra o ingresso e o malandro 1 pede) Amigo, me dê um ingresso! Outro – Não. Eu só posso comprar o meu. Malandro 1 – Então monte nas minhas costas; eu sou seu burro (E assim o fazem) Porteiro – Você entra mas o jumento fica fora. Malandro 3 – Eu sou irmão Porteiro – Da Égua? Malandro 3 – Não. Da dona da Égua. Malandro 4 – E eu sou o pai. Porteiro – O pai d’égua? Malandro 4 – Não. O pai do dono da Égua. Porteiro – Eita Égua prá ter parente! (Vem mais um) Porteiro – E você quem é? Malandro 5 – Eu sou o jóquei que monta na Égua Relâmpago Porteiro – Atenção! O jóquei da Égua já chegou. Vamos fechar o portão. Quem não entrou não entra mais. (O malandro 1 desesperado, fica de quatro pés, rincha, dá coice e entra dizendo Malandro 1 – Eu sou a Égua Relâmpago. Porteiro – Ei, péra, não entra. Não tem mais jeito! Job Gonçalves – Do livro: Ação Fraterna Salesiana: 25 anos  
VER MAIS

AMA | Manhã de Espiritualidade preparando o tríduo pascal

AMA | Manhã de Espiritualidade preparando o tríduo pascal

30 de março de 2021 VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Espanha – Encontros de Páscoa esperam reunir cerca de 2.000 jovens em total segurança

CONGREGAÇÃO | Espanha – Encontros de Páscoa esperam reunir cerca de 2.000 jovens em total segurança

30 de março de 2021
(ANS - Madri) - O Tríduo Pascal é o momento culminante de todo o Ano Litúrgico e representa a expressão viva da Fé de milhões de pessoas em todo o mundo. Conscientes disso, os Salesianos da Espanha estão preparando os Encontros Juvenis de Páscoa. Segundo as previsões, serão cerca de 2.000 os jovens que participarão dessa experiência de meditação sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, respeitadas sempre as medidas sanitárias vigentes: alguns nos centros locais, outros por meio das transmissões on-line de algumas celebrações e momentos religiosos de encontro. As duas Inspetorias salesianas do país, Espanha-São Tiago Maior (SSM) e Espanha-Maria Auxiliadora (SMX), organizaram estes encontros pascais, que se farão de 1º (Quinta-Feira Santa) a 4 de abril (Domingo de PÁSCOA). E as casas salesianas se concentram agora na chamada "Páscoa urbana", nas celebrações dentro dos próprios centros, sem se afastar, e envolvendo, além dos grupos juvenis, também as famílias das crianças e dos jovens, seus educadores e membros da Família Salesiana. Já durante a Quaresma, os centros salesianos vinham desenvolvendo diversas iniciativas de preparação para a Páscoa. Fizeram-se retiros para educadores e animadores juvenis, celebrações especiais para crianças, adolescentes e jovens, dias de convivência em escolas e centros juvenis, exercícios espirituais para religiosos…. Para a Inspetoria SSM, o convite para este 2021, adaptado aos limites atuais, apresenta uma proposta local, flexível e versátil. “Estamos convencidos de que este convite represente uma oportunidade para convocar toda a comunidade educativo-pastoral das obras salesianas em torno da celebração local da Páscoa. De fato, a animação e a experiência do tríduo pascal foram planejadas para cada obra, convocando todos os ambientes pastorais de cada casa, bem como os grupos da Família Salesiana”, explica o P. Xabier Camino, Delegado para a Pastoral Juvenil da SSM. E, assim como nos anos anteriores, o objetivo é promover a integração dos jovens nas celebrações das comunidades paroquiais. Em linha com a campanha pastoral do ano, a Inspetoria SSM propôs como lema pascal "A Esperança Jorra". “Esperamos que esta iniciativa nos ajude a continuar pastoralmente criativos nestes tempos tão diferentes, que queremos viver com a Esperança cristã”, conclui o P. Camino. Assim, foram elaborados subsídios de reflexão para grupos, divididos em três faixas etárias (17 a 20, 21 a 25 e a partir dos 25), bem como propostas de oração, vídeos motivadores e reflexão em grupo. Na Inspetoria SMX, o lema escolhido para este ano é "Somos Um", em linha com a campanha pastoral dos últimos dois anos. “A celebração da Páscoa é um convite à união com Jesus em sua maneira de doar-se totalmente, que nos conduz à plenitude da vida. E é unindo-nos a ele que construímos a comunidade cristã na qual 'Somos Um'. Esperamos que este ano nos traga uma oportunidade para construirmos juntos uma comunidade que, unida a Jesus, seja uma testemunha da Ressurreição”, explica por sua vez o Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil, P. Jordi Lleixà. Fonte: ANS
VER MAIS

NOTÍCIAS

PARNAMIRIM | Festival de Sorvete reúne alunos e amigos para uma manhã de diversão

Uma manhã de muita diversão marcou o último sábado com o Festival do Sorvete & Dia do Amigo do Colégio Salesiano Dom Bosco. Com um público de aproximadamente 700 crianças, entre alunos e seus amigos, o evento contemplou atividades recreativas, esportivas, aquáticas, brinquedos infláveis, show de talentos, baladinha, contação de histórias e, claro, muito sorvete. […]
VER MAIS

SALVADOR | Salesiano do Salvador honra a arte e cultura ao celebrar 15 anos de Literatura Viva

Em seu projeto educacional, a pedagogia salesiana encontra no seu Departamento de Artes e Cultura a preocupação de entender a importância da arte para a humanidade e como ela se desenvolve na história. Entre 29 de setembro e 27 de outubro, o Liceu Salesiano do Salvador promoveu adaptações de histórias clássicas da dramaturgia que celebraram […]
VER MAIS

GRAMORÉ | Centro Educacional Dom Bosco recebe surpresa para crianças em evento nacional da Claro

A Claro, uma das maiores operadoras de telecomunicações do Brasil, em parceria com o Centro Educacional Dom Bosco Gramoré, realizou uma ação surpreendente e emocionante durante o encontro nacional dos gestores da empresa, que aconteceu na Vila Galé, em Touros, Rio Grande do Norte. Esta foi a segunda vez que a Claro se uniu ao […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE