OEIRAS | A um mês da chegada dos missionários, um reforço chega pelo rádio

OEIRAS | A um mês da chegada dos missionários, um reforço chega pelo rádio

1 de março de 2021
E neste 1º de março, completa-se um mês da chegada dos salesianos em Oeiras, Piauí. Foram designados para a implantação de um futuro projeto salesiano em terras piauienses o Pe. José Pereira e o seminarista Amós Santiago. Naturalmente, os missionários não desembarcaram com um projeto pronto. Levaram na bagagem apenas o carisma salesiano, atendendo a um impulso missionário da Inspetoria Salesiana consagrado em assembleia e capítulo provincial e a um chamado profético do bispo de Oeiras, Dom Edilson Nobre. Um dos primeiros passos dos filhos de Dom Bosco na nova fronteira foi procurar espaço e parceria na área da comunicação social. E foram bem acolhidos pelo benemérito Pe. João de Deus, fundador e diretor da Rádio Cristo Rei FM 106.1, emissora educativa a serviço das comunidades. Assim, a um mês de sua presença em terra de missão, estreou hoje a transmissão do Programa Tempo de Paz, apresentado pelo também salesiano Pe. João Carlos, em rede com outras 50 emissoras. O programa é um dos serviços salesianos operado pela Associação Missionária Amanhecer-AMA. No ar, o apresentador conversou brevemente com o Pe. José Pereira: PE. JOÃO CARLOS – Alô, Pe. Pereira... comece nos dizendo com que motivações os salesianos estão chegando aí na Diocese de Oeiras? Pe. JOSÉ PEREIRA - Pois é, Pe. João Carlos, com alegria estamos aqui na Diocese de Oeiras, no território da paróquia do Rosário; e a motivação principal é evangelizar a juventude e aqui estamos para colaborar no processo de evangelização com o rosto de Dom Bosco, rosto juvenil, levando alegria e esperança a tantos jovens que precisam do nosso carisma, o carisma de Dom Bosco. PE. JOÃO CARLOS – O Pe. José Pereira e o seminarista Amós são salesianos e estão a um mês em Oeiras, tomando contato com a comunidade ... Padre, quais são os primeiros passos que vocês estão dando para essa presença salesiana por aí? Pe. JOSÉ PEREIRA - Bem, estamos fazendo visitas às comunidades, nos reunindo com os líderes, fazendo momentos de oratório festivo com algumas comunidades. Faz um mês que a gente chegou aqui... e essa animação a gente tem que começar a levar para as comunidades e isso vai ser muito bom, porque é o pontapé inicial para a missão salesiana aqui, nestas terras piauienses. O Seminarista Amós, animado de fervor missionário, escreveu sobre o programa radiofônico: “Felizes ficamos com essa forma de estar presente, de ser irmão em missão, junto a nós. É Dom Bosco que chega através de nossos pés, mãos, braços e vozes, pelas ondas do rádio!” O Programa Tempo de Paz vai ao ar, na Rádio Cristo Rei FM, de segunda a sábado, das 11:30 às 12:30h. Por Serviço Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

VISITA EXTRAORDINÁRIA | A visita começou pela comunidade da casa inspetorial

VISITA EXTRAORDINÁRIA | A visita começou pela comunidade da casa inspetorial

1 de março de 2021
Nesta manhã de segunda-feira, 01 de março, deu-se início à visita extraordinária à nossa Inspetoria. A visita extraordinária é feita em nome do Reitor Mor, a cada seis anos. O visitador é o Pe. Gabriel Romero, conselheiro regional do Cone Sul, área da Congregação que abrange Brasil, Paraguai, Chile, Uruguai e Argentina. Aberta com a Santa Missa desta manhã de segunda-feira, o contato com a inspetoria começou com a visita à comunidade da casa inspetorial. Na reunião de abertura, o Pe. Gabriel conversou com os irmãos sobre vários aspectos da vida comunitária e da missão de animação do Centro Inspetorial. O NH conversou, nesta manhã, com o Pe. Gabriel. NORDESTE HOJE – Pe. Gabriel, O Reitor Mor, que o delegou para esta visita, lhe fez alguma recomendação, em especial? PADRE GABRIEL – O Reitor Mor envia suas saudações a todos os irmãos da Inspetoria, principalmente aos irmãos idosos que rezam sempre pela Congregação e são os que sustentam a nossa congregação com suas orações e com o seu testemunho. E, sim, também (a recomendação) de animar os irmãos salesianos a trabalhar sempre no meio dos jovens e a fortalecer a nossa identidade de vida consagrada, como salesianos consagrados. Essa é a mensagem mais forte que o Reitor Mor quer enviar-nos a nós salesianos, à nossa inspetoria. NORDESTE HOJE – Pe. Gabriel, esta é a sua primeira visita como conselheiro regional. Quais são suas expectativas, neste momento? PADRE GABRIEL – Com certeza, é a minha primeira visita a uma inspetoria, como conselheiro. Estou aprendendo a falar o português, assim que um primeiro desafio será poder escutar bem e poder falar com todos irmãos, jovens e leigos. E, sobretudo, conhecer a beleza e a realidade da missão salesiana no Nordeste deste bonito país que também agora estou conhecendo, que é o Brasil. Muito bom poder compartilhar com todos, nestes meses! A visita à comunidade da casa inspetorial prossegue até o dia 04 de março, com o colóquio pessoal com cada irmão e com as lideranças do Centro de Serviços Compartilhados, tomando contato com a realidade da vida comunitária e da missão no centro inspetorial. No final da visita, o visitador deixará algumas orientações por escrito. O mesmo fará na visita às outras comunidades. Por Serviço Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

INSPETORIA | Encontro das Equipes de Pastoral e Coordenadores de Comissões Inspetoriais

INSPETORIA | Encontro das Equipes de Pastoral e Coordenadores de Comissões Inspetoriais

1 de março de 2021 VER MAIS

NOTÍCIAS

FORTALEZA (CE) | FM Dom Bosco homenageia médicos que fazem parte da programação da emissora

No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, um profissional responsável por cuidar e promover a saúde de toda a população. Essa data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina. Nesta quarta-feira, a FM Dom Bosco homenageou todos os profissionais médicos, que dedicam a vida […]
VER MAIS

RECIFE-Sagrado Coração | Catequese realiza retiro da 1ª Eucaristia e Crisma

Seguindo os passos e desejo do nosso Santo Fundador, Dom Bosco, formando “bons cristãos e honestos cidadãos”, a Pastoral do Colégio Salesiano realizou no último dia 05, o retiro espiritual com as crianças e jovens que estão na catequese neste ano de 2023. O evento foi realizado na Colônia Salesiana, em Jaboatão dos Guararapes. O […]
VER MAIS

FORTALEZA | Paróquia da Piedade realiza Festa das Crianças

No dia 12 de outubro, dia em que celebramos a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças, a Paróquia da Piedade realizou 4 celebrações em honra à Padroeira do Brasil; nos horários de 7h, 9h, 17h e 19h. A igreja e a quadra da paróquia ficaram repletas de crianças. Após a celebração […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE