PASTORAL JUVENIL | 1º Conselho Interinspetorial da AJS em 2020

PASTORAL JUVENIL | 1º Conselho Interinspetorial da AJS em 2020

17 de março de 2020 Por paulo
Atividade vem sendo realizada com representantes das Inspetorias de São Luiz Gonzaga (SDB) e de Maria Auxiliadora (FMA) A Colônia dos Padres Salesianos, em Jaboatão dos Guararapes/PE, foi palco do primeiro Conselho Interinspetorial da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Nordeste de 2020. Neste fim de semana (14 e 15 de março), padres, irmãs salesianas, coordenadores, assessores das diversas paróquias, colégios e obras sociais da Inspetoria São Luiz Gonzaga e da Inspetoria de Maria Auxiliadora se reuniram com o objetivo de avaliar a caminhada da articulação em 2019 e planejar os passos da articulação em âmbito local e regional em 2020. O encontro também foi um espaço aberto para uma troca de experiências e de novas amizades entre os conselheiros. Há três anos, a integração das inspetorias vem fortalecendo o trabalho dos jovens em diferentes localidades. O evento contou com a presença de representantes dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Ceará e Piauí. Este ano, além das Casas, o conselho também contou com participação da Comunidade de Jovens Cristãos (CJC). Em pauta, foram discutidos os Encontros de Formação Regional, a sustentabilidade da AJS Nordeste, o projeto da Animação Missionária da Inspetoria e o calendário de atividades das presenças salesianas em 2020. Além da reunião, os conselheiros também participaram de celebrações eucarísticas, via-sacra, noite cultural e de uma palestra sobre a Estreia deste ano, a Campanha da Fraternidade e a importância do protagonismo juvenil salesiano na atualidade. “Estamos montando um novo conselho da AJS. O encontro foi uma grande troca de experiência da vivência de cada local. Espero que a nossa articulação continue com esse carisma e alegria de São João Bosco com as juventudes”, afirmou a coordenadora da AJS Lajedo-PE, Denise Rocha. “Participei do conselho do ano passado e voltei neste ano para levar muito aprendizado para Picos. Estamos em fase de instalação da AJS em nossa casa e, levar essa formação, sem dúvidas, vai fazer a diferença em nossa realidade e na região”, complementou a coordenadora da AJS Picos-PI, Maria Isabel. “Trabalhamos em nosso encontro o tema da Estreia deste ano. ‘Bons cristãos e honestos cidadãos’. Agora, chegou a hora de irmos para a missão e, se Deus quiser, no fim do ano, colhermos bons frutos de nossos trabalhos. A juventude do Nordeste pode esperar da AJS muita evangelização e muito anúncio da palavra de Deus”, avaliou o delegado da AJS Nordeste, padre Renato Jorge. Por Rhaldney Silva Imagens: Divulgação/AJS
VER MAIS

REELEITO REITOR MOR O PE. ÁNGEL FERNÁNDEZ ARTIME

REELEITO REITOR MOR O PE. ÁNGEL FERNÁNDEZ ARTIME

11 de março de 2020
Alegria e gratidão! Estamos na sala “magna” da assembleia capitular celebrando e abraçando o P. ÁNGEL FERNANDEZ ARTIME Reeleito, na primeira votação, como nosso amado Reitor Mor. Momento de grande emoção para os 222 capitulares e certamente para toda a nossa Família Salesiana. P. Ángel, emocionado, disse o seu sim à Deus, aos irmãos e aos jovens! Como filhos de Dom Bosco, agradecemos a Deus pelo dom continuado e renovado de seu carisma. Obrigado, P. Ángel, pelo generoso e sereno SIM ! Como salesianos e Família Salesiana do Nordeste do Brasil, queremos garantir a ele. Nossas preces, carinho e filial acolhida P. Nivaldo Pessinatti e P. Francisco Inácio (ANS - Roma) – O Capítulo Geral 28 da Congregação Salesiana confirmou no mandato de Reitor-Mor o P. Ángel Fernández Artime para o sexênio 2020-2026. A eleição ocorreu no primeiro escrutínio. O P. Ángel Fernández Artime, 59 anos, nasceu em 21 de agosto de 1960 em Gozón-Luanco, Espanha. Fez a primeira profissão em 3 de setembro de 1978, os votos perpétuos em 17 de junho de 1984 e foi ordenado sacerdote aos 4 de julho de 1987.Originário da Inspetoria de Leão, foi Delegado da PJ, Diretor da escola de Ourense, membro do Conselho e Vigário Inspetorial e, de 2000 a 2006, Inspetor de Leão. É Laureado em Teologia Pastoral e Licenciado em Filosofia e Pedagogia. Foi membro da comissão técnica que preparou o Capítulo Geral 26. Em 2009 foi nomeado Inspetor da Argentina Sul. Em virtude desse encargo, teve também a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco. No dia 23 de dezembro 2013 foi nomeado Superior da nova Inspetoria da “Espanha-Maria Auxiliadora” encargo que nunca ocupou, porque o Capítulo Geral 27 o elegeu, no primeiro escrutínio, novo Reitor-Mor e X Sucessor de Dom Bosco.
VER MAIS

JUAZEIRO DO NORTE – Colégio Salesiano | Clube do Leitor reúne estudantes do Ensino Médio e amantes de Clarice Lispector

JUAZEIRO DO NORTE – Colégio Salesiano | Clube do Leitor reúne estudantes do Ensino Médio e amantes de Clarice Lispector

10 de março de 2020
Na última quinta, 05 de março, os estudantes do Ensino Médio do Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte participaram de um evento literário que teve como objetivo principal o estímulo à leitura e apreciação de autores literários. A autora escolhida para o Clube do Leitor do primeiro semestre de 2020 foi Clarice Lispector, ucraniana naturalizada brasileira considerada uma das autoras mais importantes do século XX. Esta edição do Clube do Leitor contou com a participação do Professor Mestre, Emerson Cardoso, estudioso de Clarice Lispector e da leitora assídua, Susye Bandeira, que contribuíram significativamente com o evento. O Clube funcionou da seguinte maneira: as participações especiais começaram com a fala sobre a autora e logo depois foi aberto para plenária. No segundo momento, as turmas apresentaram obras lidas da Lispector e trocaram experiências sobre cada texto lido. Títulos como “A hora da Estrela”, “Água Viva”, “O Búfalo”, “Perto do Coração Selvagem” entre tantos outros foram citados pelos estudantes que mostraram interesse pelas obras Claricianas. “O mais importante foi ver jovens tendo acesso à literatura e tendo acesso a uma escritora no porte de Clarice”, conta Susye Bandeira, que destacou a importância da leitura para todas as idades, além de despertar e sensibilizar para outros autores. “Eu comecei a ler Clarice na adolescência, é uma das autoras que eu mais gosto (...) com ela eu pude desenvolver trabalhos acadêmicos, sou apaixonado por tudo que ela fez”, relatou Emerson Cardoso. Clarice Lispector apesar de não se considerar escritora por querer ter uma escrita livre, se tornou sem pretensão uma grande autora, estudada em teses de doutorado e em vários trabalhos acadêmicos suas obras são lidas até hoje por crianças, jovens e adultos. Para os professores Pedro Vagner e Ivan Nascimento que encabeçaram o projeto, o Clube do Leitor é uma proposta pedagógica que possibilita a abertura dos estudantes ao mundo literário, fazendo com que o amor pela leitura se torne rotina. Por Mateus Melo
VER MAIS

COMUNICAÇÃO SOCIAL – Visita ao Colégio Sagrado Coração (Recife)

COMUNICAÇÃO SOCIAL | Visita à Casa de Fortaleza

SALESIANOS BA | Encontro de Formação de Educadores dos Salesianos Bahia

SALESIANOS BA | Encontro de Formação de Educadores dos Salesianos Bahia

10 de março de 2020
Aconteceu no sábado, dia 07 de março, no Colégio Salesiano Dom Bosco, o primeiro Encontro de Formação para a equipe pedagógica dos Salesianos Bahia. O evento teve como palestrante o professor Dr. Anderson de Alencar Menezes, abordando a temática “Nova BNCC e as Competências Sócio Emocionais”. O professor Anderson é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal, Pós-doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Recife/ Universidade de Valencia (Espanha). O encontro, que contou com a participação de mais de 250 educadores das Unidades Nazaré e Paralela, discutiu a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento normativo que serve de referência para a elaboração dos currículos de todas as Instituições de Ensino que ofertam educação básica no País. Mais do que isso, a Base Nacional orienta também a elaboração e revisão das propostas pedagógicas, nas políticas para formação de professores, nos materiais didáticos e avaliações. A BNCC foi criada com o objetivo de promover a equidade por meio de uma formação integral do cidadão. Ao se falar em uma educação completa, trata-se não apenas do desenvolvimento intelectual, mas também social, físico, emocional e cultural, compreendidos como fundamentais para uma total construção do saber, ou seja, a ideia, de forma geral, é que o aluno passe a aprender prioritariamente para a vida, baseada em habilidades e competências, e não exclusivamente para a prova. “O encontro foi importante pelo conhecimento adquirido com a temática de discussão da nova base curricular e pela participação dos professores da Instituição. Fica o sentimento de gratidão pela capacitação”, afirma Maíse Cordeiro, coordenadora de projetos educacionais dos Salesianos Bahia. Texto: Mário Preto Fotografia e Revisão: Taiana Gama
VER MAIS

NOTÍCIAS

ARACAJU (SE) | Colégio recebe estudantes para o início do 2º semestre letivo de 2023

Pastoral Salesiana acolheu estudantes com música, orações e lembranças de boas-vindas O Colégio Salesiano de Aracaju recebeu, nesta quarta-feira (19), mais de mil estudantes para iniciar as atividades pedagógicas do segundo semestre letivo de 2023. A Pastoral acolheu os alunos com música, orações e lembrancinhas de boas-vindas. Além disso, no tradicional “Bom dia”, o diretor-geral da […]
VER MAIS

JUAZEIRO DO NORTE | Obra Salesiana de Juazeiro do Norte ganha Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

Em 20 de julho, quinta-feira, a Obra Salesiana de Juazeiro do Norte (CE) inaugurou o Centro de Serviços Compartilhados (CSC). A bênção do espaço aconteceu às 16h, contando com a participação dos colaboradores das diversas frentes da Obra Salesiana na cidade e também com a participação dos sacerdotes e do Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre […]
VER MAIS

CJC | Comunidades da cidade de Aliança realizam encontro junino

No último sábado, dia 22/07, as comunidades da cidade de Aliança – PE (CJCs Aliança Centro, Caueiras, Chã do Esconso e Upatininga), junto com Maria Eduarda, representando a Coordenação Estadual, e Eduardo Andrade e Marcos Dias, representando o Conselho, se reuniram no distrito de Chã do Esconso para um encontrão junino intitulado por “É quente”. […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE