ALIANÇA | Dom Bosco entre nós

ALIANÇA | Dom Bosco entre nós

7 de fevereiro de 2019 Por paulo
O Dia de Dom Bosco foi celebrado com programação especial na comunidade de Caueiras, Paróquia de Aliança, PE. Organizada pela CJC, Comunidade de Jovens Cristãos, sob coordenação do Administrador Paroquial, Pe. Cleyton Coutinho, SDB, o I CONHECENDO DOM BOSCO foi iniciado na terça-feira, 29 de janeiro, e finalizado no sábado, 02 de fevereiro, contando com Missa e Hora da Graça na abertura, momento de Adoração e de apresentação da vida do Pai e Mestre da juventude nos demais dias. Os encontros, que tiveram como tema “Dai-me almas e ficai com o resto”, e como lema “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (1 Tm 4,12), aconteceram na Capela da comunidade que tem Nossa Senhora Auxiliadora como padroeira, objetivando a partilha do conhecimento da vida do santo homem que teve sua imagem entronizada nesta capela em 30 de dezembro do ano passado afim de fortalecer a fé no intercessor dos jovens. O padre salesiano está como administrador paroquial em Aliança há pouco mais de 08 meses, e vem realizando um trabalho junto aos jovens e cultivando o amor e devoção ao pastorzinho dos Becchi, que se ordenou padre e tornou-se santo por amar a porção mais delicada da sociedade. A comunidade, que já contava com presença salesiana há 27 anos, por meio da CJC Caueiras, vive ainda mais intensamente a “fé em Deus e o amor pela juventude”, como já dizia seu fundador, Pe. Genário Augusto de Melo, SDB. O sentimento é de gratidão pela vida de Dom Bosco e pela oportunidade de, a tantos outros, torná-lo conhecido. Que o sigamos como exemplo na fé e no trabalho, reconhecendo que “Nós viemos ao mundo para os outros”. Por Renata Barbosa
VER MAIS

SALVADOR | Volta às aulas do Salesiano Dom Bosco

SALVADOR | Volta às aulas do Salesiano Dom Bosco

7 de fevereiro de 2019
A mudança de rotina, de ambiente, emoções, relações e novidades que trazem aquele friozinho na barriga são marcas da volta às aulas. A família e a escola iniciam essa parceria para que seja um momento que transcorra com muita naturalidade e que o amadurecimento de cada etapa aconteça. Essa acolhida do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) foi destaque em uma matéria da Rede Bahia de Televisão (afiliada da Globo), no jornal da manhã, em uma cobertura ao vivo. Muito mais que acordar cedo, os estudantes da nossa Escola são acolhidos e inseridos na dinâmica do novo ano e na realidade escolar. Assim, foi um pouco da manhã da terça-feira (29/01) para as turmas 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1 e 6º ano do Ensino Fundamental II, matutino e vespertino. Na segunda-feira (28/01), quem veio primeiro para escola foram os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Aos poucos foram chegando, na quarta-feira (30/01): 7º ano do Ensino Fundamental II a 2ª série do Ensino Médio. Na segunda-feira (04/02): Grupo 4 e 5 da Educação Infantil (matutino e vespertino). Ainda irão chegar na segunda-feira (11/02): Grupo 3 da Educação Infantil e na segunda-feira (18/02): Grupo 1, 2 da Educação Infantil, também nos dois turnos. A escola preparou esse momento com muita atenção. Para a coordenadora geral, a mestra em educação Cristina França, “ao contrário do que muitos pensam, a primeira semana de aula é importantíssima, pois é ocasião da criança se ambientar com a nova sala, com os colegas, com as regras da escola. Além de, pedagogicamente, ser uma adaptação desta nova etapa, ainda que continue na mesma escola, a sala mudou. Enfim, cada ano letivo tem suas exigências que levam a uma responsabilidade diferente e suas especificidades”. Confira a matéria transmitida pela Rede Bahia: http://g1.globo.com/bahia/jornal-da-manha/videos/t/tv-bahia/v/volta-as-aulas-estudantes-retomam-as-atividades-nas-escolas-particulares/7352627/?fbclid=IwAR00q8koo20LOiUzMTZ1X9v7m1eVjr-IRRS56uZN5ujhBWttXnQyy7cEAQI
VER MAIS

SALVADOR | Aniversário de 14 anos do Colégio Salesiano e Dia de Dom Bosco

SALVADOR | Aniversário de 14 anos do Colégio Salesiano e Dia de Dom Bosco

7 de fevereiro de 2019
Dia 31 de janeiro é celebrado o dia de Dom Bosco, grande exemplo de pessoa a serviço de Deus, que dedicou a vida para a caridade e para amar o próximo, principalmente em acolher os jovens em situação de risco. O seu trabalho com os jovens se iniciou com meninos desamparados, que não tinham lar, muitas vezes órfãos e sem perspectiva de mudança. Então, dedicou-se a evangelização desses jovens, a fim de resgatá-los. Para mudar a vida desses meninos usou, também, a educação. Educar, para Dom Bosco, era cuidar, respeitar, acolher e levar alegria. E a partir disso se baseia a obra salesiana. Ou seja, na espiritualidade operante, educativa, esperançosa e otimista. Dessa forma, também, o Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) construiu os 14 anos de história e de educação, que preza pela moral, por valores e pelo conhecimento inspirado do mestre Dom Bosco. Aqui, para educar, acolhemos como o nosso Mestre nos ensinou. Diante disso e da especial data, na quinta-feira, 31/01, foi celebrada a Missa de Dom Bosco em nossa escola pelo diretor, Padre Eudes Barreto, para os alunos do Ensino Médio e Fundamental II. Um momento para homenagear São João Bosco e o seu legado de amor, disseminando-o para aqueles que ele especialmente se dedicou — os jovens. Como também, um momento para festejar, agradecer pelos anos de educação diferenciada e transformadora de nossa escola e de agradecer à família salesiana Dom Bosco por ajudar a realizar a nossa missão de educar amando. Por Gigliola Sena
VER MAIS

SALVADOR | Professores salesianos fazem mestrado com renomada universidade chilena

SALVADOR | Professores salesianos fazem mestrado com renomada universidade chilena

7 de fevereiro de 2019
Uma iniciativa internacional de “Mestrado em Educação” está sendo aplicada de forma inédita na capital baiana com um grupo de 20 professores das Escolas Salesianas de Salvador e de outras unidades do Nordeste da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSE) e convidados. O curso, viabilizado através de convênio entre a Inspetoria São Luiz Gonzaga, o Colégio Dom Bosco (Paralela) e a Universidad de Santiago do Chile (USACH), tem a gestora do Polo Nordeste da RSE, Valéria Rodrigues, como responsável direta no Brasil. O curso stricto sensu tem duas linhas de pesquisa: Gestão Educacional e Currículo & Avaliação. O mestrado interinstitucional, que serve como instrumento de formação continuada para os professores, foi iniciado no ano 2013. Portanto, já estamos na quarta turma de formação. As aulas presenciais são realizadas semestralmente e as virtuais, através de uma plataforma na internet. As defesa de dissertações acontecem na sede da instituição de ensino superior chilena. O coordenador do mestrado, o professor-doutor Daniel Rios, chileno, acredita que o curso vai gerar desdobramentos positivos na qualidade do ensino oferecido nos colégios aonde atuam os mestrandos. “Esse mestrado deve ter impacto muito forte na aprendizagem porque vai melhorar a gestão de direção de escola e na gestão pedagógica nas dimensões de currículo e avaliação. Os de uma linha de pesquisa vão melhorar na gestão escolar em planejamento estratégico, gestão administrativa e gestão financeira e os da outra linha, no estudo dos problemas educacionais, escolares e de sala de aula”, ressalta. Por Gigliola Sena
VER MAIS

FORMAÇÃO | Pós-Noviciado de Campo Grande realiza Missa de Abertura

FORMAÇÃO | Pós-Noviciado de Campo Grande realiza Missa de Abertura

7 de fevereiro de 2019
Marcelo Augusto Costa, da Inspetoria do Recife, dada sua condição especial de estudos, foi integrado ao pós-noviciado em Campo Grande. No dia 02 de fevereiro, na solenidade da Apresentação do Senhor e no ano que a Missa Salesiana de Mato Grosso comemora os seus 125 anos, aconteceu a Missa de abertura do Curatorium do Pós-Noviciado do Instituto São Vicente na cidade de Campo Grande-MS. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Ademir Oliveira, diretor da comunidade e concelebrada pelos formadores Pe. Gaudêncio (vice-diretor e coordenador dos estudos) e Pe. Wagner (Ecônomo), e a participação do Mestre Fábio Júlio (coordenador de pastoral). O Curatorium do pós-noviciado do Instituto São Vicente conta com a participação de quatro Inspetorias, sendo: Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (Campo Grande – MS) Inspetoria São João Bosco (Belo Horizonte – MG), Inspetoria São Domingos Sávio (Manaus-MA) e Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga (Recife – PE) ao todo são vinte-um pós-noviços que compõem a comunidade do curatorium, sendo: Pós-noviços do primeiro ano: Filipe Antonio da Silva Lopes (BBH), Gaudêncio Mendes de Souza (BCG), Hudson Henrique Campos Silva (BBH), Jordan Nascimento Carvalho (BMA), Justino de Jesus Massa Castro (BMA), Leandro Plizzari (BCG), Marcelo Augusto Costa (BRE) e Murilo Souza Oliveira (BBH). Pós-noviços do segundo ano: Antonio Veiga Neto (BMA), Cleiton Cecílio da Silva Bastos (BCG), Gustavo da Silva Sousa (BMA), Ir. Jameo Tseretomowe Aihoro’wa (BCG), Luiz Fernando de Oliveira (BBH), Luiz Fernando Gomes Ferreira (BBH), Marcos André Melo Monte Palma (BMA), Ir. Raynery Augusto da Silva Souza (BMA), Vanderlei Tonani Correia dos Santos (BBH), Vinicius Neto Martins (BCG), Waldiak Silva Rondon (BCG), Walter Felipe Oliveira da Silva (BMA) e Williansmar Rodrigues da Costa (BMA). Rezemos por todos esses jovens que dão seu sim diariamente e peçamos que Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco intercedam por todos eles. Por Walter Oliveira - Comunicação Social ISV
VER MAIS

NOTÍCIAS

RECIFE-Sagrado Coração | Estudante faz “vaquinha” para estudar em universidade dos EUA

Aluno do Colégio Salesiano Recife, Caio Henrique foi aprovado em quatro instituições americana Depois de muita dedicação e estudo, o jovem Caio Henrique Gonçalves de Araújo, de 18 anos, conseguiu conquistar o sonho de passar em quatro universidades dos Estados Unidos: Iowa State University, University of North Carolina Wilmington, Arizona State University e University of […]
VER MAIS

MATRIZ DE CAMARAGIBE |

Padre José Geraldo de Albuquerque, Diretor executivo faz a entrega dos materiais esportivos do Projeto Geração Cultivando Sonhos. No dia 21 de março, o diretor da instituição Centro Juvenil Dom Bosco, de Matriz de Camaragibe (AL), Padre José Geraldo de Albuquerque, realizou a entrega dos materiais esportivos para os alunos do Projeto Geração Cultivando Sonhos. […]
VER MAIS

COMUNICAÇÃO | Ex-aluno salesiano ganha SciTech Oscar pela Pixar

O ex-aluno do Colégio Dom Bosco de Piracicaba, SP, e atual pesquisador da Pixar, Fernando de Goes, foi premiado pelo desenvolvimento de um sistema para simulação dinâmica de objetos elásticos utilizado em diversas produções do estúdio Pixar Este ano, oito áreas foram premiadas pelo SciTech Oscar, incluindo a categoria “Soft Bodies”, que em tradução livre […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE