SALESIANOS | Padre José Ivan: A experiência Pastoral do Balaio

SALESIANOS | Padre José Ivan: A experiência Pastoral do Balaio

24 de fevereiro de 2021 Por paulo
Há 31 anos falecia o Pe. José Ivan Teófilo. Ele partiu no dia 24 de fevereiro de 1990 e foi sepultado no dia seguinte, sábado de carnaval, no Cemitério de Santo Amaro, no Recife. Pe. Raimundo Ricardo Sobrinho, na carta mortuária sobre o Pe. José Ivan, reservou alguns parágrafos a uma experiência que marcou o seu serviço pastoral no Colégio Salesiano do Recife. O texto foi reproduzido no fascículo 04 de Coleção Vida Salesiana, com o título “Padre Ivan Teófilo, o poeta da libertação”. A partir do Balaio, o Pe. Ivan apoiava e contribuía na articulação da pastoral estudantil da Arquidiocese, envolvendo alunos de diversas escolas. De 1970 até 1983, o Padre Ivan, com muita competência e zelo salesiano, desenvolve sua atividade sacerdotal no Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus, Recife, conduzindo uma intensa ação pastoral com os jovens. Nos anos de 74 e 75, seu trabalho se alarga para toda a Inspetoria como animador da Pastoral Juvenil. Nesse período, deparou-se com impasses não pequenos e de não fácil superação. Todavia, na arrojada tarefa de 12 anos não lhe faltou fé, nem esperança. Importava-lhe a convicção de que devia semear, formar jovens para a cidadania e militância. A sala de pastoral do Colégio Salesiano ficava na altura da atual portaria, no antigo prédio que foi destruído e dado lugar ao prédio moderno onde funciona atualmente a administração da instituição (Pe. Ricardo está escrevendo em 1990). Ali, os jovens encontravam livros, revistas, discos e jornais; ali conversavam e ouviam música. Mas sobretudo sabiam eles que nessa sala, encontravam um amigo que os acolhia e ouvia com coração sacerdotal. Por vezes, tornava-se o confessionário procurado, lugar de reconciliação e orientação segura para a vida. Na sala, um grande balaio estava sempre repleto de livros, revistas e folhetos. Por esta razão, a sala passou a se chamar de “Balaio’. Pelo Balaio, passaram jovens que hoje são vultos de destaque no cenário da cultura e da política; outros encontraram ajuda para o discernimento vocacional e se definiram pela militância cristã na sociedade e na Igreja. O Balaio produzia também um jornalzinho informativo que, infelizmente não se encontra nenhuma cópia nos arquivos do Salesiano e nem da Inspetoria; nem Fernandina, ilustradora do informativo, tinha um exemplar que se pudesse guardar como relíquia. O historiador, Severino Vicente da UFPE, afirmou que se trata de uma dívida, fazer a história do “Balaio”. Atravessou com seus irmãos salesianos e com os jovens aquela que foi, para a Igreja do nordeste, a crítica década de 70, politicamente marcada por arbitrariedade e, na vida da Igreja, perseguições, torturas e até morte entre grandes afirmações de fé. Tudo isso o atingia em sua profunda sensibilidade de cristão e de sacerdote empenhado numa autêntica missão evangelizadora. Em muitas ocasiões e através de muitos gestos, proféticos até, o seu zelo de pastor o levou à indignação profética ante o sofrimento e injustiças que pesavam sobre os pequenos. Por Comunicação Inspetorial  
VER MAIS

ANS – Espanha | VII Dia Salesiano de Comunicação

ANS – Espanha | VII Dia Salesiano de Comunicação

23 de fevereiro de 2021
(ANS – Madri) – A Delegação Nacional Espanhola de Comunicação anuncia o VII Dia Salesiano de Comunicação, que decorrerá amanhã, quarta-feira, 24 de fevereiro, on-line, das 10h30 às 13h30 (UTC+1). O encontro desenvolverá o tema: “Do conteúdo à comunicação on-line” e contará com a participação do P. Gildásio Mendes dos Santos, Conselheiro Geral para a Comunicação Social. O evento reunirá os Delegados e Responsáveis pela CS das várias presenças e organizações salesianas da Espanha para aprofundar a importância da partilha das experiências e para crescer na elaboração de projetos, visando melhorar a comunicação salesiana no âmbito digital. A participação especial do P. Gildásio Mendes será um valor adicional, porque permitirá conhecer em primeira mão a caminhada programada pela Congregação para os próximos anos no setor da CS. A modalidade digital em que se farão as sessões tornará a participação possível também a todas as pessoas sensíveis à comunicação de diversos grupos e ambientes próximos às realidades salesianas. “Como novidade desta edição queremos convidar as equipes locais a reunir-se nas Casas para partilhar os trabalhos, aprofundar os conhecimentos e fazer uma experiência comum desse Dia formativo. Além disso, na segunda parte da sessão, seremos convidados a examinar, com trabalhos de grupo, as experiências de comunicação em quatro áreas de ação, graças às quais será possível quer avaliar como estamos trabalhando, quer, consequentemente, delinear uma estratégia comum”, explicam os Organizadores. Os quatro laboratórios versarão sobre: trabalho na web, podcast, ‘design on-line’ e presença nas redes sociais. “Os trabalhos de grupo – concluem os Organizadores – servirão para partilhar as experiências que estamos já levando avante em cada uma dessas áreas. Proporemos linhas de trabalho para o futuro, com aplicações e instrumentos práticos, e concretizaremos quanto for partilhado em cada grupo através de um projeto digital que será levado à frente, em colaboração, entre os participantes dos laboratórios, até ao próximo mês de maio”. Como disse o Papa Francisco em sua mensagem para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais (2021): «Todos somos responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controle que podemos conjuntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as. Todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, a ver, a partilhar». Os subsídios do VII Dia Salesiano de Comunicação estão disponíveis aqui: https://recursos.salesianos.info/jornadadecomunicacion/ Fonte: ANS
VER MAIS

CARPINA | Suspensão de aulas presenciais por 90 dias

CARPINA | Suspensão de aulas presenciais por 90 dias

23 de fevereiro de 2021 VER MAIS

NOTÍCIAS

JABOATÃO (PE) | Centro Educacional Dom Bosco Jaboatão recebe Safernet Brasil

O Centro Educacional Dom Bosco Jaboatão participou de um momento de partilha junto ao Cidadão Digital, uma iniciativa da Safernet Brasil, com apoio da Meta, que promove atividades educativas gratuitas para a formação de adolescentes e jovens em temas de cidadania digital, como segurança online, combate à desinformação, autocuidado, respeito e empatia nas redes. As […]
VER MAIS

RECIFE-Bongi | Escola Dom Bosco contra o Trabalho Infantil

No dia 10 de outubro, Recife recebeu um evento de rua significativo. A Marcha Contra o Trabalho Infantil organizado pelo Forúm Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe) se concentrou no Parque 13 de Maio, percorreu as principais ruas do Recife finalizando seu percurso no Marco Zero e, reuniu diversos grupos […]
VER MAIS

FORMAÇÃO | Noviços visitam a Presença Salesiana de João Pessoa

Na última segunda-feira (09), os Noviços Salesianos, acompanhados do Pe. Leandro Cavalcanti, do Pe. James Lucena e do S. Ronyelli Andrade, visitaram a Comunidade Salesiana de João Pessoa. Os visitantes chegaram à Paróquia Nossa Senhora das Dores às 10h30 e foram alegremente recebidos pela comunidade salesiana. O primeiro momento da visita foi a apresentação da […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE