ARACAJU (SE) | Copa Salesiana de Xadrez reúne mais de 200 alunos-atletas

ARACAJU (SE) | Copa Salesiana de Xadrez reúne mais de 200 alunos-atletas

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 3 de junho de 2025
A competição valoriza a prática do xadrez nas escolas, incentiva a participação de crianças e adolescentes, e reforça o papel do esporte no desenvolvimento educacional e social. O silêncio e a concentração tomaram conta do Ginásio Dom Bosco, no Colégio Salesiano de Aracaju, no último sábado (31), durante a realização da Copa Salesiana de Xadrez. O evento reuniu 222 alunos-atletas de escolas públicas e particulares, marcando um feito histórico no cenário do xadrez escolar em Sergipe, ficando atrás apenas dos tradicionais Jogos da Primavera e dos Jogos da TV Sergipe em número de participantes. Para o professor Lucas William, responsável pela equipe de xadrez do Colégio Salesiano, a modalidade tem um papel essencial na formação dos alunos. “O xadrez tem finalidade pedagógica e treinamento voltado para competição. E impacta positivamente a vida escolar dos alunos, trabalhando com disciplina, paciência, tomada de decisão e ética”, destaca o professor. [gallery columns="1" size="large" ids="452326"] O Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora tem se consolidado como referência na promoção e organização de torneios de xadrez escolar, fomentando o crescimento da modalidade entre os estudantes sergipanos. De acordo com a organização do evento, na 3ª Etapa do Circuito Sergipano de Xadrez Escolar, participaram 222 estudantes de 26 escolas da rede particular e 7 escolas da rede pública.    Quadro de medalhas: 1º - Colégio Haroldo Rocha – 8 medalhas (3 ouros; 3 pratas; 2 bronzes) 2º - Colégio Salesiano Aracaju – 5 medalhas (3 ouros; 1 prata; 1 bronze) 3º - Colégio Santanna – 4 medalhas (1 ouro; 1 prata; 2 bronzes)   Durante o evento, a instituição também homenageou a professora Sílvia Menezes da Silva, presidente da Federação Sergipana de Xadrez, pelo seu trabalho realizado na difusão da modalidade no estado e no Brasil. Sílvia coordena o Projeto Despertar (DP), uma iniciativa com fins sociais que ensina xadrez a crianças de 5 a 14 anos de idade, que neste ano completa 20 anos. [gallery columns="1" size="large" ids="452327"] Xadrez na Escola O Colégio Salesiano Aracaju promove o ensino do xadrez para os estudantes do Ensino Fundamental – tanto nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) quanto nos Anos Finais (6º ao 9º ano). As aulas são integradas à grade pedagógica e acontecem semanalmente. Além das aulas regulares, a Coordenação de Esportes também oferece treinamentos extras da modalidade, abertos a todos os alunos da escola. [gallery columns="2" size="large" ids="452328,452329,452330,452331"] O aprendizado do xadrez vai muito além do jogo: ele estimula o raciocínio lógico, o pensamento estratégico, a concentração, a memória e a agilidade mental. Também contribui para o desenvolvimento da tomada de decisões e ensina importantes lições sobre como lidar com vitórias e derrotas. Por Anderson Peralta
VER MAIS

CJC-Alagoas | Movimento realiza o Treinamento de Integração e Vivência Cristã 2025

CJC-Alagoas | Movimento realiza o Treinamento de Integração e Vivência Cristã 2025

CJC 3 de junho de 2025
Nos dias de 30 de maio a 01 de junho, no Centro Juvenil Dom Bosco, na cidade de Matriz de Camaragibe, Alagoas, aconteceu o TIVC (Treinamento de Integração e Vivência Cristã), com o tema “Ancorados na Esperança”, inspirado na Estreia do Reitor-Mor 2025 e no Ano Jubilar vivenciado na Igreja. O treinamento teve como um dos principais objetivos apresentar o carisma do Movimento CJC e promover a integração entre jovens de diversas comunidades, principalmente, àqueles novatos em suas comunidades locais. O Treinamento contou com a participação de jovens das comunidades CJC Clima Bom (Maceió), CJC Maragogi e CJC Matriz de Camaragibe. Foram momentos de formação, integração, oração, convivência entre outros. Dentre os vários momentos formativos, os jovens participaram e animaram o Oratório Festivo na tarde do sábado - com a presença de crianças e adolescentes da cidade. Momentos de singular importância foram a Celebração Eucarística na noite de sábado, precedida da coroação de Nossa Senhora, e a Celebração Eucarística da Solenidade da Ascenção do Senhor, na manhã de domingo com a comunidade paroquial.Os frutos do treinamento se configuram nos compromissos assumidos: empenho renovado nas atividades locais, integração com outras comunidades, viver com alegria o ardor missionário. Ancorados no amor, doação e serviço de Dom Bosco para com os jovens e crianças, os comunitários CJC persistem na missão evangelizadora iniciada pelo fundador Pe Genário Augusto de Melo, sdb. Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco continuem a interceder, alcançando de Deus numerosas bênçãos.Por Gutemberg Santiago
VER MAIS

GRAMORÉ (RN) | Romaria reúne mais de 350 jovens

GRAMORÉ (RN) | Romaria reúne mais de 350 jovens

3 de junho de 2025
Após cinco anos de pausa, a tradicional Romaria Jovem voltou a acontecer na cidade de Natal/RN, em Gramoré, e reuniu cerca de 350 participantes, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. A XXI edição do evento aconteceu no dia 31 de maio e foi organizada pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS), com o tema: “Maria Auxiliadora é nossa guia e o céu é nossa meta” A concentração teve início na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, localizada em Pajuçara I, onde os Salesianos de Dom Bosco deram as boas-vindas aos participantes. Participaram o Pe. Valdemir Augusto, coordenador da Articulação da Juventude Salesiana no Nordeste, o Pe. Eliano Queiroz, diretor da presença salesiana em Gramoré, e o tirocinante Stepheson Tavares, coordenador da Pastoral Juvenil. Coube ao Pe. Eliano conduzir a tradicional bênção de Nossa Senhora Auxiliadora, marcando o início oficial da caminhada. [gallery columns="2" size="large" ids="452306,452307"] O momento foi vivido com intensa alegria e forte espiritualidade. Ao longo do percurso pelas ruas do bairro, era visível a emoção dos participantes e também dos moradores, que se mostravam tocados pela presença da juventude nas ruas, muitos deles aguardando o evento com expectativa e entusiasmo. A romaria também passou pela comunidade São Domingos Sávio/Beata Laura Vicuña, onde houve uma pausa oracional, reunindo os participantes em um instante de silêncio e reflexão. O ponto culminante da romaria foi a chegada ao Centro Pastoral da Paróquia Dom Bosco, onde foi celebrada a Eucaristia de encerramento do Tríduo pelos 35 anos da paróquia. A missa foi presidida pelo Pe. Valdemir Augusto, e concelebrada pelos demais padres da presença salesiana em Gramoré. O tirocinante Stepheson Tavares, coordenador da Pastoral Juvenil, expressou sua alegria: “Sabemos que a paróquia salesiana é caracterizada pelo amor preferencial pelos jovens e a Romaria foi uma experiência muito bonita de fé, sinodalidade e, sobretudo, de protagonismo juvenil. Foram três meses de preparação para que tudo pudesse acontecer. Foi indescritível ver a expressão de alegria no rosto dos participantes. A juventude está de parabéns pela belíssima festa!” O Pe. Eliano Queiroz, diretor da presença, também destacou o valor do momento vivido: “Testemunhei o empenho, o amor e a sede dos grupos juvenis de Gramoré pelo anúncio e a vivência do amor a Jesus e a missão. Numa bela caminhada/Romaria, imitando e animados por Maria, Mãe de Jesus, anunciaram nas ruas do bairro a esperança que não decepciona. Viva nossa espiritualidade, viva nossa missão e viva a AJS!” A Pastoral da Família, representada por Luana Silva, também celebrou o envolvimento da juventude: “Foi tudo muito lindo e cheio da graça de Deus! Ver os jovens se divertindo foi massa demais! Que este seja o primeiro de muitos anos que virão! Que Nossa Senhora Auxiliadora abençoe vocês, da coordenação da AJS, e que sigam com esse amor pelo que fazem!” [gallery columns="1" size="large" ids="452310"] Já Heloise Duarte, coordenadora da AJS Gramoré, sintetizou: “A Romaria, pra mim, foi como uma conciliação entre a nossa história e a nova geração de jovens. A última edição tinha acontecido em 2019, então muitos dos que participaram agora ainda eram crianças, a maioria nunca tinha vivido uma Romaria. Ver essa nova geração se mobilizando, divulgando, se engajando e levando outras pessoas foi algo muito bonito de acompanhar. Conseguimos mobilizar toda a nossa paróquia, envolver diferentes grupos e mostrar que, quando caminhamos juntos, os frutos aparecem. Foi um verdadeiro testemunho de continuidade, renovação e da força da juventude quando ela é acompanhada, ouvida e acreditada.” [gallery columns="1" size="large" ids="452308"] A presença salesiana em Gramoré é marcada por um forte trabalho pastoral e educativo, com destaque para a atuação do Centro Educacional Dom Bosco, a paróquia salesiana e, sobretudo, pela expressiva presença da juventude. Por Stepheson dos Passos, sdb [gallery size="large" ids="452311,452312,452313"]
VER MAIS

NATAL-Gramoré | Centro Educacional Dom Bosco celebra o encerramento do Mês Mariano

NATAL-Gramoré | Centro Educacional Dom Bosco celebra o encerramento do Mês Mariano

OBRAS E SERVIÇOS SOCIAIS 3 de junho de 2025
Durante a última semana de maio, o Centro Educacional Dom Bosco (CEDB), Natal-Gramoré, vivenciou momentos de intensa espiritualidade e amor à Nossa Senhora Auxiliadora, marcando de forma especial o encerramento do mês dedicado a Ela, na espiritualidade salesiana. As comemorações iniciaram com a missa mensal em honra a Maria Auxiliadora, celebrada com profundo espírito de oração, gratidão e comunhão entre educadores, colaboradores, participantes do Oratório/SCFV, aprendizes e alunos do curso de Costura Industrial. A celebração reforçou o sentimento de pertença à família salesiana e renovou a fé daqueles que reconhecem em Maria uma presença constante de cuidado e intercessão. [gallery columns="2" size="large" ids="452295,452296,452297,452298"] O ponto alto das homenagens aconteceu com a coroação de Nossa Senhora, um gesto simbólico de entrega e amor àquela que, como dizia Dom Bosco, “anda por este pátio”. Antes de receber a coroa, a imagem de Maria foi acolhida com carinho pelos educadores, que ofereceram rosas em sinal de devoção, respeito e confiança na Mãe Auxiliadora. Encerrando esse momento de fé, os educandos participaram da queima das cartinhas à Mãe do Céu, uma tradição inspirada pelo próprio Dom Bosco. Assim como os meninos do oratório eram convidados a escrever intenções e pedidos a Nossa Senhora, os jovens do CEDB também depositaram suas cartinhas com orações, sonhos e esperanças, que foram queimadas como sinal de entrega ao céu. [gallery size="large" ids="452299,452300,452301"] Mais do que uma prática simbólica, a queima das cartinhas representa um gesto de confiança na intercessão de Maria e no poder da oração. Em cada intenção que se elevou, renovou-se o compromisso de viver a espiritualidade salesiana com alegria, esperança e fé. [gallery columns="2" size="large" ids="452302,452303"] Uma missão abençoada O CEDB reafirma, com essas ações, seu compromisso de educar evangelizando e evangelizar educando, à luz do carisma de Dom Bosco e sob a proteção materna de Nossa Senhora Auxiliadora. Que Maria continue a interceder por todos os que fazem parte desta missão e abençoe cada passo da nossa caminhada. Por Ana Beatriz 
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Itália – Inauguração de uma placa sobre a restauração das torres sineiras na Basílica Maria Auxiliadora em Turim

CONGREGAÇÃO | Itália – Inauguração de uma placa sobre a restauração das torres sineiras na Basílica Maria Auxiliadora em Turim

30 de maio de 2025
(ANS – Torino) – O encontro anual dos Benfeitores e Benfeitoras da Circunscrição Especial Maria Auxiliadora, do Piemonte e Vale d’Aosta (ICP), foi concluído após a cerimônia de descerramento da placa pela finalização da obra de restauração do campanário, iniciada em maio de 2024 e finalizada em janeiro de 2025. A ocasião contou com a presença do P. Leonardo Mancini, Inspetor da ICP, do Ecônomo Inspetorial, P. Giorgio Degiorgi, do Reitor da Basílica, Miguel Viviano e de vários representantes e Benfeitores. Entre eles, destaque-se a presença da Presidente da Fundação CRT (Cassa di Risparmio di Torino), Dra. Anna Maria Poggi, acompanhada por um membro da Diretoria da mesma fundação, Dr. Claudio Lubatti. O texto na placa diz: "Restauração das torres dos sinos e das estátuas de Nossa Senhora e dos Arcanjos, e conclusão do concerto dos sinos com quatro novos sinos". Maio de 2024 - Janeiro de 2025. Contribuintes: Fundação CRT e Conselho das Fundações do Piemonte, sede Central da Congregação Salesiana, Benfeitores e Benfeitoras, Devotos de Maria Auxiliadora e Amigos de Dom Bosco. A placa se colocou ao lado de mais duas, no mesmo corredor lateral da Basílica, que conduz até à Urna de Dom Bosco, local de fácil acesso e ampla visibilidade. [gallery columns="2" size="large" ids="452168,452169"] [gallery columns="2" size="large" ids="452166,452167"] A Presidente da fundação CRT, principal benfeitora, descerrou, sob aplausos, a Placa. O P. Mancini leu o texto da placa e o P. Viviano observou que tudo, inclusive o começo e o fim da obra, decorreu como Deus quis. Devido às chuvas, o começo das obras, que estava previsto para abril de 2024, foi postergado para maio do mesmo ano, mês de Maria Auxiliadora. A obra deveria ter sido finalizada em dezembro, mas os novos sinos da torre sineira esquerda só foram colocados em janeiro de 2025, mês dedicado a Dom Bosco. Tudo sob a bênção do céu e dos santos. Fonte: ANS
VER MAIS

NOTÍCIAS

FORMAÇÃO | Novos salesianos realizam a Primeira Profissão Religiosa

No dia 24 de janeiro de 2026, data em que a Igreja celebra São Francisco de Sales, patrono da Congregação Salesiana, os noviços de Jaboatão (Noviciado São Sebastião) realizaram sua Primeira Profissão Religiosa, ingressando oficialmente na Congregação Salesiana. O Noviciado de Jaboatão é um Curatorium das inspetorias de Recife, São Paulo e Porto Alegre. A […]
VER MAIS

PRIMEIRA PROFISSÃO RELIGIOSA | Novos salesianos partilham palavras de agradecimento

Na Cerimônia da Primeira Profissão Religiosa, realizada neste último sábado, na Colônia Salesiana São Sebastião (Jaboatão dos Guararapes), os novos salesianos compartilharam uma mensagem de agradecimento. Confira na íntegra: Na pessoa de vossas Excelências Reverendíssimas, o Senhor  Dom Odelir José Magri, digno Arcebispo da Arquidiocese de Chapecó e o Senhor D. Tarcísio Scaramussa, digno bispo […]
VER MAIS

NATAL-GRAMORÉ | Jovens aprendizes vivenciam aula prática no Rio Potengi

Algumas turmas de jovens aprendizes do CEDB Gramoré, em Natal (RN), participaram, nesta terça-feira, de uma experiência educativa enriquecedora por meio do Projeto Barco Escola RN, em um passeio formativo pelo Rio Potengi. A atividade transformou o rio em uma verdadeira sala de aula a céu aberto, unindo conhecimento, vivência e contato direto com o território. O passeio teve […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE