AREIA BRANCA (RN) | Quadras poliesportivas do Centro Juvenil foram reformadas e entregues à comunidade

AREIA BRANCA (RN) | Quadras poliesportivas do Centro Juvenil foram reformadas e entregues à comunidade

8 de setembro de 2025
A obra, no Centro Juvenil Dom Bosco, iniciada em 29 de abril, representa um marco importante para a comunidade salesiana e, especialmente, para as crianças e os adolescentes que utilizam o espaço diariamente para práticas esportivas, recreativas e de convivência. O espaço, que estava desgastado pela ação do tempo e do uso diário, foi completamente reformado com recursos destinados pelo Reitor-Mor da congregação salesiana, padre Fabio Attard. As quadras agora contam com estrutura completa, garantindo mais segurança, qualidade e acessibilidade. Após a conclusão dos serviços, o espaço já está sendo utilizado pelos jovens no Oratório Diário, ação da obra salesiana que acontece de terça a sexta, às 19h20 com ações executadas por voluntários. Daniely Mendonça, diretora executiva da Obra Social Dom Bosco (OSDB), agradeceu pela obra. “Nós da OSDB queremos expressar nossa profunda gratidão aos Salesianos espalhados pelo mundo e ao Reitor-Mor que acolheu nosso projeto e viabilizou recursos para realizar esse sonho de Dom Bosco em nosso meio”, expressou. Mais do que uma obra de infraestrutura, a entrega das quadras simboliza esperança e oportunidade para meninos e meninas que encontram ali um espaço de pertencimento. Cada chute na bola, cada partida e cada momento de convivência reforçam não apenas a prática do esporte, mas também o fortalecimento de vínculos, a construção de amizades e a certeza de que eles são valorizados e merecem sonhar alto. A iniciativa reforça o compromisso dos salesianos com a comunidade em oferecer às crianças, adolescentes e jovens um espaço adequado para o lazer, ações de socialização e desenvolvimento integral através do esporte e da convivência saudável. Por Carlos Júnior Foto: Jonas Marcelino – Díspar.mov Confira imagens ANTES e DEPOIS:
VER MAIS

IGREJA | Vaticano – Papa: os santos Frassati e Acutis convidam a não desperdiçar a vida, mas a fazer dela uma obra-prima

IGREJA | Vaticano – Papa: os santos Frassati e Acutis convidam a não desperdiçar a vida, mas a fazer dela uma obra-prima

8 de setembro de 2025
(ANS – Cidade do Vaticano) – “Os santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis são um convite dirigido a todos nós – especialmente aos jovens – a não desperdiçar a vida, mas a orientá-la para cima e a fazer dela uma obra-prima”, disse Leão XIV ao presidir sua primeira santa missa com o rito de canonização. O Santo Padre surpreendeu a todos saudando os cerca de 80 mil fiéis presentes na Praça São Pedro antes do início da cerimônia: “Irmãos e irmãs, hoje é uma belíssima festa para toda a Itália, para toda a Igreja e para todo o mundo. E antes de começar, gostaria de saudá-los e dizer uma palavra, porque, se de um lado a celebração é muito solene, de outro é um dia de muita alegria”. O Papa ficou impressionado com a quantidade de jovens. “É realmente uma bênção”, afirmou. “Nós nos preparamos para esta celebração com a oração, com o coração aberto desejosos de receber esta graça do Senhor, e sentimos todos no coração a mesma coisa que Pier Giorgio e Carlo viveram: este amor por Jesus Cristo, sobretudo na Eucaristia, mas também nos pobres, nos irmãos e irmãs. Todos vocês, todos nós, somos chamados a ser santos.” A solene celebração eucarística com o rito de canonização teve início com a “Petitio” (Petição), em que o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, card. Marcello Semeraro, acompanhado dos postuladores, pediu ao Santo Padre que inscrevesse os dois beatos no Álbum dos Santos. Na sequência, o cardeal apresentou brevemente as duas biografias e foi entoada a Ladainha dos Santos. Depois, o Pontífice leu a fórmula de canonização, estabelecendo que “em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os santos”. Neste momento, foi oferecido o incenso para a veneração das relíquias. A Santa Missa prosseguiu com a Liturgia da Palavra. Na homilia, o Papa Leão comentou as leituras do dia, cuja mensagem principal é uma advertência a não desperdiçar a vida fora do projeto de Deus, um convite a aderir sem hesitação à aventura que o Senhor nos propõe, despojando-nos de nós mesmos, das coisas e ideias às quais estamos apegados, para nos colocarmos à escuta da sua palavra. “Muitos jovens, ao longo dos séculos, tiveram de enfrentar esta encruzilhada na vida”, comentou o Pontífice, citando São Francisco de Assis. E como ele, muitos outros. “Às vezes, nós os retratamos como grandes personagens, esquecendo que tudo começou para eles quando, ainda jovens, responderam ‘sim’ a Deus e se entregaram totalmente a Ele, sem guardar nada para si mesmos.” Jovens apaixonados por Jesus O Papa convidou a olhar para São Pier Giorgio Frassati, um jovem do início do século XX, e São Carlo Acutis, um adolescente dos nossos dias, “ambos apaixonados por Jesus e prontos a dar tudo por Ele”. E discorreu brevemente sobre cada um: “Pier Giorgio encontrou o Senhor através da escola e dos grupos eclesiais e testemunhou-O com a sua alegria de viver e de ser cristão na oração, na amizade, na caridade. Ainda hoje, a vida de Pier Giorgio representa uma luz para a espiritualidade leiga. Para ele, a fé não era uma devoção privada: impulsionado pela força do Evangelho e pela pertença a associações eclesiais, comprometeu-se generosamente na sociedade, deu o seu contributo à vida política, dedicou-se com ardor ao serviço dos pobres.” “Carlo, por sua vez, encontrou Jesus na família, graças aos seus pais, Andrea e Antonia – presentes aqui hoje com os dois irmãos, Francesca e Michele –, depois também na escola, e sobretudo nos sacramentos, celebrados na comunidade paroquial. Assim, cresceu integrando naturalmente nas suas jornadas de criança e adolescente a oração, o desporto, o estudo e a caridade.” Façamos da nossa vida uma obra-prima! Ambos, Pier Giorgio e Carlo, cultivaram o amor a Deus e aos irmãos através de meios simples, ao alcance de todos: a Santa Missa diária, a oração, especialmente a Adoração Eucarística. Essencial para eles era a Confissão frequente. Ambos, finalmente, tinham uma grande devoção pelos santos e pela Virgem Maria, e praticavam generosamente a caridade. Quando a doença os atingiu e ceifou as suas jovens vidas, nem mesmo isso os impediu de amar, de se oferecerem a Deus, de bendizê-Lo e de orar por si próprios e por todos. “Queridos, os santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis são um convite dirigido a todos nós – especialmente aos jovens – a não desperdiçar a vida, mas a orientá-la para cima e a fazer dela uma obra-prima. Eles encorajam-nos com as suas palavras: «Não eu, mas Deus», dizia Carlo. E Pier Giorgio: «Se tiveres Deus no centro de todas as tuas ações, então chegarás até ao fim». Esta é a fórmula simples, mas vencedora, da sua santidade. E é também o testemunho que somos chamados a seguir, para saborear a vida até ao fim e ir ao encontro do Senhor na festa do Céu”, concluiu o Pontífice. Fonte: Vatican News
VER MAIS

SALVADOR (BA) | 8 toneladas de alimentos foram arrecadados na III edição da gincana Interdisciplinar

SALVADOR (BA) | 8 toneladas de alimentos foram arrecadados na III edição da gincana Interdisciplinar

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 8 de setembro de 2025
Com espírito salesiano, estudantes do 8º ano protagonizam ação que integrou solidariedade e conhecimento Um gesto de solidariedade que fez toda a diferença: os estudantes do 8º ano do Colégio Salesiano Dom Bosco arrecadaram mais de 8 toneladas e 210 quilos de alimentos durante a III Gincana Interdisciplinar do 8º Ano, cuja culminância ocorreu no dia 9 de agosto. A iniciativa uniu alegria, espírito de equipe e, sobretudo, compromisso social, transformando a competição em um grande movimento de partilha. Os alimentos arrecadados beneficiaram diversas instituições que desempenham papel fundamental no cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade, entre elas: Casa da Fraternidade, Sociedade Irmãos Solidários, Casa da Criança - Bezerra de Menezes, Naspec, Casa de Repouso Bom Jesus, Instituição Social Profetas de Cristo, a SIS (Sociedade Irmãos Solidários), Lar Amor e Vida, Instituição AACABEM. Além dos educadores de Serviços Gerais do nosso colégio que também foram contemplados com as doações. [gallery columns="2" size="large" ids="454092,454093"] A gincana também foi um espaço de aprendizado e criatividade. As atividades propostas se conectaram aos temas de cada equipe que envolveram assuntos como agricultura familiar, alterações climáticas, alimentação e o cuidar das cidades em diálogo com a Campanha da Fraternidade e Ecologia Integral. Entre as provas, os estudantes elaboraram revistas científicas, vídeos publicitários, mascotes e gritos de guerra. Além de se desafiarem em tarefas-relâmpago como torre e corrida de Lego, circuito esportivo, mural artístico, entre outras dinâmicas. Mais do que uma disputa, a gincana reafirmou valores salesianos de solidariedade, protagonismo e cuidado com o próximo. A mobilização envolveu todas as turmas do 8º ano, que se dedicaram intensamente às provas culturais e, principalmente, à campanha de arrecadação. No Top 3 da competição, destaque para o 8º E em primeiro lugar, seguido pelo 8º G e pelo 8º F. [gallery columns="1" size="large" ids="454094"] A III Gincana Interdisciplinar do 8º Ano mostrou que, quando a juventude é incentivada a unir conhecimento, cultura e solidariedade, a competição se transforma em cooperação e gera frutos que vão muito além dos muros da escola — impactando famílias e comunidades inteiras com esperança e dignidade. Por Comunicação Salesianos Bahia
VER MAIS

NOTÍCIAS

SALESIANOS BAHIA | Novos educadores participam de encontro formativo sobre a presença salesiana

Nos dias 28 de fevereiro e 14 de março, os novos educadores dos Salesianos Bahia participaram de um momento especial de estudo e aprofundamento sobre a presença e a missão salesiana, sob a mediação do Pe. Marcos Antônio S. Souza, SDB. O encontro teve como objetivo apresentar a história, a espiritualidade e os princípios que […]
VER MAIS

RECIFE (PE) | Equipe multidisciplinar realiza visitas do Programa Jovem Aprendiz no interior de Pernambuco

Entre os dias 9 e 13 de março, a equipe da Escola Dom Bosco Recife realizou visitas aos polos do interior de Pernambuco com o objetivo de acompanhar as turmas, fortalecer parcerias e celebrar momentos importantes da formação dos jovens aprendizes. A agenda começou em Surubim, com visita de acompanhamento e certificação da turma de […]
VER MAIS

Educar à Misericórdia: A MENSAGEM DO REITOR-MOR, P. Fábio Attard

A parábola do fariseu e do publicano (Lc 18,9-14) para nós educadores e evangelizadores não é simplesmente uma narrativa moral sobre a soberba e a humildade, mas uma revelação profunda sobre como Deus nos encontra e sobre como somos chamados a transmitir esta experiência transformante A fé como chamamento a uma relação de misericórdia Quando […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE