Protagonismo de mais de mil Jovens de Dom Bosco na abertura do Festival

Protagonismo de mais de mil Jovens de Dom Bosco na abertura do Festival

20 de novembro de 2018
Protagonismo Juvenil é representado nas mais diversas expressões artísticas e culturais com o carisma salesiano O primeiro dia do Festival da Juventude Salesiana começa com a Acolhida preparada pela Delegação de Natal/Gramoré para os 26 grupos de todos os estados do Nordeste, representados por cerca de mil jovens. A recepção foi calorosa, animada e criativa; onde a juventude dava suas boas-vindas com música, faixas e brindes – simulando a entrada no céu. Pela primeira vez, houve a participação do grupo de Picos (Piauí). Logo após, houve o momento da Animação no Polo Cultural, comandado pela banda composta pela delegação do Colégio Salesiano Sagrado Coração (Recife, PE); onde os participantes vivenciaram a interação, fizeram novas amizades e, juntos, cantaram e dançaram ritmos Nordestinos, como forma de concentração para a tão esperada abertura do Festival na quadra Dom Bosco. A cerimônia de abertura começou de forma descontraída pela Companhia de Circo Ladrões do Sorriso, de Natal, que protagonizou um show de malabarismo e humor. Em seguida, houve a apresentação de dança da Delegação dos Colégios Dom Bosco e São José, de Natal (RN); que retratou a vida sofrida pelo povo sertanejo clamando a Virgem Maria, clemência para deixar essa vida sofrida com a força da fé. O padre Inspetor, Nivaldo Pessinatti, deu as boas-vindas aos participantes, destacando o Protagonismo Juvenil, tema deste ano, motivando a felicidade nos Jovens. “No meio de tantas palavras, eu gostaria de expressar alguns sentimentos, o primeiro é de uma imensa, alegria de ver esse panorama lindíssimo, marcado pela juventude, pela alma leve de vocês. Portanto, é um sentimento de euforia salesiana. Como diria Dom Bosco aos Jovens “Eu sempre estou bem ao lado de vocês.” E nós, hoje, interpretando os salesianos, eu posso dizer que sentimos muita alegria e gratidão pela beleza de vocês. Cada um, neste momento, é um nó onde se encontram tantos sonhos, esperanças, anseio de felicidade. Houve, também, a palavra da Irmã Inspetora Amélia Castro, FMA, que destacou a importância de amar a Deus não somente na Igreja, mas, amar e enxergar Deus no próximo. Relembrando frase de Madre Mazzarello: “Que horas são?” Hora de amar a Deus.” E é essa, também, a proposta do Festival; amar em forma de música, teatro, dança, humor e os momentos de espiritualidade e carisma salesiano. “Essa juventude toda é acompanhada durante o ano todo, através de encontros de formação, visitas e culmina todo esse trabalho com o Festival da Juventude. Temos também algumas novidades, estamos dando uma visibilidade maior à proposta vocacional na nossa ação. Teremos momentos de convivência, momentos de catequese que vão, justamente, enriquecer toda a proposta pastoral que vamos realizar aqui durante estes três dias de programação.” Afirmou o Pe. Eudes Barreto, organizador; que, chamando toda a Comissão da AJS, agradeceu todo o empenho e dedicação nos bastidores do evento e, junto com a Ir. Raquielle Cassimiro, FMA, Delegada da AJS, declarou aberto o 23º Festival da Juventude Salesiana. A noite encerrou com um grande show, animado pela Banda DB, composta pelos ex-alunos dos Colégios Salesianos Dom Bosco e São José, de Natal (RN). Por Gabriela Brito, Paulo Thiago – Comissão Inspetorial de Comunicação e Isabel Vasconcelos, AJS, Aracaju
VER MAIS

Segundo dia intenso para oração, arte, cultura e Adoração

Segundo dia intenso para oração, arte, cultura e Adoração

20 de novembro de 2018
Na manhã deste sábado (17), como todos os anos, a primeira Missa é celebrada na Basílica do Sagrado Coração. Presidida pelo Pe Inspetor Nivaldo Pessinatti, foi concelebrada pelos padres Marcos (Carpina), Marcelo Manoel (Natal), Ildelfonso Mesquita (Salvador), Enéas Andrade (Gramoré), Arlan Braga (Fortaleza), Eudes Barreto (Delegado da AJS), Cezar Teixeira (Recife), José Pereira (Caetés), Cleyton Coutinho (Aliança). A liturgia foi preparada pelas delegações de Fortaleza e de Matriz de Camaragibe. Um dos marcos da celebração foi a homilia partilhada, onde os padres ressaltaram a importância da perseverança na fé e na oração, baseada no evangelho do dia (Lucas 18, 1-8). Dois jovens da delegação de Gravatá, Laís e Anthony, contribuíram para homilia; falaram sobre as dificuldades dos jovens cristãos e a perseverança dos que já fazem parte da igreja. Após a Celebração Eucarística, os jovens se dividiram em grupos de acordo com a cor do crachá de identificação (recebido no primeiro dia). Foram direcionados a pontos estratégicos da escola para participarem do momento catequético, organizado pelo Padre Eudes Barreto e equipe central. A catequese foi ministrada pelo Padre Pessinatti, Padre Cezar, Irmã Antoniely e Ir, Andreza, Ir. Abigail e futuras FMA e Padre Enéas. Festival de Coreografias Em seguida, já no período da tarde, na quadra Dom Bosco, a animação ficou por conta da delegação do Colégio Sagrado Coração, no Recife. Quatro Delegações se apresentaram no Festival de Coreografias. O evento foi apresentado por Ewerton (conhecido como Catatau) e a Ir. Vera, FMA.  Abrindo o Festival de Coreografias, a primeira Delegação a se apresentar foi a Equipe de Dança do Colégio Salesiano de Salvador, com o tema “Bahia de Fé”. A delegação falou sobre os símbolos da cultura baiana, personagens do cotidiano, que dançam ao ritmo de músicas contadas por intérpretes baianos; a segunda casa a se apresentar foi o Colegio Mazzarelo (Recife) com o título “Jovens, desperta tu que dormes! ”Um grupo de jovens busca alertar outros jovens do perigo que é a sua escolha de se afastar de Deus. Com seu exemplo e valores, um grupo de jovens leva a mensagem de Deus para outros jovens que estão confusos e sem sentido para a sua vida. A delegação de Fortaleza, que foi a terceira casa a se apresentar, trouxe como tema “Qual a sua essência?” Mostraram a ideia de livre arbítrio na perspectiva juvenil. Deus nos fez livres para tomarmos as nossas próprias escolhas e com elas, as suas consequências. A última delegação a se apresentar foi a AJS Aracaju (Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e Paróquia), com o tema: “Povo Nordestino: tradição, cultura e fé.” Uma manifestação artística apresentada pelos alunos e ex-alunos sobre as tradições populares, a cultura e a religiosidade católica dos nove estados do Nordeste e de seu povo que é o maior patrimônio dessa nação. A programação deste sábado, 17 de novembro, foi um sucesso, acompanhado por mais de mil jovens, na quadra Dom Bosco. Nathália Estanfa, 17 anos, da delegação do Colégio Mazzarelo- Recife, contou como foi a experiência de participar pela primeira vez, relatando que a dança também é uma maneira de buscar a santidade: “O festival superou todas as minhas expectativas, foi bem melhor do que imaginava e está sendo incrível! Eu sou bem tímida, mas a experiência de dançar foi ótima. Uma maneira de buscar, também, a santidade e evangelizar os jovens.” Após o Festival de Coreografias, houve as atividades variadas, entre elas: Polo artístico: dança, música, teatro e stand up. O festival é um evento que proporciona aos jovens a reconciliação, o sacramento da confissão. Chamado Pátio da Misericórdia, os padres Nivaldo Pessinatti, Marcelo Manoel, Cezar Teixeira, Arlan Braga, Antenor de Andrade e o bispo Dom Edvaldo Amaral, ajudaram os jovens a se reconciliar com Deus. Um dos destaques, foi a Tenda Vocacional, organizada pelo Padre Cezar Teixeira, pelas irmãs Filhas de Maria Auxiliadora e aspirantes. A programação da tenda foi bem diversificada nos três dias de Festival: Animação (brincadeiras, músicas e dinâmicas) Retalho da história dos santos salesianos e adoração ao Santíssimo Sacramento (Hora Vocacional). Festival de Teatro no Teatro Boa Vista À noite foi bastante animada. Os apresentadores Osvaldo (Aracaju) e Magda (Natal) homenagearam o querido Chacrinha, cujo nome é Abelardo Barbosa. Abrindo o festival de teatro a delegação de Picos – Piauí, que se apresentou pela primeira vez, trazendo de forma bem humorada um conto típico do cotidiano local.  A segunda casa a se apresentar foi a AJS Instituto Maria Auxiliadora, de Natal, fazendo uma homenagem a um salesiano fundamental para a origem da AJS local, o tão querido Gigi. Os pré- noviços e a delegação do Juazeiro do Norte fizeram uma belíssima apresentação homenageando o Padre Cícero e contando a história da chegada dos salesianos ao Juazeiro do Norte. A AJS Gramoré foi a última delegação a se apresentar encerrando o Festival de Teatro. Em seguida, os jovens acenderam velas e foram para a frente do Teatro para o início do momento da Adoração ao Santíssimo Sacramento, onde caminharam por diversas estações, encenadas pelos jovens das delegações, que retratavam situações que clamavam a fé, a salvação e o perdão – até chegarem à frente da Basílica do Sagrado Coração para viverem o tão esperado momento de Adoração com o Padre Demontier, SDB. Por Gabriela Britto, Paulo Thiago – Comissão Inspetoral de Comunicação e Isabel Vasconelos, Coordenação da AJS de Aracaju.
VER MAIS

Celebração Eucarística, homenagem ao Pe. Eudes Barreto e festa marcam o último dia do Festival

Celebração Eucarística, homenagem ao Pe. Eudes Barreto e festa marcam o último dia do Festival

20 de novembro de 2018
O último dia de Festival da Juventude Salesiana, começou com a Celebração Eucarística na Quadra Dom Bosco, presidida pelo Pe. Cezar Texeira. Outros padres salesianos concelebraram, dentre eles, o Inspetor Pe. Nivaldo Pessinatti e o Delegado da Pastoral Juvenil Pe. Eudes Barreto. O momento contou com a animação das bandas do Colégio Salesiano de Salvador e a delegação de Parnamirim-Natal, que levou os jovens a cantarem e louvarem em agradecimento a Deus pelos momentos maravilhosos vivenciados nesses três dias de festival. A liturgia foi realizada pelos jovens da delegação de Petrolina - PE. As ofertas representaram o gesto concreto de solidariedade para com as Obras Sociais Salesianas do Nordeste que atendem crianças, adolescentes e jovens em situação de riscos. Cada delegação fez a doação de materiais de limpeza, higiene pessoal, esportivo, didático e alimentos não perecíveis. Tudo isto foi apresentado no ofertório. A celebração foi, também, marcada por saudades. Além do último dia do festival, foi a missa de despedida do Pe. Eudes Barreto, em agradecimento ao trabalho prestado com a juventude salesiana. Uma bela mensagem foi lida, fotos foram exibidas, recordando a trajetória do Pe. Eudes. Presentes foram entregues ao padre, através dos coordenadores de cada delegação. Ao final da missa, foram entregues as premiações para cada reprsentante das delegações presentes. Logo em seguida, a animação ficou por conta da banda de Gramoré, que levou os jovens a transmitirem a felicidade que sentiam através da dança, pulos e sorrisos. Encerrando mais uma edição do Festival da Juventude Salesiana, Pe. Cezar Teixeira deu a Bênção de Nossa Senhora Auxiliadora. Por Gabriela Britto, Paulo Thiago – Comissão Inspetoral de Comunicação e Isabel Vasconelos, Coordenação da AJS de Aracaju. COBERTURA FOTOGRÁFICA DO FESTIVAL Domingo, 18 de Novembro Equipe Suporte AJS https://www.flickr.com/photos/equipesuporte/sets/72157673600584167 Flickr AJS Nordeste https://www.flickr.com/photos/161621489@N02/albums/72157703747395385 Sábado, 17 de Novembro Equipe Suporte AJS https://www.flickr.com/photos/equipesuporte/sets/72157673600584167 Flickr AJS Nordeste https://www.flickr.com/photos/161621489@N02/albums/72157700471570322 Sexta, 16 de Novembro Equipe Suporte AJS https://www.flickr.com/photos/equipesuporte/sets/72157673600584167 Flickr AJS Nordeste https://www.flickr.com/photos/161621489@N02/albums/72157703710562085
VER MAIS

AJS | Festival da Juventude Salesiana chega a sua 23º edição

AJS | Festival da Juventude Salesiana chega a sua 23º edição

14 de novembro de 2018
Mil jovens estão chegando para o festival anual Todos os anos,cerca de mil jovens de todo o Nordeste participam do Festival da Juventude Salesiana, no Colégio Salesiano Sagrado Coração, no Recife. O evento é promovido pela Inspetoria Salesiana do Nordeste através da Pastoral Juvenil Salesiana e da Articulação da Juventude Salesiana (AJS). Este ano, o festival será de 16 a 18 de novembro. Mil jovens - cada um vindo de um lugar e de realidades diferentes; Uns de paróquia, outros de obra social, outros de escolas; Uns de áreas rurais, outros de áreas urbanas. São três dias que esses jovens passam no colégio salesiano, participando das celebrações, apresentando peças teatrais e coreografias, tocando, cantando, rezando. E todos com o mesmo objetivo, partilhar vida e espiritualidade, com uma alegria e uma fraternidade contagiantes. O festival da Juventude Salesiana seria mais ou menos isto, em uma descrição simples. Porém, os participantes sabem que ele significa muito mais! O Sínodo dos Bispos 2018 e o Protagonismo Juvenil Salesiano O enfoque dado este ano não poderia ser outro: o protagonismo juvenil.Assim, a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema foi “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, realizado em Roma, em outubro deste ano, influenciou algumas novas ideias inseridas na programação e também o tema do 23° Festival da Juventude Salesiana. O tema expressa a solicitude pastoral da Igreja pelos jovens e tem como propósitoacompanhar os jovens no seu caminho existencial para a maturidade para que, mediante um processo de discernimento, descubram o seu projeto de vida e o realizem com alegria abrindo-se ao encontro com Deus e com os seres humanos e participando ativamente na edificação da Igreja e da sociedade. Quando falamos em “vocação”, logo vem à mente a opção de vida religiosa. Mas falar em vocação é falar, também, de coisas muito mais cotidianas e que, às vezes, sequer percebemos. O intuito do discernimento vocacional é descobrir a alegria à qual todos nós somos chamados, seja a vocação ao casamento, ao ministério ordenado, à vida consagrada e a profissão que for escolhida.O protagonismo juvenil é a marca da educação salesiana, estimulando a convivência entre jovens, e a espiritualidade- Deus no centro.“Espiritualidade Juvenil Salesiana”motiva salesianos e salesianas presentes para o desafio da construção do Movimento Juvenil Salesiano, o que já vem acontecendo em vários lugares do mundo. O sonho de Dom Bosco sempre foi amar a juventude, principalmente os jovens marginalizados. Por eles e com eles, compartilhar sonhos e esperanças, ouvir, acompanhar, consolar, despertar, encorajar… “Por vós estudo, por vós rezo, por vós me afadigo…”disse certo dia Dom Bosco num diálogo com os jovens.Dom Bosco não se imaginava sem os jovens. Nem Quando se quer bem de verdade, não se põe reservas ou limites.“Não basta querer bem, é preciso que os jovens percebam que são amados…” (Dom Bosco). Preparação O evento ocorre há 23 anos consecutivos e é um momento de reunião e partilha de jovens participantes de grupos juvenis diversos.O Festival é fruto de um grande esforço de toda Inspetoria Salesiana do Nordeste, em especial da equipe inspetorial de Pastoral Juvenil, que tem como delegado Padre Eudes Barreto e congrega também formandos salesianos, assessores da AJS e colaboradores. O Conselho Inspetorial da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), que vem sendo fortalecido nos últimos anos, assume com muita responsabilidade a organização do evento. A preparação é realizada o ano inteiro, mas é na segunda reunião do Conselho da AJS, realizada em agosto, que são escolhidas quase todas as pessoas de referência. As inscrições do evento são realizadas pelas casas salesianas (paróquias, escolas e obras sociais), através do coordenador da Articulação da Juventude Salesiana local (AJS). Mais informações através do telefone: (81) 2102-0800 Delegações inscritas: ARACAJU – Colégio ARACAJU – Paróquia AREIA BRANCA BATURITÉ-CE CAETÉS- Abreu e Lima CARPINA (Colégio e Paróquia) CJC (Nordeste) CORRENTES-PE FORTALEZA (Paróquia e Colégio) FORTALEZA (Juvenal de Carvalho e Centro Juvenil) GRAVATÁ-PE (Instituto N. S. de Lourdes e ODIP) GRAVATÁ-Grupo Servos do Rei JABOATÃO-COLÔNIA (Escola) JABOATÃO (Curado) JOÃO PESSOA-PB JUAZEIRO (Paróquia e Colégio) LAJEDO (Gilmar) MACEIÓ-AL MATRIZ DE CAMARAGIBE-AL NATAL-Companhia do Sorriso NATAL – Instituto Maria Auxiliadora NATAL – São José NATAL (Gr amoré/ Paróquia) NATAL (Gramoré/ Equipe Suporte) NATAL (Gramoré-Obra Social) PARNAMIRIM – Dom Bosco PAULO AFONSO-BA PICOS-PI PETROLINA-PE RECIFE- Grupo João Paulo II (Colégio Boa Viagem) RECIFE – Escola Dom Bosco RECIFE – Sagrado Coração/ Colégio RECIFE-Colégio Auxiliadora SALVADOR – Dom Bosco SALVADOR – Nazaré SERRA DO MEL-RN RECIFE-Casa de Formação Maria Auxiliadora RECIFE – Colégio Mazzarello   Programação: SEXTA (dia 16) 19:30h – Cerimônia de Abertura. SÁBADO (dia 17) 09:00h – Missa na Basílica Sagrado Coração de Jesus – Presidente da celebração: Padre Nivaldo Pessinatti (Inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste) 10:30h – Catequeses 14:00h – Festival de Coreografia 15:00h – POLO ARTISTICO: Dança Música Stand up Teatro Pátio da misericordia Espaços de convivência Tenda vocacional 19:30h - Festival de Teatro. DOMINGO (dia 18) 09: 00h – Celebração Eucarística -Presidente da celebração: P José Cezar Entrega das premiações as delegações/ Doações das delegações no ofertório Benção de Nossa Senhora Auxiliadora . 10:30h – Festa de encerramento.   Por Gabriela Britto
VER MAIS

NOTÍCIAS

ARACAJU | Cerimônia de abertura dos Jogos Internos 2023

Disputas começaram em 14 de março e serão finalizadas com competição de Gym Dance O Colégio Salesiano de Aracaju incentiva a prática esportiva, por meio de 11 modalidades, para os alunos treinarem com professores qualificados e em espaços preparados para cada esporte. Atualmente, são mais de 500 alunos matriculados nos treinamentos da escola. Outra iniciativa […]
VER MAIS

FORTALEZA | Inspetor Salesiano do Nordeste visita presença de Fortaleza

De 13 a 16 de março, as obras na capital cearense, receberam a visita do Inspetor Salesiano do Nordeste, Pe. Inácio Vieira. O momento serviu para dialogar com a rádio, o colégio, a paróquia e o oratório, por meio de reuniões, celebração eucarística, entrevistas e encontros com a comunidade. Nessa quarta-feira, dia 15, Pe. Início […]
VER MAIS

COMUNICAÇÃO | SIGNIS Brasil e Comissão Episcopal para a Comunicação Promovem Encontro com Rádios Católicas do Brasil

A Signis Brasil e a Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizaram, na manhã de hoje, 14 de março, o Encontro das Rádios Católicas com a CNBB. O evento reuniu, de forma virtual, cerca de 80 participantes e contou com exposições do bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE