JABOATÃO – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora | Encontro de Educadores Novatos

JABOATÃO – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora | Encontro de Educadores Novatos

9 de setembro de 2021 Por paulo
No último dia 21 de agosto, realizou-se o Bosco Fest, promovidos pelos Pós-noviços do Instituto São Vicente, no estado de Mato Grosso, que teve como tema, Dom Bosco e a Esperança - “Eis que faço nova todas as coisas”. A Live contou com muita animação, música, teatro e sorteio de prêmios. Muitos jovens acompanharam a transmissão via Facebook na fanpage do Instituto São Vicente. A animação ficou por conta dos apresentadores S. Tailes Pires e S. Roberto Brito, ambos pós-noviços. Os mesmos deram o diferencial na Live, apresentaram o carisma e agitaram a noite. Contamos também com apresentação (virtual) de testemunhos dos jovens de nossas presenças e de nossas inspetorias, que passaram uma mensagem de como estão se sentido nesse contexto pandêmico. Sabendo-se que muitas atividades estão paralisadas, todos responderam que é difícil, porém, cada um soube se reinventar. A noite continuou muito agradável, pois diversos jovens participaram da programação e de sorteios. Na Live, também houve teatro, que nos mostrou a realidade do Salesianos e dos jovens perante a pandemia. Por fim, a noite foi concluída pelo tradicional “Boa noite” feita pelo Pe. Ademir (Diretor do Pós-noviciado), dizendo da importância e sentido da mensagem do boa noite. No final, deu a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora. A Live encerrou-se com um canto e a presença dos Salesianos que contribuíram com a parte técnica da transmissão e no cenário. Por Comunicação Pós-Noviciado [gallery columns="1" size="large" ids="18129,18130,18131,18132,18133"]  
VER MAIS

Caetés | Início das reuniões com grupo da ADMA Jovem

Caetés | Início das reuniões com grupo da ADMA Jovem

PARÓQUIAS E SANTUÁRIOS 8 de setembro de 2021
A ideia é que o movimento crie raízes nas 17 comunidades da paróquia e seja integrado à AJS local A Paróquia São João Bosco, Caetés, Abreu e Lima/PE iniciou na última semana encontros com jovens que farão parte do primeiro grupo da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), voltados para a juventude salesiana. A conversa aconteceu na igreja Matriz, em Caetés I, com a coordenação do delegado da Família Salesiana da Inspetoria São Luiz Gonzaga, padre Antonio João Neto, SDB. A ideia é que o movimento crie raízes nas 17 comunidades da paróquia e seja integrado à Articulação da Juventude Salesiana (AJS Caetés). A iniciativa de fundar a ADMA jovem em Caetés surgiu a partir da necessidade da associação em inserir os jovens das comunidades no grupo. Em sua visita à comunidade salesiana dos Caetés, em março de 2021, o Conselheiro Regional para a América Cone Sul, padre Gabriel Romero, ouvindo as necessidades da comunidade, sugeriu e incentivou o início do grupo na presença salesiana dos Caetés. A ideia foi abraçada pelas jovens Eulália Gabriela, Ariane Oliveira, Alice Silva e Lívia Gabriela. Além dos futuros integrantes da associação juvenil, a reunião também contou com a presença da coordenadora da ADMA dos Caetés. O grupo mais experiente ficará com a responsabilidade de apoiar os jovens na missão salesiana e servirá como exemplo. Desde que a comunidade religiosa dos Caetés foi criada, em novembro de 2020, grupos e movimentos ligados à Família Salesiana vêm sendo formados para fortalecer ainda mais a vida e missão de Dom Bosco nas comunidades urbanas e rurais da paróquia. Retorno dos encontros presenciais da ADMA em Caetés – No último sábado, 4 de setembro, a ADMA dos Caetés retornou com os encontros presenciais na Comunidade São Francisco de Assis, nos Embriões. As atividades que reuniam os integrantes da associação estavam paradas desde que a pandemia do novo coronavírus chegou aos Caetés, impossibilitando o encontro fraterno de irmãos. Na ocasião, os participantes realizaram orações, momentos de partilha e muita salesianidade em uma das comunidades da Paróquia São João Bosco – Caetés. Salesianos Cooperadores – Também no sábado, 4, aconteceu a segunda reunião do grupo do novo grupo de salesianos cooperadores dos Caetés. A conversa contou com a presença do padre Antonio João Neto, responsável por acompanhar o grupo e pela presidente da Província dos Salesianos Cooperadores do Nordeste, Josefa Madalena da Silva. Um momento de renovação do carisma salesiano na paróquia, confirmando ainda mais a vocação salesiana na comunidade paroquial. Por Rhaldney Silva  
VER MAIS

AJS | Areia Branca realiza atividade alusiva ao Setembro Amarelo

CONGREGAÇÃO | RMG – “70×7”: superando as fronteiras e sonhando lindo

CONGREGAÇÃO | RMG – “70×7”: superando as fronteiras e sonhando lindo

8 de setembro de 2021
(ANS – Roma) – Faz alguns meses, sete jovens salesianos, presentes em Roma por motivos de estudo, e representantes das sete Regiões salesianas do Mundo, estão a trabalhar com o P. Silvio Roggia, no Dicastério para a Formação, visando alcançar e envolver todos os jovens salesianos do mundo. Seu sonho é estimular à participação todos os jovens salesianos, no processo de renovação da 'Ratio Fundamentalis’, porque, desde que se lançou este percurso, através de questionários enviados a todas as Inspetorias e Comunidades, quis-se reservar uma escuta privilegiada aos Coirmãos jovens. A missão deste grupo é, portanto, exatamente a de achar um modo de conseguir tal envolvimento, e sonhar esta aventura, apenas começada, com cada região da Congregação. Compõem essa Equipe particular: - Diácono Mark Naidzich (Belarus - PLE) - Região Europa Centro-Norte - Estudante de Teologia (4° ano) em Turim-Crocetta - Diácono Wellington Batista de Abreu (Brasil - BMA) - Região América Cone Sul - Estudante de Teologia (4° ano) na UPS/Gerini - P. Rodolfo Martín Delgado Rivera (México - MEG) - Região Interamérica - Estudante de Pedagogia Vocacional na UPS. - P. Carlos Cheung (Hong Kong - CIN) - Região Ásia Leste-Oceânia - Estudante de Teologia Dogmática na UPS. - P. Aneke John Paul Chinonso (Nigéria - AFW) - Região África-Madagascar - Estudante de Pedagogia para a escola, na UPS. - P. Joseph Benny (Índia - INH) - Região Ásia Sul - Estudante de Catequética na UPS. - Marco Tagliavini (Itália - ICC) - Região Mediterrânea - Estudante de Teologia (3° ano) em Turim-Crocetta Depois de alguns encontros e de ampla coleta de ideias, todos os sete se empenharam por entrar em contato com os Delegados Inspetoriais para a Formação, de cada inspetoria, e identificar outros representantes nas diferentes Inspetorias da sua Região. Depois, também através de encontros on-line, estiveram motivando os coirmãos de cada Inspetoria a responder aos questionários enviados e a promover a participação e contribuições de cada jovem salesiano. “A experiência do ‘70x7’ é exatamente a de multiplicar, não só como no milagre dos cinco pães e dois peixes mas também como na multiplicação do perdão em resposta à pergunta de Pedro… É por isso que sete jovens salesianos estão fazendo setenta vezes mais… O intento é que com eles se possa chegar a cada um dos Coirmãos, tornando-os no só participantes do processo mas também multiplicadores, na própria Inspetoria. Devemos por isso agradecer sentidamente a estes sete jovens salesianos e a todos os Delegados Inspetoriais para a Formação, que os indicaram e lhes deram apoio e estimularam no processo” – afirmou o P. Silvio Roggia. Dentre os mencionados representantes será escolhido um, que se unirá à Equipe que em Roma, de 15 a 28 de novembro de 2021 começará a trabalhar sobre quanto emergiu dos questionários e das outras contribuições para iniciar o processo de reescrever a 'Ratio'. Será um grupo de 21 salesianos, dos quais sete serão jovens – um para cada Região. Por Wellington Abreu, SDB Fonte: ANS
VER MAIS

RECIFE-BONGI | Investidura de 16 Ministros Extraordinários da Comunhão

RECIFE-BONGI | Investidura de 16 Ministros Extraordinários da Comunhão

PARÓQUIAS E SANTUÁRIOS 8 de setembro de 2021
Render graças a Deus é bendizer o seu santo nome e isso só seremos capazes se conseguirmos não procurar entender, pois sabemos que há mistérios que fogem nossa compreensão, mas adentrarmos nos desígnios do Pai Celestial sem questionamentos. Eis o mistério que envolve a graça de pecadores receberem o chamado para levarem o corpo e sangue de Cristo àqueles que mais necessitam. No último domingo, dia 05/09, ocorreu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de San Martin a investidura de 16 leigos e a renovação do compromisso de trinta, já fiéis, à missão de Ministros Extraordinários das Exéquias. Os planos do Senhor são melhores do que os nossos e isso foi sentido e vivenciado durante a celebração, a qual foi presidida pelo Dom Frei Severino Batista de França O.F.M (Bispo emérito da Diocese de Nazaré) e pelo pároco Padre Cleyton Coutinho, sdb. Durante a homilia, Dom Frei Severino destacou a importância da ministerialidade na Igreja, herança do Concílio Vaticano II, onde cada batizado responde, de acordo com seu estado de vida, ao chamado de Cristo para se dispor ao serviço do Reino de Deus. Foi possível sentir, durante toda a cerimônia, a presença do Espírito Santo. A mensagem a ser vivenciada é de ser o servo imagem do Salvador a quem receber o Corpo de Cristo bem como o servo enxergar Jesus naquele que irá recebê-lo. Pois, somos filhos de Deus e não há missão mais importante. Todos contribuem para a construção do Reino que inicia aqui na terra no coração de cada irmão. Os ministros estão aptos para levar Jesus não somente no templo, mas nos lares, hospitais, presídios, enfim, de onde ouvirem o chamado do serviço. Por Rosi Francelino
VER MAIS

FAMÍLIA SALESIANA | “Maria, estrela da Esperança”: Vem aí a 78ª Romaria

FAMÍLIA SALESIANA | “Maria, estrela da Esperança”: Vem aí a 78ª Romaria

8 de setembro de 2021
Olá, Família Salesiana! Bem, passado esse mês de agosto, sempre tão significativo para nossa Igreja e para nossa Família, pois é o mês vocacional e do nascimento do nosso pai Dom Bosco, convido a todos os nossos grupos para reunir forças e orações para a 78a Romaria da Família Salesiana! Como eu disse anteriormente, a Romaria desse ano também acontecerá toda online, será no dia 17/10/2021, transmitida pelo canal da Inspetoria dos SDB no YouTube e começará às 9h. O tema desse ano será: “Maria, estrela da Esperança”, que se conecta com a esteia de 2021 do Reitor-Mor. Ela ilumina nossos passos e nos aponta para Cristo, verdadeira e definitiva esperança de salvação. Além disso, vivemos tempos complexos para ainda nos sentirmos seguros em realizá-la de maneira presencial. Seria um risco para todos nós e seria contraditória com nossa vocação educativa, uma aglomeração, embora tão linda, cheia de fé e saudosa... Mas, como Maria sempre se mostrou um valioso auxílio para nós, e Dom Bosco nos ensina isso, confiemos a Ela, mais essa edição da Romaria, que contará com uma dinâmica bonita, orante e formativa para todos nós! Esse ano, quero deixar a recomendação para que a divulguemos bastante. Envio para vocês o cartaz em formato de A4 para ser impresso nas comunidades, mas também o link com todos os arquivos para divulgação online: https://drive.google.com/drive/folders/1hPHP_zivUc2b02na3SkhaAoaOLb_bi9o?usp=sharing Vamos fazer uma linda romaria, caminhando (virtualmente) juntos para o encontro com a nossa querida Mãe, Maria Auxiliadora, sendo sinais de esperança nesse mundo tão abalado pelas recentes tristes notícias. Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós! Deus nos abençoe! Pe. Antonio João do Nascimento Neto, SDB Delegado Inspetorial para a Família Salesiana
VER MAIS

NOTÍCIAS

INSPETORIA | Padre Rafael Bejarano Rivera Fortalece Compromisso Salesiano com as Obras Sociais na Inspetoria Salesiana do Nordeste

Durante sua estadia de 24 a 28 de fevereiro, o Pe. Rafael Bejarano Rivera, representante Salesiano das Obras Sociais na América, está imerso em uma agenda intensa de visitas às Obras Sociais da Inspetoria Salesiana do Nordeste. Vindo diretamente de Roma, o Pe. Rafael está empenhado em conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos. Sua jornada […]
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Equador – Primeiro webinário sobre o ‘Sonho dos Nove Anos’ de Dom Bosco tem mais de mil participantes

(ANS – Quito) – O primeiro webinário sobre o ‘Sonho dos Nove Anos’ de Dom Bosco foi transmitido ao vivo, pelas plataformas Zoom, YouTube e Facebook, na quarta-feira, 21 de fevereiro. O tema que animou a reflexão foi: “Jesus e a missão salesiana”, apresentado pelo salesiano P. Luis Timossi, do Centro Salesiano de Formação Permanente da […]
VER MAIS

PASTORAL JUVENIL | Em Jaboatão dos Guararapes (PE), a sinergia no Encontro Inspetorial de Pastoral

Aconteceu, na Colônia Salesiana (Jaboatão dos Guararapes-PE), o Encontro Geral de Pastoral, iniciando na manhã da última sexta sexta-feira (23) e terminando no domingo (25). O encontro contou com a participação de cerca de 40 pessoas, como salesianos coordenadores locais da pastoral e integrantes das equipes locais de pastoral. O primeiro dia, teve como objetivo […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE