FAMÍLIA SALESIANA | UMA FAMÍLIA EM FESTA PELOS 205 ANOS DE DOM BOSCO

FAMÍLIA SALESIANA | UMA FAMÍLIA EM FESTA PELOS 205 ANOS DE DOM BOSCO

24 de agosto de 2020 Por paulo
No dia 22 de agosto, a nossa inspetoria promoveu um encontro on-line, com todos os grupos da família salesiana presentes no Nordeste, para celebrar a vida de São João Bosco, fundador e modelo de toda a missão salesiana: a LIVE DOM BOSCO. Transmitida pelo YouTube, a live contou com a presença do padre inspetor, Nivaldo Pessinatti, que deu as palavras de abertura e a benção final, de Nossa Senhora Auxiliadora, e também do padre João Carlos, que abrilhantou a noite com músicas conhecidas da cultura salesiana do Nordeste e também de sua autoria. Durante a transmissão, que contou com a apresentação do salesiano Diác. Antonio João Neto, foram exibidos vários vídeos dos diversos grupos da família salesiana, os quais diziam o que mais amavam em Dom Bosco e entregando seu presente a ele. Foi um lindo momento de fraternidade e alegria, onde celebramos o nosso carisma, em torno da figura carismática de Dom Bosco. "Na data 22/08 estava passando por muita tristeza e problemas pessoais quando resolvi assistir a live da Inspetoria Salesiana. Pude sentir o amor vivo e toda gratidão por Dom Bosco naquele momento. Quando o Diácono Neto perguntou sobre qual presente você daria a Dom Bosco, só veio em minha mente toda alma missionária e alegria da juventude. Sou apaixonada pela obra Salesiana fundada pelo "Sim" de Dom Bosco. Tenho uma imensa gratidão por minha Paróquia São João Bosco em Caetés. Sei que minha alma missionária é somente para servir junto a igreja e com os mais pobres. As músicas cantadas por Padre João Carlos refletiram toda luta da minha comunidade em ser salesiana e ter Dom Bosco como mestre da nossa juventude. Os testemunhos dos amados jovens da AJS Nordeste me emocionaram muito, cheguei a soluçar. Toda gratidão a obra Salesiana. Viva Dom Bosco!!” (Walquíria Lopes, Jovem Assessora da AJS Caetés) Durante a transmissão, além dos vídeos exibidos, muitas pessoas comentaram seu carinho e gratidão à Deus pela vida de Dom Bosco e dos grupos que compõem a Família Salesiana no Nordeste. Para conferir como foi essa festa toda, acesse: https://bit.ly/2QnVrQN Ainda no canal do YouTube da nossa Inspetoria, estão exibidos todos vídeos da noite do dia 22 de agosto. Acesse: https://cutt.ly/2fu5jLF Por Diác. Antonio João Neto
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | RMG – Entrevista com o P. Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone Sul

CONGREGAÇÃO | RMG – Entrevista com o P. Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone Sul

21 de agosto de 2020
(ANS - Roma) - O P. Gabriel Romero foi eleito pelo CG28 como novo Conselheiro para a Região América Cone Sul. Abaixo, uma entrevista concedida por ele à ANS. O que o levou a se tornar um salesiano? Fiz o ensino médio na escola salesiana da minha cidade natal, San Miguel de Tucumán. Acredito que desde o primeiro dia gostei do ambiente escolar, da diversidade das propostas e da presença cotidiana dos Salesianos entre nós. Naqueles anos, tive a oportunidade de participar de grupos de jovens e ser animador; ali fiz grandes amigos, aproveitei todas as propostas formativas e retiros, realizei diversas experiências missionárias nas aldeias vizinhas, assim como acampamentos de verão, grupos de teatro e o musical de Dom Bosco por ocasião do centenário de 1988. Tudo isso me marcou. Senti profundamente, em meu coração, que o Senhor me pedia para alargar meu coração e oferecê-lo a muitos. Também tive a graça de ter uma família que sempre me acompanhou em todas as minhas decisões. O que o senhor traz da experiência do CG28? A beleza de uma Congregação mundial, plural, missionária, fraterna e comprometida com os jovens e os ambientes populares. Ouvir tantas histórias e experiências dos meus irmãos salesianos que, em várias partes do mundo, dão a vida todos os dias pelos jovens, me emocionou e me levou a agradecer a Deus pelo que trabalho que realiza através destes seus filhos. Estar em Valdocco todos os dias e a cada momento, ao lado de Dom Bosco, olhar para ele e conversar com ele, rezar aos pés da Auxiliadora e conhecer a vida de tantos, foi um dom maravilhoso. Foram dias de fraternidade e esperança. Sabemos que são muitos os desafios que ainda precisam ser enfrentados na missão e somos acompanhados pela certeza de que Dom Bosco está vivo no coração de tantos jovens, adultos e irmãos salesianos que seguem anunciando Jesus Cristo com audácia e criatividade. Isso nos encoraja, abre horizontes e nos permite continuar sonhando. Nestas primeiras semanas, marcadas pelas restrições para Covid-19, o que o senhor pôde ver, conhecer e aprender sobre sua nova função? O que espera para o futuro? Há muito pouco que eu possa fazer neste momento. Na Argentina e em toda a América as fronteiras ainda estão fechadas. Realizamos vários encontros virtuais para compartilhar, formar e retomar juntos alguns processos de discernimento que já estavam em andamento. Assim que for possível, espero poder visitar os meus irmãos salesianos e conhecer a riqueza e a beleza da nossa região. O que o senhor sonha daqui a seis anos para a sua região? Sei que é uma região que tem muita vida, muitos jovens, muito trabalho e muito compromisso com os mais pobres. Que possamos continuar a ser a cada dia mais fiéis ao Senhor, que nos chamou para dar todas as nossas energias e estar entre os jovens mais pobres. Sem dúvida, o recente Sínodo da Amazônia e do Laudato Si nos colocará profundamente à prova. A presença de tantos leigos, jovens e adultos, empenhados em todas as nossas obras representa uma grande fortaleza que queremos cuidar com respeito e dedicação. Há muito a caminhar e aprender. Fonte: ANS
VER MAIS

INSPETORIA | OS SESSENTA ANOS DO NOSSO REITOR MOR

INSPETORIA | OS SESSENTA ANOS DO NOSSO REITOR MOR

21 de agosto de 2020
Nosso Reitor Mor está completando 60 anos. O Pe. Ángel Fernández Artime nasceu a 21 de agosto de 1960, em Gozón-Luanco, nas Astúrias, Espanha. Fez a primeira Profissão Religiosa Salesiana em 1978 e a Profissão Perpétua em 1984, em Santiago de Compostela, sendo ordenado de sacerdote aos 4 de julho de 1987, em Leão. O Pe. Ángel é originário da Inspetoria de Leão; e laureado em Teologia Pastoral e licenciado em Filosofia e Pedagogia. Foi sucessivamente Delegado da Pastoral Juvenil, Diretor de escola em Ourense, membro do Conselho Inspetorial, Vigário Inspetorial e, de 2000 a 2006, Inspetor (ou Provincial) Salesiano. Em 2009, foi nomeado Superiror da Inspetoria da Argentina Sul, com sede em Buenos Aires. Nesse encargo pôde também conhecer e colaborar pessoalmente com o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco. Em 2013 foi nomeado Superior da nova Inspetoria da ‘Espanha Mediterrânea’, mas antes de tomar posse nesse novo encargo, foi, em 25 de março de 2014, eleito pelo Capítulo Geral 27 novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana, tornando-se o X Sucessor de Dom Bosco. No recente CG28, foi reconduzido ao cargo por mais seis anos. Em sua proposta programática para os próximos anos, colhendo as inspiração do CG28, o nosso Reitor Mor convocou a Congregação para um sexênio de crescimento na identidade salesiana, numa congregação em que é urgente o ‘Da mihi animas coetera tolle’, vivendo o sacramento salesiano da presença, com prioridade absoluta pelos jovens, os pobres e os mais abandonados e indefesos, ao lado dos leigos na missão e na formação. ‘É tempo de generosidade na Congregação’, escreveu ele, com uma proposta clara: “Proponho a toda a Congregação a concretização deste tempo de generosidade, assumindo de modo natural a disponibilidade de irmãos de todas as Inspetorias (transferências, intercâmbio, ajuda temporária) para serviços internacionais, novas fundações, novas fronteiras que queiramos alcançar”. Em 2017, o Pe. Ángel visitou nossa Inspetoria, nos dias 20 a 27 de outubro. Foram dias de intensos contatos e proximidade, onde cresceu nossa admiração e nossa amizade pelo 10º. Sucessor de Dom Bosco. Neste link, em 10 minutos, você pode tomar conhecimento ou recordar a simpática visita do Reitor Mor à Inspetoria do Recife, em 2017: https://youtu.be/mnrRPimHhT8 . Aproveite para se inscrever em nosso Canal do Youtube. Fonte: www.sdb.org e Proposta Programática do Reitor Mor pós CG28.
VER MAIS

#PRESENTEPARADOMBOSCO | A Família Salesiana do Nordeste festeja o pai e mestre

#PRESENTEPARADOMBOSCO | A Família Salesiana do Nordeste festeja o pai e mestre

21 de agosto de 2020
#PRESENTEPARADOMBOSCO A Família Salesiana do Nordeste festeja o pai e mestre Neste sábado, 22 de agosto, a família salesiana do Nordeste faz uma festa para o aniversariante Dom Bosco, nos seus 205 anos de nascimento. O Diácono Antonio Neto, delegado inspetorial para a família salesiana, está na coordenação da festa, que vai contar com uma sala virtual para o encontro de todos os grupos, filhos e amigos de Dom Bosco. Os grupos da família salesiana e, quem quiser individualmente, vão entregar o seu presente para o aniversariante. Além das juventudes articuladas na AJS e no CJC, participam também as Filhas de Maria Auxiliadora, os Salesianos de Dom Bosco, a ADMA, os Salesianos Cooperadores, VDBs, Ex-Alunos, Ex-Alunas, Medianeiras da Paz e Colaboradores. A Live Dom Bosco poderá ser acompanhada no Canal do Youbube SALESIANOS NE (pode ser facilmente localizado como Salesianos Nordeste). “É a celebração da vida dele, a memória do que ele representa aqui para nós no Nordeste, é a festa da família pra Dom Bosco”, comenta o Diácono João Neto. A Live promete muita interação, com a presença do Pe. Inspetor, as músicas do Pe. João Carlos, vídeos dos grupos da família salesianas e, claro, as surpresas dos presentes para o aniversariante. “Quem se sente amado, quem se sente contemplado pela missão salesiana vai ofertar a Dom Bosco um presente especial”, explica o delegado. Siga o link e veja o vídeo-convite para a Live Dom Bosco: https://youtu.be/WpeyjnRPIH8 Serviço: Live Dom Bosco 22 de agosto de 2020 – Das 20 às 21:30 horas Youtube: Salesianos NE Por Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
VER MAIS

NOTÍCIAS

FORTALEZA | Colégio Salesiano Dom Bosco de Fortaleza recebe Selo Mérito Jubilar do SINEP-CE

Na última sexta-feira, dia 18, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Fortaleza, representado pela gestora pedagógica, Cristina Correia, e o gestor administrativo e financeiro, Márcio Adalberto, vivenciou um momento de honra e reconhecimento ao participar de uma sessão solene na Câmera Municipal de Fortaleza. A sessão, marcada por significado histórico, celebra os 80 anos do […]
VER MAIS

REDE SALESIANA BRASIL | Vem aí o XXI ENARSE e o XIV ENEL

A Rede Salesiana Brasil (RSB) promove, nos dias 23 e 24 de agosto, o XXI Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e o XIV Encontro Nacional dos Econômos Locais (ENEL) Com o tema “Identidade e inovação no currículo: a centralidade da pessoa e a excelência da escola salesiana”, o evento ocorre pela […]
VER MAIS

RECIFE-Bongi | Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como tema: “Conectar e somar para construir inclusão” em 2023

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla deste ano o tema visa mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que a mesma causa, a conexão – por meio da comunicação interpessoal e digital – é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE