OEIRAS | Dom Bosco no Piauí

OEIRAS | Dom Bosco no Piauí

18 de fevereiro de 2021 Por paulo
Na terça-feira, dois de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor, chegaram em terras piauienses, dois salesianos para trabalhar na diocese de Oeiras. Fomos bem acolhidos pelo bispo Dom Edilson Nobre (o segundo na foto), que deu as boas vindas aos filhos de Dom Bosco. Eles chegam para anunciar o evangelho de Cristo com o rosto juvenil do seu fundador. De início, os dois salesianos Amós Santiago e o P. Zé Pereira vão morar no meio do povo, numa casa alugada pela Inspetoria, e vão dando passos para implantar a obra de Dom Bosco na capital da fé piauiense. Crônica missionária 06/02 O calor destes dias chegou a 40 graus; Vamos colaborar também com o pároco da paróquia N. Sra. do Rosário, onde habitamos, que tem 25 comunidades rurais; são distâncias de quase duas horas para se chegar nessas comunidades. Pretendemos nessas comunidades rurais, fazer um oratório festivo em cada uma delas, com a ajuda dos animadores que vamos preparar. 08/02 Esta manhã, estava na padaria tomando um cafezinho; aí apareceu um menino querendo engraxar minha sandália. Puxei conversa enquanto engraxava. Não tem pai nem mãe? A vovó faleceu a poucos dias, ele tem 18 anos, se juntou com a namorada e tem uma filhinha de três meses. A honestidade deste menino me fez lembrar aquele diálogo de Dom Bosco com Garelli. Dei uma gorjeta e um pão com café; ele foi embora feliz e agradecido, se chama João Marcos. É para ajudar esses meninos pobres, que Dom Bosco nos convidou para Oeiras, sertão do Piauí. "..até meu derradeiro suspiro será, em favor desses amigos meus..." Lembrei-me, na hora, do Irmão Zé Maria, que em Juazeiro do Norte criou o Clube dos Engraxates, para ajudar e promover os meninos carentes do Cariri. 09/02 Amanhã, eu e Amós iremos visitar o padre João de Deus, aqui de Oeiras; na conversa, vamos fazer pedidos: horários na Rádio Cristo Rei, uma para o Programa 'Tempo de Paz' do Pe. João Carlos e outro para nós falarmos do carisma de Dom Bosco (Com Dom Bosco e com os Tempos). 10/02 Hoje, fomos conversar com P. João para pedir sua ajuda pra adquirir um bom terreno para a Congregação futuramente construir um Centro Juvenil Dom Bosco. Ele nos falou que vai conseguir logo, “pois a juventude merece ter os filhos de Dom Bosco aqui”, e acrescentou: “é a mão de Deus que está nos abençoando com a presença de vocês aqui”. Ele faz 40 anos que é pároco em Oeiras. Criou seis escolas agrícolas, uma rádio, construiu a igreja Sagrada Família que hoje é a paróquia onde ele trabalha e inúmeros projetos sociais para ajudar as famílias carentes. E perfurou muitos poços artesianos e cisternas neste sertão brabo do Piauí. É um gigante. Todo ano viaja por toda Europa, em busca de ajuda para manter os projetos. [gallery columns="1" size="large" ids="13142,13143,13144"] Por Pe. José Pereira
VER MAIS

COOPERADORES | 2021 COMEÇA COM EVANGELZAÇÃO NO CURADO

COOPERADORES | 2021 COMEÇA COM EVANGELZAÇÃO NO CURADO

18 de fevereiro de 2021
Salesianos Cooperadores e Aspirantes do Centro Dom Bosco, Curado II, já estão em pleno trabalho, dando sequência às ações desenvolvidas em 2020. Cientes da missão, a salvação das almas, inspiração que brota do ideário do santo fundador, São João Bosco, os bravos discípulos já estão na estrada dando vida à recomendação do mestre: “Deus nos colocou no mundo para os outros”. O Centro Dom Bosco possui poucos membros, porém tem muitas atribuições, todas relacionadas com a evangelização e a prática da misericórdia: o trabalho oratoriano diário, em que figuram a atividade educativa de crianças e jovens, além da catequese com o envolvimento dos pais; a assistência aos idosos do Abrigo São Vicente em Lourenço da Mata; a assistência aos moradores de rua do centro do Recife; o trabalho formativo junto aos aspirantes; a récita do Terço Mariano com pessoas das vizinhanças; o trabalho de orientação para as vocações, de onde já brotaram muitos frutos. E as ações não param de crescer. Está na pauta do Centro Dom Bosco a abertura de uma frente para atendimento assistencial às pessoas carentes que ficam nas adjacências da Rodoviária do Recife – TIP. E como ressalta a SC Lia, coordenadora do Centro Dom Bosco: “É necessário estarmos atentos às necessidades do próximo, levando palavra de esperança e doações para os idosos, levando formação e amor para os beneficiários do oratório e para os seus familiares, levando pão para quem está em situação de carência extrema, orientando os jovens para o melhor discernimento vocacional e para a prática das virtudes”. E sorrindo ela conclui: “Estou muito feliz”. Somos todos agradecidos a Deus pelo sucesso alcançado pelo Centro Dom Bosco, que é um trabalho verdadeiramente inspirado no exemplo de Dom Bosco. Rogamos para que a Providência Divina lhe seja sempre favorável. [gallery columns="1" size="large" ids="13138"] Por Comunicação Inspetorial
VER MAIS

FORMAÇÃO | CURSO TELEPRESENCIAL EM SALESIANIDADE 2021

FORMAÇÃO | CURSO TELEPRESENCIAL EM SALESIANIDADE 2021

18 de fevereiro de 2021
O CENTRO SALESIANO DE FORMAÇÃO PERMANENTE de Quito (Equador) criou um novo espaço de formação em salesianidade para leigos, salesianos e membros da família salesiana - que acontecerá de março a agosto deste ano. O que é O curso está destinado a leigos, salesianos consagrados e demais membros da família salesiana. Chama-se telepresencial porque vai unir recursos online, com o fator humano e o ensino personalizado. Usará a plataforma Microsoft – 365 (Teams). Serão 80 participantes, 4 por inspetoria. Perfil desejado: homens e mulheres de 25 a 50 anos, com experiência educativa e pastoral, com responsabilidade de animação em nossas obras e com disposição para formar-se e renovar sua práxis educativa-pastoral. Critérios de inscrição A inscrição dos candidatos é feita pelo Pe. Inspetor. Ele garante a participação e continuidade dos candidatos e seus tempos para o estudo e os trabalhos. O candidato não terá custo. O curso será financiado pelo apoio do Reitor Mor e as cotas anuais das inspetoriais. No final, os participantes receberão Certificado do Centro, endossado pela Universidade Politécnica Salesiana do Equador. Objetivos Assumir as diretivas do Reitor Mor sobre a formação em “Identidade Salesiana” e “Formação conjunta salesianos e leigos’; Ajudar a converter a práxis educativo-pastoral com a luz do carisma. Conteúdos temáticos A realidade da globalização atual na pandemia e na pós-pandemia; a realidade familiar, a realidade educativa, a realidade da comunicação social, a realidade do empobrecimento e da miséria. Tudo visto com o olhar de Dom Bosco e do seu carisma. Articulação do curso Serão 5 módulos. O primeiro é comum a todos os participantes. Os outros quatro são simultâneos. Ao finalizar os 5 módulos, o curso termina com um telepresencial comunitário. Os 80 participantes serão divididos em comunidades de 20 pessoas pra realizar cada módulo. Cada comunidade terá 4 grupos de 5 pessoas para realizar cada módulo. Cada módulo durará um mês, articulado em 4 semanas. Em cada semana: um telepresencial de início (segunda-feira), um trabalho pessoal e uma reunião de trabalho em grupo. Cada grupo terá seu tutor. Duração: 01 de março a 02 de agosto. Por Comunicação Inspetorial
VER MAIS

INSPETORIA | Reunião de Diretores: Não podemos terceirizar isto!

INSPETORIA | Reunião de Diretores: Não podemos terceirizar isto!

8 de fevereiro de 2021
O Inspetor reuniu os diretores das comunidades religiosas, em encontro pela plataforma Meet, na tarde de 04 de janeiro, nesta quinta-feira. Depois de breve momento oracional, deu as boas vindas aos novos diretores: Pe. Antônio Gomes (da nova comunidade canônica em Caetés-Abreu e Lima) e Pe. Ilmário (Natal). O texto “Animação e governo da comunidade - O serviço do diretor salesiano”, publicação que substituiu o Manual do Diretor, foi apresentado em seus grandes temas: A identidade consagrada salesiana; O diretor na comunidade religiosa salesiana; O diretor e a missão salesiana compartilhada. Previu-se o estudo pessoal do livro até o mês de setembro próximo, por cada diretor. O Inspetor sugeriu prioridade neste estudo. Em Aracaju, partilhou o Pe. Arlan, o livro está sendo livro em comunidade. A propósito, recordou-se o encontro nacional dos diretores salesianos, de 20 a 25 de setembro próximo, em Aparecida, SP. O assessor será o Pe. Fábio Atard, ex-conselheiro geral da pastoral juvenil. Assumimos o compromisso pessoal de estudar e acolher a riqueza apresentada por esta edição renovada. O Projeto de Vida Comunitária foi lembrado como compromisso a ser feito pela comunidade e apresentado, neste início de ano. Novo ponto de pauta, o “Protocolo para prevenção e proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis – normas e procedimentos”. O Pe. Inspetor recordou a gênese do documento, que partiu do texto anterior publicado no inspetorado do Pe. Diego. E anunciou que estão em impressão, na Escola Dom Bosco, 3.000 exemplares desse protocolo. O título da publicação “Vós sois a luz do mundo” está em sintonia com o documento pontifício na mesma linha. Cada por casa, foi levantado o número de subsídios destinado a cada comunidade. Sobre o modelo de entrega do texto impresso aos colaboradores (termo de recebimento e responsabilidade), explicou o Pe. Pessinatti que há repercussões trabalhistas e criminais no assunto. Em princípio, a ficha preenchida fica na Casa, podendo ter cópias enviadas à Inspetoria. O ecônomo inspetorial Ir. Diógenes esclareceu-se que o setor de pessoal deve proceder à entrega do texto a novos colaboradores. Passou-se ao POI - Projeto Orgânico Inspetorial. Depois de breve histórico das edições anteriores, foi feita uma apresentação sumária do texto-mártir, instrumento de trabalho construído particularmente a partir das indicações do Reitor Mor e do CG28. Estabeleceu-se até o final de fevereiro para o estudo do texto, em comunidade, com encaminhamento de observações e sugestões ao Pe. Inspetor. Próximo ponto de pauta foi a Visita Extraordinária, que será feita pelo conselheiro regional, Pe. Gabriel Romero. Recomendações: digna hospedagem, espaço para atendimento pessoal, boa internet, “espaços de respiro”. E ter os documentos organizados para a visita: crônica da casa, atas das visitas comunitárias, projeto de vida comunitária. Sobre a crônica, não havendo registros históricos, fazer resumo a partir do NH (Nordeste Hoje) e outras fontes, no interesse do resgate histórico destes anos, em cada obra. Sobre o PEPS, ao terminar o POI, o Inspetor oferecerá um primeiro esboço para o novo PEPS inspetorial, que servirá de modelo para o nível local. O visitador visitará a comunidade religiosa e as CEPs locais. O visitador solicitou, em carta, aos diretores, uma descrição do contexto da casa, para introdução da ata. Fica na responsabilidade da comunidade levá-lo à comunidade seguinte. Conferir datas das visitas no Calendário Inspetorial. Seguiram-se partilhas e comunicações. Pe. Gilvan comunicou novas perspectivas de aprendizagem em Gramoré, a partir também do desenvolvimento dos aprendizes em Mossoró. Pe. Inácio detalhou a Assembleia de Pastoral, no final desse mês, 25 e 26 de fevereiro, em duas tardes, on line com a assessoria do Pe. Daniel, da Inspetoria de Manaus. Comentou o Pe. Inspetor que a direção carismática da pastoral é o diretor. E que, em cada comunidade, há um sdb que é o referencial da pastoral, seu coordenador. No elenco, cada casa tem um salesiano responsável pela pastoral juvenil (com a sigla PJ). “Não se pode terceirizar isto”. Na execução, pode haver um leigo, uma equipe. Neste sentido, comunicou o Pe. Inácio que os sdb nomeados para a pastoral em cada casa já se encontrarão na tarde do dia 24. Pe. Inspetor comunicou que ao pré-noviciado chegarão 13 candidatos. O aspirante Jonas terá que atender a uma situação de grave doença de sua mãe, renunciando sua ida ao pré-noviciado. Sobre a mudança de noviciado, o Pe. Inspetor deu notícias que o noviciado atual (Curitiba) está encaminhando a documentação para aprovação. É do entendimento das inspetorias envolvidas que mestre e ecônomo devem ser da nossa Inspetoria de Recife. Novo passo previsto é a construção de critérios para a etapa de transição. Pe. Ilmário deu notícias dos irmãos enfermos. Todos preservados do covid, com a graça de Deus. Integrou-se ao grupo o Pe. Ricardo e chegou recentemente, para uma breve passagem, o Pe. Brenno Guastalla. A reunião concluiu-se com a oração, conduzida pelo Pe. Antônio Gomes. Por Pe. João Carlos
VER MAIS

FORMAÇÃO | Síntese “cordelatada” do Retiro Espiritual

FORMAÇÃO | Síntese “cordelatada” do Retiro Espiritual

8 de fevereiro de 2021
SÍNTESE “CORDELATADA” DO RETIRO Jaboatão (Colônia), 24 a 29 de janeiro de 2021 TEMA: “Quais salesianos para os jovens de hoje”? PREGADOR: Pe. Ademir Lima de Oliveira,sdb (BCG) Somente pra não deixar Meu compromisso fiel De escrever alguma coisa Na face de um papel Sobre o Retiro q’eu temia Por causa da pandemia... E eis aqui um cordel. Minha Mãe Auxiliadora Me ajudou a escrever, Já que Ela me tirou Terça-feira ao entardecer, Do sufoco e do calor, Preso no elevador... Nem vou contar pra você! Na abertura do retiro, Na primeira pregação, A pergunta inicial Foi uma interrogação: “Quais salesianos, pois, Para os jovens de hoje?” Receberem a educação! A juventude hodierna Necessitada de Deus Deseja salesianos , Autênticos amigos seus. Educadores da fé, Homens que sabem e quer Dar tudo que recebeu. O pregador conduziu A longa reflexão, Mostrando o itinerário D’uma santa formação A partir do olhar da fé, No Cristo que foi e é, Palavra da Salvação O testemunho profético E o amor-caridade Formam o salesiano Pra doar-se de verdade. Por livre discernimento Vai formando um ambiente De fraterna santidade. É isso o que o jovem espera E sente necessidade De educadores da fé, Na crise da sua idade. A exemplo de Jesus Com os jovens de Emaús Conduzindo-o à claridade. É partir o pão com eles, É despertar para a fé. É tornar-se qual “romeiro” Juntos, caminhando a pé. É encontrar-se face a face, Caminho que não é fácil, Mas, impossível não é! Hoje o mundo está em chamas, Vivendo a inquietude. Êita que tempão difícil! Também para a juventude... Ser salesiano hoje, Para amanhã e depois Requer coragem e virtude. Paciência para ouvir, Anseios e aspirações... Escutar e partilhar, Sonhos... Preocupações... Ver os espinhos e as flores E descobrir os valores Da vocação e missão. Prezado Padre Ademir Um “obrigado” a você Por ter trazido até nós A mensagem do CG. Gerada lá em Turim, É uma riqueza, em fim, Que faz a gente crescer. Obrigado, meu irmão Por me ouvir outra vez. Este é um cordel singelo Sem a questão do talvez. É de irmão para irmão Foi feito de coração... E até a próxima vez! Por P. Valdemar Pereira
VER MAIS

DIÁCONOS | Paulo Henrique de Almeida Silva

DIÁCONOS | Paulo Henrique de Almeida Silva

8 de fevereiro de 2021
E quando fui deixar você em Carpina-PE, eu disse a Nossa Senhora que cuidasse de você. NORDESTE HOJE: Em seu caminho vocacional e formativo, quais foram os momentos mais marcantes? S PAULO HENRIQUE: O Papa Francisco nos ajudou a refletir em uma de suas homilias, que o nome de Deus é misericórdia e que ele sempre surpreende. Pouca gente sabe que o que forma de verdade o coração de um vocacionado são as orações e as palavras de incentivo de quem a gente menos espera. Considero marcante as tantas vezes em que eu não quis ir para determinados lugares, e justamente ali, foram as ocasiões que Deus mais falou comigo. Isso em forma de abraços, de sorrisos, e de expressões como: “Será que seus pais sabem do bem que você nos faz?”. Isso para mim é o sinal de Deus comigo. A lista de fatos e situações seria incontável! E a nossa vida salesiana nos permite passar por diversos lugares, justamente para acumularmos no coração, uma bagagem pesada de sorrisos, situações e muitas alegrias ao lado de muitos jovens! Nessa mesma bagagem também trazemos muitas situações difíceis que nos fizeram refletir e chorar! Isso fez e faz de mim não um super religioso, mas alguém que divide com Jesus até os sentimentos. Isso é uma consciência que vamos aprendendo no decorrer da caminhada! Eu não posso deixar de destacar o dia feliz de 01 de Maio de 2004, quando entrei pela primeira vez no Oratório do Curado (Jaboatão-PE), e pela primeira vez ouvi falar em Dom Bosco. Considero ímpar o dia 03 de fevereiro de 2018 - dia em que ingressei no Aspirantado São Domingos Sávio em Carpina-PE e o dia 31 de Janeiro de 2013 em que emiti a minha primeira profissão religiosa, em Curitiba-PR. E para concluir, um fato marcante foi ouvir da minha mãe a seguinte expressão: “Quando você foi embora, eu senti um vazio que me fez sofrer muito. E quando fui deixar você em Carpina-PE, eu disse a Nossa Senhora que cuidasse de você. Eu devo muito a ela, pois hoje eu vejo o quanto ela cuidou e cuida de você”. NORDESTE HOJE: No Capítulo Geral 28, a Congregação chegou a delinear o perfil do salesiano de hoje. Você encontra algum dos traços esperados em seu colega Luan? S PAULO HENRIQUE: Em um dado momento da carta que apresenta a proposta do Reitor-Mor por ocasião da conclusão do capítulo, nos diz que a nossa maior contribuição, e essa vivida de forma específica, é a de sermos ícones do estilo de vida de Jesus. E o meu irmão Luan me edifica, de modo especial quando me recorda que devemos levar uma vida de simplicidade e alegria, mesmo quando estamos diante dos desafios da caminhada. Quem o conhece, sabe o quanto ele vibra com os momentos de fraternidade na nossa comunidade, sem contar com sua disponibilidade aos irmãos. Um outro traço marcante é a sua sensibilidade com as realidades juvenis, assim como a sua sólida consciência política que não mede limites quando se trata de valorizar a pessoa e denunciar as injustiças presentes. E como descreve o nosso Reitor-Mor, isso é questão de opção fundamental e preferencial de um coração salesiano. NORDESTE HOJE: O que você sonha como realização do seu diaconato, neste ano ainda marcado pela pandemia? S PAULO HENRIQUE: A missão do diácono se realiza não somente no serviço litúrgico, mas como homens da caridade, dedicados ao anúncio da palavra e de autoridade discreta. Peço a Deus que alimente em mim o desejo de o amar e servir, me ofertando a cada dia um coração salesiano que se alegre com os que se alegram, e que chore com os que choram (Cf. Rm. 12,15). É certo que a pandemia vem deixando no nosso povo cicatrizes terríveis, porém tem sido o período que mais eles precisaram da nossa oração, dos nossos ouvidos, e da nossa ajuda. Que o sacramento da ordem no grau de diácono, fortifique em mim e nos meus irmãos, o desejo de continuar disponíveis aos projetos de Deus para o bem do seu povo. Por Serviço Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

DIÁCONOS | José Wilker França da Silva

DIÁCONOS | José Wilker França da Silva

8 de fevereiro de 2021
Eu costumo dizer que há um Wilker antes e há um Wilker depois. NORDESTE HOJE: Em seu caminho vocacional e formativo, quais foram os momentos mais marcantes? S JOSÉ WILKER: Olha, muitos foram os momentos marcantes ao longo destes 11 anos de formação até o diaconato. Mas eu destacaria duas etapas que são de especial memória, o noviciado e o tirocínio. Eu acredito que o noviciado sempre marca a vida de todo religioso, pois é um ano mais dedicado à oração, ao autoconhecimento e perpassado por uma intensa vida fraterna. O meu noviciado foi em 2012, em Curitiba. Éramos 23 noviços, todos vinham de realidades de vida e religiosa muito diferentes, a partir daí você pode imaginar a riqueza da diversidade cultural que havia em nossa comunidade. No entanto, ao mesmo tempo que havia esta riqueza era um desafio lidar com tantas diferenças. Foi um ano de muito aprendizado, oração, crescimento humano e conhecimento da congregação salesiana. A segunda etapa, que marcou muito minha vida, foi o tirocínio. Eu fiz um tirocínio atípico. Além dos próprios desafios que a etapa possui, durante essa fase, eu morei na Itália, na Irlanda e na Bulgária que são países com culturas, religiosidades e idiomas extremamente diversos. Foram os anos mais desafiadores e os melhores da minha formação salesiana, foi de longe a experiência mais rica de toda a minha vida. Eu costumo dizer que há um Wilker antes e há um Wilker depois. NORDESTE HOJE: No Capítulo Geral 28, a Congregação chegou a delinear o perfil do salesiano de hoje. Você encontra algum dos traços esperados em seu colega Paulo Henrique? S JOSÉ WILKER: Eu, Paulo, Geraldo e Luan, com exceção dos anos de tirocínio, moramos juntos desde 2011. É interessante porque esses anos de convivência permitem nos conhecer uns aos outros com profundidade, chegamos até a prever como cada um se comportaria diante de determinada circunstância. São vários os traços de salesianidade que cada um possui e que eu poderia destacar aqui. Porém um traço marcante de Paulo é o apostolado entre os meios populares, ele tem uma facilidade em lidar com a religiosidade popular que é sem dúvida uma característica marcante dele. NORDESTE HOJE: O que você sonha como realização do seu diaconato, neste ano ainda marcado pela pandemia? S JOSÉ WILKER: O ano de 2020 foi um ano difícil, não só para no campo da saúde e econômico, também no tocante ao serviço pastoral. Tivemos que nos reinventar. Pensar em uma Igreja que não se reúne fisicamente era, para nós agentes pastorais, algo inimaginável. A participação ativa nas atividades pastorais, nos sacramentos, nas missas e reuniões são realidades indispensáveis da cristã. Sem essas vivências, o cristão está em déficit com a própria fé. E de uma hora para outra, para salvar o bem maior que é a vida, nos encontramos privados de todas essas realidades. Nós tivemos que nos recriar nas atividades pastorais para que mesmo diante do distanciamento social a palavra de Deus continuasse a ser anunciada e chegasse às casas e aos corações das pessoas. Foi um momento de crescimento e aprendizagem para todos nós. Tivemos que repropor e relembrar a missão da Igreja doméstica, que é a família; potencializamos a evangelização dos meios de comunicação e aprendemos a usar coisas que nem sabíamos que existia. Então... O que eu sonho como salesiano diácono, neste tempo de pandemia? Sonho que as dificuldades ajudem-me a ver e a potencializar os meus dons e qualidades para coloca-los a serviço da missão; que os desafios lançados pela pandemia ajudem-me a ver mais longe e a criar pontes e oportunidades nos locais de obstáculos e que o meu apostolado como salesiano diácono leve esperança e alegria onde houver desespero e luto. Por Serviço Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

NOTÍCIAS

ADMA | Congresso Mariano Inspetorial de 2023 é realizado em Recife (PE)

Nos dias 06 e 07 de outubro de 2023 foi realizado o Congresso Mariano Inspetorial, organizado pela ADMA (Associação de Maria Auxiliadora) da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Recife- PE, com tema “Nossa Mãe, Nossa Rainha”. No primeiro dia do evento, a programação iniciou com o credenciamento e as boas-vindas dos participantes, que […]
VER MAIS

FAMÍLIA SALESIANA | Romeiros de todo o Nordeste celebram os 80 anos da Romaria da Família Salesiana

Neste último domingo, 08 de outubro, em Jaboatão dos Guararapes (PE), a Família Salesiana celebrou a grande Festa preparada para a Mãe Auxiliadora. Com o tema “Nossa Mãe, Nossa Rainha”, a 80ª Romaria lotou a Colônia Salesiana São Sebastião e as ruas do seu entorno. Era a alegria e entusiasmo dos visitantes para o encontro […]
VER MAIS

COMUNICAÇÃO | RMG – DBGYFF 2023: uma semana de expectativa, preparação e entusiasmo

(ANS – Roma) – Faltam exatos sete dias para o início das exibições internacionais do ‘Don Bosco Global Youth Film Festival’ (DBGYFF), em todas as realidades da Família Salesiana (FS) no mundo, e cresce a expectativa por aquela que promete ser uma grande celebração dos jovens e dos seus talentos, que os tornam embaixadores de uma […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE