ORDENAÇÕES: A beleza e a profundidade da tradição apostólica

ORDENAÇÕES: A beleza e a profundidade da tradição apostólica

12 de dezembro de 2018 VER MAIS

NATAL-Gramoré | Felicidade é empoderamento

NATAL-Gramoré | Felicidade é empoderamento

12 de dezembro de 2018
Dezembro é, tradicionalmente, tempo de ordenações de novos padres. Os Salesianos do Nordeste, no sábado, 08 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, ordenaram quatro novos presbíteros: Carlos Alberto, Francisco Atayde, Maurício Lima e Renato Jorge, numa linda cerimônia na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no Recife. O bispo que ordenou os novos padres foi Dom Limacedo Antonio, auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, em sua primeira administração do sacramento da Ordem. Depois da ordenação, ele declarou: “Para mim, foi uma grande emoção pela primeira vez ordenar. E ordenar quatro sacerdotes... foi uma grande emoção. Emoção, também, em rever grandes amigos sacerdotes, como o Pe. João Carlos, Pe. César.... tanta gente boa do meu tempo, e, assim, a gente foi renovando a graça e a fé. Com certeza, um momento eclesial, uma nova geração de sacerdotes a serviço do Povo de Deus. Então, o bispo é pra isso mesmo, para passar, continuar a tradição apostólica e fazer com que a palavra de Jesus Cristo seja sempre atual. Percebi, nos “meninos”, que têm grande futuro; que, de fato, são pessoas consagradas a Deus, dedicadas e a vida salesiana prossegue para honra e glória de Deus.” Quem também esteve na ordenação foi Pe. Elialdo, pároco da paróquia de Cristo Rei, da Diocese de São Miguel Paulista, SP. Também ele deixou uma mensagem: “A ordenação, eu percebo, foi um grande presente de Deus para a Família Salesiana de Dom Bosco, sobretudo, para a Igreja de Jesus Cristo; então, estou muito feliz e quero estar sempre rezando pelas vocações religiosas e sacertotais, pelas quais tenho especial carinho.” Pe. James de Lucena, presente na ordenação, deixou esse depoimento: “O momento de ordenação foi um ato de entrega dos quatro neosacerdotes para nossa Inspetoria. Que eles, nas suas comunidades, possam viver Dom Bosco hoje no nordeste.” Pe. Gilvan igualmente expressou-se sobre a ordenação: “Fico muito feliz por ter acompanhado os quatro no período de formação, no pré-noviciado. Convivi com eles também no pós-noviciado. É uma graça de Deus termos quatro novos sacerdotes em nossa Inspetoria para trabalhar pela juventude, pelas pessoas que esperam tanto deles nesse momento. Que Deus os abençoe e possa suscitar muitas outras vocações para a sua Igreja.”  
VER MAIS

O AGRADECIMENTO DOS NEOSACERDOTES | Tudo é graça! E a graça, que é Cristo, é tudo!

O AGRADECIMENTO DOS NEOSACERDOTES | Tudo é graça! E a graça, que é Cristo, é tudo!

12 de dezembro de 2018
Daqui para sempre compete a cada um de nós fazer o firme propósito de viver o seu ministério sacerdotal na fidelidade a Deus e na doação de si mesmo aos irmãos e irmãs, de modo especial aos jovens que tanto nos esperam, para que em tudo o Senhor seja glorificado. Finda a solenidade de ordenação, na Missa da Imaculada, na Basílica do Sagrado Coração, no Recife, o Pe. Francisco Ataíde, em nome dos neossacerdotes, proferiu as seguintes palavras de agradecimento: Excelência Reverendíssima, Dom Limacêdo Antônio da Silva, Bispo titular de Salde e Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife; Reverendíssimo Padre Pessinatti, Inspetor da Inspetoria São Luiz Gonzaga; Reverendíssimo Padre João Carlos, vigário inspetorial; Caríssimos irmãos salesianos; Padres Diocesanos; Religiosos, vocacionados, familiares e amigos que aqui se encontram, a nossa sincera gratidão. Nesta hora, um enorme sentimento de alegria inunda os nossos corações. O nosso ser está em festa, nossa alma se rejubila pelas chuvas de graças divinas derramadas no terreno das nossas existências. Tudo é graça! E a graça, que é Cristo, é tudo! Temos plena consciência de que, se chegamos até aqui, foi por bondade e misericórdia divina, e não mérito nosso. Foi o Senhor que lançou sobre nós seu olhar de amor, nos seduziu, nos chamou e nos consagrou para um ministério santo e eterno. Ser presbítero é uma dádiva divina; uma sublime vocação, um mistério divino. Exclamava São João Maria Vianney: Oh! Como o sacerdote é algo sublime! Se ele se apercebesse morreria. Diante desse grande dom divino que é a ordem do presbiterato, que hoje recebemos, resta-nos agradecer ao Altíssimo e Bom Senhor e louvá-Lo pelo dom da nossa vocação. Temos consciência, Senhor, de que somos vasos frágeis, pequenos, mas, confiantes na vossa graça, aspiramos a fazer transparecer, no altar do mundo, a vossa beleza, de modo que muitos, pelo nosso testemunho, se sintam atraídos por vós. Obrigado, Senhor, pela vossa presença constante em todos os momentos do nosso peregrinar. Quando choramos, vós fostes o nosso consolo. Quando nos cansamos, vós fostes o nosso ânimo. Quando caímos, vós nos erguestes. Quando pensamos em desistir, vós nos fizestes compreender que era preciso perseverar, insistir e prosseguir. Quando nos sentimos fracos, vós fostes a nossa força. Quando vencemos, vós fostes o nosso poder. A nossa alegria não é sinônimo de uma mera sensação eufórica, mas tem sabor de vitória. Foram muitos anos de dedicação aos estudos, de reflexão e questionamentos, de combate com nós mesmos para não se perder de vista o nosso ponto de partida, o nosso amor primeiro. Mas a graça de Deus não foi em vão, não deixou que os nossos pés vacilassem e que os nossos corações se afastassem da meta. Por isso, aqui chegamos. Não a meta final, caros irmãos: Carlos, Maurício e Renato, mas a uma nova etapa. Daqui para sempre compete a cada um de nós fazer o firme propósito de viver o seu ministério sacerdotal na fidelidade a Deus e na doação de si mesmo aos irmãos e irmãs, de modo especial aos jovens que tanto nos esperam, para que em tudo o Senhor seja glorificado. O nosso agradecimento a Deus se estende a todos aqueles que foram instrumentos de sua presença em nossas vidas. Aos nossos pais: Eles são os braços e abraços maternos e paternos de Deus, o coração carinhoso e terno de Deus que nos aquece e fortalece. Como a Virgem Maria e São José, vocês, amados pais, nos ofereceram ao Senhor para que pudéssemos crescer em sabedoria e graça diante Dele e dos homens. A vocês somos imensamente agradecidos pelo amor, apoio, incentivo e preocupações a nós dispensadas. Deus vos recompense por todo o bem. Somos filhos da Igreja. Foi ela quem nos gerou e nos acolheu para o exercício do ministério presbiteral. À santa Mãe Igreja Católica Apostólica Romana, nossos agradecimentos pela confiança depositada em nós ao nos conferir o Sacramento da Ordem. Agradecendo à Igreja, não podemos deixar de expressar nossa gratidão ao sucessor dos apóstolos, Dom Limacêdo Antônio da Silva, que com alegria e disposição aceitou o convite de nos ordenar. Dom Limacêdo, nossos votos de que vossa excelência reverendíssima continue a pastorear o rebanho do Senhor de forma profícua. Nossa gratidão à Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, na pessoa do Padre Pessinatti, por ter nos ajudado no nosso crescimento humano e espiritual. Pelas vezes que estive disponível para nos escutar, nos instruir, nos corrigir e nos incentivar na vivência dos valores salesianos. Aos formadores das diversas etapas da formação nossa gratidão por terem nos ajudado a crescermos na assimilação e vivência do carisma salesiano. Vocês foram para nós balizas que nos indicaram os caminhos a serem percorridos para melhor viver o Evangelho nas pegadas do nosso Pai e Mestre, São João Bosco. Queremos agradecer a presença de irmãos e irmãs das comunidades salesianas e paróquias diocesanas de São Paulo que nos acolheram muito bem aos finais de semana nas pastorais. O Senhor nos concedeu amigos e irmãos que marcaram nossa história vocacional. Por fim, agradecemos a cada um de vocês, amigos, familiares, irmãos salesianos, que choraram e sorriram conosco, que torceram e lutaram conosco, que estiveram presentes das mais diversas maneiras nos encontros e desencontros da nossa vida. Queremos, no altar do sacrifício, oferecer cotidianamente, junto com o pão e o vinho, as suas vidas em forma de louvor e ação de graças. Contamos com suas orações para que possamos exercer nosso ministério presbiteral como um ofício de amor e na fidelidade. Que o nosso amado Deus vos abençoe pela intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e de São João Bosco, hoje e sempre. Senhor, eis aqui os vossos servos, cumpra-se em nós o seu desígnio de amor. Padre Francisco Ataíde dos Santos, SDB. 08 de dezembro de 2018. Solenidade da Imaculada Conceição de Maria.
VER MAIS

Pe. Renato Jorge: A gente sente muito forte a presença de todos nesse momento tão bonito da nossa vida

Pe. Renato Jorge: A gente sente muito forte a presença de todos nesse momento tão bonito da nossa vida

12 de dezembro de 2018 VER MAIS

Pe. Carlos Alberto: Que sejamos padres segundo o coração de Cristo Bom Pastor

Pe. Carlos Alberto: Que sejamos padres segundo o coração de Cristo Bom Pastor

12 de dezembro de 2018
O jovem Carlos Alberto chegou à Congregação pelas mãos do seu pároco Pe. Elias Isaías, que também esteve presente na ordenação. Sua primeira Missa foi na Igreja Matriz de Neópolis, SE, sua cidade natal, ladeado pelo Pe. Inspetor e pelo pároco local, neste domingo 09 de dezembro. A comunidade participou de forma muito ativa da celebração, desde os preparativos até a alegre recepção após a Missa. Sua mensagem de agradecimento: “Com muita alegria, agradeço a todos que rezaram por nós, que nos acompanharam ao longo destes 12 anos de formação; aqui estamos ordenados, prontos para servir ao povo de Deus. Ao mesmo tempo, pedimos para que rezem por nós, para que sejamos fiéis, que sejamos padres segundo o coração de Cristo Bom Pastor, assim como foi Dom Bosco, nosso santo fundador. Fica também nossa mensagem, nosso convite aos jovens, que desejam também seguir a sua vocação específica, como religioso, como religiosa, como um consagrado ou consagrada para o serviço de Deus, seja na Congregação Salesiana, que tem espaço para todos, que tem um vasto campo de missão ou em qualquer outra Congregação da Igreja, uma Diocese, quem sabe… é um convite vocacional. Mais uma vez, eu renovo a minha gratidão à Congregação Salesiana pelo que eu sou hoje, a minha familia e aos meus amigos que acreditaram no meu sonho, acreditaram e me ajudaram a viver este projeto de Deus”. O diálogo vocacional começou quando frequentava grupos de jovens e outros movimentos pastorais; com isso, logo sentiu vontade de ser padre, mas não sabia a forma de viver a sua vocação. No ano de 2005, foi convidado pelo pároco, e promotor vocacional de sua cidade, Elias Isaías, para ser salesiano. No começo, não sabia o que era Salesiano, e nem tinha conhecimento sobre Dom Bosco. Em janeiro de 2007, Carlos Alberto deixa o primeiro emprego para integrar-se no itinerário formativo salesiano. O Pe. James Lucena (Diretor), Pe. Deyson Soares (Assistente) e o Pe. João Carlos, então Inspetor, o acolheram e o incentivam na vocação, sobretudo, pelo entusiasmo contagiante e pela acolhida verdadeira. O tema escolhido pelo Pe. Carlos Alberto para sua ordenação foi “Eu sou a videira e vós os ramos” (Jo 15, 5 a)
VER MAIS

NOTÍCIAS

COMUNICAÇÃO | Salé Interessa conversa com o Pe. Raimundo Nonato sobre o Padre Cícero

O Padre Cícero, que é considerado um dos símbolos religiosos mais importantes do Nordeste brasileiro, teve uma relação muito próxima com a Congregação Salesiana. Nesta sexta-feira (24), a Igreja celebra 179 anos de seu nascimento! Desde a fundação do Oratório São Luiz Gonzaga, em 1895, o Padre Cícero contou com a ajuda dos Salesianos para […]
VER MAIS

FORTALEZA | Partilha e alegria no reencontro de ex-alunos do Colégio Salesiano

Em comemoração aos 85 anos do Colégio Salesiano Dom Bosco de Fortaleza, no último sábado, 18 de março, houve o Reencontro de Ex-alunos Salesianos. A ação foi coordenada pela equipe de Pastoral Salesiana do colégio e mobilizou 25 ex-alunos de diferentes anos de conclusão. O evento marca o retorno da atividade que desde 2020 não […]
VER MAIS

ARACAJU | Alunas-atletas convocadas para treinos da Seleção Sergipana de Voleibol sub-18

Estudantes falam sobre as rotinas de estudos, os treinos no colégio e da preparação na Seleção Sergipana de voleibol O Salesiano é uma casa educacional, que trabalha o esporte como uma ferramenta de crescimento e transformação. A instituição conta com alunos-atletas convocados para a seleção sergipana e brasileira em diversas modalidades. Exemplo disso, é o […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE