JABOATÃO, Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora | Alunos desenvolvem projeto para identificação de espécies de plantas

JABOATÃO, Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora | Alunos desenvolvem projeto para identificação de espécies de plantas

27 de novembro de 2018
Alunos do 9º ano da Escola Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora desenvolveram, junto com a professora de ciências, Iris Gabrielly Arruda dos Santos, um projeto de identificação das plantas do entorno da escola. Começaram realizando coletas e identificação dos espécimes da flora local, logo após, foram montadas exsicatas e a identificação das plantas. Algumas plantas identificadas foram: Tecoma stans. (L.) Juss. Kunth (Ipê Amarelo), Xanthosoma sagittifolium (L.) Schoot (Taioba), Hibiscus rosa-sinensis. L. (Papoula vermelha), Artocarpus heterophyllus Lam (Jaca), Syzygium jambos (L.) Alston (Jambo), Heliconia L., Eugenia uniflora L.(Pitanga), entre outras. O principal objetivo do trabalho foi ressaltar a importância da aula de campo, aproximando os alunos da flora local, além de despertar o interesse pela ciência, pois viveram dias de “Jovens cientistas” (assim como foi intitulado o projeto). A equipe já está escrevendo um artigo científico sobre suas descobertas. A professora destaca a importância desse tipo de projeto para o ensino de ciências, pois segundo ela, vivenciar o que se estuda é a melhor forma de aprender. E como diz uma conhecida frase: “só podemos amar aquilo que conhecemos”. Em um relato à professora, o Jovem cientista José Henrique da Silva disse: “A aula de campo é importante, pois nos dá a oportunidade de valorizarmos o ambiente que nos cerca; aprender observando a beleza viva dos diferentes ecossistemas naturais que ainda podemos aproveitar”. A aluna Ádira Rebeca Gomes Queiroz também expressou sua opinião em relação à vivência do projeto: “A aula de campo é importante pra desenvolver o interesse pelo lugar em que estamos cercados e que é muito importante pra o ser humano e as demais espécies”. A professora e os alunos finalizam enaltecendo a escola, pois relatam ter um “laboratório a céu aberto” por estarem inseridos em um fragmento de Mata Atlântica, podendo assim, desenvolver diversos projetos na área das ciências. Alunos participantes do projeto: Ádila Suellen de Lima, Ádira Rebeca Gomes Queiroz, Bárbara Luana do Nascimento, Camille Eduarda dos Santos Ananias, Hugo Henrique Cavalcante dos Santos, José Henrique da Silva, Maria Clara Ferreira da Silva, Maria Clara Lira Cavalcanti, Maria Eduarda Ferreira da Silva, Nathalya Roberta Correia de Amorim, Thainá Isabele de Oliveira Silva. Por Irís Gabrielly
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