SALESIANIDADE | A CANÇÃO DE MARIA

SALESIANIDADE | A CANÇÃO DE MARIA

8 de setembro de 2020
Hoje, Dia da Natividade da Virgem Maria, o Pe. Valdemar Pereira, nosso poeta maior, nos brinda com um inspirado poema sobre o Magnificat.   MAGNÍFICAT (Lc 1,46-55) A CANÇÃO DE MARIA   Esse canto é contemplado Como a “Canção de Maria”. É frequentemente  usado No cotexto da liturgia.   Seu conteúdo é tirado Direto do Evangelho Escrito  e bem narrado Por Lucas,  já meio velho.   A canção foi entoada Numa histórica ocasião, Das  primas agraciadas, Quando  da VISITAÇÃO   Maria foi às montanhas Ver a prima Isabel, Co’uma presteza tamanha Pura  como a luz do céu!   Isabel ao ver Maria Louva-a  pela sua fé, E Maria entoa o canto... Ambas  sorrindo de pé!   As crianças nos seus seios Parecem querer cantar João Batista se mexendo E Jesus a saltitar...   O Magníficat é O lindo canto de Maria Que expressa muita fé, Paz, amor e alegria.   É um canto laudatório Louva, honra, elogia, Enaltece e implora Agradece e confia!   Um hino celebrativo Que canta publicamente, O grande louvor festivo A Deus Pai Onipotente.   Bendiz as obras de Deus E atributos divinos Nas  vozes dos filhos seus, Os pobres e pequeninos!   E com Maria, portanto, Esse canto é festivo, Se reveste de encanto, Solene, celebrativo.   Maria, foi exemplar, Já desde pequena, ia Ao Templo para rezar, Nas horas da Liturgia.   Rezemos o Magníficat, Como rezava Maria Unidos  à voz  dos anjos Em celeste harmonia.   Pe. Valdemar Pereira dos Santos, sdb Salvador-BA, 24 /08/2020
VER MAIS

INSPETORIA | A SAÚDE DO PADRE FERREIRINHA

INSPETORIA | A SAÚDE DO PADRE FERREIRINHA

8 de setembro de 2020
O Pe. Raimundo Nonato, diretor da comunidade de Juazeiro do Norte, nos comunicou na manhã desta terça-feira, 08 de setembro: Hoje de madrugada, o Pe. Ferreira, se sentiu mal e o Padre Carlos Júnior o socorreu levando até o Hospital Regional, aqui em Juazeiro do Norte. Apresentando um quadro de dispnéia aguda, pressão muito alta. Foi apresentado também comprometimento cardíaco e neurológico. Ele foi entubado e está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Pedimos oração de todos os irmãos neste momento difícil. Estamos todos em oração, pedindo a proteção da Virgem Auxiliadora na vida deste nosso irmão. O Pe. Ferreirinha O padre José Ferreira de Lima nasceu em Mata Grande, AL, em 27 de janeiro de 1928. Família de romeiros, mudou-se para Juazeiro do Padre Cícero. Assim, foi aluno do Colégio Salesiano de lá e conheceu Dom Bosco. Depois do aspirantado em Jaboatão e Recife, fez o noviciado em Jaboatão e professou em 31 de janeiro de 1952. A Filosofia foi em Natal, o tirocínio de três anos em Belém-Carmo e a Teologia em São Paulo. Padre, em 8 de dezembro de 1961. O carinho e as preces dos irmãos Estarei em oração pelo Pe. Ferreirinha! (Pe. Fábio José de Farias) Em oração por nosso irmão, padre Ferreirinha. Nossa Senhora Auxiliadora interceda por ele. Obrigado por comunicar (Pe. Carlos Alberto Leite) Em oração por este nosso irmão! (S José Renato de Melo) Rezemos por este irmão tão precioso e de rico testemunho pra tds nós! (Pe. Renato Jorge) Em comunhão de preces pela pronta recuperação deste nosso irmão, P. Ferreirinha. (Leandro, assistente) Suplicamos ao Sagrado coração de Jesus pela saúde do Pe. Ferreira! (S Paulo Henrique) Desde que nos foi comunicada a situação do Pe Ferreira, a Comunidade de S.José reza pelo seu restabelecimento, invocando a proteção da Mãe cujo Aniversário hoje celebramos (Pe. Francisco Cibin) Meu Deus! Que Pe. Ferreirinha se recupere dessa! (S Raimundo Luan) Por Pe. João Carlos Ribeiro
VER MAIS

CASA INSPETORIAL | Pe. Antonio Gomes, 50 anos

CASA INSPETORIAL | Pe. Antonio Gomes, 50 anos

4 de setembro de 2020
50 anos, completou o nosso irmão Pe. Antonio Gomes. E a comunidade da Casa inspetorial convidou as comunidades vizinhas do Sagrado Coração e do Bongi para o almoço de aniversário. Foi o primeiro grupo a pisar na Casa Inspetorial nestes seis meses de isolamento social. Não que tenha acabado a epidemia, embora esteja amenizada, mas estamos numa nova fase de aprendizado de convivência com a circulação do vírus, com os cuidados sanitários necessários. Pe. Antônio Gomes, integrante de nossa comunidade da Casa Inspetorial, coordena nossa presença nas comunidades de Caetés (Abreu e Lima), periferia da área metropolitana, na qualidade de pároco, auxiliado pelo Pe. Marcos (da comunidade de Recife-Bongi) e pelo Diácono Antonio Neto. Coordena, além disso, a Comissão Arquidiocesana de Juventudes, com funções de assessoria nesta área também a nível regional (CNBB-NE II). Filho de Antonio Gomes (+1980) e Maria Idalina (+1995), O Pe. Antonio Gomes vem da Paróquia de Santo Amaro em Jaboatão, onde estivemos servindo por 40 anos. É verdade que continuamos com um pé por lá, no Oratório, hoje um florescente centro de formação profissional. O homenageado nasceu em 03 de setembro de 1970. Sua vivência eclesial na paróquia salesiana de Jaboatão o dispensou do aspirantado. Chegou direto para o pré-noviciado no Bongi em 1989, ano do fechamento do ITER. Foi noviço em em São Carlos, SP, tendo como mestre o bondoso Pe. Alcides. A licenciatura em Filosofia foi feita na FAFIRE, no Recife e o Curso Teológico em Belo Horizonte, no ISTA. O tirocínio, após a filosofia, foi feito em Aracaju (1993) e em Carpina (1994). Sua profissão perpétua, em Jaboatão, ocorreu em 31 de janeiro de 1997. Dom Valério Breda o ordenou padre em Jaboatão, em janeiro de 1999, na festa da Epifania do Senhor. Por Pe. João Carlos Ribeiro
VER MAIS

NOTÍCIAS

JABOATÃO (PE) | Alunos do Colégio Salesiano participam de solenidade comemorativa no Comando Militar do Nordeste no Dia do Soldado

Os educandos do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão, participaram de uma solenidade comemorativa especial no Comando Militar do Nordeste em homenagem ao Dia do Soldado. O evento, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 25 de agosto, proporcionou aos alunos uma experiência única de aproximação com as Forças Armadas e uma oportunidade de aprendizado […]
VER MAIS

SALESIANOS| Ação de Graças: Pe. João Carlos celebra 40 anos de sacerdócio

Este domingo, 27 de agosto, será muito especial para o Padre João Carlos, SDB: vai celebrar 40 anos de sacerdócio, com uma missa às 8h, na Igreja de São José, no município de Carpina – a 56 km de Recife. Com transmissão pela Rede Vida, o atual vice-inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste vai render […]
VER MAIS

AJS | Lideranças juvenis da AJS Nordeste se reúnem para o Conselho insterinspetorial

A capital Cearense recebeu o Conselho Interinspetorial da Articulação da Juventude Salesiana (AJS Nordeste). O encontro, realizado nos dias 19 e 20 de agosto, reuniu padres, religiosos (as), jovens e adultos, que acompanham a caminhada juvenil salesiana nos nove estados da região das inspetorias São Luiz Gonzaga (SDB) e Maria Auxiliadora (FMA). As atividades foram […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE