NATAL-GRAMORÉ | PASCOM participa de formação sobre o Jornalismo no Rádio

NATAL-GRAMORÉ | PASCOM participa de formação sobre o Jornalismo no Rádio

22 de fevereiro de 2021
Mais de 50 agentes da Pastoral da Comunicação de várias paróquias da Arquidiocese de Natal participaram de uma formação online, na tarde deste sábado, 20 de fevereiro. Todos eles são correspondentes dos programas jornalísticos 91.9 FM, na capital potiguar. O 91 News são boletins jornalísticos, que vão ar de segunda a sexta-feira, em vários horários, durante o dia. Já, o Ritmo Pastoral é levado ao ar aos domingos, das 9h às 10 horas. Ambos são produzidos e apresentados pelas jornalistas Cacilda Medeiros e Luiza Gualberto, do Setor de Comunicação da Arquidiocese. A primeira parte do encontro, na tarde deste sábado, foi dedicada a orientações gerais para os correspondentes, sobre como produzir e enviar a participação para Rádio, conduzidas pelo jornalista Cezar Barros, articulador arquidiocesano da Pascom, e por Héliton Wálter, operador da Rádio 91. Na segunda parte do encontro, Cleonice Nascimento, produtora do programa Brasil Hoje, da Rede Católica de Rádio, fez uma exposição sobre “o jornalismo no Rádio”. A formação contou, também, com a participação da jornalista Érika Rodrigues, da Arquidiocese de Diamantina (MG), com a intenção de conhecer a experiência dos correspondentes da Pascom, da Arquidiocese de Natal. Da paróquia salesiana de São João Bosco, Gramoré, participou Marcelo Henrique, membro da Pastoral da Comunicação da paróquia e que também possui formação na área. Por Setor de comunicação da Arquidiocese de Natal, com adaptação da Pastoral da Comunicação da paróquia de São João Bosco
VER MAIS

PASTORAL | ENCONTRO DE DELEGADOS – AMÉRICA

FORMAÇÃO | Início do Noviciado Salesiano em Curitiba

FORMAÇÃO | Início do Noviciado Salesiano em Curitiba

19 de fevereiro de 2021
No dia 2 de fevereiro de 2021, iniciou-se oficialmente o noviciado em Curitiba para os formandos das inspetorias do Nordeste, São Paulo e Sul. A turma é formada por 14 noviços, sob a orientação do mestre de noviços, P. Cássio Rodrigo de Oliveira, sdb. Os noviços são: Camilo Nogueira Cimmino, Erik Alves Pedro de Souza, Gabriel Mariano Henrique dos Santos, João Henrique Trinca, Lucas Gabriel Soares e Vinicius Matheus Estevam da Silva, da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP); Antônio Juarez Gomes de Souza Filho, Brendo  dos Santos Lima, Edson de Souza Oliveira, Francisco Sávio Pereira da Silva, Nathanael Kellison Pereira de Mendonça, Pedro Lucas Lima da Silva, Vinicius Renner dos Santos, da Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE); e o noviço Guilherme Vieira Lopes da Inspetoria São Pio X (BPA). A celebração de abertura, momento no qual os noviços iniciaram oficialmente a etapa formativa, foi presidida pelo inspetor salesiano P. Gilson Marcos da Silva, da Inspetoria São Pio X. Os noviços receberam o livro “O Projeto de Vida dos Salesianos de Dom Bosco” como sinal de aprofundamento no carisma salesiano. Os noviços estão com grandes expectativas e animados com este ano de intenso aprofundamento no carisma de Dom Bosco. O noviço Gabriel Mariano relata que espera “ser um ano de amadurecimento, crescimento pessoal, no qual eu possa me desafiar e me aprofundar cada vez mais na experiência de Deus e na espiritualidade salesiana. Espero realizar a etapa de coração aberto e sincero e compreender se esta vocação é o que Deus deseja para mim; e estar aberto para as novas oportunidades e relacionamentos que possam contribuir”. Sobre a chegada na comunidade salesiana Imaculada Conceição, o noviço Antônio Filho fala sobre o clima fraternal e motivador: “Tivemos uma boa acolhida na Inspetoria São Pio X; a celebração de abertura com o inspetor foi um momento de graças em nossas vidas, de motivações para a nossa caminhada formativa no noviciado. As expectativas são de um ano de crescimento espiritual e pessoal”. Por: Noviço Erik de Souza (publicado em www.dombosco.net - Inspetoria Salesiana São Pio X) O nosso noviço Brendo retorna O noviço Brendo dos Santos Lima (BRE) deixou o noviciado neste 19/02/2021. Ele já havia interrompido o processo formativo em Curitiba, tendo sendo sido acolhido durante todo o segundo semestre de 2020 na Casa de Fortaleza-Piedade, sob a orientação espiritual do mestre de noviços de Curitiba. Está retornando à sua família, nesta data.
VER MAIS

NOTÍCIAS

CONGREGAÇÃO | Itália – 15 de outubro de 2023: Primeira Missa como Cardeal na Basílica de Maria Auxiliadora para o Reitor-Mor P. Ángel Fernández Artime

(ANS – Turim) – É este um tempo de muitas novidades e estreias para o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco: desde que foi nomeado Cardeal pelo Papa Francisco, no dia 30 de setembro passado, começou para ele também uma nova forma de serviço eclesial, numa dimensão ainda mais ampla do que a já vasta e […]
VER MAIS

JOÃO PESSOA (PB) | Caravana marca presença na Romaria da Família Salesiana

Organizada pelo Pe. Raimundo Luan, animador local da Família Salesiana na capital da Paraíba, a Caravana da João Pessoa foi composta por 59 pessoas, que usaram como meios de transporte um ônibus e dois carros de passeio para chegarem a Jaboatão dos Guararapes. A Caravana saiu da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Mangabeira 8, […]
VER MAIS

CJC | Movimento participa da 80ª Romaria da Família Salesiana

No sonho dos nove anos, Dom Bosco recebeu a mensagem divina que dizia que para sua missão “receberia a mestra”. Assim, a presença materna sempre o acompanhou, e essa herança de devoção à virgem Maria faz nossa caminhada de evangelização valer a pena. Por isso dizemos juntos: “Maria nossa mãe, nossa rainha” como destaca para […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE