NATAL | Salesiano São José Festeja aprovações em universidades federais

NATAL | Salesiano São José Festeja aprovações em universidades federais

7 de fevereiro de 2019 Por paulo
A alegria tomou conta do Salesiano São José após a divulgação dos aprovados no Sisu 2019. Uma festa já aguardava os educandos para comemorar a tão sonhada aprovação em uma instituição federal. Muitos educandos do Pré 2018 compareceram para compartilhar a felicidade pela vaga desejada com membros da equipe do colégio, que os acompanharam durante a jornada educativa no colégio. Entre os destaques, os ex-alunos Luís Augusto Santos e João Vitor Freire, aprovados em 2º e 5º lugares, respectivamente, no curso mais concorrido e de maior nota de corte da Universidade Federal do Rio Grande, medicina. O ex-aluno Heitor Dutra também juntou-se ao time de futuros médicos com a aprovação em 10º lugar no curso. Outro destaque foi o hexa-atleta ouro dos jogos escolares do Rio Grande do Norte e campeão sulamericano de Karatê, Iago Medeiros, que foi aprovado em 1º lugar no curso de Educação Física da UFRN. Corte de cabelo, distribuição de band aids, copos personalizados e um lanche festivo tornaram a manhã ainda mais especial. E para animar, um DJ tomou conta da playlist da aprovação. Parabenizamos todos os educandos aprovados. Confira a lista: 1ºs lugares: 1 – Iago Medeiros da Silva – Educação Física (Bacharelado) UFRN 2- Maria Clara Rodrigues – Educação Física (Licenciatura) UFRN 3- João Pedro Ciríaco – Engenharia Química UFRN 4 – Rhanna Nídia Souto – Matemática UFRN 5 – Heitor Dutra de Medeiros – 10º lugar em Medicina UFRN 6 – Hellen Pereira Cardoso – 3º lugar em Direito UFRN 7 – Matheus Salatiel Borges Corrêa – 4º lugar em Direito UFRN 8 – Roosewelt Muniz Marinho Júnior – Direito UFRN 9 – Letícia de Lourdes Lunna Gesteira – Direito UFRN 10 – Letícia Louise Maciel Holanda – Direito UFRN 11 – Thelles Augusto de Paiva Fagunes – 3º lugar Engenharia Elétrica UFRN 12 – Heloisa Fontenele Girardi – 4º lugar Engenharia Elétrica UFRN 13 – Erik de Medeiros Hansen – 6º lugar Engenharia Elétrica UFRN 14 – Thamires Graziela Marinho Maia – Engenharia Elétrica UFRN 15 – João Victor Azevedo da Costa – Engenharia Elétrica UFRN 16 – Vinícius Araújo da Silva – 10º lugar Engenharia Elétrica UFRN 17 – Joaquim Chianca Dantas Beserra – 5º lugar Tecnologia da Informação UFRN 18 – Daniel Sehn Colao – 8º lugar Tecnologia da Informação UFRN 19 – Álvaro Soares dos Santos – Tecnologia da Informação UFRN 20 – Arthur de Sousa Campos – Tecnologia da Informação UFRN 21 – Vinícius Freire Guimarães – Tecnologia da Informação UFRN 22 – Antônio Garcia de Medeiros Neto – Ciência e Tecnologia UFRN 23 – Beatriz Caroline Alves de Morais – Ciência e Tecnologia UFRN 24 – Iago Alexandre Soares dos Santos – Ciência e Tecnologia UFRN 25 – Rafael Soares Gabriel – Ciência e Tecnologia UFRN 26 – Yuri Pedrosa da Silva – Ciência e Tecnologia UFRN 27 – Cleobulo Cortez Gomes Neto – Ciência e Tecnologia UFRN 28 – Carlos Werner Trindade de Oliveira – Farmácia UFRN 29 – Luiz Felipe Sitônio Saldanha – Farmácia UFRN 30 – Elias Daher Daccache – Engenharia Civil UFRN 31 – João Vitor de Andrade Gomes – Física IFRN 32 – Letícia Gabriele Lopes Pereira de Assis – Gestão Hospitalar UFRN 33 – Izabel Vitória Fagundes de Alencar – Gestão Hospitalar UFRN 34 – Magnus Cunha Pellense – 2º lugar em Arquitetura e Urbanismo UFRN 35 – Nicole Kathelly Dantas Prudêncio – 5º lugar em Ciências Biológicas UFRN 36 – Mateus Ferreira Rego – Ciências Biológicas UFRN 37 – Matheus Sales Viana – Ciências Econômicas UFRN 38 – Pedro Sonehara de Morais – Psicologia UFRN 39 – Vinícius Queiroz da Silva – Ciências Contábeis UFRN 40 – Anna Alice Carmo Gonçalves – Enfermagem UFRN 41 – Camila Brito do Ó – Enfermagem UFRN 42 – Lucas David de Araújo Diniz – Biomedicina UFRN 43 – Renata Ramos de Barros Cavalcanti – Nutrição UFRN 44 – Renata Yumi Galvão Kaswadi – Pedagogia UFRN 45 – Maria Luiza de França Maia – Teatro UFRN 46 – Erik Ronald Andrade da Silva – Ciências Contábeis UERN 47 – Maria Clara Nogueira – Ciências Biológicas UFRN Por Marcella Mendes
VER MAIS

FORMAÇÃO | Curso de discernimento e preparação aos votos perpétuos

FORMAÇÃO | Curso de discernimento e preparação aos votos perpétuos

30 de janeiro de 2019
De 12 a 24 de janeiro, na casa de retiro dos salesianos em Barbacena – MG, aconteceu o Curso de Discernimento e Preparação aos Votos Perpétuos. O coordenador do curso deste ano foi o Pe. Carlos Mendes Júnior, salesiano da Inspetoria do Nordeste e membro da Comissão Nacional de Formação (CNF), e o assistente do curso foi o salesiano formando Sebastião Cesário Júnior, da Inspetoria de Belo Horizonte. Participaram do curso os salesianos formandos Denilson Bezerra Ferreira – BCG, Deyvison José de Santana – BRE, Gutielles dos Reis Santos – BBH, Josemar Abel Silva de Oliveira Junior – BRE, Michel Dutra Faria – BSP, Alexandre Angelotti Cruz – BSP, Claudio Teixeira da Silva – BCG, José Geraldo de Albuquerque – BRE, José Wilker França da Silva – BRE, Paulo Henrique de Almeida Silva – BRE e Raimundo Luan Hadney de Luna Gonçalo – BRE. O curso contou com a assessoria dos seguintes salesianos: Pe. Gilson – BPA, que conduziu o dia de espiritualidade que se deu por uma jornada de retiro com os participantes; Pe. Ivan – BBH, que refletiu acerca das realidades juvenis atuais e sobre os desafios da Pastoral Juvenil; e Pe. Adalberto – BCG, mestre de noviços de Barbacena, que trabalhou eximiamente o que concerne à Teologia da Vida Religiosa. Houve ainda a contribuição valiosíssima da psicóloga e psicanalista Patrícia Ferreira, que durante dois dias tratou sobre a vida religiosa no viés psicológico. Os jovens salesianos também tiveram contato com as riquezas documentais cuidadosamente guardadas no Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa que fica naquela cidade. Como nem só de estudos vive o salesiano, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as cidades históricas de São João Del’Rei, Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto e a própria cidade de Barbacena, onde se localiza o chocante Museu da Loucura. No dia 24 de janeiro, às 10h, na capela do antigo aspirantado, os salesianos Claudio Teixeira da Silva – BCG, Denilson Bezerra Ferreira – BCG, Deyvison José de Santana – BRE, Josemar Abel Silva de Oliveira Junior – BRE, José Geraldo de Albuquerque – BRE, José Wilker França da Silva – BRE, Paulo Henrique de Almeida Silva – BRE e Raimundo Luan Hadney de Luna Gonçalo – BRE fizeram a renovação de seus votos como salesianos de Dom Bosco. A celebração foi presidida pelo Pe. Sedney Manja, delegado inspetorial da formação na Inspetoria São João Bosco e concelebrada pelos padres Carlos Júnior e Nilson (BMA). Pe. Sedney foi quem fez as vezes do Reitor-mor da Sociedade de São Francisco de Sales, recebendo a profissão dos jovens salesianos. As testemunhas oficiais das profissões foram o Ir. Luiz, da Inspetoria de Belo Horizonte, e Pe. Nilson, da Inspetoria de Manaus, ambos membros da comunidade do Noviciado Salesiano de Barbacena. O Curso de Votos Perpétuos, considerado por muitos um “segundo noviciado”, foi um tempo de graça na vida dos jovens salesianos. Que Deus os ilumine no caminho de discernimento vocacional e de amadurecimento como religiosos salesianos! Por Raimundo Luan Hadney, SDB
VER MAIS

RN, Colégios Salesianos | Catequizandos participam de Retiro da Primeira Eucaristia

RN, Colégios Salesianos | Catequizandos participam de Retiro da Primeira Eucaristia

30 de janeiro de 2019
Foto: Juvita Fotografia “Não temas! Chamei-te pelo nome: tu és meu!” ( Is 43,1c). Esse é nosso lema desde a primeira profissão. São palavras de nosso Deus através do profeta Isaías, que deverão continuar orientando as nossas vidas. () Deus nos amou por primeiro, agora, consagrou-nos para sempre e nos envia para sermos homens de Deus entre os jovens. Com a nossa profissão perpétua, vem-nos (a mente) o tema escolhido para o Capítulo Geral 28 de nossa Congregação, que é o questionamento: Quais Salesianos para os jovens de hoje? Certamente responderemos que são e devemos ser homens de Deus (Salesianos místicos), ser homens de Deus para os jovens (Salesianos servos) e ser homens de Deus para os jovens em comunidades fraternas (Salesianos profetas). Para um consagrado, o fundamento de sua vida está em Deus. Evangelizar é antes de tudo, dar testemunho, de maneira simples e direta do Deus revelado por Jesus Cristo mediante o Espírito Santo. A partir da ótica da missão, a consagração abrange a pessoa inteira e todos os aspectos importantes do seguimento de Cristo. Consagração é oração, é missão, é vida comunitária; consagração é estar com os jovens no mundo em que eles vivem. Deus nos chamou para sermos homens de Deus e nos envia aos jovens. Ser de Deus significa pertencer aos jovens. A contemplação de Deus leva-nos a estarmos com os jovens e a entregarmos a própria vida a eles. Ser homens de Deus para os jovens significa ser “pais” no sentido mais forte da palavra: amar os jovens com ternura, estar com eles, vê-los crescer, educá-los no amor que se entrega, no sacrifício de si, no esforço diário. Ser homens de Deus para os jovens significa ser seus amigos: conhecer a juventude do Brasil de hoje, estar em sintonia com ela, aceitar o que for bom, ser otimista, crer que Deus ainda está presente em nosso mundo. Só conseguiremos ser esses Salesianos para os jovens de hoje se mantermos os olhos fixos no Senhor. A esse Deus, que é nosso Pai, só podemos agradecer pelo dom de nossas vidas e pedir que Ele nos mantenha firmes na fé. Queremos também agradecer aos nossos pais. Caríssimas mães e caríssimos pais: Vocês são os primeiros colaboradores de Deus e de Dom Bosco. Sem o amor de vocês e suas generosidades a Congregação Salesiana não existiria. Agradecemos a Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, na pessoa do P. Nivaldo Pessinatti, a dedicação e fraternidade para conosco. E não podemos nos esquecer de nossos formadores que com muito empenho nos ensinaram e testemunharam a beleza da vida Salesiana. Por fim, agradecemos aos jovens que são a razão de nossa existência. Muito obrigado pelo carinho e fraternidade. Que a Virgem Maria, que é a Virgem da fidelidade, nos acompanhe sempre nos dias de cruz e nos dias de alegria. Assim seja! Discurso pronunciado, ao final da celebração dos votos perpétuos, pelo neoprofesso Rodrigo Antonio.
VER MAIS

FORMAÇÃO | Palavras de agradecimento dos neoprofessos temporários

FORMAÇÃO | Palavras de agradecimento dos neoprofessos temporários

30 de janeiro de 2019
Foto: Pe. Tarcísio Odelli Hoje, é dia de festa e de alegria. A nossa Inspetoria e a Igreja recebem quatro novos religiosos: Bruno Paiva, Cleyson Fellipe, Francisco Joanderson e Luan Andrade, aqui estamos, respondendo à pergunta que um dia o Senhor fez a Pedro e hoje repete aos nossos corações: “Tu me amas?” (Jo 17, 17). A resposta de Pedro é também a nossa: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo” (Jo 21, 17). Diante do amor de Deus, não tínhamos como responder de outra forma. Sendo assim, evidenciamos a nossa gratidão ao Senhor Jesus, “que primeiro nos amou” (1 Jo 4,19) e nos convidou a segui-lo. Quanta alegria a nossa! Por isso, fazemos das palavras da Virgem Maria, as nossas palavras: “Ele pousou sobre mim o seu olhar” (Lc 1,46). Mesmo em meio a inúmeras dificuldades “o Senhor não deixou inacabada a obra que iniciaram as suas mãos” (Sl 137). Uma frase atribuída a Dom Bosco nos diz: “Sê para com Deus como pássaro que sente o galho tremer, mas não tem medo ele sabe que tem asas”. Ao longo de nossa caminhada vocacional e formativa, inúmeras pessoas foram sinais da presença e do amor de Deus. Trazemos essas pessoas em nossos corações. Quem nos dera fazermos um discurso para cada uma delas! Nenhuma palavra seria capaz de medir a profundidade da nossa gratidão. Mas, como somos quatro e cada um tem a sua história, não temos como citar nome por nome. Em primeira instância ao nosso Inspetor Pe. Nivaldo Pessinatti, o senhor que fazendo as vezes do Reitor-Mor é Dom Bosco entre nós. Obrigado, por exercer sua paternidade, atenção e cuidado durante esses anos de formação inicial. Aos salesianos que nos acompanharam nos encontros vocacionais, aos salesianos e as comunidades em que moramos nas etapas formativas antes do noviciado. Um obrigado todo especial ao Padre Asídio Deretti (Inspetor da Inspetoria de Porto Alegre), que nos acolheu em Curitiba, para fazermos o nosso noviciado (Pe. Tarcízio, leve ao Pe. Asídio e a cada irmão da Inspetoria São Pio X, o nosso afetuoso abraço). Ao nosso querido mestre de noviços (aqui presente), Pe. Cássio Rodrigues (intensificar as palavras de agradecimento ao P. Cássio). Na pessoa do Padre Cássio agradecemos também a cada salesiano que compôs a comunidade do noviciado: Ivan Alves (nosso assistente), aos padres Sávio e Sigmunde e ao Ir. Zezo. Nossa gratidão também ao Pe. César Teixeira (que com tanto carinho ficou à frente da organização desta celebração), ao Ir. Diógenes (pelo apoio na organização da festa), ao Pe. Carlos Júnior (responsável pela CIF). Ao Pe. Inácio e ao Ir. Severino, testemunhas de nossa profissão. Ao Pe. Eudes, pela presença amiga. A Dom Severino (falar breves palavras) e aos padres da Diocese de Nazaré, aqui presentes (falar os nomes) e ao Pe. Anderson, CM. Às nossas famílias, obrigado pela presença de vocês, pelo carinho e pelo amor que têm para conosco. Aos nossos amigos, professores, as religiosas (os) aqui presentes que vieram celebrar conosco este dia tão especial, à Ir. Adriana (Inspetora das Irmãs Salesianas) e na pessoa dela todas as irmãs salesianas e os demais grupos da família Salesiana aqui presentes, às Irmãs Filhas da Caridade, e as Religiosas da Instrução Cristã (falar o nome das demais congregações presentes) e aos “seminaristas diocesanos”. Vocês fazem parte de nossas vidas, suas amizades nos ajudam a sermos pessoas melhores. À equipe de liturgia: mestres de cerimônia e acólitos, aos leitores (nomes), ao Pe. Tarcízio (fotógrafo oficial da celebração). Ao Padre João Carlos (nosso vice inspetor que nos presenteou com sua voz, cantando o Te Deum e ao ministério de música Acorde Sublime, da Paróquia de São José do Carpina, que de forma brilhante nos ajudaram a rezar esta Santa Liturgia. Não poderíamos terminar esses agradecimentos sem mencionar à Virgem Maria. Na escola de Maria é que se aprende a amar e seguir Jesus. Ela é “nossa irmã na fé”, ao mesmo tempo em que é Nossa Mãe e Auxiliadora. Mãe de Cristo biologicamente e Mãe da Igreja misticamente. Nosso pai, Dom Bosco, ensinou-nos a amá-la e a ela recorrer nas situações difíceis da vida, ele próprio fez essa experiência. Ó Maria Auxiliadora, obrigado por vossa presença constante em nossas vidas. Seguindo o teu exemplo não seremos confundidos. Recorrendo ao teu auxilio não seremos desamparados. Recebe-nos pois, como teus filhos e ensina-nos a sermos fieis ao bendito fruto do teu ventre, Jesus Cristo, Nosso Senhor. A cada um aqui presente, a nossa gratidão. Rezem por nós, para que sejamos Salesianos que exalam o amor de Deus, Salesianos próximos dos jovens, que com eles vivam em busca do Reino e para que no meio deles não sejamos outra coisa a não ser: sinais e portadores do amor de Deus. Que Cristo os guarde no seu Coração e os abençoe pela intercessão da Toda Santa Mãe de Deus. Discurso pronunciado ao final da celebração da primeira profissão, pelo neoprofesso Cleyson Fellipe, sdb
VER MAIS

NOTÍCIAS

MATRIZ DE CAMARAGIBE | Educandos do Projeto Geração Cultivando Sonhos recebem kits esportivos

No dia 27 de março, profissionais e coordenação pedagógica do Centro Juvenil Dom Bosco fizeram a entrega do kit esportivo (calções, meiões, chuteiras e camisas) para os adolescentes e jovens do Projeto Geração Cultivando Sonhos. O Centro Juvenil Dom Bosco (CJDB) – Matriz é referência no município em projetos que promovem uma cultura de paz; […]
VER MAIS

ARACAJU | Encontro de Formação: estudantes do Ensino Médio vivenciam momentos de fé e lazer

Evento refletiu sobre a construção do projeto de vida e da carreira profissional Os alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano de Aracaju dispõem de apoio de professores, materiais didáticos, projetos e iniciativas a fim de garantir um bom desempenho no período de Enem e Vestibulares. Além do conteúdo em sala de aula, a Pastoral […]
VER MAIS

RECIFE-Sagrado Coração | Alunos são desafiados em atividade na Sala Maker

A Aprendizagem Maker proporciona aos alunos momentos de Intenção Criativa, onde são convidados a adaptar soluções em função de necessidades estabelecidas em diferentes contextos. Seguindo essa linha de raciocínio, nesta última segunda-feira, 27 de março, os alunos dos 7ºs anos do Fundamental II foram desafiados a compreender e questionar o funcionamento dos mecanismos propostos nas […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE