SALESIANOS – BA | Projeto Jovens Comunicadores

CJC | Reativação do Movimento em Umari

CJC | Reativação do Movimento em Umari

10 de março de 2020
No ano de 1988, o fundador da CJC, Pe. Genário Augusto, implementa o movimento no distrito de Umari, Bom Jardim-PE. De lá pra cá, muitas vezes a comunidade adormeceu, mas sempre permaneceu o amor pelo Movimento. Deste amor, surge a vontade da reativação da comunidade que ocorreu no dia 07 de Março, na Capela Nossa Senhora das Dores. A condução do encontro ficou na responsabilidade da coordenação estadual e do Conselho Geral da CJC, representados pela Coordenadora Estadual Suzane Mireli, as conselheiras do estado de Pernambuco, Maria Aparecia e Renata Barbosa e a secretária geral do movimento, Iris Alves. Participaram do encontro mais de 20 jovens que saíram dispostos em fortificar a CJC em Umari. No encontro, foram trabalhadas palavras chaves que levavam a refletir sobre: partilha, cuidado, comunhão e conhecimento, sendo abordadas através de dinâmicas. A reflexão da Palavra foi a partir do texto encontrado em 1 Tessalonicenses 5,6-17, relatando as nossas atitudes e que devemos cuidar um do outro. A CJC deve nos auxiliar nesse processo de cuidado, levando também a refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2020 que nos fala de cuidar da vida. Para o desenvolvimento do tema, realizou-se uma jogo de perguntas que teve por finalidade o conhecimento de alguns preceitos básicos da Igreja Católica e do Movimento CJC, mostrando que só amamos aquilo que conhecemos. Também, conhecer primeiramente a Igreja da qual somos parte e sobre a CJC, fazendo menção à frase do Pe. Genário “Não basta ser da CJC é preciso amar a CJC”. Por fim, o Conselho Geral pronunciou palavras de incentivo e apoio à comunidade e o encontro se encerrou com a oração do Movimento CJC. Por Fernando Lira - CJC Umari - Bom Jardim - PE
VER MAIS

Semana Missionária Salesiana da Inspetoria do Nordeste

Semana Missionária Salesiana da Inspetoria do Nordeste

5 de março de 2020
Ide ao mundo e anunciai o Evangelho a todas as pessoas (Mc 16,15) Por meio desta missão, que teve sua primeira experiência no mês de julho de 2019 e, este ano, vem acontecendo desde janeiro, o jovem transparece a força e entusiasmo da presença do Senhor na Igreja e, assim, ele constrói, a partir das relações de caridade, espiritualidade e fraternidade a partilha de espaços para o dinamismo juvenil como sinal de esperança e da novidade sempre viva de Deus. Este projeto tem oferecido aos jovens uma oportunidade valiosa e solene para favorecer uma maior consolidação da fé e da espiritualidade cristã/salesiana aos jovens que realizam esta experiência. E, em contrapartida, ser às comunidades que os acolhe um rico momento para reavivar e entusiasmar suas diversas pastorais e os fiéis que ali atuam, a partir do movimento intenso proporcionado por este projeto. Para o melhor andamento da Semana Missionária, propomos um itinerário formativo, que vem acontecendo desde janeiro, com temas a serem trabalhados neste primeiro semestre para os jovens que irão participar desta Missão: Fevereiro – Enviados a anunciar o Reino de Deus Março – Importância do Grupo Abril – Eucaristia: Cume e Fonte Maio – Maria, Mãe e missionária Junho - Voluntariado: uma expressão de amor e doação Esperamos, com a realização destas edições, suscitar vocações missionarias com jovens comprometidos com o carisma salesiano e apaixonados em propagar o anuncio do Evangelho. Por Padre Renato Jorge, sdb
VER MAIS

A I Semana do CG 28

A I Semana do CG 28

4 de março de 2020
CG 28 - Uma semana já se passou Desde o dia 16 de fevereiro, o coração salesiano “bate forte em Valdocco”. Já se passou uma semana dos trabalhos capitulares. Nós, da Inspetoria do Nordeste enviamos, pela comunicação oficial da Inspetoria um pequeno resumo para ajudar na sintonia e comunhão dos irmãos com todos nós. A presença de Dom Bosco Desde a acolhida em Valdocco, temos a sensação, ou melhor, a certeza da presença de Dom Bosco. A presença do Reitor-Mor P. Angel, do P. Chávez, Reitor-Mor Emérito e dos irmãos capitulares nos conferem uma sensação de “estarmos todos aqui”. P. Ángel salientou no discurso de abertura que era preciso ter o coração pronto para iniciar o CG 28, disponibilidade que somada com a graça do Espírito Santo, nos dará algo muito maior que uma visão planificada de futuro e necessidade de considerar que os irmãos e os jovens de todo o mundo nos acompanham. Viver e trabalhar juntos Os trabalhos capitulares começaram com a apresentação dos relatórios dos diversos Dicastérios e das Regiões da Congregação. A série de relatórios culminou com o discurso do Reitor-Mor. Ele ofereceu a toda Congregação sua visão de conjunto do sexênio transcorrido. O tom de otimismo e esperança não escondeu preocupações e urgências. Terminou convidando a todos os irmãos no mundo a “exorcizar a tentação de desânimo e afirmar a esperança que nos vem do Senhor”. Trabalho e Temperança: As comissões Organizados por Regiões da nossa Congregação, os capitulares começaram dias de trabalhos para a análise dos relatórios vários e o do Reitor-Mor. Foram escolhidos desafios e eleitas as prioridades. As regiões e os irmãos pessoalmente puderam enviar perguntas ao Reitor-Mor que as respondeu durante uma manhã inteira do Capítulo. Jornada de abertura. Uma festa de Família. No sábado pela manhã, com a presença de autoridades e de representantes de toda a Família Salesiana, deu-se o ato canônico de abertura do Capítulo. Foram três momentos significativos: a concelebração eucarística, a invocação do Espírito Santo e a Palavra do Reitor-Mor. Agora, o Capítulo assumirá a dinâmica de análise do Instrumentum Laboris por comissões. Pe. Francisco Inácio, sdb Imagens: ANS
VER MAIS

A II Semana do CG 28

A II Semana do CG 28

4 de março de 2020
Caros irmãos, colaboradores e Família Salesiana, terminamos com muita disposição a II Semana de Capítulo. Como ISNEB, foi uma semana marcada pela dor e pela esperança, foi a Páscoa de nosso irmão Robério... Sabemos da grande cobertura que faz a ANS (https://www.infoans.org/ e https://www.flickr.com/photos/130162259@N04/albums) mas, semanalmente, para meditação e comunicação entre nós, enviamos algum resumo e reflexão. Coronavirus Fomos advertidos sobre a situação na Itália. O Capítulo não foi suspenso, mas, foi recomendado que evitássemos, nestes dias, exposição midiática e visibilidade do prosseguimento “normal” do capítulo. O Reitor-Mor, recordando o episódio do surto de cólera em Turim, em 1854, no qual Dom Bosco avisou aos seus jovens que “se permanecessem na graça de Deus” não seriam contagiados (de fato nenhum, entre eles, São Domingos Sávio, contraiu a doença), abençoou as medalhas, que antes foram depositadas na urna de Dom Bosco, e com a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora, pediu a Deus a mesma graça. Foi um momento muito lindo e reconfortante. De fato, o clima de serenidade, mesmo tomando as devidas precauções sanitárias, se mantém. Perguntas ao Reitor-Mor Os capitulares, pessoalmente, ou através das comissões, puderam endereçar algumas perguntas ao Reitor-Mor. Ele recebeu mais de 120, mas, agrupando-as e com a colaboração do conselho geral, pode responder a maioria delas. As perguntas eram de natureza diversa, mas, no geral, pedia-se ao Reitor-Mor sua visão sobre assuntos pertinentes à nossa vida fraterna, disciplina religiosa, vocações, economia, formação, comunicação e missão. Foi um momento de muita abertura e fraternidade. Por vós, estudo A II semana do Capítulo foi marcada pelo estudo aprofundado do instrumentum laboris. Divididos em comissões, nas diferentes línguas e regiões de nossa Congregação, começamos a estudar o Núcleo Temático I: Prioridade da missão com os jovens. Nas comissões, cada salesiano é convidado a refletir, partilhar e oferecer sua contribuição. O ritmo de estudo é intenso, mas regado de muita fraternidade e acolhida. Estamos dentro do previsto: terminar a semana no terceiro eixo do núcleo 1: Escolher. Há outra comissão dedicada aos assuntos jurídicos: propostas de explicitações dentro das nossas constituições e regulamentos. No início da próxima semana, apresentaremos em plenário a síntese do estudo do núcleo I e serão votados os temas jurídicos. Quaresma Providencialmente, o início do estudo do Documento de trabalho do Capítulo, aconteceu com a abertura da Quaresma. Na quarta-feira de cinzas, como dia penitencial, nos dedicamos ao Retiro Espiritual. O P. Pascual Chavéz, Reitor-Mor emérito. ofereceu-nos uma meditação “programática”: Carta de Roma de 1884: O Evangelho de Dom Bosco (Enviamos por e-mail para meditação dos irmãos). Com a Celebração da Eucaristia e o Rito de imposição das cinzas, começamos a santa quaresma. Os jovens A assembleia capitular, terminou seus trabalhos com um colorido diferente. Os jovens! Convidados pelo Reitor-Mor, de todo o mundo salesiano começaram a chegar os jovens. Serão 16 no total. Por conta das complicações da epidemia, alguns não virão. O Brasil será representado por uma jovem da Inspetoria de Manaus e um jovem indígena da Inspetorial de Campo Grande. “Confiemos estes quarenta dias de graça, vividos no jejum, na oração e na caridade, a nossa Mãe Auxiliadora e peçamos que nos acompanhe e nos guie para celebrar dignamente o grande mistério da Páscoa de Cristo, a revelação suprema do amor gratuito e misericordioso do Pai acolhendo o seu amor e comunicando-o aos outros” (IV feira de Cinzas, P. Pascual Chávez, Reitor-Mor emérito). Pe. Francisco Inácio, sdb
VER MAIS

NOTÍCIAS

JUBILANDOS 2023 | Ir. Falcão e a alegria dos 60 anos a ​serviço da Juventude

Nascido em 10 de maio de 1938, no município de Lagoa dos Gatos (interior de Pernambuco), o filho do Sr. José Falcão Borba e Luiza Erundina da Conceição iniciou sua caminhada religiosa em 18 de setembro de 1957. Atualmente, o Ir. José Falcão Borba Filho atua como Conselheiro na Casa Inspetorial da Inspetoria São Luiz […]
VER MAIS

JABOATÃO (PE) | Salesiano Jaboatão realiza doação de livros para bibliotecas comunitárias

Durante o recesso de julho, a equipe do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão, realizou mutirão de limpeza, separação, organização e doação de livros de literatura salesiana, infantil e infanto-juvenil, para o programa de extensão da Universidade Federal de Pernambuco – Bibliotecas Comunitárias na UFPE. A escola recebeu a visita da formadora pedagógica Maria […]
VER MAIS

RECIFE-Bongi | Na Escola Dom Bosco, Pe. Francisco Inácio realiza a Visita Inspetorial

Nesta segunda-feira (17), a Escola Dom Bosco Recife recebeu a visita inspetorial – atividade oficial realizada uma vez por ano nas casas salesianas, com objetivo principal de repassar informações importantes aos colaboradores, acompanhar o andamento das atividades e projetar os próximos passos da unidade e seus atendimentos. Durante a visita, o Padre Inspetor Francisco Inácio […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE