SALESIANIDADE | DOM LUSTOSA, MISSIONÁRIO NA AMAZÔNIA

SALESIANIDADE | DOM LUSTOSA, MISSIONÁRIO NA AMAZÔNIA

22 de abril de 2020
Dom Antônio de Almeida Lustosa foi generoso no seu ministério episcopal à Igreja. Serviu à Igreja como Bispo de Corumbá/MT, Uberabá/MG e Arcebispo de Belém/PA e finalmente de Fortaleza/CE. Em Belém, do Pará, esteve governando a Arquidiocese por bem dez anos, de 1931 a 1941. Belém, com a sua realidade amazônica, era terra de exigências particulares, sobretudo pelas longas distâncias que o Pastor diocesano deveria percorrer para alcançar o seu rebanho. As viagens de barco eram uma constante no apostolado dos sacerdotes e missionários da Amazônia. A chamada “desobriga” consistia na visita de barco ou lancha que o sacerdote fazia às comunidades ribeirinhas, no interior dos rios e florestas, comunidades na grande maioria desprovidas de atendimento sacerdotal fixo. Em uma dessas visitas pastorais de Dom Lustosa, pelo caudaloso rio Guamá, acompanhado pelo salesiano Padre Virgílio Agnoletto, os dois chegando a uma comunidade ribeirinha anunciaram que em breve iriam celebrar a Santa Missa. Enquanto o povo se preparava, tanto P. Virgínio quanto Dom Lustosa se puseram a confessar debaixo das árvores, próximo a capela do povoado. Sentado numa lata, P. Virgínio começou a se incomodar, quando viu formigas saúvas passando pelos seus pés, foi quando notou que Dom Lustosa estava por sua vez, sentado sobre um formigueiro, com as saúvas saindo aos montes e o Servo de Deus sem reclamar de nada. Uma das características de Dom Lustosa em suas viagens apostólicas era anotar tudo o que via e ouvia de interessante sobre os lugares, a natureza, o modo de viver e agir do povo. Portanto, trazia sempre no bolso da batina um bloquinho com um lápis para tomar nota de suas experiências. Dessas notícias e observações recolhidas, fazia questão de publicar ou usar em suas catequeses e ilustrações em suas homilias para todos os fiéis. Notava-se no Servo de Deus o desejo de encarnar-se na realidade do seu povo, reconhecendo as “sementes do Verbo” já presentes no coração do povo amazônida. Nas visitas pastorais aos povoados simples dos pescadores paraenses, comia com alegria e simplicidade da mesma comida que o povo humilde lhe servia. Mostrava-se sempre acolhedor e paciente em escutar a todos. Diziam os salesianos que o acompanhavam: Era aquele mesmo carisma de Dom Bosco, que com uma palavra delicada ao pé do ouvido depositava consolo, esperança e conversão em tantos que o ouviam. Após as celebrações da Santa Missa, Dom Lustosa gostava de se entreter com as crianças. Perguntava como estavam se comportando, se iam ao catecismo e se faziam suas orações. Como diziam as Constituições Salesianas, era sinal e portador do amor de Deus aos jovens. Num belo testemunho, Dom João Resende Costa, salesiano, que foi Arcebispo de Belo Horizonte, conta que na ocasião de uma Visita Ad Limina (Visita Canônica que todo Bispo deve fazer ao Papa regularmente), quando ainda era estudante de teologia, em Roma, ele foi encarregado de acompanhar Dom Lustosa em algumas visitas que devia fazer. O jovem seminarista testemunha assim: “Fiquei edificado com todo o seu modo de ser. Era a piedade, a bondade, a humildade. Era a dignidade sem afetação, a competência sem exibição. Nunca se prevaleceu de seu valor, mantendo em toda parte uma atitude de modéstia e de simplicidade”. Nos dez anos de seu governo à frente do Arcebispado de Belém, ele visitou todo o território da Arquidiocese, apesar das grandes dificuldades de acesso e grande extensão territorial. A partir de setembro de 1932, Dom Lustosa passou a publicar no periódico católico "A Palavra", suas crônicas relativas às visitas pastorais. Esta coluna terá o nome de "À Margem da Visita Pastoral". De sua pena saíram ainda muitos outros livros, entre os quais uma biografia de Dom Macedo Costa, Bispo do Pará. Dentre as muitas realizações de Dom Antônio Lustosa em Belém, destacam-se a reabertura do Seminário Nossa Senhora da Conceição, confiado à administração dos Salesianos; criação de diversas paróquias; instalação de comunidades religiosas dos Padres da Santa Cruz, das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, das Irmãs Franciscanas Capuchinhas, das Angélicas de São Paulo e das Irmãs de Nossa Senhora da Anunciação. No dia 19 de julho de 1941, por ordem do Papa Pio XII, Dom Lustosa é transferido para a Arquidiocese de Fortaleza, Ceará. Por Pe. Sérgio Lúcio Alho da Costa, sdb Colaborador e Promotor no Brasil da causa da canonização de Dom Antonio Lustosa
VER MAIS

CAETÉS | Semana Santa é realizada de maneira diferente

CAETÉS | Semana Santa é realizada de maneira diferente

22 de abril de 2020
 Meios de comunicação foram os grandes aliados na realização das celebrações A Semana Santa na Paróquia São João Bosco, em Caetés, Abreu e Lima/PE, foi um pouco diferente. Os bancos vazios e as portas da igreja matriz dedicada ao pai e mestre da juventude fechadas deram espaço à igreja doméstica. Foi por meio da televisão, celular, computador e rádio que os fiéis acompanharam e vivenciaram, ao vivo, as celebrações do Domingo de Ramos, da Ceia do Senhor, da Paixão e Morte de Cristo, da Vigília Pascal e da grande solenidade da Páscoa. A interação do povo de Deus nas plataformas foi um dos destaques do momento em que a Igreja celebra a morte e ressurreição de Cristo. Além do Facebook, a Pastoral de Comunicação da Paróquia São João Bosco estendeu as famosas lives para o canal do YouTube e para o Instagram, com o intuito de oferecer para os fiéis um melhor acesso aos momentos, presididos pelo pároco, padre Antônio Gomes e concelebrado pelo vigário paroquial, padre Marcos Antônio. A Rádio Dom Bosco foi uma grande aliada na comunicação, ajudando as pessoas que não têm acesso às plataformas digitais. Durante as transmissões, a equipe de mídias da paróquia recebeu diversas fotos e vídeos de fiéis compartilhando e celebrando os momentos junto com o corpo litúrgico. “Estes dias a liturgia tem nos desafiado. Graças a Deus, a Pascom vem crescendo na caminhada da Igreja, especialmente, em nossa paróquia. As transmissões chegaram aos lares e foram ao encontro das pessoas. Quero agradecer também às pessoas que serviram nas leituras, nos cânticos e na preparação do ambiente e das celebrações. Em comunhão com a Igreja, obedecemos às normas estabelecidas pelos órgãos competentes e conseguimos comunicar a força da fé em Cristo”, avaliou o padre Antônio Gomes. INSTAGRAM – Integrantes da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Caetés estão realizando lives no Instagram para fortalecer a oração com os grupos e movimentos juvenis. Até agora, a programação dos jovens contou com vias-sacras e momentos marianos com a participação de religiosos e da juventude de Caetés e de outras Casas da Inspetoria Salesiana do Nordeste. Por Rhaldney Silva 
VER MAIS

INSPETOR | VISITA INSPETORIAL EM ARACAJU

INSPETOR | VISITA INSPETORIAL EM ARACAJU

7 de abril de 2020
O primeiro passo foi a consulta feita à comunidade salesiana local sobre a data e a modalidade não presencial da visita inspetorial. Aceitos os termos, a visita foi marcada para os últimos 04 a 06 de abril. Para a comunicação, foi usada a plataforma Hangouts. Google Hangouts é uma plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP. A visita foi prevista em quatro momentos: Encontro, em sala comum, com a comunidade salesiana. Com a presença dos irmãos da comunidade (Pe. Arlan, Pe. Aguinaldo, Pe. Leandro e Pe. Délio) e, claro, do Pe. Inspetor, cada um no seu computador, no primeiro momento, houve uma partilha da vida comunitária. Passou-se depois ao nível da missão, com apreciação da caminhada no Colégio, na Paróquia e na Obra Social. Por fim, entrou em pauta o serviço ministerial dos sacerdotes nas várias frentes e capelanias. A reunião virtual durou uma hora e meia. Foi uma reunião fraterna e alegre, com momentos bem humorados. Encontro com as lideranças, em sala comum. Participaram as coordenações pedagógica, administrativa e do Oratório: José Carlos, Jilvane, Marisa, Magali, Jorge Laerte. Cada um(a), em seu terminal, participou com suas informações e impressões. Encontro pessoal com os salesianos e lideranças, por hangout ou telefone. Em clima de colóquio, cada irmão expôs sua caminhada e suas dificuldades. Essa modalidade também esteve aberta às lideranças que o desejaram. Ata da visita inspetorial. Em momento próximo, a ata devidamente redigida com o registro da visita e as recomendações do Pe. Inspetor será apresentada à comunidade. No conjunto, os irmãos e os leigos apreciaram esta modalidade de visita inspetorial, valorizando uma consistente comunicação não presencial. Como de praxe, o Inspetor fará visitas presenciais, durante o ano, tão logo passe esta fase de isolamento social. Mas, a visita canônica esta já foi realizada. Por Comissão Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

SOLIDARIEDADE | Primeiros dias da Campanha

SOLIDARIEDADE | Primeiros dias da Campanha

7 de abril de 2020
Depois das reuniões de formatação da campanha, os primeiros passos foram de divulgação: arte para post nas redes sociais, live com o Pe. Inspetor no facebook, spot para o rádio, entrevista no rádio. A campanha AÇÃO SOLIDÁRIA SALESIANA está acontecendo no centro da Inspetoria, apoiando o trabalho nos três núcleos: San Martin, Basílica e Oratório de Jaboatão. Mas, a convocação foi feita pelo Pe. Inspetor para toda a Inspetoria. Assim, de diversas casas começam a chegar notícias de movimentos no mesmo sentido: estarmos junto aos mais sofridos com apoio e solidariedade concreta, neste tempo de pandemia. JABOATÃO-CENTRO EDUCACIONAL DOM BOSCO Estamos recebendo doações de forma ainda lenta, mas está chegando. Em nossos contatos, as pessoas demonstram interesse em participar. Uma empresa parceira, a Solar Engarrafadora da Coca Cola está com uma doação de água, suco e refrigerante. Estamos organizando a logística. Os grupos que participam de nossa Obra também estão aderindo à Campanha: a ADMA, Salesianos Cooperadores, Amigos de Dom Bosco. Outros movimentos, mesmo de paróquias vizinhas, estão também sensíveis a esta Campanha. São eles: Missão Petrus da Paróquia de São Pedro em Santo Aleixo e Terço dos Homens da Paróquia de Santo Amaro. Por Valdecyr Urbano   RECIFE-SAGRADO CORAÇÃO-BASÍLICA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS A ação tem sido compartilhada em grupo de ex-alunos e em comunidade privada (Facebook) de salesianos de Recife, com mais de 2200 membros. Segundo o Pe. Sérgio, reitor da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, as doações estão chegando, porém, devido à crise da pandemia, ainda em pouca quantidade. A ideia é distribuir no próximo dia 24, para dar tempo de aumentar o número de arrecadações. Também o diácono João Neto, em vídeo nas redes sociais da Obra Salesiana, divulgou a campanha.   JUAZEIRO DO NORTE Banner nas redes sociais anunciam Campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para famílias carentes, com ponto de arrecadação no Colégio Salesiano. Horto, Paróquia, Rádio e Colégio estão juntos na empreitada.   NATAL-GRAMORÉ Confira artigo aqui no NH.   SALVADOR A Obra Salesiana do Salvador promove a Páscoa Solidária, com campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis em prol de famílias em situação de vulnerabilidade social e vítimas do covid-19. No dia 18 de abril, das 8 às 11 horas, equipes em formato drive-thru, nas duas unidades, recebem as doações. No Dom Bosco (paralela), a arrecadação ocorre no estacionamento próximo à imagem de Dom Bosco. Já na Unidade Liceu (Nazaré), a entrega acontece na calçada em frente à escola. Os alimentos serão entregues aos assistidos do projeto “Auxílio Fraterno Cristão”, desenvolvido pelo Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.   FAMÍLIA SALESIANA O diácono João Neto escreveu a todos os grupos da Família Salesiana propondo-lhes entrar na campanha também.   CONTA BANCÁRIA Até agora a conta recebeu apenas 06 depósitos. Por Comissão Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

NOTÍCIAS

MATRIZ DE CAMARAGIBE (AL) | Copa Dom Bosco encerra o projeto Geração Cultivando Sonhos

No último dia 25/07, o Centro Juvenil Dom Bosco em Matriz de Camaragibe (AL), encerrou o projeto Geração Cultivando Sonhos que atendeu crianças e adolescentes do município em vulnerabilidade social. Durante a execução do projeto, foram realizadas diversas atividades com os atendidos como: futebol callejero, ações socioeducativas em meio ambiente, visitas a pontos importantes da […]
VER MAIS

CNBB | Conheça o cartaz e a oração da Campanha da Fraternidade 2024

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta terça-feira, 25 de julho, o cartaz e a oração da Campanha da Fraternidade 2024 Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” […]
VER MAIS

JABOATÃO (PE) | Centro Educacional conclui fase de entrevistas sociais para 180 vagas de cursos profissionalizantes

Após a fase de entrevistas sociais e entrega de documentos, o Centro Educacional Dom Bosco Jaboatão está pronto para dar início às aulas, no dia 31 de julho, em parceria com o Instituto Nelson Wilians, onde proporcionam novas oportunidades de qualificação profissional à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico, humano e profissional de todos. Ao […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE