Natal (RN) | Lançamento oficial do 38º Nordestão Salesiano celebra esporte e esperança

ARACAJU (SE) | Emoção e carinho marcam o Dia das Mães no Colégio Salesiano

ARACAJU (SE) | Emoção e carinho marcam o Dia das Mães no Colégio Salesiano

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 12 de maio de 2025
Na última sexta-feira, 09 de maio, o Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, celebrou o Dia das Mães com uma santa missa e apresentações artísticas dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.  A programação especial iniciou com a missa em homenagem às Mães, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo pároco Pe. César Teixeira (SDB). A celebração foi um momento de espiritualidade, reflexão e gratidão. Na oportunidade, o padre destacou a importância da maternidade na formação dos jovens na espiritualidade e na vida escolar. “Iniciar a comemoração do dia das mães com uma missa dedicada a cada uma de nós, mães Salesianas, foi um santo e abençoado presente que o Colégio Salesiano Aracaju nos proporcionou, pois nos colocou no aconchego do colo de Maria Santíssima, aquela que nos acolhe e que nos ensina a seguir seu exemplo na criação de nossos filhos”, expressou a senhora Graziele Balestrin Soletti, mãe de Nicolas e Thomas. [gallery columns="1" size="large" ids="451401"] Em seguida, as homenagens continuaram no Ginásio Dom Bosco, que se transformou em palco para diversas apresentações artísticas e culturais. Os estudantes encantaram as mães e o público com musicais, coreografias e encenação teatral. As coordenadoras Denise Nascimento e Alissandra Santos orientaram os estudantes durante as apresentações. Elas, que também são mães, se emocionaram e destacaram o compromisso dos estudantes. “Celebrar o Dia das Mães no ambiente escolar é reconhecer o amor como base da educação. Ver nossos alunos se expressando com tanta dedicação é uma verdadeira recompensa”, expressou a coordenadora Denise Nascimento. [gallery columns="1" size="large" ids="451402"] O clima de emoção tomou conta do ginásio, onde lágrimas e sorrisos se misturaram em um ambiente de alegria e sensibilidade. As mães, homenageadas do dia, foram surpreendidas com mensagens de amor e gestos de carinho vindos de seus filhos, que se dedicaram para tornar o momento inesquecível. Para Aline Aragão, mãe de Alice e Arthur, foi um momento especial. “Fiquei muito emocionada, as apresentações foram lindas. As tias capricharam na escolha das músicas, tornando esse momento ainda mais especial. Meu filho Arthur participou de duas apresentações e nas duas cantou e fez a coreografia direitinho. Foi muito emocionante ver a reação dele quando me encontrou nas cadeiras! Um momento lindo para guardar no coração e na memória! ” [gallery size="large" ids="451411,451413"] [gallery columns="4" size="medium" ids="451403,451404,451405,451406,451407,451408,451409,451410"]    
VER MAIS

IGREJA | Bem-vindo Papa Leão XIV!

IGREJA | Bem-vindo Papa Leão XIV!

8 de maio de 2025
O norte-americano Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito como Papa e adotou o nome de Leão XIV. Ele, que também tem nacionalidade peruana, é agostiniano e exercia o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, organismo encarregado de auxiliar o Papa na indicação dos bispos do mundo todo. Ao falar suas primeiras palavras como Papa, na sacada da Basílica São Pedro, Leão XIV pediu uma “Igreja sinodal” que vá ao encontro dos que mais sofrem. Quem é o Papa Leão XIV Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, nos Estados Unidos, filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Passou a infância e a adolescência com a família e estudou primeiro no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e depois na Villanova University, na Pensilvânia, onde se formou em 1977 em Matemática e estudou Filosofia. Em 1º de setembro do mesmo ano, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA), e emitiu os votos perpétuos em 29 de agosto de 1981, sendo ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982. Foi enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, Piura, no Peru (1985-1986). Em 1987, foi nomeado Diretor de Vocações e Diretor de Missões da Província Agostiniana "Mãe do Bom Conselho" em Olympia Fields, Illinois (EUA). No ano seguinte, ingressou na missão de Trujillo, também no Peru, como diretor do projeto de formação comum para os aspirantes agostinianos dos vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac. Em 1999, foi eleito superior provincial da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” de Chicago, e dois anos e meio depois, no Capítulo Geral Ordinário da Ordem de Santo Agostinho, seus coirmãos o escolheram como prior geral, confirmando-o em 2007 para um segundo mandato. Em outubro de 2013, retornou à sua província agostiniana, em Chicago, e foi diretor de formação no convento de Santo Agostinho, primeiro conselheiro e vigário provincial; cargos que ocupou até que o Papa Francisco o nomeou, em 3 de novembro de 2014, administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo, elevando-o depois, em 26 de setembro de 2015, a bispo da mesma diocese. Em 2019, por decisão do Papa Francisco, foi incluído entre os membros da Congregação para o Clero em 13 de julho de 2019 e, no ano seguinte, entre os membros da Congregação para os Bispos (21 de novembro). Nesse meio tempo, em 15 de abril de 2020, recebeu a nomeação pontifícia também como administrador apostólico da diocese peruana de Callao. Em 30 de janeiro de 2023, o Papa o chamou a Roma como Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, promovendo-o a arcebispo. E no Consistório de 30 de setembro do mesmo ano, ele o criou e o tornou cardeal, atribuindo-lhe o diaconato de Santa Mônica. Prevost tomou posse em 28 de janeiro de 2024 e, como chefe do dicastério, participou das últimas viagens apostólicas do Papa Francisco e da primeira e segunda sessões da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, realizadas em Roma de 4 a 29 de outubro de 2023 e de 2 a 27 de outubro de 2024, respectivamente. Fonte: Vatican News/ Boletim Salesiano Foto: Serviço Fotográfico Vaticano / Vatican Media
VER MAIS

ARACAJU (SE) | Protagonismo juvenil no GymDance 2025

ARACAJU (SE) | Protagonismo juvenil no GymDance 2025

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 8 de maio de 2025
O Colégio Salesiano foi palco de uma emocionante celebração artística e cultural, em que os alunos do Ensino Médio realizaram excelentes apresentações no GymDance 2025, com o tema “Desigualdade social” tocaram profundamente a comunidade educativa presente. O evento faz parte dos Jogos Internos 2025, e tem como objetivo unir arte, cultura, esporte e conscientização social, despertando nos estudantes uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados por diferentes grupos da sociedade.  As performances, cuidadosamente preparadas, abordaram temas como pobreza, exclusão, racismo, preconceito, bullying, acesso à educação e direitos humanos. A turma vencedora do evento foi a 2ª Série do Ensino Médio, que abordou a escravidão no Brasil, a partir da resistência africana e a construção da cultura afro-brasileira. [gallery columns="1" size="large" ids="451366,451367"] Em sua primeira participação, a aluna da 2ª série do Ensino Médio, Virna Lorena, conquistou a vitória, marcando um momento importante na sua trajetória como aluna salesiana. “Ganhar o GymDance foi maravilhoso, porque foi a primeira vez que participei dançando na escola desde que cheguei aqui. Sempre amei dançar, então essa experiência foi incrível, ainda mais por ter acontecido no Salesiano, uma escola que mudou a minha vida”, expressou.  Pais, familiares, educadores, ex-alunos e convidados lotaram o Ginásio Dom Bosco e se emocionaram com o talento e a sensibilidade dos estudantes. O diretor do Colégio, Pe Robson Barros, ressaltou a importância de eventos como este para a formação integral dos jovens, destacando o papel do esporte e da arte na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Por Jeová Cardoso [gallery columns="2" size="large" ids="451368,451369,451370,451371,451372,451373,451374,451375"]
VER MAIS

FORTALEZA (CE) | FM Dom Bosco realiza cobertura especial do Conclave 2025

FORTALEZA (CE) | FM Dom Bosco realiza cobertura especial do Conclave 2025

PRESENÇA SALESIANA EM RÁDIOS 8 de maio de 2025
Em tempos de profunda escuta ao Espírito Santo, a FM Dom Bosco 96,1 – de Fortaleza (CE) – se une ao coração da Igreja com uma programação especial durante o Conclave de 2025. A partir desta quarta-feira, 7 de maio, a emissora iniciou a Campanha Conclave, uma iniciativa que convida os ouvintes e internautas a viverem este momento em espírito de oração, comunhão e esperança pela escolha do novo Papa. Os setores de Jornalismo e Produção prepararam uma cobertura que respeita a grandeza do momento, valoriza o legado do Papa Francisco e renova o amor pela Igreja Católica Apostólica Romana. São mais de 20 matérias especiais publicadas no portal www.fmdombosco.com, além de dezenas de inserções diárias no rádio e no aplicativo oficial. Entre os destaques, uma série exclusiva apresenta o vínculo espiritual entre Dom Bosco e os últimos três Papas, bem como um perfil detalhado dos cinco cardeais salesianos que participam do Conclave. Todo o conteúdo foi elaborado com base em fontes oficiais, fidelidade doutrinal e em sintonia com a espiritualidade salesiana. Nas redes sociais, os seguidores da rádio que faz parte da sua vida acompanham desde o dia 23 de abril reflexões sobre o legado de Francisco, que faleceu no último dia 21, aos 88 anos. Foram compartilhadas diariamente pequenas pérolas espirituais com suas palavras, gestos e ensinamentos – um tributo amoroso ao pontífice que conduziu a Igreja com ternura, coragem e fé. O Informativo Dom Bosco desta quarta-feira (7), apresentado pelo jornalista Júnior Colucci, contou com uma entrevista exclusiva com o professor e pesquisador da Doutrina Social da Igreja, Átila Brilhante. A conversa trouxe luzes sobre os desafios e a missão do futuro Papa. A íntegra do episódio está disponível no Spotify e nas principais plataformas de áudio. A FM Dom Bosco, como voz salesiana em Fortaleza, deseja ser ponte entre o povo e o coração da Igreja. Mais do que informar, queremos rezar com você este momento histórico. Sintonize 96,1 FM, ouça pelo app ou acompanhe pelos nossos canais digitais. [gallery size="large" ids="451359,451360,451361"] Unidos, com Dom Bosco, no coração da Igreja. FM Dom Bosco 96,1 – Faz parte da Minha Vida. Por Júnior Colucci
VER MAIS

RECIFE (PE) | Orgulho Salesiano nos Tatames

NATAL-Gramoré | Grito Laranja: escuta, diálogo e mobilização no combate às violências contra crianças e adolescentes

NATAL-Gramoré | Grito Laranja: escuta, diálogo e mobilização no combate às violências contra crianças e adolescentes

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 7 de maio de 2025
No dia 06 de maio, o Centro Educacional Dom Bosco Gramoré sediou a mesa redonda "Grito Laranja: uma conversa urgente", promovendo um espaço de escuta qualificada, diálogo intersetorial e mobilização em torno da campanha nacional Maio Laranja, dedicada à prevenção e ao enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes. O evento foi mediado pela assistente social do CEDB, Janaina Félix e contou com a participação da psicóloga Andressa Meireles, representante do Projeto Abraçar, da psicóloga Jarciane Bandeira e do professor mestre João Maria, do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos. A discussão proporcionou reflexões profundas sobre os desafios enfrentados por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e as estratégias possíveis para garantir sua proteção integral. Participaram da ação representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, estudantes e profissionais das áreas de saúde e educação, evidenciando a importância da abordagem intersetorial e da corresponsabilidade social na proteção de direitos. [gallery columns="1" size="large" ids="451335"]   O Centro Educacional Dom Bosco atua diretamente com crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, oferecendo apoio socioeducativo e fortalecendo vínculos comunitários. Realizar uma ação como esta reafirma o compromisso da instituição com a construção de uma sociedade mais justa e segura para a infância e adolescência, contribuindo diretamente para uma melhora significativa na comunidade local e, por consequência, na sociedade como um todo. [gallery columns="2" size="large" ids="451338,451339,451340,451337"]   Agradecemos à mesa pela valiosa colaboração nesse momento formativo. Que possamos seguir, juntos, dando vozes às nossas crianças e adolescentes, promovendo ações que transformem o cuidado em prática e a escuta em compromisso. Por Jadiane Brito, Psicóloga
VER MAIS

NOTÍCIAS

CONGREGAÇÃO | UM DESAFIO À NOSSA HUMANIDADE. A riqueza que corre o risco de nos tornar cegos e surdos

A MENSAGEM DO REITOR-MOR, Pe. Fábio Attard A parábola do rico e do pobre Lázaro que encontramos no evangelho de Lucas, capítulo 16, 19-31, não é simplesmente uma história sobre a justa distribuição das riquezas materiais. É uma narrativa que penetra no coração da condição humana, colocando-nos perante uma pergunta inquietante: quem possui verdadeiramente quem! O […]
VER MAIS

CJC | Congresso Geral do Movimento tem início em Recife e marca momento histórico de unidade, escuta e esperança

Teve início nesta quinta-feira (9), com a solenidade de abertura, o Congresso Geral do Movimento CJC, que está acontecendo no Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife (PE). Considerado a Assembleia Máxima do Movimento, o encontro reúne delegações dos quatro estados onde estão o CJC: Pernambuco, Ceará, Alagoas e Bahia; com programação preenchida pela convivência amiga, […]
VER MAIS

IGREJA | Pensar juntos, caminhar juntos

Terminou ontem, em Roma, uma importante reunião do Papa com 170 cardeais. Esse tipo de reunião é chamado Consistório. Consistório é a reunião dos cardeais com o Papa, uma reunião para refletir sobre assuntos importantes da vida da Igreja. Pensar juntos, caminhar unidos Cardeal é um título dado a alguém convocado pelo Papa (o atual […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE