FAMÍLIA SALESIANA | Delegados e Delegadas refletem sobre identidade e missão em encontro nacional

FAMÍLIA SALESIANA | Delegados e Delegadas refletem sobre identidade e missão em encontro nacional

6 de maio de 2025
No último sábado, dia 3 de maio, aconteceu o encontro de Delegados locais SDB e FMA , que foi articulado pelos Delegados Inspetoriais. Da Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE), houve a participação do P. Cleyton Coutinho (Delegado Inspetorial) e de 8 delegados locais da nossa Inspetoria. O encontro foi promovido de forma on-line via Google Meet. Com o tema “O perfil e o papel do (a) delegado (a)”, o encontro reuniu representantes de diversas partes do Brasil, fortalecendo o compromisso comum com a animação e articulação carismática dos grupos que formam a grande Família de Dom Bosco e Madre Mazzarello. O facilitador do momento foi o padre Josué Nascimento, salesiano de Dom Bosco, que conduziu a reflexão com profundidade e clareza. Através de sua partilha, os participantes puderam revisitar a missão dos delegados e delegadas, compreendendo seu papel como pontes de comunhão, escuta e animação nos grupos onde atuam. O encontro foi precedido por uma pesquisa enviada aos participantes, com o objetivo de captar melhor a realidade atual da ação dos delegados (as), permitindo que a reflexão fosse ainda mais conectada com os desafios e riquezas vividas nos contextos locais. Com um clima fraterno e colaborativo, o evento renovou o entusiasmo missionário, reafirmando que a Família Salesiana é um presente para a Igreja e para a juventude, e que cada animador é chamado a ser sinal de esperança, comunhão e serviço. Por Serviço Inspetorial de Comunicação Social
VER MAIS

JOÃO PESSOA | Alegria e solidariedade em ação beneficente para o Centro Educacional Dom Bosco

JOÃO PESSOA | Alegria e solidariedade em ação beneficente para o Centro Educacional Dom Bosco

OBRAS E SERVIÇOS SOCIAIS 6 de maio de 2025
Na noite do dia 03 de maio, aconteceu mais uma Ação Beneficente em prol do Centro Educacional Dom Bosco, no Salão Paroquial de Nossa Senhora das Dores. "Foi uma noite cheia de encontros, alegria e muita solidariedade!", diz Padre Josemar - diretor administrativo da unidade. O objetivo da iniciativa era arrecadar recursos para melhorar a estrutura do CEDB e, assim, acolher ainda mais jovens com qualidade. Com o valor arrecadado, será dado um passo importante: a compra de um ar-condicionado para a sala de aula. Trata-se de algo simples, mas que faz toda a diferença no conforto dos educandos e na qualidade do aprendizado. A noite foi marcada por partilha e pela presença de pessoas do bem, unidas por uma causa comum. Houve bingo, prêmios e, um belo sentimento de união. A equipe organizadora agradece de coração o apoio da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Também é registrada a gratidão a todos que colaboraram com os prêmios: a Inspetoria Salesiana, a Rádio Dom Bosco FM de Fortaleza e diversas pessoas da comunidade que, com muita generosidade, fizeram questão de contribuir. Um agradecimento especial é direcionado à ADMA, que esteve presente oferecendo um apoio essencial na venda dos lanches durante o evento. A todos que participaram, ajudaram, doaram, divulgaram ou torceram: a gratidão é imensa! Cada gesto fez a diferença e ajudou a manter viva a esperança. O trabalho segue firme, com fé e dedicação, acreditando na transformação de vidas por meio da educação. Por Equipe do Centro Educacional Dom Bosco [gallery size="large" ids="451306,451307,451308,451309,451310,451311"]  
VER MAIS

RECIFE (PE) | Inicio do Mês Mariano no Salesiano Recife

RECIFE (PE) | Inicio do Mês Mariano no Salesiano Recife

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 6 de maio de 2025
O Mês Mariano começou com emoção, fé e coração salesiano pulsando em cada canto do Colégio Salesiano Recife! Iniciamos o mês de maio, dedicado inteiramente a Maria, com uma abertura especial que reuniu todos os segmentos da nossa comunidade educativa. Uma verdadeira celebração do amor, da fé e da devoção àquela que sempre caminha conosco: Maria Auxiliadora! A programação teve início com o tradicional Bom Dia na quadra, preparado com carinho pela equipe da Pastoral Escolar. O momento reuniu alunos, educadores e colaboradores em um espaço de acolhida, oração e reflexão, abrindo com alegria e espiritualidade o mês dedicado à Mãe de Jesus. Durante o encontro, o nosso Diretor Geral, Padre Ildelfonso Mesquita, dirigiu palavras inspiradoras à comunidade educativa, destacando a importância de viver o mês de Maria com fé, ternura e espírito de família, como Dom Bosco sonhava. Ele reforçou que Maria Auxiliadora continua sendo um farol seguro para todos nós, especialmente para os jovens, que encontram nela um exemplo de amor, coragem e confiança em Deus. [gallery size="large" ids="451312,451313,451314"] Mais do que tradição, o Mês de Maria é um convite diário à vivência do carisma salesiano: viver com simplicidade, alegria e fraternidade, tendo Maria como presença viva e constante em nosso cotidiano. Assim como Dom Bosco nos ensinou, queremos caminhar com Ela, Mãe e Mestra, confiando nossos passos à sua intercessão. Cada canto, cada oração, cada gesto nesse mês nos lembra que Maria é Mãe que acolhe, que orienta e que nos conduz ao seu Filho. Que neste mês especial possamos fortalecer nossa espiritualidade mariana e seguir o exemplo de Maria: disponível, generosa, cheia de fé e sempre atenta à vontade de Deus. Que Maria Auxiliadora nos ajude a ser sinais do amor de Deus, vivendo a santidade do dia a dia com alegria, serviço e esperança. A ela confiamos nossas famílias, nossos sonhos e nossas missões! Com Maria, seguimos firmes: Formando bons cristãos e honestos cidadãos. Viva Maria! Viva Dom Bosco! Viva o espírito salesiano! [gallery columns="4" size="medium" ids="451294,451295,451296,451297"]  Por Rafael Cunha
VER MAIS

ESCOLAS | Rede Salesiana Brasil lança Campanha Nacional de Escolas para o biênio 2025/2026

ESCOLAS | Rede Salesiana Brasil lança Campanha Nacional de Escolas para o biênio 2025/2026

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 5 de maio de 2025
A Rede Salesiana Brasil (RSB) lançou oficialmente nesta segunda-feira, 05 de maio, a Campanha Nacional das Escolas 2025/2026, que mobiliza todas as unidades educacionais salesianas do país em torno de uma proposta de comunicação unificada, inovadora e alinhada aos valores da rede. Com o slogan “Valores que formam, educação que transforma”, a campanha reafirma o compromisso da RSB com a formação integral de crianças e jovens em todo o território nacional. Desenvolvida a partir de um amplo processo de escuta com gestores e comunicadores das escolas, a campanha reflete as necessidades reais das unidades e aposta em uma identidade visual contemporânea, com forte apelo ao público jovem e às famílias. O objetivo é promover uma conexão mais próxima com as novas gerações, reforçando os pilares da educação salesiana: ética, cidadania e transformação social. “Essa campanha nasce do diálogo e da escuta atenta. Foi construída em rede, com a contribuição de educadores de todo o Brasil, e tem como essência aquilo que acreditamos: uma educação que transforma vidas e forma pessoas comprometidas com um mundo mais justo e fraterno”, destaca Ir. Sílvia Aparecida, Diretora Executiva da RSB. Todos os materiais da campanha estão disponíveis em formatos editáveis (Photoshop, Illustrator e Canva), com banco de imagens exclusivo e cronograma de ações para facilitar a aplicação nas realidades locais. O uso do slogan, das fontes e da paleta de cores é padronizado para garantir a unidade institucional da marca RSB em todo o Brasil. “Estamos em unidade, trabalhando juntos por uma missão comum. A campanha 2025/2026 traduz o carisma salesiano em uma linguagem atual, criativa e acessível. Convida famílias, educadores e jovens a viverem uma experiência educativa que vai além da sala de aula”, afirma Pe. Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB. O lançamento contou com mobilização digital de escolas de todas as inspetorias salesianas do Brasil, que divulgaram simultaneamente o vídeo oficial da campanha, com as hashtags: #ValoresQueFormam #EducacaoQueTransforma #CampanhaNacionalDeEscolas #RSB Confira o vídeo da campanha: [embed]https://www.youtube.com/watch?v=KTzdELyCtvk[/embed] Com presença em todas as regiões do país, a Rede Salesiana Brasil reafirma, com esta campanha, seu papel como referência em educação humanista e inovadora, pautada no legado de Dom Bosco e no protagonismo juvenil. Mais informações: https://rsb.org.br/ https://matriculas.rsb.org.br/ Fonte: Boletim Salesiano
VER MAIS

CONGREGÃO | Itália – Uma homenagem salesiana a Nossa Senhora e ao Papa Francisco: orações e terço em Santa Maria Maior

CONGREGÃO | Itália – Uma homenagem salesiana a Nossa Senhora e ao Papa Francisco: orações e terço em Santa Maria Maior

5 de maio de 2025
(ANS – Roma) – Ao longo de todo o mês de maio, dedicado a Maria, está agendado um santo Terço na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, a mesma que abriga o ícone da ‘Salus Populi Romani’, tão querido ao Papa Francisco, que o visitou 126 vezes enquanto Papa, e que, desde 26 de abril, também abriga os Restos Mortais do primeiro Papa argentino. A iniciativa, promovida pelo Arcipreste Coadjutor de Santa Maria Maior, Card. Rolandas Makrickas, também contou com a participação da Família Salesiana Romana, acompanhada pelo Reitor-Mor dos Salesianos, P. Fábio Attard, que na noite de sexta-feira, 2 de maio de 2025, animou o Terço das Vésperas, conduzindo a oração e as meditações que a acompanhavam. A celebração contou com a presença de Salesianos da Sede Central Salesiana e da comunidade da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, próxima à basílica liberiana, juntamente com várias Filhas de Maria Auxiliadora. Na primeira fila, ao lado do P. Attard, estava o próprio Cardeal Makrickas e Dom Benoni Ambarus, Bispo Auxiliar da Diocese de Roma. A resposta imediatamente positiva da Família Salesiana ao convite para animar esta noite de oração e, mais ainda, a presidência do Reitor-Mor no Rosário da noite foram dois sinais tangíveis de quanto o Mundo salesiano mantém sempre a devoção mariana no cerne do seu carisma, e também de quanto é difundido e forte o afeto e a gratidão dos Filhos e Filhas de Dom Bosco para com o Papa Francisco e o seu Magistério. Outra evidência marcante da ação desses ‘rosários’ é a presença, nos momentos de oração, de muitas pessoas carentes e marginalizadas, as mais estimadas pelo falecido Papa, além dos trabalhadores e voluntários que as assistem. A noite festiva promovida pela Família Salesiana também contou com a participação efetiva de membros do Polo Cívico Esquilino, da Ir. Adriana Domenici, religiosa consagrada que vive entre os sem moradia; e do P. Mattia Ferrari, capelão da Mediterranea Saving Humans, entidade humanitária que, desde 2018, resgata as pessoas que se aventuram pelo mar. No sábado seguinte, 3 de maio, a homenagem a Maria e a recordação do Pontífice argentino foram oferecidas pela equipe do ‘Osservatore di Strada’ - revista mensal do Osservatore Romano, fortemente apoiada pelo Papa Bergoglio, que se destaca por ser um "jornal dos pobres, para os pobres, com os pobres". Nesse dia, pessoas em situação de vulnerabilidade, voluntários e religiosos se reuniram na praça em frente à Basílica de Santa Maria Maior para rezar e prestar homenagem ao Bispo de Roma, que realizou inúmeras ações de caridade em prol dos necessitados: alojamentos, chuveiros, barbearia e ambulatório, sob a Colunata de São Pedro. Ele também lhes proporcionou a chance de escrever suas próprias histórias no jornal da Santa Sé, mostrando uma nova perspectiva acerca da realidade [gallery columns="2" size="large" ids="451257,451258,451259,451260"] Fonte: ANS
VER MAIS

NOTÍCIAS

JOÃO PESSOA (PB) | Na festa da Sagrada Família, 86 casais renovam os compromissos matrimoniais

 A Paróquia Salesiana Nossa Senhora das Dores viveu um momento especial de fé e emoção no último dia 28 de dezembro, durante a celebração da festa da Sagrada Família. Na ocasião, 86 casais renovaram seus compromissos matrimoniais em uma Santa Missa marcada pela oração, pelo agradecimento e pela valorização da vida familiar. A celebração foi […]
VER MAIS

SALESIANOS-RN | Colégios homenageiam trajetória dos colaboradores

Os Colégios Salesianos do Rio Grande do Norte realizaram uma especial homenagem aos seus colaboradores, como forma de reconhecimento e gratidão por sua dedicação e trajetória na instituição. O Programa de Reconhecimento por Tempo de Casa Salesiana celebra os profissionais que completam marcos importantes de 5, 10, 15, 20, 25 ou 30 anos de trabalho. […]
VER MAIS

FORMAÇÃO | Inspetorias em clima de preparação para Primeira Profissão Religiosa de 7 jovens salesianos

As Inspetorias Salesianas São Luiz Gonzaga (BRE), São Pio X (BPA) e Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) celebram, no dia 24 de janeiro, na Colônia Salesiana São Sebastião, em Jaboatão dos Guararapes (PE), a Primeira Profissão Religiosa dos jovens: N. Emanoel Sabino Carneiro (BRE); N. Gian Cunha de Andrade (BPA); N. Gustavo Eduardo do Nascimento (BPA); […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE