AMA | COMEÇA O CURSO BÍBLICO COM O PADRE JOÃO CARLOS

AMA | COMEÇA O CURSO BÍBLICO COM O PADRE JOÃO CARLOS

14 de setembro de 2021
A carta de São Paulo aos Gálatas é o tema do Curso Bíblico realizado pelo padre João Carlos de 13 a 17 de setembro de 2021. Este é o segundo ano em que o evento ocorre na modalidade online e, já no primeiro dia, alcançou uma grande adesão do público, com a participação de mais de 1 mil espectadores simultâneos. A Igreja dedica o mês de setembro como o mês da Bíblia e, por isso, muitas iniciativas voltadas ao estudo da sagrada escritura são realizadas neste período. A atual situação de pandemia levou o padre João Carlos, sempre com o apoio da Associação Missionária Amanhecer (AMA), a buscar alternativas para a realização do estudo da palavra. Por isso. a decisão de realizar o Curso Bíblico virtualmente e assim alcançar um número ainda maior de pessoas. “São Paulo era um grande evangelizador. Ele aderiu ao projeto de Deus para que o evangelho chegasse a todos e ultrapassasse todas as fronteiras, como luz para iluminar o mundo”. Padre João Carlos iniciou com essa frase o curso bíblico sobre a carta de São Paulo aos Gálatas, fazendo referência à escolha do tema.  Neide Aparecida, da cidade de Bom Jesus dos Perdões- SP, participou do primeiro dia. “A aula foi maravilhosa, o padre João Carlos é muito didático e explica tudo muito bem”, ressaltou a aluna, empolgada com os estudos. As aulas são ministradas das 15h às 16h, através do canal do Youtube do Padre João Carlos, de maneira pública, e vão acontecer até sexta-feira, dia 13 de setembro. Ao todo são 5 encontros sobre a carta de São Paulo aos Gálatas. As pessoas que têm interesse de receber o material didático e o certificado inscrevem-se pelo link  http://​https://bit.ly/2VrMQCC Informações: 81 99964.4899 Por Viviane Arruda
VER MAIS

AJS | Maceió realiza Gincana alusiva ao mês da Bíblia

AJS | Maceió realiza Gincana alusiva ao mês da Bíblia

ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA 14 de setembro de 2021 VER MAIS

VOCACIONAL | I Encontro de Convivência dos Vocacionados da Inspetoria

VOCACIONAL | I Encontro de Convivência dos Vocacionados da Inspetoria

14 de setembro de 2021
Nos dias 11 e 12 de setembro, aconteceu o I Encontro de Convivência no modulo presencial dos vocacionados da Inspetoria do Nordeste do Brasil. O momento foi realizado na Comunidade de São Francisco de Sales - Bongi (Recife-PE), envolvendo os jovens vocacionados, aspirantes externos e internos dos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A abertura do encontro e a acolhida de todos no sábado foi feita pelo Padre James Lucena, que deixou uma mensagem de motivação vocacional e sobre a importância de sermos irmãos. Em seguida, a oração inicial feita pelo aspirante Gabriel e a primeira palestra do encontro com o tema "O Acompanhamento' realizada pelo Padre Anderson Avelino, ao término do almoço. Na segunda parte do encontro, à tarde, o aspirante Marcos, realizou a dinâmica de entrosamento, para acolhermos o Padre Carlos Leite, que foi o segundo palestrante do encontro com o seguinte tema: "Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna", enfatizando o contato diário que devemos ter com a palavra de Deus. Ao término da palestra, realizamos o momento esportivo, preparado pelos irmãos Ulisses e Pedro Rocha, que contou a participação de todos. Logo após, a Eucaristia presidida pelo Padre Cleyton Coutinho, com a presença de toda comunidade local. À noite, o jantar e,  ato contínuo, a récita do terço organizada pelos irmãos Vitor e Richardson. Concluindo a programação, houve a Noite Cultural, organizada pelos irmãos Nicolas e Arthur. Antes do recolhimento e repouso, o Boa Noite realizado pelo Padre Francisco Inácio. No domingo, após o despertar, todos os vocacionados juntamente com a comunidade, rezaram as Laudes, seguida do café da manhã. Depois, todos em sala para a terceira e última palestra do encontro com o seguinte tema "Cristo nos salva e nos envia", realizada pela nossa querida irmã Abigail. Neste mesmo percurso, houve o Papo Vocacional e entrevista com Padre Cézar. Fizemos a avaliação do encontro com toda a equipe do encontro. À frente deste momento, ficou o irmão Gabriel de Vertentes. A seguir, na igreja Dom Bosco, grande momento de Ação de Graças com a Missa encerrando o nosso encontro de convivência, presidida pelo Padre Francisco Inácio. [gallery columns="1" size="large" ids="18179"]
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | RMG – Viagem Apostólica do Papa à Hungria e Eslováquia, fazendo memória dos Beatos Mártires Estêvão Sándor e Tito Zeman

CONGREGAÇÃO | RMG – Viagem Apostólica do Papa à Hungria e Eslováquia, fazendo memória dos Beatos Mártires Estêvão Sándor e Tito Zeman

13 de setembro de 2021
(ANS – Roma) – No Ângelus de domingo, 5 de setembro, o Papa Francisco anunciava suas iminentes viagens à Hungria e à Eslováquia, e as confiava à intercessão dos tantos heroicos confessores da Fé, os quais testemunharam o Evangelho, nesses Países, por entre hostilidades e perseguições. “Ajudem eles – acrescentou – a Europa a testemunhar também hoje, não tanto com palavras mas sobretudo com fatos, com obras de misericórdia e de acolhimento, o bom anúncio do Senhor que nos ama e nos salva”. Entre esses “tantos heroicos confessores da Fé” merecem recordados dois mártires da Família Salesiana, ligados a esses dois Países: o Bv. Estêvão Sándor (1914-1953), salesiano irmão, húngaro, vítima da intensa repressão antirreligiosa do regime comunista, beatificado em Budapeste, em 19 de outubro de 2013; e o Bv. Titus Zeman (1915-1969), salesiano sacerdote, eslovaco, mártir das vocações, beatificado em Bratislava em 30 de setembro de 2017. Estêvão Sándor participou, com os Coroinhas de quem cuidava, do Congresso Eucarístico Internacional, realizado em Budapeste, em 1938. Nessa ocasião se encontrava em visita à Hungria também o então Reitor-Mor, P. Pedro Ricaldone, que, impressionado por aquele grupo de coroinhas, ou ministrantes, guiados por aquele jovem salesiano irmão, exclamou, num floreado acessível latim: “Admirabilis, inimitabilis”. Formavam aquele grupo de meninos e adolescentes perto de uma centena de componentes. A animação dos acólitos pelo Sr. Estêvão Sándor não só visava o Serviço do Altar: exigia a participação numa séria formação espiritual, através da oração, do canto, da frequência regular à liturgia. Os adolescentes passavam juntos também seu tempo livre. O amor a Jesus-Eucaristia levará Estêvão Sándor a dar sua vida sobretudo pela juventude húngara. Tito Zeman, nascido numa família especialmente devota de Maria, cultivava, como todos os Eslovacos, a devoção a Nossa Sra. das Dores, venerada no Santuário de Šaštín. Em 1925, quando tinha 10 anos, teria gostado de ir até lá em romaria. Teve de renunciar porque adoeceu; mas pediu aos peregrinos que o fizessem por ele, enquanto ele rezaria desde casa. Poucos dias depois, quando eles voltavam, conseguiu permissão do pai para ser levado à soleira de casa: ansiava por participar das bênçãos trazidas pelos romeiros. Para satisfazer aos seus supernos desejos, a Tito bastou entrever, ao longe, a Cruz que abria a Procissão: voltou para dentro de casa. Mas naqueles poucos instantes algo de grande lhe havia acontecido... Tito, de fato, ficara bom por intercessão da Santíssima Virgem Maria. Nos dias anteriores, sem nada dizer aos pais, Lhe tinha prometido que, se ficasse bom, “se tornaria Seu filho para sempre”. Nessas singulares palavras, havia Tito sintetizado um firme propósito de consagração. E como no ano precedente os Salesianos tinham inaugurado a sua primeira obra eslovaca perto do Santuário de Šaštín, Tito decidiu fazer-se salesiano sacerdote: a Casa dos Salesianos – assim arrazoava ele – é a Casa de Maria! Confiando em Maria e animado pelo espírito apostólico de Dom Bosco, oferecerá a sua vida pela salvação das vocações, sofrendo a perseguição e obtendo a palma do Martírio. Fonte: ANS
VER MAIS

NOTÍCIAS

JABOATÃO DOS GUARARAPES (PE) | Primeiro dia de aula no Centro Educacional Dom Bosco promove boas expectativas para comunidade local

Nesta segunda-feira (4), dezenas de adolescentes, jovens e adultos deram um passo importante em direção ao desenvolvimento profissional e pessoal. O primeiro dia de aula marcou o início dos cursos de Administração, Recepção e Vendas e Cidadania Digital e Informática para o Trabalho, direcionados para pessoas com idades entre 15 e 60 anos. O curso […]
VER MAIS

INSPETORIA | Jornada de visitas: Itinerário e Programação do Pe. Rafael Berjarano Rivera na Região Metropolitana do Recife

Obras Sociais acolhem representante Salesiano das Obras Sociais na América do 24 a 28 de fevereiro de 2024 A Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, no Recife (PE), recebeu o padre Rafael Berjarano, responsável pelas Obras e Serviços Sociais e pelos Migrantes da Congregação Salesiana em todo o mundo. Colombiano, mas residente em Roma, Padre Rafael […]
VER MAIS

PARNAMIRIM | Pastoral Escolar inicia projeto de reflexão e espiritualidade para colaboradores

A Quaresma é tempo da graça de Deus, tempo de reflexão e um convite à oração. Na última semana, a Pastoral Escolar do Colégio Salesiano Dom Bosco reuniu os colaboradores para vivenciar um lindo momento de oração e de reflexão sobre o tempo quaresmal. “Experimentar do amor de Deus em comunidade, fortalecer a fé e […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE