AJS | AJS CONECTADA discute vocação

AJS | AJS CONECTADA discute vocação

1 de setembro de 2020 Por paulo
AJS Conectada contou com a presença de religiosos, irmãos consagrados e leigos das Inspetorias São Luiz Gonzaga e Maria Auxiliadora O fim de agosto foi muito especial para os integrantes da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Nordeste. No último sábado (29), foi realizada a estreia da segunda temporada da AJS Conectada. Com o tema “amados e chamados por Deus”, jovens de diversas casas das Inspetorias São Luiz Gonzaga e Maria Auxiliadora debateram sobre a importância da vocação. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, atividades virtuais estão movimentando as articulações locais. Aplicativos de reuniões e redes sociais são espaços que propagam o carisma salesiano para centenas de jovens. Além de ser um espaço de convivência, os participantes puderam conhecer a caminhada vocacional dos salesianos de Dom Bosco (SDB), das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), dos Cooperadores, da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) e dos leigos que dedicam a sua vida à família e à Igreja. A conversa livre e a troca de experiências entre os adultos e os jovens mostraram a importância da presença da família Salesiana no Nordeste brasileiro. “A AJS Conectada é uma experiência que tem fortalecido bastante a caminhada da juventude salesiana aqui na região. É muito bonito ver o entusiasmo e o engajamento dos jovens que se sentem chamados e comprometidos em revelar ao mundo o rosto jovem da Igreja Católica”, afirmou a delegada da Pastoral Juvenil da Inspetoria Maria Auxiliadora, irmã Claudiane Cavalcante. Todos os encontros serão realizados pela plataforma do Google Meet, às 20h, no último sábado de cada mês. A proposta do projeto é fazer com que dois jovens preparem o encontro e animem as casas para participar. A AJS Conectada é um projeto que nasceu em uma reunião com integrantes da articulação da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em João Pessoa/PB, e abraçada pelos integrantes do conselho da AJS Nordeste. A atividade vem transformando a vida de vários jovens neste tempo de isolamento social. “Enquanto jovem salesiana, o distanciamento social causou-nos tristeza, inquietação e angústia, pois somos acostumados a estarmos no pátio com os outros jovens, crianças e adolescentes. a AJS Nordeste lançou para nós uma proposta fantástica, a qual é um momento de reencontro, de alegria, de fortalecimento, de afeto e de família”, explicou a jovem da AJS Juazeiro do Norte/CE Carol Ferreira. Para o coordenador da AJS Nordeste, padre Renato Jorge, o projeto superou as expectativas e aproximou diversos jovens na caminhada da Pastoral Juvenil Salesiana. “O retorno da AJS conectada mais uma vez superou os nossos planejamentos. É sempre muito bom ver a AJS alegria dos jovens e o compromisso que eles têm uns com os outros. Mesmo diante de toda a situação delicada que estamos vivendo por conta desta pandemia, sentimos a presença de Deus muito forte na vida destes jovens”, avaliou. FJS EM CASA – Todos os anos, o Festival da Juventude Salesiana (FJS) movimenta as casas dos salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. Centenas de jovens participam de três dias intensos de atividades religiosas e culturais. Em 2020, por conta da pandemia, o evento presencial será migrado para as plataformas digitais. Uma live no canal do YouTube da Inspetoria Salesiana do Nordeste marcará a realização do encontro, que, há 25 anos, espalha e incentiva o carisma salesiano e o protagonismo juvenil nos participantes, baseados na vida e na obra de São João Bosco e de Madre Mazzarello. Por Rhaldney Silva
VER MAIS

ARACAJU | REABERTURA DA IGREJA PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

ARACAJU | REABERTURA DA IGREJA PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

1 de setembro de 2020
Retomadas as celebrações na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Aracaju. Com as graças de Deus e com grande alegria no coração, foram retomadas as celebrações na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Aracaju (SE). Desde o segundo semestre de 2019 que as celebrações vinham sendo realizadas no salão paroquial, tendo em vista a interdição da área principal da Igreja, motivada pela ruptura de uma das peças da estrutura do telhado. Depois de muita luta, após 57 dias de atividades contínuas, em sintonia com o cronograma físico-financeiro previsto para a obra, os trabalhos de recuperação da estrutura do telhado da igreja foram concluídos na sexta-feira de 24/04/2020. Porém, por força das medidas de isolamento impostas pela pandemia da Covid-19, a Arquidiocese de Aracaju, corroborando com o Decreto 40.588, do Governo de Sergipe, suspendeu as celebrações nas paróquias sob sua jurisdição, medida que vigorou até 31 de julho de 2020. A volta das celebrações na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, ainda que com a limitação de 30% da sua capacidade, foi motivo de muita alegria. Na noite do último sábado, dia 29 de agosto, o pároco, padre Herison Leandro, celebrou a Missa da Gratidão, que contou com as presenças das equipes dirigentes das pastorais, movimentos, grupos paroquiais e demais lideranças. Todos os presentes declararam-se emocionados e felizes com a volta da regularidade das atividades paroquiais, sobretudo das celebrações eucarísticas presenciais. A partir do domingo, dia 30, aconteceu o retorno das Missas dominicais presenciais. Nesse período de exclusão, a paróquia passou por uma ampliada manutenção, que abrangeu a recuperação total dos vitrais, bancos, pinturas das paredes e teto, assim como recuperação dos revestimentos em gesso. Todos os fiéis que tiveram a oportunidade de participar da reabertura elogiaram o trabalho realizado. Padre Leandro agradeceu emocionado às equipes que sem medir esforços, ainda que num momento de restrição e isolamento, se engajaram na campanha solidária, que adotou o slogan “Eu Ajudo a Casa da Mãe”, para a obtenção dos recursos necessários para cobrir os custos envolvidos nas obras. Todos estão de parabéns. Com a infalível e Divina Providência, a casa da Mãe Auxiliadora está agora preparada para receber confortavelmente e com segurança os fiéis, seus filhos. Por Johelino Magalhães
VER MAIS

NATAL-SÃO JOSÉ | PE. FRANCISCO CIBIN, 8.O

NATAL-SÃO JOSÉ | PE. FRANCISCO CIBIN, 8.O

31 de agosto de 2020
80 anos de vida festejou o Pe. Francisco Cibin, neste domingo, dia 30 de agosto. Nesta data, sua comunidade da Candelária (Natal-São José), reuniu-se com os irmãos da comunidade de Natal-Gramoré, na Vivenda Dom Bosco, para a celebração da Santa Missa de ação de graças e um almoço festivo. Orações, fotos, bolo, presente, discursos, tudo para glorificar o Criador e Pai que chamou o nosso irmão Pe. Francisco à existência e ao seguimento de Jesus como salesiano de Dom Bosco. Um ‘giovanotto’ de 16 anos Em julho de 1957, em carta, uma senhora o apresentou ao diretor do Instituto Salesiano de Canelli, Província de Asti, na Itália: “O ‘giovanetto’ tem 16 anos, mas fez somente a quinta elementar; mas é um ‘ragazzo’ inteligente e cheio de boa vontade e assíduo às práticas de piedade do Oratório. Os genitores são agricultores meieiros, por isto não têm muitas possibilidades financeiras, mas procurarão ajudar nas despesas do filho da melhor maneira possível. Eles estão contentes com esta vocação do filho, ainda que tardia, e esperam que o filho possa dar prova, quando estiver no aspirantado, de poder retomar os estudos com proveito”. Para sua aceitação no aspirantado, seus pais escreveram esta declaração em 09 de agosto de 1957: “Declaramos deixar plena liberdade cristã ao nosso filho Francesco de seguir a sua vocação e de fazer parte da Congregação Salesiana, se a juízo dos superiores for julgado idôneo”. Um caminho de formação O Pe. Francisco Cibin, nascido em 30 de agosto de 1940, é de San Doná de Piave, na Povíncia de Veneza, na Itália, como o Ir. Toni, do qual é primo. Seu pai se chamava Giuseppe Cibin e sua mãe Helena Rozzino. Fez o noviciado em Morzano di Cavaglián e o pós-noviciado em São João Del Rei, em Minas Gerais. O tirocínio foi em Jaboatão Colônia. O curso de teologia, em Salvador, Bahia. Ordenou-se padre em 24 de agosto de 1974, em Treviso, na Itália. Um salesiano ‘agosto’ Agosto é um mês especial para o homenageado. Nasceu em 30 de agosto. Professou como salesiano, ao cabo do noviciado, em 16 de agosto. Profissão perpétua, também em 16 de agosto. Esta data faz uma referência ao nascimento de Dom Bosco, que por sua vez sempre quis uni-la à festa da Assunção da Virgem Maria (15 de agosto). Também a ordenação presbiteral aconteceu nesse mês e numa data mariana: 24 de agosto de 1974. Não sem razão, o Pe. Francisco é um sacerdote salesiano profundamente mariano. O festejado agradece Antes do apagar das luzes desse dia (30), quero manifestar meus sinceros agradecimentos a todos os queridos irmãos salesianos pelas mensagens e comunhão de vida que me enviaram no dia que tive o privilégio de celebrar os meus 80 anos de graça, com renovado entusiasmo de servir a Deus e à Inspetoria. Deus recompense a todos com abundantes bênçãos. (Pe. Francisco Cibin) Por Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
VER MAIS

NOTÍCIAS

ARACAJU | Colégio Salesiano realiza plantio de árvores no Parque da Sementeira

Estudantes aprenderam sobre todo o processo de plantação de árvores e descobriram curiosidades sobre a temática Para incentivar o contato com a natureza, os líderes de todas as turmas realizaram o plantio de árvores frutíferas no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira). A iniciativa é fruto de uma parceria do Colégio com a Secretaria Municipal […]
VER MAIS

FORMAÇÃO | Inspetores e Conselheiro Regional para América Cone Sul encontram-se para o Curatorium da Teologia

O encontro desta quarta-feira (23/08) começou com a Celebração Eucarística na capela principal da casa de formação, Instituto Pio XI, em São Paulo, com a participação dos estudantes de teologia. A missa foi presidida pelo P. Hector Gabriel Romero, Conselheiro Regional para América Cone Sul, e concelebrada pelos seis inspetores presentes, Padre Francisco Inácio Vieira […]
VER MAIS

ASSOCIAÇÃO DE MARIA AUXILIADORA | Família Salesiana é convidada para o Congresso Mariano

Acontece, nos próximos dias 06 e 07 de outubro, com as bênçãos de Deus e a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Auxiliadora, o Congresso Mariano Inspetorial. Acontecerá nas dependências do Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus, na cidade do Recife, com o seguinte tema: “Nossa Mãe, Nossa Rainha”. O Congresso terá o envolvimento de toda a […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE