FORTALEZA | Intercâmbio Cultural entre Regiões

ADMA | REALIZADO O II ENCONTRO DOS CONSELHOS INSPETORIAIS DA ADMA BRASIL

ADMA | REALIZADO O II ENCONTRO DOS CONSELHOS INSPETORIAIS DA ADMA BRASIL

31 de agosto de 2020
Aconteceu na manhã de 29/08 o II Encontro dos Conselhos Inspetorias da Associação de Maria Auxiliadora - ADMA, no Brasil. Devido o estado de pandemia sanitária, a reunião se deu através da plataforma virtual do Google Meet. A coordenação ficou a cargo do Pe. Sérgio Lúcio, sdb, Delegado nacional para a ADMA. Presentes os conselhos das seis Inspetorias salesianas: Manaus, Recife, Campo Grande, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Cerca de 23 participantes entre membros do Conselhos e Delegados salesianos estiveram presentes. Ponto de destaque foi a presença e saudação inicial do Pe. Alejandro Guevara, sdb, novo Delegado do Reitor Mor para a ADMA. Presente também Pe. Ricardo Carlos sdb, Inspetor de Campo Grande e referencial da CISBRASIL para a Família Salesiana. O momento formativo ficou a cargo do Pe. Marco Biaggi, ex-Inspetor de Moçambique, que partilhou seu testemunho da vivência mariana da ADMA na África. Marcante o testemunho do engajamento dos grupos africanos no trabalho de evangelização e recuperação das famílias. Seguiu-se um momento de partilha dos seis conselhos, diante do desafio de animar salesianamente as comunidades durante o tempo de pandemia. A pauta seguiu com encaminhamentos: acertado a data do III Encontro dos Conselhos da ADMA para agosto de 2021, e permitindo Deus, a realização do Congresso Nacional da ADMA para o ano de 2022, local ainda a definir. O encontro concluiu-se com a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora, dada pelo Pe. Ricardo Carlos. Por P. Sérgio Lúcio Alho da Costa
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Constituída a Comissão Internacional de Comunicação Social Salesiana

CONGREGAÇÃO | Constituída a Comissão Internacional de Comunicação Social Salesiana

27 de agosto de 2020
(ANS - Roma) – No decorrer de um encontro online realizado ontem, 26 de agosto, e organizado pelo Conselheiro Geral para as Comunicações Sociais, P. Gildasio dos Santos Mendes, foi constituída a Comissão Internacional Salesiana de Comunicação Social. O encontro contou com a presença dos Coordenadores dos Delegados para a Comunicação Social das várias Regiões: Zaida Elisa Navarrete (América), P. Pierluigi Lanotte (Europa Mediterrânea), P. James Gardner (Europa Centro-Norte), P. Ernest Rosario (Ásia Sul), P. Lijo Vadakkan (África-Madagascar) e P. Peter P Chinh (Ásia Leste-Oceania). Durante o encontro, cada delegado apresentou a realidade de sua Região de origem e compartilhou com os demais participantes suas propostas para o futuro. Por sugestão do Conselheiro Geral, nos próximos encontros a recém-constituída comissão será coordenada pelo P. Ernest Rosário e se reunirá cerca de uma vez por ano em Roma, onde todos terão a oportunidade de se encontrar pessoalmente para discutir e aprofundar diversos temas e encontrarem com o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime. “Gostaria de chamar este grupo ‘International salesian communication committee’, comissão internacional de comunicação salesiana. Será importante realizar estas reuniões anuais porque é fundamental discutir, debater e ter uma noção clara de quais são as nossas ideias comuns”, disse o P. Gildasio dos Santos Mendes. O P. Gildasio pediu então a todos os participantes que incentivassem os delegados a trabalharem no futuro instrumentum laboris da comunicação social. “Queremos envolvimento, seria triste escrever um documento sozinho, devemos trabalhar juntos, isso é realmente fundamental”, disse ainda o Conselheiro. A comissão também foi convidada a levar em conta o programa do Reitor-Mor para o próximo sexênio. É importante ter clareza sobre as orientações e sugestões do Reitor-Mor para que sejam incluídas no plano de comunicação do próximo ano. “Vou dar um exemplo: o Reitor-Mor incluiu o tema da ecologia entre as prioridades do programa, então este será um tema que nós também precisaremos considerar”, prossegue o Conselheiro para as Comunicações Sociais. O encontro terminou em um clima de alegria, com um cumprimento fraterno entre os delegados, que renovaram o compromisso de se encontrarem e continuarem trabalhando juntos nos próximos anos. A função dos membros da comissão será animar e dar continuidade às orientações do Dicastério em cada Região. Fonte: ANS
VER MAIS

NOTÍCIAS

OERIAS – PI | Área Pastoral festeja o Pai, Mestre e Amigo da Juventude

Área Pastoral São João Batista celebra a memória do nascimento de São João Bosco (16) nesta última quinta-feira (17) em São João da Varjota – PI. Dom Bosco, também chamado de São João Bosco, foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o Pai e Mestre da Juventude, nasceu em 16 de agosto de 1815 […]
VER MAIS

MATRIZ DE CAMARAGIBE | Realizada a Solenidade de Certificação do Projeto Informatizando, Adolescentes, Jovens e Adultos

No dia 15 de agosto, foi realizado a solenidade da certificação dos alunos do Projeto Informatizando, Adolescentes, Jovens e Adultos (Curso de Informática Básica). O Curso consistiu em aulas teóricas e práticas realizadas as segundas e terças no laboratório de informática do Centro Juvenil. O momento foi desenvolvido pelo Salesiano Cleyson Fellipe, Educadora Edja Maria, […]
VER MAIS

RECIFE-Bongi | Escola Dom Bosco Recife firma parceria para capacitar jovens aprendizes em Surubim (PE)

Na manhã desta segunda-feira (21), Surubim abriu portas para o futuro profissional de 20 jovens da região. A parceria entre a Escola Dom Bosco Recife e o município de Surubim se concretizou com a recepção calorosa dos jovens aprendizes que ingressarão no mercado de trabalho por meio da modalidade de cota alternativa. Nesse projeto os […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE