JOÃO PESSOA | Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora celebra festa marcada pela fé, devoção e renovação da ADMA

JOÃO PESSOA | Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora celebra festa marcada pela fé, devoção e renovação da ADMA

26 de maio de 2026 Por paulo
Entre os dias 20 e 24 de maio, a comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jacarapé, na cidade de João Pessoa (PE), viveu dias intensos de fé, oração e devoção durante a festa dedicada à Mãe Auxiliadora dos Cristãos. [gallery columns="1" size="large" ids="459738"] A abertura da programação aconteceu no dia 20 de maio com a tradicional procissão da bandeira, reunindo fiéis pelas ruas da comunidade em um clima de alegria e espiritualidade. Em seguida, a Santa Missa foi presidida pelo inspetor salesiano, Pe. Francisco Inácio, que destacou a presença materna de Maria na caminhada da Igreja e a importância do carisma salesiano junto ao povo. [gallery size="large" ids="459733,459735,459737"] Durante toda a festa, a comunidade participou das celebrações, novenas e momentos de convivência fraterna, fortalecendo os laços de união entre as famílias, pastorais e movimentos. O encerramento, realizado no dia 24 de maio, solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, foi marcado por uma emocionante celebração presidida pelo pároco, Pe. Paulo Henrique. Um dos momentos mais significativos da noite foi a renovação do compromisso de 16 membros da ADMA, que também celebrou seus 2 anos de missão e caminhada na comunidade, reafirmando o compromisso de devoção e serviço a Maria Auxiliadora. [gallery columns="1" size="large" ids="459740"] A programação festiva contou ainda com a tradicional coroação de Nossa Senhora Auxiliadora e uma procissão com a imagem da santa pelas ruas de Jacarapé, reunindo os fiéis em um belo testemunho público de fé, devoção e amor à Virgem Maria. A festa deixou marcas de esperança, gratidão e fortalecimento da espiritualidade salesiana, reafirmando a confiança do povo em Maria Auxiliadora, aquela que continua conduzindo seus filhos ao encontro de Cristo. Por Iolanda Barbosa
VER MAIS

JABOATÃO | Festa de Nossa Senhora Auxiliadora no Centro Educacional Dom Bosco

JABOATÃO | Festa de Nossa Senhora Auxiliadora no Centro Educacional Dom Bosco

25 de maio de 2026
Na Solenidade de Pentecostes, a comunidade do Oratório Dom Bosco celebrou com fé e devoção a festa de Nossa Senhora Auxiliadora. A programação contou com a tradicional procissão que antecedeu a Missa Solene, coroando uma programação iniciada no dia 21 de maio, reunindo fiéis em um momento marcado pela oração e renovação espiritual. O último dia da festa, celebrado no domingo (24), iniciou nas ruas ao entorno do Oratório, junto aos fiéis que seguiram em oração e cantos, testemunhando publicamente a devoção à Mãe Auxiliadora. O percurso foi marcado pela participação das famílias, salesianos e diversos grupos da família salesiana como ADMA (Associação de Maria Auxiliadora), cooperadores e animadores pastorais. [gallery columns="2" size="large" ids="459715,459720"] A celebração eucarística tornou-se ainda mais simbólica por acontecer no dia em que a Igreja celebrou Pentecostes, solenidade que recorda a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e o nascimento da missão evangelizadora da Igreja. Outro momento em meio a esse clima de fé foi a Primeira Eucaristia de seis jovens e adultos, que receberam pela primeira vez o Corpo e Sangue de Cristo. A celebração foi acompanhada por familiares, catequistas e toda a comunidade, se tornando um passo importante nesse início de caminhada. [gallery columns="2" size="large" ids="459718,459719"] [gallery columns="2" size="large" ids="459717,459726"] Durante a missa, também aconteceu a renovação dos participantes da ADMA, reafirmando o compromisso de devoção, serviço e vivência da espiritualidade salesiana pela intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora. [gallery columns="2" size="large" ids="459744,459722"] [gallery columns="2" size="large" ids="459724,459725"] Por Comunicação Oratório Dom Bosco
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Itália – Festa de Maria Auxiliadora 2026: com o olhar voltado para Maria, para acolher o Espírito Santo

CONGREGAÇÃO | Itália – Festa de Maria Auxiliadora 2026: com o olhar voltado para Maria, para acolher o Espírito Santo

25 de maio de 2026
(ANS – Turim) – A devoção de todo o povo salesiano à “Madona de Dom Bosco” manifestou-se mais uma vez de forma intensa durante a Festa de Maria Auxiliadora, celebrada em Valdocco no domingo, 24 de maio de 2026, Solenidade de Pentecostes. Missas solenes, Basílica constantemente repleta, o fluxo contínuo de peregrinos, a riqueza das homilias, a tradicional Procissão e, como novidade deste ano, os fogos de artifício: tudo contribuiu para tornar o Dia memorável e à altura das mais sentidas homenagens da FS a Maria, poderosa Auxiliadora dos Cristãos. Na realidade, as celebrações tiveram início já no dia anterior, sábado, 23 de maio, também marcado por momentos espirituais e gestos simbólicos de forte impacto. Entre eles, destacaram-se o Rosário e a Missa vespertina, enriquecidos por uma expressiva homenagem do Corpo de Bombeiros de Turim, que depositou coroas de flores nas estátuas dos Arcanjos Miguel e Gabriel, e na imagem de Maria, situadas nas cúpulas da Basílica. Houve ainda a Maratona Noturna de Oração ao Espírito Santo, inspirada no tema “Perseverantes e unânimes na oração, com algumas mulheres e Maria, a Mãe de Jesus” (At 1,14). A Vigília, aberta com as Primeiras Vésperas de Pentecostes e presidida pelo Reitor-Mor, P. Fábio Attard, foi marcada por liturgia penitencial, Rosário, Missa noturna, cânticos, momentos de oração e interlúdios musicais ao som da harpa da maestrina Eleonora Savio e também pela inauguração da nova opção de visita virtual à Basílica. Ao longo de todo o dia 24 de maio, o ambiente em Valdocco foi de intensa movimentação: grupos de peregrinos, religiosos e devotos de diversas nacionalidades, idades, culturas... ocuparam a Basílica de Maria Auxiliadora, bem como os pátios e espaços do complexo, participando das numerosas celebrações e atividades programadas — com sete Eucaristias distribuídas ao longo do dia. Na Missa central da manhã, a das 11 (UTC+2) – depois das presididas pelos Representantes de Institutos quais o Cottolengo e o Seminário Maior de Turim, e a do Superior dos Salesianos do Piemonte e Vale d’Aosta, P. Leonardo Mancini – o principal Celebrante foi o Cardeal Roberto Repole, Arcebispo de Turim e Bispo de Susa, que em Sua homilia, referindo-se ao Evangelho de João lido em Assembleia, observou como o Pentecostes, a efusão do Espírito Santo, “nada mais seja que o desenvolvimento TOTAL da Páscoa de Cristo, no tempo da Igreja”. Nessa perspectiva, explicou ainda, acolher o Espírito Santo significa “ser enxertado em Cristo Ressuscitado” e, assim, “participar desde agora das energias da Ressurreição”. A presença de Jesus no Cenáculo, que se manifesta entre os discípulos reunidos em oração com Maria, apesar das portas fechadas, evidencia que a sua ação já não conhece limites nem fronteiras: “não há mais lugar nem situação em que Ele não esteja presente”. Trata-se também de um envio confiado aos “homens e mulheres de Pentecostes”, chamados a dar continuidade, sem reservas, à missão de Jesus recebida do Pai. Pentecostes, concluiu o Cardeal, significa que, em qualquer circunstância, os cristãos permanecem “presentes a Cristo Ressuscitado”: nunca estão sós e, por isso, não são mais reféns do medo, mas encorajados a acolher o mandato divino de viver “a sua missão”, e não a própria. No período da tarde, após a bênção das crianças, a Adoração, as Segundas Vésperas e outra Missa, o XI Sucessor de Dom Bosco, P. Attard, presidiu a Eucaristia especialmente dedicada aos Jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS). Na homilia, o Reitor-Mor destacou a coincidência entre a Solenidade de Pentecostes e a Festa de Maria Auxiliadora, interpretando-a como uma “provocação” que permite reler, “com novos olhos”, tanto o mistério da descida do Espírito Santo quanto o mistério de Maria. Nesse contexto, exortou os jovens a tomar Maria como modelo e a segui-la no caminho da vida, à luz de três verbos que marcaram a sua existência: “confiar-se, abandonar-se, deixar-se guiar”. O primeiro movimento, o de confiar-se, não representa “uma rendição passiva”: Maria não renuncia ao protagonismo de sua própria história; pelo contrário, ela se torna completamente protagonista ao optar por não guardar a história para si. Além disso, o abandono, explicou, “não é resignação passiva”, mas uma “resposta madura” de quem compreendeu que a vida mais autêntica não se constrói sozinho, mas se recebe, tornando-se espaço sagrado para a ação de algo maior no coração e na própria existência. Por fim, o deixar-se guiar: ao recordar a transformação dos apóstolos — de homens fechados no Cenáculo “por medo” a anunciadores do Reino após Pentecostes — o P. Attard sublinhou que foi “o fogo do Espírito” que mudou seus corações. Um fogo que “não é romantismo espiritual, não é um passeio: é uma cruz”, mas que, paradoxalmente, “é a experiência mais libertadora que possa ocorrer”. Concluindo, o XI Sucessor de Dom Bosco convidou os jovens: “Aprendamos com Maria os três movimentos essenciais da vida cristã: confiar-se com decisão, abandonar-se com sabedoria e deixar-se guiar com alegria. A vida é um dom que Deus nos confia; quando a apertamos como se fosse propriedade nossa, tiramos dela o oxigênio, mas quando a entregamos a Deus, como fez Maria, vemos esse dom florescer e se expandir”. A seguir, a assembleia uniu-se aos fiéis reunidos na praça de Maria Auxiliadora, diante da Basílica, bem como aos grupos oratorianos e paroquiais provenientes de diversas realidades eclesiais e salesianas da cidade e do Piemonte, acompanhando em procissão a imagem de Maria Auxiliadora, iluminada e ornada com flores. O tradicional cortejo mariano encerrou-se diante da igreja, entre cânticos, hinos e orações à Madona de Dom Bosco, culminando com um sugestivo espetáculo de fogos de artifício que, como marca inédita deste ano, conferiu à celebração um caráter ainda mais festivo e popular. Em declaração à ANS, o Reitor da Basílica de Maria Auxiliadora, P. Michele Viviano, expressou profunda satisfação pela preparação e pela expressiva participação dos Fiéis. Após os anos marcados pelas restrições da pandemia, destacou com alegria o clima sereno e envolvente vivido durante as celebrações. “Foi muito comovente — afirmou — ver crianças, idosos, pessoas em cadeira de rodas e uma multidão imensa caminhando junta pelas ruas ao redor de Valdocco, honrando e rezando à nossa Mãe. Uma imagem concreta de Igreja que caminha unida, na Fé simples e profunda do povo de Deus.” O P. Viviano ressaltou ainda que Maria Auxiliadora continua a manifestar sinais de sua presença e intercessão também hoje, como no tempo de Dom Bosco. Os fiéis — observou — reconhecem como atuais as palavras do santo dos jovens: “Tende Fé em Maria Auxiliadora e vereis o que são os milagres”. Também neste ano, em Valdocco, essa promessa pareceu ecoar com renovada força no coração de todos Fonte: ANS [gallery size="large" columns="4" ids="459687,459688,459689,459690,459692,459693,459694,459696,459697,459698,459699,459701"] [gallery columns="4" size="large" ids="459704,459705,459706,459707,459708,459709,459710,459711"]  
VER MAIS

RECIFE | Colégio participa da 5ª Etapa do ENARSE/ENEL 2026 em Pernambuco

RECIFE | Colégio participa da 5ª Etapa do ENARSE/ENEL 2026 em Pernambuco

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 25 de maio de 2026
O Colégio Salesiano Recife participou da 5ª Etapa Regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e do Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL) 2026, realizada entre os dias 18 e 20 de maio, em Jaboatão dos Guararapes (PE). O evento reuniu lideranças e gestores educacionais das Inspetorias Maria Auxiliadora e São Luiz Gonzaga, fortalecendo o compromisso da Rede Salesiana Brasil (RSB) com a excelência educativa e a formação integral dos estudantes. A programação integrou o Plano Integrado de Formação 2026 da RSB e promoveu momentos de estudo, planejamento e construção coletiva a partir do Caderno 6 do Currículo da Rede Salesiana Brasil, voltado aos Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional. Durante os três dias de atividades, os participantes aprofundaram as discussões sobre os desafios contemporâneos da educação e a importância de indicadores de qualidade para orientar ações estratégicas nas escolas salesianas. Os trabalhos foram organizados em grupos temáticos relacionados às áreas de liderança, gestão pedagógica, pastoral escolar, comunicação e sustentabilidade institucional. Representando a forte presença da educação confessional no estado, o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco, José Ricardo Dias Diniz, destacou a relevância da atuação salesiana no cenário educacional pernambucano: “Os salesianos têm uma presença muito forte na educação particular de Pernambuco pela contribuição que têm dado, assim como as outras congregações religiosas. Mas o mais importante de tudo é o processo constante de estar com os olhos na realidade, na sociedade, atuando diretamente.” [gallery columns="2" size="large" ids="459682,459683"] A participação do Colégio Salesiano Recife reforça o compromisso da instituição com a inovação pedagógica, a formação humana e o fortalecimento da missão educativa salesiana, alinhada às demandas atuais da sociedade e aos princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Após as etapas já realizadas em Campo Grande (MS), Manaus (AM), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), o ciclo do ENARSE/ENEL 2026 seguirá para Campos dos Goytacazes (RJ), onde acontecerá a próxima etapa regional, nos dias 28 e 29 de maio. Por Graire Agra
VER MAIS

RECIFE | Crianças conhecem de perto o trabalho de preservação das tartarugas marinhas

RECIFE | Crianças conhecem de perto o trabalho de preservação das tartarugas marinhas

22 de maio de 2026
As crianças da Educação Infantil do Colégio Salesiano Recife participaram de uma manhã repleta de descobertas e aprendizado. O projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas de Paulista trouxe ao colégio um acervo com diversas peças que possibilitaram aos nossos pequenos conhecer mais de perto o universo desses animais e a importância de sua preservação. O projeto acompanha o ciclo de vida das tartarugas, principalmente no seu nascimento, cuidando com bastante atenção para que elas cheguem com segurança ao mar. Durante as explicações, os alunos divididos por turma foram apresentados a esse universo. Eles puderam observar e tocar em cascas dos ovos encontrados nas praias após o nascimento dos filhotes, tendo contato com materiais que, muitas vezes, estão distantes da sua realidade cotidiana. [gallery size="large" ids="459661,459662,459663"] O acervo exposto também contou com cascos de tartarugas de diferentes espécies e tamanhos. A exposição permitiu que as crianças percebessem as diferenças entre cada uma delas, compreendendo que, embora muitas vezes pareçam semelhantes, cada espécie possui características e necessidades específicas. A pesquisadora e integrante do projeto, Rayza Brasileiro, esteve presente com os nossos pequenos durante toda a manhã. Ela explicou sobre a importância do cuidado com esses animais, incentivando a conscientização e o respeito à natureza desde cedo. Durante toda a atividade, foi perceptível o brilho nos olhos das nossas crianças, que estavam maravilhados e encantados com tudo o que viram, aprenderam e descobriram. [gallery columns="1" size="large" ids="459667"] Ainda dentro da temática da vida marinha, os alunos do infantil V participarão, em breve, de uma aula de campo, onde poderão conhecer de perto o local onde esse trabalho de cuidado e preservação acontece. [gallery size="large" ids="459664,459665,459666"] Promover experiências como essa é despertar, desde a infância, o compromisso com a preservação da vida e o cuidado com a Casa Comum, formando cidadãos mais conscientes, sensíveis e comprometidos com o futuro do nosso planeta. Por Laís Tavares
VER MAIS

PARNAMIRIM | Protagonismo juvenil: nova gestão do Grêmio Estudantil é empossada

PARNAMIRIM | Protagonismo juvenil: nova gestão do Grêmio Estudantil é empossada

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 22 de maio de 2026
O Colégio Salesiano Dom Bosco realizou, no auditório da instituição, a cerimônia de posse do Grêmio Estudantil Bartolomeu Garelli, em um momento marcado pelo protagonismo juvenil, exercício da cidadania e compromisso com a comunidade educativa salesiana. O evento reuniu educandos, familiares, representantes do grêmio estudantil do Salesiano São José e a equipe diretiva do colégio, fortalecendo o espírito de participação democrática e a importância do envolvimento dos jovens na construção de uma escola cada vez mais acolhedora, participativa e inspiradora. [gallery columns="2" size="large" ids="459655,459656"] Mais do que uma eleição, o processo de escolha do grêmio proporcionou aos estudantes uma vivência concreta sobre o valor do voto, da responsabilidade coletiva e da aprendizagem pelo exemplo. Ao assumirem essa missão, os novos representantes estudantis passam a desenvolver ações e projetos voltados ao bem comum, promovendo iniciativas em prol de toda a comunidade educativa. A cerimônia contou também com a presença especial do ex-aluno Sergynho Pimenta, que compartilhou lembranças de sua trajetória como educando salesiano e destacou os valores aprendidos na instituição que hoje leva para a vida pessoal e profissional. Em sua fala, reforçou a importância da formação humana e do espírito de família vivenciado no ambiente salesiano. [gallery columns="2" size="large" ids="459657,459658"] Durante o evento, o Diretor Geral, Padre José Júnior, ressaltou a relevância da missão assumida pelos estudantes e o papel transformador da liderança juvenil dentro da escola. Por Cileide Siqueira
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Itália – Consulta Mundial da Família Salesiana tem início em Turim

CONGREGAÇÃO | Itália – Consulta Mundial da Família Salesiana tem início em Turim

21 de maio de 2026
(ANS – Turim) – “Fazei o que Ele vos disser: crentes, livres para servir… na senda do Sistema Preventivo” é o tema da Consulta Mundial da Família Salesiana, em andamento em Turim-Valdocco nestes dias que antecedem a Festa de Maria Auxiliadora – de quarta-feira (20) a sábado (23 de maio de 2026). O ponto central do encontro é a reflexão sobre o Sistema Preventivo, analisado à luz de seu significado no serviço de animação e governo dos diversos Institutos e Associações. O evento conta com a participação de cerca de 60 Representantes dos diferentes Grupos surgidos do carisma salesiano de Dom Bosco, numa das maiores adesões já registradas: ao todo, 27 dos 32 grupos que compõem essa ampla árvore carismática a serviço da Igreja e da juventude estão diretamente representados. [gallery columns="2" size="large" ids="459622,459624"] Primeiro dia: a intervenção do Reitor-Mor Na tarde de quarta-feira, 20 de maio, durante o primeiro período de trabalhos – de caráter sobretudo introdutório e programático – , os participantes reuniram-se para ouvir as palavras de acolhida e a apresentação do percurso por parte do Delegado do Reitor-Mor para a FS, P. Joan Lluís Playà, seguidas das palavras de Abertura pelo próprio Reitor-Mor, P. Fábio Attard, que apresentou o tema orientador da Consulta Mundial 2026. Na tarde de quarta-feira, 20 de maio, durante a primeira meia-manhã de trabalhos – de caráter prioritariamente informativo e programático –, os participantes se reuniram para ouvir as palavras de boas-vindas e a apresentação do itinerário por parte do Delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana, Pe. Joan Lluís Playà, e o discurso introdutório do próprio Reitor-Mor, Dom Fabio Attard, que apresentou o tema orientador da Consulta Mundial 2026. Em sua intervenção, o Reitor-Mor focou no momento atual da Família Salesiana, emoldurado por diversos aniversários significativos dos últimos anos (2025 – 150º das Missões Salesianas; 2026 – 150º dos Salesianos Cooperadores; 2027 – 150º aniversário do Sistema Preventivo) e o caminho das últimas Mensagens (sobre a Esperança e a Fé), para afirmar que estes “não são apenas coincidências ou datas cronológicas e históricas, mas são chamados na história da presença do Espírito” e que apontam para a conclusão de um percurso animado pela caridade pastoral, precisamente a do Bom Pastor. Por isso, convidou todos os Superiores Maiores e os Responsáveis ou Delegados dos diversos grupos presentes a viver os dias da Consulta como uma viagem interior à redescoberta da raiz carismática do Sistema Preventivo, observando com clareza que “o carisma não é uma técnica pedagógica” e não deve ser examinado “de um ponto de vista funcional”, mas “é ação do Espírito, é fogo que purifica, que ilumina, que dá energia para o caminho”. Nessa perspectiva, portanto, o carisma é um dom recebido gratuitamente e sem mérito, que se torna, porém, também uma responsabilidade a ser compartilhada, sem se deixar vencer pelo medo, nem pela inércia, nem pelo receio de não estar à altura. Já em vida de Dom Bosco, lembrou o Reitor-Mor, os salesianos corriam o risco de se desviar do caminho, de não viver mais o Sistema Preventivo. A questão, então, não é calcular quantos dons se possui e que resultados se podem obter, mas ter a coragem de se colocar em jogo, de confiar verdadeiramente no Senhor como guia da própria vida, para ser pessoas “con-sagradas”, ou seja, “que habitam no sagrado”. Dessa forma, assegurou ele, para um mundo que se debate nas trevas, cercado por linguagens de violência e lógicas de opressão, o testemunho autêntico de quem fundou a própria vida em Deus brilha de maneira especial e se torna certamente fonte de uma saudável inquietação para a juventude. Após um momento de apresentação entre todos, e especialmente dos novos membros acolhidos, o dia foi encerrado com a oração comunitária das Vésperas, a tradicional “boa noite salesiana” e a recitação da Novena a Maria Auxiliadora na Basílica a ela dedicada. Após um momento de apresentações dos participantes, com especial atenção aos novos membros, o dia foi encerrado com a oração comunitária de Vésperas, a boa-noite e a Novena a Maria Auxiliadora em Sua Basílica. Os trabalhos dos dias seguintes A quinta-feira, 21 de maio, teve início com a «Lectio Divina» conduzida pelo P. Marco Rossetti, sobre o tema “Eu sou o Bom Pastor”. Em seguida, os participantes se dedicaram a trabalhos em grupo e a momentos de partilha segundo o método do ‘Diálogo no Espírito’, em sintonia com o caminho indicado pelos recentes sínodos da Igreja. A manhã se concluiu em sessão plenária de partilha e a Concelebração Eucarística presidida pelo P. Attard. No início da tarde, está prevista a apresentação do P. Rossano Sala, com a conferência “O Sistema Preventivo à prova do terceiro milênio: a atualidade profética do nosso estilo educativo-pastoral”, seguida de espaço para diálogo com o expositor e momentos espirituais com a oração de Vésperas e a Novena. A programação da sexta-feira (22) prevê a Eucaristia matutina e uma sessão conduzida pelo P. Michal Vojtáš, docente da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), sobre “O Sistema Preventivo no serviço de animação e governo dos institutos e associações”. Após os momentos de reflexão pessoal e de partilha por tipologia de grupos (religiosos, institutos seculares, associações leigas), será realizada uma sessão informativa sobre o Centro de Alta Formação Salesiana recentemente instituído no «Colle Don Bosco», apresentada pelo seu responsável, o P. José Miguel Núñez Moreno. À tarde, após uma visita guiada, no Santuário da Consolata, em Turim - tão caro a Dom Bosco - serão partilhadas informações por parte de diversos Grupos da Família Salesiana. Em seguida, os participantes serão convidados a visitar a Exposição em cartaz no ‘Museu Casa Dom Bosco’, dedicada às diferentes formas de transmissão da história e do carisma do Santo dos Jovens - “da biografia à história em quadrinhos”. No último dia de trabalhos, sábado, 23 de maio, o Reitor-Mor, ‘Pai e Centro de Unidade da Família Salesiana’, conduzirá a assembleia final, posteriormente aprofundada em grupos. Após uma última sessão informativa com contribuições do Secretariado para a FS e da Postulação Geral para as Causas dos Santos, a Consulta Mundial 2026 será oficialmente encerrada na Santa Missa, também presidida pelo P. Attard. Se as agendas lhes permitirem, os participantes terão ainda a oportunidade de participar, no dia seguinte, 24 de maio, da grande Festa de Maria Auxiliadora, no tradicional cenário salesiano de Valdocco. Graças ao denso programa de atividades; à fecunda troca entre diferentes carismas e abordagens pastorais; e à força simbólica dos Lugares Salesianos, especialmente no mês de Maria, o encontro configura-se numa como intensa experiência de salesianidade, oferecendo novo impulso ao serviço de animação e governo, e à missão apostólica dos diversos Grupos que compõem a Família Salesiana. Fonte: ANS
VER MAIS

NOTÍCIAS

PARNAMIRIM | Um fim de semana de grandes conquistas para a nossa equipe de natação

Nos dias 30 e 31 de maio, nossos 12 atletas representaram o Salesiano Dom Bosco no Torneio de Piscina Curta e conquistaram excelentes resultados, demonstrando talento, dedicação e espírito esportivo. O grande destaque foi Guilherme Lemos, que alcançou o melhor índice técnico da categoria Juvenil 1, venceu quatro provas individuais e ainda estabeleceu um novo […]
VER MAIS

RECIFE | Turno Complementar une leitura, diálogo e consciência social com o Livro de Djamila Ribeiro

O Turno Complementar dos anos finais do Colégio Salesiano Recife vai muito além do suporte às atividades e trabalhos escolares. Entre as diversas opções oferecidas, os nossos estudantes também contam com a participação em um projeto de leitura que vem proporcionando momentos ricos de aprendizado, reflexão e formação humana. Ao lado da bibliotecária Maria Thamyres, […]
VER MAIS

JOÃO PESSOA | Presença Salesiana vive dias de graça e comunhão com a Visita Inspetorial do Padre Inácio

Entre o final da tarde da última sexta-feira e a manhã de segunda-feira, a presença salesiana em João Pessoa viveu um momento forte de animação, escuta e fortalecimento de sua missão institucional e pastoral. O Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Inácio, realizou a sua Visita Canônica Inspetorial à comunidade local, trazendo uma palavra de paternidade, […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE