EX-ALUNOS SALESIANOS | Conselho Nacional realiza reunião anual em Belo Horizonte

EX-ALUNOS SALESIANOS | Conselho Nacional realiza reunião anual em Belo Horizonte

18 de março de 2025
Encontro reúne participantes de várias regiões O Conselho Nacional dos Ex-Alunos Salesianos realizou neste domingo (16/03) a reunião presencial programada para o ano de 2025, em Belo Horizonte (MG). O encontro teve a participação de membros do conselho e de seis Jovens Ex-Alunos (JEXs), vindos de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. O encontro teve momentos de formação, planejamento e integração entre os participantes. Formação sobre o acompanhamento juvenil Durante a programação, houve um momento formativo conduzido pelo padre Rafael Galvão Barbosa, salesiano da Inspetoria de São Paulo. A palestra abordou o tema “A Arte de Acompanhar: Lições dos Mestres de Dom Bosco para os Mentores das Juventudes de Hoje”, destacando a importância do acompanhamento dos jovens no movimento. Atividades para fortalecer o movimento Os JEXs lideraram equipes na realização de desafios propostos ao grupo. Os participantes produziram um vídeo de até um minuto para as redes sociais, incentivando a participação dos ex-alunos no movimento. Também elaboraram um plano de ação em quatro passos para fortalecer a presença dos jovens ex-alunos na Federação. Segundo o padre Slawomir (Wladomiro) Bronakowski, coordenador inspetorial para o setor dos ex-alunos, “todas as tarefas foram realizadas com sucesso, reforçando o compromisso e o entusiasmo dos participantes”. Confraternização e escolha da próxima sede Além das atividades internas, os participantes realizaram uma visita cultural por Belo Horizonte e encerraram o dia com uma confraternização em um restaurante da região da Pampulha. O encontro terminou com a celebração da Santa Missa e a conclusão dos trabalhos. Durante a reunião, o grupo escolheu Curitiba como sede da edição presencial para 2026, com o objetivo de fortalecer a atuação do movimento na região Sul do país. Representantes da Inspetoria presentes Da Inspetoria de Campo Grande participaram o padre Slawomir (Wladomiro) Bronakowski, Katia de Moura, de Cuiabá, e o professor Midon, de Corumbá. [gallery size="medium" ids="449907,449908,449909"] Por Euclides Brites - Missão Salesiana de Mato Grosso
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Itália – CG29 no meio do caminho: entre reflexões espirituais e visões missionárias

CONGREGAÇÃO | Itália – CG29 no meio do caminho: entre reflexões espirituais e visões missionárias

18 de março de 2025
(ANS - Turim) – O fim de semana de 15 e 16 de março de 2025 do Capítulo Geral 29 (CG29) propôs aos Capitulares dois empenhos: avaliar o caminho já feito para garantir o impulso necessário para as próximas semanas; e expandir a perspectiva para além do próprio Capítulo, com base no 150⁠º Aniversário ou Sesquicentenário da Primeira Expedição Missionária Salesiana (1875-2025). O P. Pascual Chávez, Reitor-Mor Emérito, abriu o sábado com uma releitura - podíamos chamá-la - "sapiencial" dos temas que estão envolvendo os participantes: há uma clara linha de continuidade entre os CGs que floresceram desde o Concílio Ecumênico Vaticano II, que faz referência ao caminho interno dos Salesianos de Dom Bosco, entre a fidelidade a Deus e a resposta aos Jovens. "O salesiano de hoje é chamado a reafirmar a centralidade da missão, como testemunha e portador do amor de Deus, especialmente aos mais pobres e abandonados", disse o Reitor-Mor Emérito, "com a consciência de que a missão é vivida em comunidade, em corresponsabilidade com os leigos, dando vida a um novo sujeito pastoral", segundo sugerido pelo CG24. No Capítulo não se trata de um esquema organizacional, mas sim de um movimento espiritual. Para entender sua abrangência, foi de grande ajuda a reflexão sobre o Evangelho de Mateus 18,20 ["Onde dois ou três se reunirem em meu nome, eu estarei no meio deles"] sugerida pelo P. Eunan McDonnell, Inspetor da Irlanda: "É de fato uma presença não apenas dentro de cada um mas entre os presentes. É um assunto que se acrescenta ao grupo. Jesus está pronto para nos dar seu tempo". Antes de ser um grupo de educadores de jovens, a Comunidade é isso. A viagem a Gênova: uma reflexão missionária A viagem a Gênova, passando também pelo porto, onde Dom Bosco assistiu - visivelmente emocionado - à partida dos primeiros dez salesianos rumo ao "Novo Mundo", foi uma agradável excursão aos lugares das primeiras Obras salesianas e também um forte estímulo para reconsiderar a dinâmica da missão abençoada pelo Fundador. Ao irem "assistir" os migrantes italianos do final do século XIX, necessitados de cuidados espirituais e, muitas vezes, materiais em Buenos Aires, os jovens e corajosos Filhos de Dom Bosco, chefiados pelo P. Giovanni (João) Cagliero, deram corpo ao sonho que levou à lendária Patagônia. Ainda hoje, é essencial estar preparado para encarar novos obstáculos e se adaptar a novas circunstâncias, mantendo-se fiel ao carisma. Núcleo Temático 2: Compartilhando Espiritualidade e Missão na CEP Assim, chegamos ainda mais bem preparados para a segunda-feira, 17, que foi inteiramente dedicada a abordar o núcleo temático 2: - compartilhar a espiritualidade e a missão na Comunidade Educativa Pastoral; - educar e evangelizar; - considerar novas expressões do carisma; no contexto atual de maior corresponsabilidade por parte dos leigos que trabalham no mundo salesiano. As orientações para o trabalho nas seis Comissões Capitulares exigem o máximo de concretude também com relação ao trabalho realizado anteriormente: - completar os caminhos de reflexão do CG28 sobre a missão compartilhada - promover a vida espiritual e apostólica - buscar, com os leigos, a sustentabilidade econômica das presenças salesianas, sem jamais excluir os pobres. Há que buscar novos modelos de presença e novas manifestações de carisma salesiano, visando uma autêntica comunhão com os jovens, abrangendo também os campos da educação, para a ecologia integral e a cultura digital. Fonte: ANS [gallery size="medium" columns="4" ids="449867,449868,449869,449870,449871,449872,449873,449874,449875,449876,449877,449878,449879,449880,449881,449882,449883,449884,449885,449886,449887,449888,449889,449890,449891,449892,449893,449894"] [gallery columns="2" size="medium" ids="449895,449896"]
VER MAIS

RECIFE (PE) | Escola Dom Bosco participa da 10ª edição do Gera Jovem realizada em Igarassu

RECIFE (PE) | Escola Dom Bosco participa da 10ª edição do Gera Jovem realizada em Igarassu

17 de março de 2025
Na última terça-feira (11), foi realizada a cerimônia de certificação da 10ª edição do Programa Gera Jovem, no CTEN Saramandaia, na Prefeitura de Igarassu. O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura, de parceiros institucionais e de jovens participantes do programa, que completaram mais uma etapa de qualificação profissional. O programa, que visa proporcionar formação técnica e profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, tem a Escola Dom Bosco Recife como parceira no setor pedagógico, garantindo que os alunos recebam uma educação de qualidade e alinhada com as demandas do mercado de trabalho. Durante o evento, aconteceu a integração de mais 15 jovens aprendizes na modalidade de cota alternativa. Esses novos aprendizes irão realizar atividades práticas nas instalações da Prefeitura de Igarassu e suas secretarias, somando agora um total de 39 jovens em processo de formação no programa. Jaqueline Oliveira, representante da Inspetoria Salesiana do Nordeste, destacou a importância desse momento para fortalecer a parceria entre as instituições envolvidas. "Vivenciar esse momento é importante para fortalecer a parceria com o órgão e ter a certeza de que estamos atingindo um número maior de jovens em vulnerabilidade social, que almejam uma oportunidade de se profissionalizar e entrar no mundo do trabalho", afirmou. A cerimônia marcou um passo significativo para o programa, que continua a transformar vidas e proporcionar novas oportunidades aos jovens de Igarassu e região. Por Jaqueline Oliveira | Comercial [gallery columns="1" size="full" ids="449845"]
VER MAIS

NOTÍCIAS

PARNAMIRIM (RN) | Turmas dos 9ºs anos se despedem do ensino fundamental

As turmas dos 9ºs anos do Salesiano Dom Bosco viveram uma mistura daquelas que apertam o coração: nostalgia, alegria e aquele friozinho de expectativa pelo que vem aí. Missa em ação de graças e aula da saudade marcaram o fim de um ciclo inesquecível, cheio de histórias, aprendizado e amizades que vão acompanhar cada um […]
VER MAIS

PASTORAL JUVENIL | Juventude de Dom Bosco e Mazzarello em três dias de fé, alegria e protagonismo

Neste último final de semana, de sexta (28) a domingo (30), o Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus se tornou um grande Pátio Salesiano com a realização da 29ª edição do Festival da Juventude Salesiana! Foram dias em que quase mil jovens se reuniram para viver a espiritualidade, a alegria e o protagonismo que marcam […]
VER MAIS

PARNAMIRIM (RN) | Solenidade de Passagem da Calça marca encerramento do FI

Encerrar um ciclo é sempre emocionante — e, para nossos estudantes do Fundamental I, concluir o 5º ano traz um brilho ainda mais especial. A chegada ao Fundamental II marca uma nova fase, cheia de descobertas, desafios e muitas conquistas. E, como símbolo dessa transição tão significativa, o tão querido short dá lugar à calça […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE