GRAMORÉ (RN) | Visita a Mossoró reforça compromisso do Centro Educacional Dom Bosco com a formação e os sonhos da juventude

GRAMORÉ (RN) | Visita a Mossoró reforça compromisso do Centro Educacional Dom Bosco com a formação e os sonhos da juventude

10 de junho de 2025 Por Renata Cruz
No último dia 05, o Diretor Presidente do Centro Educacional Dom Bosco Gramoré, Padre Eliano, sdb,  a coordenação pedagógica e o serviço social do Programa de Aprendizagem, realizaram uma visita ao polo de atividades do Programa Jovem Aprendiz em Mossoró. O encontro, que foi marcado pela interação e pelo compartilhamento de experiências, reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento e a dignidade da juventude, em linha com o legado do fundador Dom Bosco. Durante a visita, Padre Eliano aproveitou a oportunidade para apresentar um pouco da vida e da obra de Dom Bosco, ressaltando sua luta por uma vida digna para os jovens. Além disso, através de uma dinâmica e do sorteio de brindes, a equipe do Centro Educacional Dom Bosco criou um ambiente de descontração e troca. Os aprendizes tiveram a chance de compartilhar suas experiências no programa Jovem Aprendiz, expressar seus desafios e, principalmente, revelar seus sonhos para o futuro. Foi um momento enriquecedor, que permitiu à equipe conhecer de perto a realidade dos jovens e a importância do programa em suas vidas. A visita a Mossoró reforçou a convicção de que o investimento na educação e na qualificação profissional da juventude é um passo fundamental para a construção de um futuro mais justo e promissor, honrando o legado de Dom Bosco. Ainda durante a estadia em Mossoró, a equipe do Centro Educacional Dom Bosco fez questão de visitar uma das suas empresas parceiras: o Colégio Crescer. A diretora da escola acolheu a equipe com grande entusiasmo, proporcionando um momento valioso para conversar sobre a importância do programa Jovem Aprendiz e o impacto transformador que ele tem na vida dos jovens. Essa visita reforçou a sinergia entre as instituições e o compromisso conjunto com a formação de futuros profissionais. Por Jheniffer Stefany | Coordenadora Pedagógica do Programa Jovem Aprendiz [gallery size="large" columns="1" ids="452453,452455,452454"]
VER MAIS

OEIRAS (PI) | Vigília Jovem marca o lançamento da Articulação da Juventude Salesiana

OEIRAS (PI) | Vigília Jovem marca o lançamento da Articulação da Juventude Salesiana

9 de junho de 2025
Na noite do dia 7 para a madrugada do dia 8 de junho, a Capela São Vicente, em Oeiras-PI, foi tomada pela alegria, oração e protagonismo juvenil com a realização da primeira edição da Vigília Jovem promovida pelo recém-fundada Movimento Juvenil Salesiano (MJS/AJS) de Oeiras. O evento, que reuniu cerca de 100 jovens, marcou o início oficial do MJS em Oeiras, integrando a juventude local ao Movimento Juvenil presente em todo o mundo Salesiano. A Vigília, que começou às 22h e seguiu até às 5h30, ofereceu uma intensa programação regada de momentos de espiritualidade e formação: missa, confissões, momentos de louvor, animação, catequese, récita do Santo Terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos da típica alegria do pátio salesiano. Uma verdadeira experiência da Espiritualidade Juvenil Salesiana, vivida com entusiasmo e fé pela juventude local. A missa de abertura foi presidida pelo padre José Pereira, SDB, encarregado da presença missionária salesiana em Oeiras, e concelebrada pelo padre Geraldo, SDB, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que também participou de toda a Vigília. A realização do evento contou com o apoio das paróquias Nossa Senhora do Rosário (paróquia salesiana) e Sagrada Família, além da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Oeiras. Mais do que um evento isolado, a Vigília Jovem foi o ponto de partida de um caminho: a consolidação do MJS/AJS na cidade e na diocese, dentro de um projeto maior de inserção da Espiritualidade Juvenil Salesiana no território. Uma noite que, entre cantos, orações e abraços, reacendeu nos corações jovens o desejo de seguir a Cristo à maneira de Dom Bosco. Por S. Gabriel Ferreira, SDB | Coordenador de Pastoral e Encarregado do Movimento Juvenil Salesiano – Oeiras/PI [gallery size="large" ids="452441,452442,452443,452444,452445,452447"]
VER MAIS

JUAZEIRO DO NORTE (CE) | Encerrada a fase diocesana do processo de Beatificação e Canonização

JUAZEIRO DO NORTE (CE) | Encerrada a fase diocesana do processo de Beatificação e Canonização

9 de junho de 2025
A noite de 07 de junho de 2025 entrou para história. Foi encerrada a fase diocesana do Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista. A missa solene aconteceu na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte – CE, com a presença de autoridades civis, religiosas e os devotos(as) do Padim Ciço. Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese de Crato presidiu a celebração. Em sua homilia, ele destacou a fidelidade do Servo de Deus. “Hoje, portanto, não celebramos apenas uma etapa da história. Celebramos a fidelidade de Deus, que se fez próxima e visível no sertão, e o milagre da fé vivida no meio do povo. Fé que, como o orvalho da manhã, rega a terra ressequida da existência e faz florescer a santidade onde menos se espera. Hoje celebramos a possibilidade de termos no altar da Igreja, alguém que há muito já está no altar do coração do povo”, declarou o pastor diocesano. Ao final da celebração, os membros do tribunal e da comissão histórica, seguiram o rito de juramento, sobre o cumprimento dos cargos que os foram confiados. Em seguida, os documentos oficiais do inquérito, contendo históricos, escritos do Padre Cícero Romão, depoimentos e relatos, foram selados, para envio à Roma. Finalizando com a dissolução do tribunal. O Postulador da Causa de Beatificação e Canonização, Paolo Vilotta, destacou sobre a documentação, destacando o trabalho que iniciou em novembro de 2022. “Contém todo o trabalho do tribunal, da comissão histórica e das várias equipes que trabalham juntas, nessa fase diocesana deste inquérito. Foi um trabalho inestancável do tribunal, da comissão histórica, foi muito importante”, destacou o Postulador. Paolo Vilotta será o responsável pela entrega da documentação ao Dicastério da Causa dos Santos para validação jurídica, conferindo se todos os passos foram realizados de forma correta. Em seguida, será realizado um dossiê com o resumo de todos os trabalhos. “Vamos rezar para que agora esse trabalho reconheça a venerabilidade, as virtudes heroicas do Padre Cícero”, exclamou. A comunidade salesiana de Juazeiro do Norte, também esteve presente. O Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Francisco Inácio Vieira, recordou o zelo pastoral do Padim Ciço, que trouxe os Salesianos de Dom Bosco à Juazeiro. “Uma vez que ele nos convidou, confiou também uma missão. Com a expressiva obra de Juazeiro, leva avante essa missão bonita que o Padre Cícero deixou para nós. É uma noite de muita gratidão a Deus, pelo dom do Padre Cícero, pelo zelo pastoral dele que nos trouxe aqui, que trouxe os filhos de Dom Bosco a esta cidade.” [gallery size="large" ids="452430,452429,452427"]   Linha do tempo Local: Vaticano, Roma - Itália 20 de outubro de 2015 - O Cardeal Pietro Parolin, secretário de estado do Papa Francisco, envia carta de Reconciliação Histórica da Igreja Católica com o Padre Cícero Romão. Local: Sé Catedral Nossa Senhora da Penha | Crato - CE | Brasil 13 de dezembro de 2015 - Divulgação da Carta de Reconciliação para todo o povo. Local: Vaticano, Roma - Itália 15 de junho de 2016: Sua Santidade o Papa Francisco recebeu na Praça San Pietro, na Cidade do Vaticano, em Roma, o Bispo Dom Fernando Panico, que foi agradecer pessoalmente ao Santo Padre o envio da carta histórica que reconciliou a Igreja com o Padre Cícero Romão. Junto a Dom Fernando estavam o Padre Cícero José da Silva, pároco da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, e o Frei Raimundo Barbosa Filho, pároco do Santuário São Francisco das Chagas na época. Local: Vaticano, Roma - Itália 12 de maio de 2022: Dom Magnus Henrique, OFMCap, bispo da Diocese de Crato, por ocasião da visita “Ad Limina ”, entregou ao Papa Francisco uma carta expressando o sonho dos milhares de devotos de ver aberto o processo de beatificação do Padre Cícero Romão. Local: Vaticano, Roma - Itália 24 de junho de 2022 - A Santa Sé, por meio do Dicastério para a Causa dos Santos, enviou uma carta endereçada à Diocese de Crato informando o Nihil Obstat, significando que nada impedia a abertura de um Processo de Beatificação e Canonização do Padre Cícero Romão. Local: Largo do Socorro | Juazeiro do Norte - CE | Brasil 20 de agosto de 2022 - Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, anuncia ao povo reunido no Largo do Socorro para a Missa em Sufrágio da alma do Servo de Deus Padre Cícero que a Santa Sé havia autorizado a abertura do processo de beatificação do Padre Cícero Romão. Local: Basílica de Nossa Senhora das Dores | Juazeiro do Norte - CE | Brasil 30 de novembro de 2022 - Solenidade de abertura do Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista Local: Diocese de Crato | Ceará | Brasil 2022 a 2025 - Análise diocesana da vida, fama de santidade e virtudes do Servo de Deus Padre Cícero Romão. Local: Círculo Operário São José | Juazeiro do Norte - Ceará | Brasil 19 de maio de 2025 - Em Coletiva à Imprensa, o vice-postulador da causa de beatificação, Padre Wesley Barros, acompanhado pelo reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, anunciou a data de encerramento da fase diocesana do Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Padre Cícero. Local: Basílica de Nossa Senhora das Dores | Ceará | Brasil 7 de junho de 2025 - Encerramento da fase diocesana do Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Padre Cícero Romão.   Por Thaís Cândido
VER MAIS

JOÃO PESSOA (PB) | Jovens do Centro Educacional Dom Bosco apresentam projetos inovadores no Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras

JOÃO PESSOA (PB) | Jovens do Centro Educacional Dom Bosco apresentam projetos inovadores no Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras

6 de junho de 2025
Na última terça-feira, dia 03 de junho, o Centro Educacional Dom Bosco, em João Pessoa, foi palco de uma inspiradora apresentação de projetos desenvolvidos pelos educandos do projeto Largada para o Futuro, dentro do Programa Educacional eZAPe! Virtudes Empreendedoras. A ação é realizada em parceria com o Instituto Alair Martins (IAMAR) e tem como objetivo despertar o espírito empreendedor em adolescentes e jovens, promovendo competências que contribuem para a construção de um futuro mais autônomo, criativo e responsável. Durante o programa, os educandos foram desafiados a idealizar e desenvolver uma iniciativa empreendedora completa. Para isso, contaram com o apoio da metodologia do Business Model Canvas, ferramenta que os ajudou a estruturar seus projetos com base em elementos como plano orçamentário, logomarca, objetivos, estratégias de marketing, captação de recursos, projeção financeira, organograma da empresa, entre outros aspectos fundamentais para o sucesso de um empreendimento. Além do olhar empreendedor, o programa incentiva o compromisso social, propondo que os jovens alinhem suas ideias aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Assim, cada projeto apresentado trouxe consigo uma forte mensagem de responsabilidade com o meio ambiente, equidade social e desenvolvimento humano. A culminância do programa aconteceu com a apresentação das propostas a uma banca avaliadora composta por convidados, que analisaram critérios como inovação, viabilidade, impacto social e clareza na apresentação. Todos os projetos foram aprovados com louvor, revelando o potencial criativo e transformador dos nossos jovens. “Foi uma experiência única. Aprendi como montar uma empresa do zero e pensar não só no lucro, mas em como o meu projeto pode ajudar outras pessoas também”, comentou um dos educandos participantes. O CEDB celebra com alegria mais essa etapa de aprendizado e crescimento dos jovens atendidos, reafirmando seu compromisso com a formação integral de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, fortalecendo sua autonomia, protagonismo e visão de futuro. [gallery columns="2" size="large" ids="452409,452410,452411,452412"]
VER MAIS

NOTÍCIAS

FORMAÇÃO | Exercícios Espirituais dos Salesianos

Concluiu-se nesta sexta 30 de janeiro, em Jaboatão-Colônia, o 1º Retiro Espiritual Anual dos Salesianos deste ano, na Inspetoria do Nordeste. Iniciado no dia 25, o retiro teve como pregador Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, bispo emérito de Santos (SP) e a participação de 34 irmãos. O tema de reflexão e oração foi o primeiro núcleo […]
VER MAIS

NATAL-Gramoré | Espetáculo “Sob o Manto de Maria” celebra fé e cultura popular nordestina na FIART

Com muita alegria, o Centro Educacional Dom Bosco (Gramoré-RN) participou de mais uma edição da FIART – Feira Internacional de Artesanato, reconhecida como Patrimônio Imaterial do Rio Grande do Norte, levando ao público uma apresentação marcada pela fé, pela ancestralidade e pela força da cultura popular nordestina. Nossa apresentação, “Sob o Manto de Maria: o […]
VER MAIS

 OEIRAS (PI) | Paróquia Nossa Senhora das Dores realiza 2ª Procissão em honra a São Sebastião

Na noite deste domingo, dia 18, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, em João Pessoa, realizou a 2ª Procissão em honra a São Sebastião, reunindo um grande número de fiéis da comunidade paroquial e das capelas para um momento de fé, devoção e testemunho público. A procissão teve início na casa de um casal paroquiano, […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE