BONGI (PE) | ESCOLA DOM BOSCO RECEBE CERTIFICAÇÃO DO PROGRAMA EMPRESA PRO

BONGI (PE) | ESCOLA DOM BOSCO RECEBE CERTIFICAÇÃO DO PROGRAMA EMPRESA PRO

22 de agosto de 2025
É reconhecer quem transforma vidas! Nesta semana, a Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTE-PE) promoveu mais uma edição da cerimônia de certificação do Programa Empresa Pro, iniciativa que destaca empresas comprometidas em contratar aprendizes oriundos de situações de vulnerabilidade. Este ano, 21 organizações públicas e privadas foram homenageadas por inserirem adolescentes que deixaram o trabalho infantil em programas de aprendizagem. Entre as instituições certificadas está a Escola Dom Bosco, reconhecida pelo compromisso em oferecer formação profissional e oportunidades reais de inclusão social. Desde a criação do projeto, em 2012, já foram reconhecidos mais de 200 estabelecimentos, beneficiando aproximadamente 400 jovens em todo o estado. Critérios de certificação Para receber o selo, as empresas precisam contratar aprendizes a partir do banco de dados da SRTE-PE e cumprir integralmente a cota de aprendizagem estabelecida em lei. O reconhecimento é concedido apenas às organizações que atendem esses requisitos. O desafio da aprendizagem no Brasil Apesar dos avanços, os dados do Ministério do Trabalho e Emprego revelam que ainda há muito espaço a ser ocupado. Em julho de 2025, o país possuía capacidade para contratar 1,11 milhão de aprendizes, mas apenas 648,4 mil jovens estavam inseridos no programa — pouco mais da metade. Em Pernambuco, a realidade é semelhante: das 35,6 mil vagas potenciais, apenas 20,2 mil foram preenchidas. Caso as empresas alcançassem a cota máxima prevista, o estado poderia ter mais de 107 mil adolescentes e jovens aprendizes contratados. A certificação do Programa Empresa Pro surge, portanto, como um estímulo para que mais organizações assumam o papel de formar, incluir e transformar o futuro da juventude pernambucana.
VER MAIS

AMA | Em Recife, Associação celebra 29 anos na Basílica do Sagrado Coração de Jesus

AMA | Em Recife, Associação celebra 29 anos na Basílica do Sagrado Coração de Jesus

21 de agosto de 2025
A Associação Missionária Amanhecer (AMA) celebrou, nesta quarta-feira (20), seus 29 anos de fundação com uma missa em ação de graças na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no centro do Recife. A celebração foi presidida pelo Padre João Carlos, sdb, fundador da entidade, e transmitida pela Rede Vida de Televisão, pelo canal do YouTube do sacerdote e pela Rádio Amanhecer e emissoras parceiras, reunindo fiéis em espírito de gratidão e renovação da fé. [gallery columns="2" size="large" ids="453772,453773,453774,453775"] Na homilia, Padre João destacou que, no Reino dos Céus, a lógica é outra: a salvação não se conquista por mérito humano, mas é dom da graça e da misericórdia de Deus. Fundada em 1996, a AMA nasceu justamente com a inspiração de comunicar essa Boa Nova, seguindo o exemplo de Jesus, descrito como o “grande comunicador”, que usava parábolas, histórias e comparações para ensinar as pessoas a pensar e abrir o coração ao Evangelho. [gallery columns="1" size="large" ids="453771"] O nome da associação remonta ao programa da madrugada na Rádio Olinda, que acordava o povo com a Palavra, a vida dos santos e boas notícias para o dia. Hoje, quase três décadas depois, a AMA se firma como referência na evangelização pelos meios de comunicação, com destaque para o programa *Tempo de Paz*, transmitido em mais de 200 emissoras, e para as meditações diárias que alcançam pessoas em todo o mundo, sempre reafirmando que a verdadeira conversão é obra da graça divina e que a missão da Igreja é testemunhar que Jesus está vivo e ressuscitado. Por Wilson Firmo
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Itália – Peregrinos da esperança: sonhando juntos, um ano depois do Sínodo Salesiano dos Jovens

CONGREGAÇÃO | Itália – Peregrinos da esperança: sonhando juntos, um ano depois do Sínodo Salesiano dos Jovens

21 de agosto de 2025
(ANS – Roma) – No dia 17 de agosto de 2025, o ‘Reunion Day’, do Sínodo Salesiano dos Jovens, juntou jovens de todas as partes do mundo num evento virtual em Zoom, comemorando o primeiro ano dessa incredível experiência. Promovido pelo MJS - Movimento Juvenil Salesiano, o evento contou com aproximadamente 100 participantes e ofereceu um espaço para refletir sobre as bênçãos recebidas, compartilhar experiências e reafirmar o empenho pelo Sonho de Dom Bosco para os jovens: cultivar amizades duradouras e consolidar sua trajetória de Fé em Cristo. O evento teve início às 14h (horário de Roma) ao som do hino oficial do Sínodo, acompanhada por uma dança que rapidamente estabeleceu um clima de alegria e família. Marta, membro do ‘Core Team’, saudou calorosamente os participantes e os convidou a selecionar o idioma de tradução de sua preferência (italiano, espanhol, francês ou português). Em seguida, declarou o programa oficialmente aberto e deu as boas-vindas aos grupos e aos participantes individuais. Em seguida, a Ir. Runita Borja FMA, Conselheira Geral para a PJ, ofereceu uma mensagem inspiradora, evidenciando como a Esperança pode transformar a vida das pessoas. Logo depois, o P. Rafael Bejarano SDB, também Conselheiro Geral para a PJ, dirigiu palavras de incentivo, refletindo sobre a importância da paz no mundo. Em seguida, um vídeo resumido retratou os momentos mais significativos do Sínodo, despertando emoção e saudades entre os participantes. A oração de abertura foi conduzida por Leander, que agradeceu pelas bênçãos recebidas durante o Sínodo, pelas amizades nascidas e pelo chamado a seguir São João Bosco. Os participantes confiaram todas as suas intenções a Nossa Senhora, recitando juntos uma Ave-Maria. Na atividade inicial, os jovens escolheram uma palavra que melhor representasse sua vivência com o Sínodo. Em seguida, fizeram depoimentos tocantes: Daisy (Filipinas) falou sobre a lembrança do "tempo de Deus" e de Seus planos perfeitos; Santiago (Argentina) descreveu os grandes anseios dos jovens e a importância do SYM em orientá-los; Sol (Argentina) compartilhou os desafios superados e os momentos marcantes; Izzy (EUA) desejou aos jovens Esperança e resiliência. Wendy e Santiago facilitaram uma atividade no Padlet, plataforma de compartilhamento de fotos, vídeos e reflexões, sobre os momentos mais significativos do Sínodo e o impacto causado em suas vidas. Bernadette (Índia), Pedro (Colômbia), James (Quênia), Diletta (Itália) e Victor (Brasil) compartilharam as iniciativas realizadas em suas Inspetorias após o Sínodo, destacando de que modo essa experiência ampliou o MJS, no Mundo, levando ao nascimento de novas iniciativas inspiradas no documento final do Sínodo. Destacaram-se os momentos de colaboração entre MJS, SDB e FMA, no planejamento de atividades em favor dos jovens vulneráveis, ajudando-os a sonhar GRANDE como Dom Bosco, oferecendo tempo, amor, acompanhamento. Teaghan conduziu a reflexão final, centrada na Cruz do Bom Pastor, símbolo entregue aos participantes do Sínodo. Ele lançou um desafio: realizar atos de solidariedade com os jovens salesianos em vista das canonizações dos Beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis. Os jovens foram convidados a difundir a santidade em suas comunidades, vivendo uma vida... santa. O P. Joebeth agradeceu pelo programa, fazendo uma menção particular à Ir. Runita Borja e ao P. Rafael Bejarano, por terem aceitado o convite e terem falado aos jovens. Ele também agradeceu ao P. Miguel Ángel García, Conselheiro Geral Emérito para a PJ, por promover essa experiência para os Agentes do MJS. Agradecimentos especiais foram feitos aos intérpretes: JC Montenegro (espanhol), Abraham Kouraogo (francês), João Pedro (português), Maria Meccariello e Diletta Ferri (italiano). O P. Joebeth Vivo também expressou gratidão aos Jovens por seus testemunhos e à Equipe principal (Marta, Teaghan, Noah, Leander, João, Abraham, Wendy, Santiago e Kyle) pela organização impecável; e a Jerome, pelo gerenciamento técnico da plataforma Zoom. A reunião se encerrou numa saudação afetuosa e numa foto em grupo, que registrou os sorrisos de todos os presentes. O encontro, além de comemorar um ano transformador, encendeu um renovado zelo em todos, lembrando a todos o Sonho de Dom Bosco: levar os jovens a sonhar grande, caminhar juntos na Fé, edificar uma Igreja viva - repleta de alegria e de Esperança para o futuro dos Jovens, em todo o MUNDO. Autores - Noah Rodrigues e Core Group do Sínodo Salesiano dos Jovens Fonte: ANS
VER MAIS

NATAL-São José (RN) | Colégio Salesiano São José comemora o Dia de Dom Bosco com momentos de fé e espiritualidade

NATAL-São José (RN) | Colégio Salesiano São José comemora o Dia de Dom Bosco com momentos de fé e espiritualidade

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 20 de agosto de 2025 VER MAIS

NOTÍCIAS

JUAZEIRO DO NORTE | Vem aí a Abertura da Obra Social Padre Cícero!

Juazeiro do Norte ganha Centro de Formação Profissional no Horto do Padre Cícero No próximo dia 19 de março, Solenidade de São José, às 18h30, será inaugurada, em Juazeiro do Norte, a Obra Social Padre Cícero, nas dependências do Oratório Padre Cícero, no Complexo do Horto. A iniciativa representa um passo histórico na consolidação do […]
VER MAIS

AREIA BRANCA | Realizada reunião para os preparativos do Projeto Largada para o Futuro

No dia 4 de março, realizamos uma reunião de planejamento e alinhamento do Projeto Largada para o Futuro, com a participação dos educadores da Obra Social Dom Bosco, em Areia Branca (RN) O encontro teve início com uma oração conduzida pelo Padre Deyvison Santana. Em seguida, Danielly Mendonça, Diretora Executiva, apresentou o Protocolo para a […]
VER MAIS

RECIFE | Projeto Identitá promove vivência do carisma salesiano entre alunos do 1º ao 5º ano

Durante toda manhã do dia 05/02 (quarta-feira), os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, vivenciaram no auditório Paulo Freire, um momento conduzido pela pastoral em conjunto com o projeto Identitá. A palavra Identitá vem do italiano, língua materna salesiana, que significa identidade. O projeto tem como objetivo apresentar para […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE