NATAL-São José | Colégio Salesiano realiza emocionante Sarau em homenagem ao Dia das Mães

NATAL-São José | Colégio Salesiano realiza emocionante Sarau em homenagem ao Dia das Mães

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 13 de maio de 2025 Por paulo
Nos dias 8 e 9 de maio, o ginásio do Colégio Salesiano São José se transformou em um verdadeiro palco de emoções e homenagens durante a comemoração do Dia das Mães. O evento, que envolveu as turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, foi realizado na forma de um sarau e encantou mães, familiares e toda a comunidade escolar. O sarau foi marcado por uma programação rica e sensível, composta por apresentações artísticas preparadas com muito carinho pelos alunos e educadores. As crianças recitaram poemas, interpretaram canções e apresentaram coreografias que exaltavam o amor, o cuidado e a importância das mães na vida de cada um. [gallery columns="2" size="large" ids="451510,451511"] Os pequenos demonstraram não apenas talento, mas também gratidão e afeto em cada verso e melodia. As músicas e poemas escolhidos reforçaram valores como o respeito, o amor incondicional e a importância da família, em sintonia com os princípios salesianos. [gallery size="large" ids="451507,451508,451509"] A equipe pedagógica do colégio destacou que o evento foi mais do que uma homenagem: foi uma oportunidade de fortalecer os laços entre escola e família, além de valorizar a expressão artística e a formação humana das crianças. Ao final do sarau, o clima de emoção deu lugar a abraços, sorrisos e muitos registros fotográficos. Mães e filhos também foram convidados a amarrar corações de madeira nos espaços da escola, simbolizando o amor materno. O evento foi uma verdadeira celebração da presença e do papel das mães na formação das futuras gerações. Por Marcella Mendes
VER MAIS

NATAL-Gramoré | Semana da Aprendizagem no Centro Educacional Dom Bosco Gramoré

NATAL-Gramoré | Semana da Aprendizagem no Centro Educacional Dom Bosco Gramoré

OBRAS E SERVIÇOS SOCIAIS 13 de maio de 2025
De 23 a 25 de abril, o Centro Educacional Dom Bosco realizou a Semana da Aprendizagem, em comemoração ao Dia do Jovem Trabalhador, com uma programação especial dedicada aos aprendizes. O evento, planejado e conduzido pela equipe de gestão e instrutores, teve como objetivo promover um momento festivo e de integração, oferecendo atividades de lazer, bem-estar e reconhecimento aos jovens. Durante os três dias, foram realizadas gincanas com as turmas de cada turno, com brincadeiras e dinâmicas que estimulam a criatividade, o trabalho em equipe e a descontração. Entre as atividades estavam: “perguntas e respostas com torta na cara”, “adivinhe a sequência”, criação e apresentação de músicas com o tema mundo do trabalho, além de muitos sorteios de brindes e, claro, pipoca para animar ainda mais os encontros. As comemorações também se estenderam aos polos de Caicó e Mossoró, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorização entre todos os aprendizes da rede. [gallery columns="2" size="large" ids="451499,451500,451501,451502"] A coordenadora da Aprendizagem, Jheniffer Stefany, destacou a importância da ação: "O evento foi pensado com muito carinho e dedicação de toda a equipe e foi muito gratificante perceber a alegria dos jovens em participar desses momentos e celebrar com eles essa experiência tão marcante na vida de todos que têm a oportunidade de iniciar sua jornada profissional como jovem aprendiz.” [gallery columns="1" size="large" ids="451503"] Com alegria, criatividade e protagonismo juvenil, a Semana da Aprendizagem reforçou o compromisso do Centro Educacional Dom Bosco com a formação humana e profissional dos jovens. Modo aprendiz: ativado! Por Ana Beatriz
VER MAIS

INSPETORIA | Assembleia Inspetorial reúne Salesianos para acolhida do CG29

INSPETORIA | Assembleia Inspetorial reúne Salesianos para acolhida do CG29

12 de maio de 2025
De 7 a 9 de maio, a Colônia Salesiana São Sebastião (Jaboatão dos Guararapes-PE) foi palco de um dos encontros mais significativos para a vida salesiana no Nordeste: a Assembleia da Comunidade Inspetorial, com o tema "Apaixonados por Jesus Cristo, consagrados aos jovens", com o objetivo de conhecer e acolher o documento final do CG29. O evento reuniu irmãos salesianos de diversas comunidades da Inspetoria para momentos intensos de oração, escuta, partilha e planejamento do caminho a seguir. A acolhida calorosa na tarde da quarta-feira (07) deu o tom fraterno que permeou toda a assembleia. Logo em seguida, a Celebração Eucarística de abertura, presidida por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, marcou espiritualmente o início dos trabalhos. À noite, o jantar festivo e o terço conduzido pela comunidade de Caetés, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, fortaleceram os laços de unidade e espiritualidade entre os presentes. A quinta-feira (08) começou com a Santa Missa com Laudes, animada pela comunidade salesiana de Fortaleza e presidida pelo Pe. João Carlos Ribeiro Rodrigues, trazendo um convite à escuta da Palavra e ao discernimento pastoral. A manhã seguiu com a apresentação do Capítulo Geral 29 (CG 29) a cargo do Pe. José Lopes Lima Júnior, delegado da Inspetoria para o CG29, momento de sintonia com a Congregação Salesiana no mundo, refletindo o compromisso renovado com a identidade salesiana e o serviço aos jovens. No início da tarde da quinta-feira, unindo-se a toda a Igreja, à saída da fumaça branca na Capela Sistina, no Vaticano, os salesianos acompanharam a apresentação e acolhida jubilosa do novo Papa eleito, Leão XIV. Nesta tarde, os participantes mergulharam em momentos de trabalho em grupo e plenária, refletindo sobre os desafios e possibilidades da vida consagrada salesiana na atualidade. As Vésperas, conduzidas pela comunidade de Salvador, e o terço da noite com a comunidade de Oeiras, encerraram o dia num profundo espírito orante. [gallery columns="1" size="large" ids="451475"] [gallery size="large" ids="451478,451479,451480"] Na sexta-feira (09), o último dia da assembleia iniciou-se com a meditação e a oração das Laudes, preparada pela comunidade de Gramoré. Em seguida, foram apresentados aspectos da administração inspetorial e os preparativos para a Visita Extraordinária, com espaço também para agradecimentos e considerações finais. O encerramento se deu com a Santa Missa Pro Romanus Pontifex presidida pelo Pe. Inspetor Francisco Inácio Vieira Júnior preparada pela comunidade de Carpina, em Ação de Graças pela eleição do Papa Leão XIV e pela conclusão da Assembleia Inspetorial. O almoço festivo concluiu oficialmente a assembleia, selando o compromisso de seguir com esperança e vigor apostólico. A Assembleia da Comunidade Inspetorial 2025 deixa como marca um profundo chamado à fidelidade ao carisma de Dom Bosco, renovando em cada salesiano a paixão por Cristo e pela missão junto aos jovens. "A Assembleia Inspetorial foi um encontro de irmãos para, olhando e conhecendo o documento do Capítulo Geral 29, tentar traduzir para a nossa realidade inspetorial, para as nossas comunidades, o que significa o tema "Apaixonados por Cristo, consagrados aos jovens." Como é que, a partir das proposições do Capítulo Geral, nós, a Inspeitoria Salesiana do Nordeste, podemos traduzir tudo isso? Qual será o nosso foco? Qual será a nossa resposta, como Inspetoria, para traduzirmos em realidades muito concretas a grande contribuição histórica no Capítulo Geral 29? A nossa Assembleia foi marcada também por um momento eclesial importante, da eleição do Papa Leão XIV, que estávamos juntos, e isso também deu um tom de comunhão, eclesialidade, missão conjunta em nossa realidade inspetorial. Três coisas foram muito importantes, a reflexão sobre o tema da nossa identidade carismática a partir da vivência pessoal e comunitária do carisma salesiano. Depois, como construirmos um plano de formação conjunta para salesianos e leigos na missão. E a terceira coisa, como olharmos para a realidade onde nós estamos, como respondermos à realidades gritantes onde estamos inseridos; em contextos sociais bastante difíceis. É aí que nós estamos, como salesianos de Dom Bosco, e precisamos demonstrar a nossa paixão e a nossa consagração." (Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior, Inspetor Salesiano do Nordeste). Participaram da Assembleia 41 salesianos, de 15 comunidades: ARACAJU-SE Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora 1. P Robson Barros da Costa AREIA BRANCA-RN Comunidade Nossa Senhora da Conceição 2. S Giovanni de Lucena Morais 3. P Giuseppe Venturelli ABREU E LIMA/CAETÉS-PE Comunidade São João Bosco 4. P Anderson Alvelino da Silva 5. P Francisco Demontier de Araújo Távora CARPINA-PE Comunidade São Miguel Arcanjo 6. P Brenno Guastalla 7. S Jhonantan Ferreira Gonçalves 8. P Rodrigo Antonio Menezes Calado FORTALEZA-CE Comunidade São José 9. P Magno de Carvalho Xavier 10. P Marcelo Manoel da Silva JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE Colônia Salesiana Comunidade São Sebastião 11. L Antônio Cibin 12. L Francisco Diógenes da Cunha Saraiva 13. P Herison Leandro da Silva Cavalcanti JOÃO PESSOA-PB Comunidade Nossa Senhora das Dores 14. P Gilberto Antonio da Silva 15. P Josemar Abel Silva de Oliveira Júnior 16. P Paulo Henrique de Almeida Silva JUAZEIRO DO NORTE-CE Comunidade São Francisco de Sales 17. P Francisco Ataíde dos Santos 18. P José Lopes Lima Júnior MATRIZ DE CAMARAGIBE-AL Comunidade Dom Luiz Versiglia e Padre Calixto Caravário 19. P Diego Vanzetta 20. S Fabrício Lima Souza NATAL-RN Comunidade São João Bosco 22. P José Wilker França da Silva 23. P Renato Jorge de Morais NATAL-Gramoré-RN Comunidade São João Bosco 24. P Francisco Eliano Bezerra de Queiroz 25. P José Mauro da Silva 26. P Marcos Antonio Silva de Souza 27. S Stepheson dos Passos Tavares PRESENÇA MISSIONÁRIA - OEIRAS-PI Comunidade Nossa Senhora da Vitória 28. P José Geraldo de Albuquerque 29. P José Pereira Lima Filho RECIFE - Bongi Comunidade São Francisco de Sales 30. P Emerson José de Melo 31. P Eudes Barreto Fernandes 32. P Leoni José do Nascimento 33. P Sérgio Luiz de Aquino RECIFE - Casa Inspetorial Comunidade São Luiz Gonzaga 34. P Délio Mota Ferreira 35. P Francisco Inácio Vieira Júnior 36. P João Carlos Ribeiro Rodrigues 37. P Ildelfonso Mesquita Leite 38. L Manoel Messias da Silva 39. P Valdemir Augusto dos Santos SALVADOR-BA Comunidade Santíssimo Salvador 40. P Ilmário de Souza Pinheiro 41. P Mauricio Carlos Rodrigues de Lima Por Serviço Inspetorial de Comunicação Social
VER MAIS

NATAL-Gramoré | Semana Literária propõe uma jornada emocional através dos livros

NATAL-Gramoré | Semana Literária propõe uma jornada emocional através dos livros

OBRAS E SERVIÇOS SOCIAIS 12 de maio de 2025
Entre os dias 6 e 8 de maio, foi realizado a Semana Literária, cujo tema "Jornada Emocional no Mundo da Literatura" trouxe uma reflexão sensível sobre as emoções despertadas pela leitura. A abertura contou com a Mostra de Talentos Literários, momento em que os usuários apresentaram textos autorais desenvolvidos em sala, com foco nas emoções e vivências que a literatura ajuda a expressar. [gallery columns="1" size="large" ids="451494"] A programação envolveu diferentes faixas etárias e obras cuidadosamente escolhidas. As crianças de 6 a 8 anos trabalharam o livro O Monstro das Cores, de Tonia Casarin, conhecendo as emoções de forma lúdica. Já os grupos de 9 a 11 anos exploraram Flicts, de Ziraldo, refletindo sobre identidade e aceitação. Para os adolescentes de 12 a 14 anos, a obra Tchau, de Lygia Bojunga, abordou temas como despedidas e transformações. Os jovens de 15 a 17 anos mergulharam na leitura de O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, revivendo a beleza das coisas simples e essenciais. Um dos momentos especiais foi a presença da escritora infantil e professora Rosalba Medeiros, que partilhou um pouco de sua trajetória e apresentou seus livros, com destaque para as temáticas que celebram as nossas diferenças e a importância da empatia. [gallery size="large" columns="2" ids="451489,451490,451491,451492"] Organizado pelas pedagogas Janeilma, Cláudia, Clarissa e Ana Clara, o evento também contou com apresentações da Banda Dom Bosco, recitação de poemas, visitação às salas temáticas e momentos literários nos turnos da manhã e da tarde. Para a jovem Thalita Iasmim, de 17 anos, a experiência foi marcante: “Achei a Semana Literária muito importante, me permitiu adquirir várias coisas e enriqueceu meu conhecimento cultural.” Mais do que incentivar o gosto pela leitura, o Tríduo Literário despertou sentimentos, provocou reflexões e valorizou o protagonismo criativo de cada participante. Por Ana Beatriz
VER MAIS

JUAZEIRO DO NORTE (CE) | FM Padre Cícero é destaque no IV Encontro dos Parceiros da Educação no Cariri

JUAZEIRO DO NORTE (CE) | FM Padre Cícero é destaque no IV Encontro dos Parceiros da Educação no Cariri

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 12 de maio de 2025
Na noite da última quinta-feira (08), a FM Padre Cícero marcou presença na IV edição do Encontro dos Parceiros da Educação no Cariri, promovido pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau Juazeiro do Norte. O evento, realizado no Campus São Miguel, teve como objetivo reconhecer profissionais e entidades que contribuem para o desenvolvimento da região. Milana Drumond, reitora da Uninassau, destacou, em entrevista, a importância da emissora para a região: “Nos sentimos em casa na FM Padre Cícero. A emissora está sempre com as portas abertas, a gente respeita muito a seriedade e o respeito que a FM Padre Cícero tem na nossa sociedade. Então sim, somos nós que parabenizamos vocês.” O encontro também marcou o encerramento de uma série de atividades promovidas pela Uninassau ao longo da semana, que teve início com a Feira de Trabalhabilidade, visando fomentar oportunidades e fortalecer parcerias no âmbito educacional e profissional. [gallery columns="2" size="large" ids="451420,451421"] Francisco Mário, gerente administrativo da Fundação Educativa Salesiana Padre Cícero, expressou a satisfação pelo reconhecimento: “Nos sentimos muito felizes em saber que a FM Padre Cícero é amplamente reconhecida pelo seu valor educativo e evangelizador. Cotidianamente, abrimos as portas da nossa instituição para levar informações de qualidade aos nossos ouvintes, incluindo a frequente participação de professores, gestores públicos e demais atores da educação aqui na região. Continuaremos mantendo a sintonia com a sociedade caririense em busca de educar, informar e evangelizar.” Durante o evento, Paulo Sérgio do Nascimento Gomes, coordenador de programação da FM Padre Cícero, foi homenageado pela Uninassau com uma menção honrosa, reconhecendo sua contribuição à emissora. A homenagem representou também, a valorização de todos os colaboradores da rádio nesta noite especial. Com seu compromisso de educar e evangelizar, a FM Padre Cícero reafirma seu papel no desenvolvimento da região, fortalecendo parcerias com instituições de ensino e consolidando sua missão junto à comunidade. Por Comunicação FM Padre Cícero 104,5
VER MAIS

NOTÍCIAS

VDB | Em Belo Horizonte, realizado o Retiro das Voluntárias de Dom Bosco

De 7 a 11 deste mês, foi realizado Retiro das Voluntárias de Dom Bosco da Província Brasil, na Casa de Retiros Nossa Senhora do Cenáculo, em Belo Horizonte (MG). Com a presença de várias consagradas vindas de vários estados, o retiro foi pregado pelo salesiano Pe. Sedney Manja. O Retiro, foi marcado por um clima […]
VER MAIS

PASTORAL JUVENIL | No Nordeste Salesiano, formações preparam animadores para as Colônias de Férias 2026

As comunidades salesianas da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga vivem, nas últimas semanas, um intenso período de preparação para as Colônias de Férias 2026. As formações destinadas aos animadores estão sendo realizadas diretamente nas casas e comunidades que irão realizar o evento, fortalecendo o vínculo local e garantindo uma preparação mais próxima da realidade de […]
VER MAIS

RECIFE- Sagrado Coração | Apresentação e acolhida do novo Reitor da Basílica do Sagrado Coração de Jesus

Na noite do domingo, 11 de janeiro, o Pe. Marcelo Manoel foi apresentado e acolhido como Reitor da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, do Recife. O Pe. João Carlos, vice-inspetor, presidiu a Missa e, em nome do Pe. Inspetor, apresentou o novo Reitor, depois de tecer agradecimentos ao Pe. Délio pelos cinco anos de […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE