AJS | Comunicação do Nordeste realiza reunião com coordenadores locais sobre a Escola de Comunicadores

AJS | Comunicação do Nordeste realiza reunião com coordenadores locais sobre a Escola de Comunicadores

ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA 21 de setembro de 2021
Encontro aconteceu de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet e foi um espaço de integração da equipe inspetorial com as coordenações locais A semana começou com muitas atividades para a Equipe de Comunicação da AJS Nordeste da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga. Na última segunda-feira, 20 de setembro, coordenadores das articulações locais participaram de uma reunião que teve o objetivo de debater a EFATA: Escola de Comunicadores da AJS Nordeste. O encontro aconteceu de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet e foi um espaço de integração da equipe inspetorial com as coordenações locais. O encontro contou com a participação das articulações de Matriz de Camaragibe, Lajedo, Jaboatão, Caetés, Areia Branca, Juazeiro do Norte e João Pessoa. Na ocasião, os representantes apontaram os desafios que as casas estão tendo no âmbito da comunicação e afirmaram que a Escola de Comunicadores da AJS Nordeste será um espaço para a troca de conhecimentos sob os temas que serão abordados na formação on-line nos dois fins de semana. Sobre a EFATA – A Equipe de Comunicação da Articulação da Juventude Salesiana (AJS Nordeste), da Inspetoria São Luiz Gonzaga, promove nos dias 25 de setembro e 2 de outubro, a Escola de Comunicadores da articulação. As atividades acontecerão de forma on-line, por meio do canal da AJS no YouTube com profissionais que atuam nas áreas de fotografia, design, marketing e criação de conteúdo para as redes sociais. O evento é totalmente gratuito e os interessados podem acessar um formulário (https://forms.gle/UkDyhDtQzW8iyjtp9) para realizarem a inscrição. É a primeira vez que a equipe promove uma atividade intensa para os responsáveis de comunicação, tendo como tema o evangelho de Marcos 7,31-37. O evento também contará com a presença do delegado para a Comunicação Social da Inspetoria Salesiana do Nordeste, o padre João Carlos Ribeiro e o coordenador da AJS Nordeste, o padre Daniel Brandão. A atividade também será aberta para comunicadores de paróquias, colégios, obras sociais e para comunicadores de outras inspetorias espalhadas pelo Brasil, tendo como foco anunciar Jesus Cristo, por meio do carisma salesiano, na santidade e alegria, gestos deixados pelo Pai e Mestre das Juventudes e fundador da congregação Salesiana, São João Bosco. Por Equipe de Comunicação da AJS Nordeste
VER MAIS

CJC | Coordenadores Estaduais e Orientador Geral se reúnem em Alagoas

CJC | Coordenadores Estaduais e Orientador Geral se reúnem em Alagoas

20 de setembro de 2021
(ANS - Roma) - O 24º Capítulo Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora foi oficialmente aberto na última sexta-feira, 17 de setembro de 2021, na Casa Geral "Maria Auxiliadora", de Roma. Às 7h, o P. Pascual Chávez Villanueva, Reitor-Mor emérito, presidiu a Celebração Eucarística. Mais tarde, no ato de abertura, foi realizado um momento de celebração, durante o qual a Superiora Geral, Madre Yvonne Reungoat, abriu oficialmente o CG XXIV das FMA, que tem por tema: “«Fazei tudo o que Ele vos disser» (Jo 2,5) – Comunidades geradoras de vida no seio da contemporaneidade”. Na homilia da Missa, o P. Chávez exortou a assembleia a viver este tempo de graça na docilidade ao Espírito Santo: “Ele é a testemunha de Jesus e é Ele quem nos torna testemunhas de Cristo. Que ele seja o protagonista principal deste evento de graça para que o Capítulo seja um verdadeiro Pentecostes carismático”. A celebração começou com a entrada das bandeiras dos 97 países onde o Instituto FMA está presente. Em seguida, a Madre Reungoat, em seu discurso de boas-vindas, lembrou o percurso e os processos realizados para a preparação ao CG, e animou as Capitulares com estas palavras: “A generatividade é a missão de Maria... Esperamos viver uma verdadeira experiência de encontro fecundo com novos germes de vida, para recomeçar daqui, regeneradas, com paixão e entusiasmo, a gerar vida nova em nossas comunidades e na missão educativa”. Após elogiar a preparação do Instituto para o CG, o Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, recomendou os ingredientes para realizar o caminho sinodal: vida fraterna em comunidade, escuta e diálogo, fraternidade, abertura em relação a outros carismas, autoridade-serviço, obediência a Jesus, vida eclesial. Em seguida, foi lida a mensagem do P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor, que encorajou a viver a experiência capitular na escuta da Palavra e no discernimento, para responder como consagradas, filhas de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, e revitalizar o carisma salesiano. Logo depois, a Ir. Chiara Cazzuola, Reguladora do CG XXIV, leu as mensagens de alguns grupos da Família Salesiana (Ex-alunos, Salesianos Cooperadores, Associação de Maria Auxiliadora, Voluntárias de Dom Bosco, Voluntários com Dom Bosco), além das da ONG Salesiana 'VIDES' e dos Jovens do Movimento Juvenil Salesiano da Europa e Oriente Médio. Neste último, o representante do “Small Team”, Paolo Osorio, observou, baseando-se em sua experiência com as FMA: “Talvez muitos jovens no início reajam dizendo que não precisam da religião, não precisam de Deus. Mas quando encontram uma experiência de comunidade autêntica como a vossa, que vive o testemunho do dom de si e que oferece caminho e acompanhamento, suas atitudes mudam... Em nome dos jovens do mundo, tenho apenas palavras de agradecimento. Obrigado por tudo, obrigado por tudo. Bom capítulo e que possais sentir como a nossa oração vos acompanha, especialmente neste momento”. Por fim, a Madre Reungoat declarou oficialmente aberto o 24º CG das FMA. Os vídeos e fotos da jornada de abertura podem ser encontrados nos canais institucionais: YouTube, Facebook e Flickr. [gallery columns="1" size="large" ids="18342,18343,18338,18339,18340,18341"]
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Itália – Início do CG XXIV das FMA. A Família Salesiana e os jovens acompanham o Instituto com oração e gratidão

CONGREGAÇÃO | Itália – Início do CG XXIV das FMA. A Família Salesiana e os jovens acompanham o Instituto com oração e gratidão

20 de setembro de 2021
(ANS - Roma) - O 24º Capítulo Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora foi oficialmente aberto na última sexta-feira, 17 de setembro de 2021, na Casa Geral "Maria Auxiliadora", de Roma. Às 7h, o P. Pascual Chávez Villanueva, Reitor-Mor emérito, presidiu a Celebração Eucarística. Mais tarde, no ato de abertura, foi realizado um momento de celebração, durante o qual a Superiora Geral, Madre Yvonne Reungoat, abriu oficialmente o CG XXIV das FMA, que tem por tema: “«Fazei tudo o que Ele vos disser» (Jo 2,5) – Comunidades geradoras de vida no seio da contemporaneidade”. Na homilia da Missa, o P. Chávez exortou a assembleia a viver este tempo de graça na docilidade ao Espírito Santo: “Ele é a testemunha de Jesus e é Ele quem nos torna testemunhas de Cristo. Que ele seja o protagonista principal deste evento de graça para que o Capítulo seja um verdadeiro Pentecostes carismático”. A celebração começou com a entrada das bandeiras dos 97 países onde o Instituto FMA está presente. Em seguida, a Madre Reungoat, em seu discurso de boas-vindas, lembrou o percurso e os processos realizados para a preparação ao CG, e animou as Capitulares com estas palavras: “A generatividade é a missão de Maria... Esperamos viver uma verdadeira experiência de encontro fecundo com novos germes de vida, para recomeçar daqui, regeneradas, com paixão e entusiasmo, a gerar vida nova em nossas comunidades e na missão educativa”. Após elogiar a preparação do Instituto para o CG, o Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, recomendou os ingredientes para realizar o caminho sinodal: vida fraterna em comunidade, escuta e diálogo, fraternidade, abertura em relação a outros carismas, autoridade-serviço, obediência a Jesus, vida eclesial. Em seguida, foi lida a mensagem do P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor, que encorajou a viver a experiência capitular na escuta da Palavra e no discernimento, para responder como consagradas, filhas de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, e revitalizar o carisma salesiano. Logo depois, a Ir. Chiara Cazzuola, Reguladora do CG XXIV, leu as mensagens de alguns grupos da Família Salesiana (Ex-alunos, Salesianos Cooperadores, Associação de Maria Auxiliadora, Voluntárias de Dom Bosco, Voluntários com Dom Bosco), além das da ONG Salesiana 'VIDES' e dos Jovens do Movimento Juvenil Salesiano da Europa e Oriente Médio. Neste último, o representante do “Small Team”, Paolo Osorio, observou, baseando-se em sua experiência com as FMA: “Talvez muitos jovens no início reajam dizendo que não precisam da religião, não precisam de Deus. Mas quando encontram uma experiência de comunidade autêntica como a vossa, que vive o testemunho do dom de si e que oferece caminho e acompanhamento, suas atitudes mudam... Em nome dos jovens do mundo, tenho apenas palavras de agradecimento. Obrigado por tudo, obrigado por tudo. Bom capítulo e que possais sentir como a nossa oração vos acompanha, especialmente neste momento”. Por fim, a Madre Reungoat declarou oficialmente aberto o 24º CG das FMA. Os vídeos e fotos da jornada de abertura podem ser encontrados nos canais institucionais: YouTube, Facebook e Flickr. [gallery columns="1" size="large" ids="18342,18343,18338,18339,18340,18341"]
VER MAIS

NOTÍCIAS

CONGREGAÇÃO | RMG – Visita do Cardeal Fernández Artime, Reitor-Mor dos salesianos, à Inspetoria do Brasil-Campo Grande (BCG)

(ANS – Roma) – Poucas semanas depois de sua última visita ao Brasil, realizada entre o final de janeiro e o início de fevereiro, na Inspetoria Brasil-Recife (BRE), o Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos salesianos, retorna ao país sul-americano para realizar uma visita de animação à Inspetoria do BCG ‘Santo Afonso Maria de Ligório’, que este […]
VER MAIS

PARNAMIRIM (RN) | Emoção e reconhecimento marcam homenagem ao Colégio Salesiano Dom Bosco na Câmara

O Colégio Salesiano Dom Bosco foi homenageado, nesta segunda-feira (4) em sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Parnamirim, em alusão aos 15 anos de atuação na cidade Trampolim da Vitória. O propositor da homenagem foi o vereador Thiago Fernandes, ex-aluno e ex-professor da escola. Participaram da sessão especial, colaboradores da instituição de ensino, […]
VER MAIS

CARPINA (PE) | Alunos participam da Batalha da Leitura

Estimular a leitura é um ponto importante para o início da jornada do aprendizado de um aluno. Sendo assim, os alunos do 1º Ano B, do Colégio Salesiano de Carpina, localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco, tiveram uma aula dinâmica fora de sala, na quarta-feira, 28 de fevereiro. A ideia proposta pela professora […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE