RECIFE-Sagrado Coração | Dia da Consciência Negra

RECIFE-Sagrado Coração | Dia da Consciência Negra

26 de novembro de 2019
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi estabelecida em 2003 e incluída no calendário escolar. O dia foi escolhido em memória à morte de Zumbi dos Palmares, líder negro que lutou contra a escravidão no Nordeste. A ocasião despertou a professora de Artes, Eliana Cruz, que com apoio da Pastoral, mesclou uma atividade da disciplina com uma grande celebração no pátio central do colégio. O momento contou com apresentações dos estudantes do 7º e 8º anos, onde cada um teve a oportunidade de refletir sobre a posição dos negros na sociedade, que sofreram e sofrem diversos níveis de preconceito. Mesmo após a abolição da escravidão, em maio de 1888, a busca pela igualdade e pelos direitos nunca acabou. Logo após a apresentação dos alunos, a convite do Colégio Salesiano Recife, um dos grupos de jovens do Instituto de Assistência Social Dom Campelo - IASDOC, liderado pelo arte-educador, Mestre Lua, apresentou um recorte cultural que abrangeu um pouco da capoeira, maracatu, toré, entre outros. O momento foi encerrado com uma grande e envolvente ciranda, ao som da música "Dom Bosco Jovem", adaptada ao ritmo afro. A atividade buscou aprofundar conhecimentos sobre a cultura negra, valorizando a herança cultural dos povos africanos trazidos para o Brasil, fator que faz parte do Patrimônio Material e Imaterial de todos os brasileiros. Bom mesmo é ser Salesiano! Confira o álbum de fotos em http://bit.ly/339trUT Por André Negreiros
VER MAIS

RECIFE – SAGRADO CORAÇÃO | Primeira Eucaristia

RECIFE – SAGRADO CORAÇÃO | Primeira Eucaristia

26 de novembro de 2019 VER MAIS

Testemunho vocacional do salesiano José Geraldo (Uruçu Mirim, Gravata – PE)

Testemunho vocacional do salesiano José Geraldo (Uruçu Mirim, Gravata – PE)

26 de novembro de 2019
Sou José Geraldo, tenho 32 anos, nasci em Uruçu Mirim, distrito de Gravatá-PE. Aos 13 anos, fui para o Recife com o objetivo de estudar. Por lá, tive uma vida normal de estudos, namoro, festas e esportes. Quanto a prática religiosa, ia apenas às missas dominicais na Basílica Sagrado Coração, que ficava bem em frente à minha residência. Só comecei, porém, a conhecer os salesianos, por meio das atividades matutinas do oratório. Vocacionalmente, costumo dizer que a minha vocação salesiana é fruto do Oratório Salesiano, que acontece no Colégio Salesiano Sagrado Coração, Recife-PE. Foi lá onde tive a oportunidade de experimentar o ambiente salesiano – “casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio para se encontrar com os amigos” (cf. C. 40). Com essa experiência, desde o início da minha caminhada vocacional, ficou muito claro para mim que seguir Jesus, na vida salesiana, não era só estar com Ele, mas sobretudo, fazer que os jovens vivessem felizes, com dignidade e liberdade, amando a Deus e amando-se entre eles. Essa foi a minha primeira vivência salesiana. Por fim, inspirado pelo modo de ser de Dom Bosco, quero continuar colaborando com Deus no grande projeto de salvar os jovens. Quero tornar-me Dom Bosco para outros jovens, sendo alegre, acolhedor, simples e disponível, de maneira que eles se despertem para estarem conosco – como salesianos consagrados ou como leigos comprometidos. Hoje, às vésperas da celebração pública definitiva da minha profissão perpétua, expresso, com gratidão e convicção: “Bom mesmo é ser salesiano” porque me sinto amado, respeitado e disponível para evangelizar e educar os jovens onde estiverem.
VER MAIS

NOTÍCIAS

IGREJA | Santa Sé aprova abertura da causa de Dom Campelo

Viva Dom Campelo! Com muito Entusiasmo, a Igreja, especialmente, os Salesianos de Dom Bosco, as Irmãs Mensageiras de Santa maria e Medianeiras da Paz recebem esta grande notícia do Vaticano. Confira abaixo o conteúdo escrito na Carta da Santa Sé: DICASTÉRIO DAS CAUSAS DOS SANTOS Roma, no dia 16 de maio do Ano do Senhor […]
VER MAIS

NORDESTÃO SALESIANO 2023 | A Noite Cultural encanta o público com a leveza e alegria da Dança

Na noite desta última quarta-feira (28), o Teatro Boa Vista recebeu, com estrutura impecável e muito carinho, as centenas de alunos, familiares e equipe técnica do Nordestão para a programação da Dança, modalidade que, desde a edição de 2017 (realizada em Aracaju-SE), despertava saudade entre o público. O momento contou com a direção geral de […]
VER MAIS

MATRIZ DE CAMARAGIBE (AL) | Centro Juvenil realiza III Feira de Empreendedorismo

Na última terça-feira, 27 de junho, o Centro Juvenil Dom Bosco de Matriz de Camaragibe promoveu a III Feira de Empreendedorismo com os alunos do curso de Empreendedorismo e Educação Financeira. A feira contou com a presença de familiares, oratorianos e participação da comunidade. Os alunos puderam apresentar seus projetos e expor os protótipos criados […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE