GRUPO EDUCACIONAL | Último dia de inscrições para o ENARSE/ENEL

GRUPO EDUCACIONAL | Último dia de inscrições para o ENARSE/ENEL

3 de setembro de 2021 Por paulo
Todos os anos, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promove o Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil – Escolas (ENARSE) e o Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). Neste ano, o XIX ENARSE/ XII ENEL acontece nos dias 08, 09 e 10 de setembro, das 8h10 às 12h30 (horário de Brasília), na modalidade virtual (plataforma Zoom). O objetivo do evento é promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógico-pastoral e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede. As inscrições estão sendo feitas pelo Sistema Integrado de Gestão da RSB, até este 03/09 (6ª feira), para acesso à sala do evento, no ambiente virtual do CSF, com as apresentações, vídeos e outros documentos. Após a inscrição, a matrícula é efetivada na referida sala e o e-mail com as orientações de acesso será enviado em 06/09. No primeiro dia, serão tratados os temas: Carta de Identidade e Planejamento Estratégico 2021-2023; O Processo de Implantação do Novo Ensino Médio na RSB-Escolas (oportunidades, orientações para implantação, nova coleção Passaporte). No segundo dia, entram em debate os temas: O Ensino Religioso na BNCC e seus principais desafios na Educação Católica; Cenário Econômico no Pós-Pandemia: desafios e oportunidades para a Gestão Administrativo-Financeira e Pedagógico-Pastoral. No terceiro dia, estão agendados diversos assuntos de viés mais pragmático: Campanha de Matrículas da RSB-Escolas, Editoral Edebê e novas produções; Ações da RSB-Escolas e dados consolidados das escolas; Parâmetros institucionais para a Qualidade Educacional; O Currículo da RSB-Escolas e seu processo de implantação. No 2º dia do evento, os ecônomos terão reunião específica. Por Serviço Inspetorial de Formação, compilando informações da RSB
VER MAIS

BONGI | Retomada das Atividades Presencias Escola Dom Bosco

BONGI | Retomada das Atividades Presencias Escola Dom Bosco

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 3 de setembro de 2021
Aconteceu, nesta terça-feira, dia 31 de agosto, um treinamento sobre a COVID-19 para os colaboradores da Escola Dom Bosco. Iniciou-se pela manhã um momento de acolhida com a presença de Fabiana Moraes, Gestora do RH da Inspetoria Salesiana do Nordeste, que trouxe para equipe uma fala motivacional de forma leve e descontraída, para sentir as expectativas do retorno presencial a esse novo normal, finalizando o momento da manhã com um Coffee Break. No horário da tarde, seguiu o treinamento, com a empresa Produtiva Saúde Ocupacional com objetivo de capacitar e preparar os funcionários de forma técnica seguindo os protocolos de prevenção ao convívio social, habilitando de forma assertiva os colaboradores. [gallery columns="1" size="large" ids="17980"] Com a mesma motivação, abrimos as portas de nossa instituição, na terça-feira dia, 01 de setembro, para a retomada das aulas presencias. Para segurança dos aprendizes e de toda equipe, essa retomada será gradual. Obedecendo ao critério de uma turma por dia, dentro do espaço da instituição. [gallery columns="1" size="large" ids="17978"] A turma acolhida por toda equipe foi a Administração 102, com um total de 20 alunos e estiveram presentes 11 aprendizes. Esse grupo de jovens iniciou o curso auxiliar administrativo, tendo seu processo seletivo online, e aulas remotas oferecidas pela ferramenta Google for Education. Foi uma manhã de alegria, tivemos as falas da coordenadora Pedagógica Fernanda Santana, da assistente pedagógica Gidalti Costa, da Diretora Mirelly Silva, da coordenadora de aprendizagem Jaqueline de Oliveira, da Assistente Social Bárbara Cabral, das Instrutoras Angela Siqueira, Walquiria Barros e Deise Duarte. Todas as falas abordando esse processo de retomada de forma segura e com o carisma salesiano da alegria e esperança em dias melhores. Por Walquiria Barros e Angela Siqueira
VER MAIS

RECIFE-BONGI | 1º ano do Grupo Jovem Dom Bosco

RECIFE-BONGI | 1º ano do Grupo Jovem Dom Bosco

2 de setembro de 2021
No último domingo (29/08), o Grupo Jovem Dom Bosco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em San Martin, contou com uma Missa em Ação de Graças pelo seu primeiro aniversário. A Missa foi celebrada pelo padre Jonathan Loureiro, sdb, e concelebrada pelo Padre Carlos Leite, sdb. Em meio à pandemia, o Grupo Jovem Dom Bosco chegou ao primeiro ano de existência. Ano este desafiador, mas nem por isso o grupo deixou de seguir firme em sua caminhada. “Foi um imenso desafio, mas permanecermos focados neste lindo propósito de espalhar o amor de Deus em todo os quatros cantos, e que levaremos à diante. Agradecemos a todos por acreditarem e estarem aqui até hoje! Lembremos sempre dos nossos pilares: a Santa Palavra e a Eucaristia. Firmes neles, sempre teremos força para lutar. Não esquecemos também dos nossos dois únicos propósitos, que é resgatar e evangelizar através do carisma do nosso Pai e Mestre São João Bosco.” “Deus nos colocou no mundo para os outros.” Agradecemos também aos nossos padres por sempre nos apoiar e serem modelo de Dom Bosco para nós! E, por fim, pedimos que vocês rezem pelos Jovens, pela missão, para que a oração, a Santa Comunhão e a alegria continuem sendo nosso amparo. São João Bosco, rogai por nós! Por mais anos que virão Conheça um pouco mais o Grupo Jovem Dom Bosco O Grupo de Jovem Dom Bosco (GJDB), teve início no dia 29 de agosto de 2020. Em meio ao novo normal que todos estamos vivenciando, os jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima San Martin, Recife, decidiram se reinventar e dar início ao Grupo Jovem Dom Bosco. Desde então, o grupo se dedicou a proporcionar atividades dirigidas especificamente para os jovens, algo que fuja dos comportados e estáticos padrões tradicionais, que tenha força e movimento, movido pela fé, espiritualidade salesiana, intercessão de Maria e o calor do amor de Cristo. O grupo tem como missão trazer as pessoas para cada vez mais perto de Deus, evangelizando, resgatando e ajudando aqueles que ainda não o conhecem verdadeiramente e, assim, seguir o legado do nosso Pai e Mestre São João Bosco. Ele tem como pilares: a Santa Palavra e a Eucaristia no carisma de Dom Bosco, que nos ensinou “Deus nos colocou no mundo para os outros.” Assim, estamos aqui com objetivo de servir aos que necessitam sentir o amor d’Ele. São cinco ministérios que fazem parte do grupo. Cada ministério possui um (a) Santo (a), Baluarte (a) para ajudar e servir de modelo! As reuniões ocorrem quinzenalmente aos sábados, às 16:00h, no salão do Centro Pastoral N. Sra. de Fátima. Vocês podem encontrá-los no instagram @gjdbosco. Corpo da coordenação: Coordenador (a) Geral: Paulo Cursino Coordenador (a) do ministério de São Francisco Sales: Mariana Santana Coordenador (a) do ministério Santo Agostinho: Marina Carneiro Coordenador (a) do ministério Santa Dulce dos pobres: José Fernando Coordenador (a) do ministério São Francisco de Assis: Bruna Pamella Coordenador (a) do ministério Santa Cecília: Kayke Duarte “Alegria, oração e Santa Comunhão são nosso amparo” (Dom Bosco) Por PASCOM - Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - San Martin, Recife/PE [gallery columns="1" size="large" ids="17960,17961"]
VER MAIS

CAETÉS | Celebração de Dom Bosco com Carreata, Missas, Ofício e Café da Manhã Comunitário

CAETÉS | Celebração de Dom Bosco com Carreata, Missas, Ofício e Café da Manhã Comunitário

PARÓQUIAS E SANTUÁRIOS 2 de setembro de 2021
Momentos celebrativos tiveram como base o tema da Estreia de 2021 do Reitor-mor dos salesianos: Movidos pela esperança Alegria, emoção, agradecimentos, pedidos e muita salesianidade marcaram o último dia de festa em honra a São João Bosco na paróquia salesiana dos Caetés, realizado no último domingo, 29 de agosto, na igreja matriz, em Caetés I, Abreu e Lima/PE. O encerramento da festa aconteceu depois de dez noites de preparação com missas presididas por padres da Inspetoria Salesiana do Nordeste e da Arquidiocese de Olinda e Recife. Todas as celebrações tiveram como base o tema da Estreia de 2021: Movidos pela esperança. A programação de encerramento da festa foi bem diversificada, iniciando com o repique festivo do sino da Igreja Matriz e o ofício em honra ao padroeiro. Em seguida, toda a comunidade foi convidada para participar de um café da manhã comunitário, respeitando todos os protocolos de saúde e de combate à Covid-19. A santa missa solene, presidida pelo delegado da Pastoral Juvenil Salesiana do Nordeste, padre Francisco Inácio, foi realizada às 9h, transmitida pelas redes sociais da paróquia e pela Rádio Comunitária Dom Bosco. Marcaram presença na celebração algumas salesianas da Inspetoria Maria Auxiliadora. Após a missa solene, um andor com a imagem de São João Bosco percorreu as dez comunidades urbanas da paróquia, acompanhado de carros de devotos e de um trio elétrico, animado pela Comunidade Nossa Senhora das Graças, Pitanga II – Área III. Por onde São João Bosco passava, os fiéis, de casa, das esquinas das ruas ou em frente às capelas reforçavam o sentimento de esperança de que dias melhores virão. “Nós te agradecemos, Senhor, por essas 11 noites na companhia de Dom Bosco, na força da tua palavra, inspirados e movidos pela esperança tentando acertar o passo, buscarmos ser bons cristãos e honestos cidadãos. Ajuda-nos a continuar firmes nesse propósito e a colocar-nos a serviço do teu reino na construção de um mundo melhor. Nós te louvamos e te bendizemos pelos irmãos que disseram sim ao convite. Nós te agradecemos, Senhor, por essa rede de comunidades que formam a Paróquia São João Bosco, pelos cristãos leigos que assumem com ardor fervoroso, com entusiasmo de vida a graça do seu batismo. Agradecemos as religiosas do Sagrado Coração de Jesus que também dividem conosco esse caminho de evangelização e da vida religiosa inserida no meio do povo. Deus os abençoe”, afirmou o pároco, padre Antônio Gomes, SDB. A festa também se estendeu para o turno da noite. Celebrando a liturgia do 22º domingo do Tempo Comum, o inspetor salesiano do Nordeste, padre Nivaldo Luiz Pessinatti, encerrou os festejos em honra ao padroeiro. Na ocasião, os paroquianos louvaram e agradeceram a Deus pela vida e missão salesiana nos Caetés que existe há mais de três décadas. Em suas falas, o padre Pessinatti externou a alegria de celebrar mais um ano a festa do padroeiro dos Caetés. “Quero expressar a minha alegria em nome dos Salesianos da nossa inspetoria para agradecer e para parabenizar essa comunidade por esses 11 dias de oração, de reflexão e de festa. São João Bosco merece, a comunidade se enriquece com esta possibilidade de celebrar um padroeiro tão atual e tão feliz em sua vida. Nós, como salesianos, agradecemos esse dom chamado Dom Bosco. A essa comunidade o desejo, o orgulho de muita fecundidade espiritual de tal forma de que a partir desta novena vocês possam crescer diante de Deus e crescer diante da fraternidade e na solidariedade, Esta é uma forma concreta de realizarmos o tema deste novenário: Fortes na esperança para construirmos uma sociedade mais justa”, avaliou o inspetor salesiano do Nordeste, padre Nivaldo Luiz Pessinatti, SDB. Por Rhaldney Silva Imagens: Divulgação [gallery columns="1" size="large" ids="17947,17956,17952,17949,17950,17954,17953,17951,17948"]  
VER MAIS

NOTÍCIAS

Matriz de Camaragibe (AL) | Jovens Aprendizes vivenciam propostas da Pastoral Juvenil Local

Desde a última terça-feira (20), os Jovens Aprendizes de Matriz de Camaragibe (AL) que, em parceria com o SENAI, realizam sua formação profissional no Centro Juvenil Dom Bosco, ganharam mais um “toque salesiano” para a sua formação. A Pastoral Juvenil Salesiana local, em parceria com o Centro Juvenil, iniciou a prática das mensagens de bom […]
VER MAIS

FORTALEZA | Padre Francisco Inácio visita Colégio Salesiano de Fortaleza

Na manhã dessa quarta-feira, 21/02, o Inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, Pe. Francisco Inácio Vieira, se fez presente na presença salesiana de Fortaleza. Sua companhia traz consigo o carisma de Dom Bosco que é amplamente reforçado em nossos alunos e colaboradores. No auditório Dom Bosco, o Pe. Inácio foi acolhido pelos alunos […]
VER MAIS

JOÃO PESSOA (PB) | Visita do Centro Inspetorial marca Início da implantação do Programa de Aprendizagem no CEDB

Nesta terça-feira, dia 20 de fevereiro, o Centro Educacional Dom Bosco João Pessoa recebeu a visita do Centro Inspetorial para o início da implantação do programa de aprendizagem na instituição. A visita contou com a presença de representantes do Centro Inspetorial, Karla Campelo e Jaqueline Oliveira, junto aos Padres Josemar Abel e Enéas Andrade e […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE