SAN MARTIN – Paróquia Nossa Senhora de Fátima | Ação Catequética no Abrigo Cristo Redentor

SAN MARTIN – Paróquia Nossa Senhora de Fátima | Ação Catequética no Abrigo Cristo Redentor

21 de novembro de 2019 Por paulo
"A Eucaristia é comungar do Pão da Vida, mas é também partilhar a vida no cotidiano". A frase da Irmã Renilda - coordenadora da Catequese da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em San Martin, Recife-PE - ilustra a importância da visita que as crianças da catequese fizeram ao Abrigo Cristo Redentor. A visita foi sugestão de uma catequista em forma de ação missionária para levar carinho e solidariedade aos idosos residentes. A motivação foi despertar nas crianças e adultos o carinho pelos idosos, aproximar mais a criança do idoso e mostrar a elas que é importante cuidar dos pais e evitar colocá-los em asilos, pois, cuidar da vida é ser missionário. Foi uma tarde muito festiva. Na programação, houve momentos de homenagens aos idosos, partilha de lanches (que teve o apoio do Grupo Contagie), entrega de brindes e música, muita música. Alguns dos residentes até deram uma palhinha e cantaram, fazendo o momento mais emocionante do evento. As crianças foram acompanhadas de seus pais e pelas próprias catequistas. Elas levaram fraldas, material de limpeza, comidas, sucos, refrigerantes e esmaltes. Estes últimos foram para o momento de beleza, onde as próprias crianças pintaram as unhas das idosas. A ação faz parte do projeto da Catequese Missionária, que o antigo pároco Padre Láercio, sdb, deu apoio para implantação e o Padre Anderson Alvelino, sdb (atual pároco) continuou incentivando, dando total apoio nas ações das catequistas. Já são 4 anos de preparação e envolvimento dos pais e outros grupos da paróquia para essas participações, além dos portões das nossas igrejas e capelas. Um exemplo disso foi o material arrecadado e levado ao asilo ter sido conseguido na Gincana Bíblica que a catequese organizou em Outubro. O Abrigo fica situado no bairro de mesmo nome no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), a poucos kilômetros da rodoviária TIP (Terminal Terminal Integrado de Passageiros) e acolhe cerca de 110 idosos, em uma estrutura bastante agradável para eles. Para visitas ou ações como essas, precisa-se ligar para 81 3257-8000 e 81 9 9184-9555. O Contagie é um PROJETO SOCIAL com objetivo de levar itens de necessidade para os nossos irmãos tanto na região metropolitana do Recife quanto no Sertão. “Queremos proporcionar a eles mais dignidade, com muito carinho, amor, atenção e RESPEITO. Nós teremos ações mensalmente e precisamos saber quem realmente está disposto a se contagiar e contagiar a todos com o amor. Se cadastre e vamos contagiar com muito AMOR https://bit.ly/327P5Zu”. Texto e foto: Leonardo Ferreira
VER MAIS

NATAL – Centro Educacional Dom Bosco | II Encontro Parceiros da Aprendizagem do Programa Jovem Aprendiz

NATAL – Centro Educacional Dom Bosco | II Encontro Parceiros da Aprendizagem do Programa Jovem Aprendiz

21 de novembro de 2019
Promovido pelo Fórum Potiguar de Aprendizagem (FOPAP), aconteceu no dia 13 de novembro o II Encontro Parceiro da Aprendizagem: Empresas que fazem a diferença. O evento foi realizado no auditório principal do IFRN – Campus Central. Na solenidade, houve a entrega das Menções Honrosas às Empresas que se destacaram no âmbito do Programa Jovem aprendiz no ano de 2019 no Estado do Rio Grande do Norte. Contudo, foram contempladas 495 empresas. O Fórum Potiguar de Aprendizagem é composto por Instituições Formadoras, como o Centro Educacional Dom Bosco – CEDB, Ministério Público do Trabalho entre outras Instituições. Participaram da mesa de abertura: - Professor Marcos Antonio, reitor em exercício do IFRN - Secretário de educação do RN, Getulio Marques - Coordenadora Estadual do Projeto de Inserção de Aprendiz do RN e do FOPAP, Sofia da Silva Gomes, - Procurador Chefe do Ministério do Trabalho/RN, Xisto Thiago - Ex Aprendiz e coordenadora de Gestão Pessoal da empresa Comercial de Laticinios, Juciele de Medeiros - Coordenadora do Centro Educacional Dom Bosco e Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Aprendizagem e Proteção ao Trabalhador Adolescente do RN, Maria de Lourdes Ramalho Martins - Frankleide Carlos, que representou a Direção Geral do Campus Central. Além de toda essa representação empresarial, o evento reuniu Adolescentes e Jovens Aprendizes das Instituições Formadoras, servidores e educadores. Foi um encontro de grandes emoções para todos presentes! O CEDB teve o seu momento de prestigiar as empresas parceiras em destaques! Entre elas, esteve presente, a Sra. Lara Varela, responsável pelo RH das Escolas Salesianas Dom Bosco e São José, que recebeu a Menção honrosa dos dois colégios, por cumprimento de Cota no Programa Jovem Aprendiz, com destaques, por contratar o público prioritário de vulnerabilidade social. Por, Lourdes Martins
VER MAIS

BONGI – Escola Dom Bosco | Alegria e muita emoção marcam o V Encontro de Empresas Parceiras na Escola Dom Bosco

BONGI – Escola Dom Bosco | Alegria e muita emoção marcam o V Encontro de Empresas Parceiras na Escola Dom Bosco

21 de novembro de 2019
No dia 14 de novembro, aconteceu na Escola Dom Bosco - Recife o V Encontro das Empresas Parceiras do Programa Jovem Aprendiz, com o tema “Trabalhar com amor é orar com as mãos”. O evento ocorre anualmente e tem o intuito de sensibilizar as empresas no que diz respeito à contratação de aprendizes e sua efetivação no final do contrato de aprendizagem, bem como conscientizar sobre a importância da inclusão de aprendizes com deficiência no quadro da empresa. O evento teve cobertura da Rede Globo de Comunicação e do Blogdoandros. O Encontro com a participação das autoridades: Pe. Nivaldo Pessinatti - Inspetor da Rede Salesiana Nordeste; Dr. Leonardo Osório Mendonça- Procurador do Ministério Público de Pernambuco; Dr. Fernando Sampaio - Auditor Fiscal da SRT-PE; Dra. Simone Brasil - Auditora Fiscal da SRT-PE e Luana Alves - Psicóloga Organizacional do Real Hospital Português de Beneficência. “Os objetivos do evento são trazer as empresas para perto, consolidar parcerias, apresentar o espaço físico e o que os aprendizes vivenciam na instituição e mostrar a importância da contratação de jovens em situação de vulnerabilidade”, afirma Jaqueline Oliveira, Coordenador ade Aprendizagem da Esola Dom Bosco. No final do encontro, as empresas e órgãos públicos que utilizam o Programa Jovem Aprendiz como ferramenta de inclusão para os jovens em situação em vulnerabilidade tiveram seu trabalho reconhecido através de certificação. Em suma, o evento foi marcado por muita inspiração e emoção “O tema deste ano do V encontro das empresas, retrata a realidade do dia dia de cada jovem e colaborador na escola. Todas as empresas que aqui que estavam ficaram tocadas com cada momento. Agradecemos a parceria e colaboração por mais um ano", agradece Mirelly Silva, Diretora Administrativa da instituição Por Cristiane Maria
VER MAIS

SALVADOR – Paralela | O Colégio Salesiano Dom Bosco realizou mais uma edição da Mostra Cultural

SALVADOR – Paralela | O Colégio Salesiano Dom Bosco realizou mais uma edição da Mostra Cultural

21 de novembro de 2019
O Colégio Salesiano Dom Bosco realizou mais uma edição da Mostra Cultural, em que os estudantes do Ensino Fundamental II suscitaram diversas reflexões à luz do tema da Campanha da Fraternidade 2019: Fraternidade e Políticas Públicas. Os educandos do 7° ano realizaram um espetáculo com profundas reflexões acerca das violências sofridas pelas comunidades tradicionais, formadas por indígenas, quilombolas e ribeirinhos, como também a respeito dos direitos que a esses devem ser garantidos. Já os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, que apresentaram na segunda e terça-feira (04 e 05/11), trouxeram em seus roteiros os temas: violência ambiental, infantil, doméstica e masculinidade tóxica a partir de diferentes linguagens artísticas: dança, teatro e música. No sábado (9), foi dia de viajar no tempo, na primeira sessão, com os discentes do 4° ano, que levaram a plateia até a Idade Moderna com um incrível espetáculo, o qual contou sobre as grandes criações desse período da história, como a máquina a vapor. Na segunda sessão, os alunos do 5° ano emocionaram a plateia com a apresentação "Malala, um exemplo que mudou o mundo", fundamentada na promoção da cultura da paz. Fechando com chave de ouro, os discentes do 6° ano, sob a direção dos professores de Teatro e Dança, Jeferson Albuquerque e Tatiane Rocha, protagonizaram o lindo espetáculo "Mitologia ou Realidade?", inspirado nas histórias da Grécia Antiga. Por Nathalia Zimer Foto: Nathalia Zimer
VER MAIS

NOTÍCIAS

CJC | Em Goiana (PE), Arraiá da CJC Mirim São Lourenço

No último sábado, dia 24 de junho de 2023, foi realizado na Matriz de São Lourenço, em Goiana-PE, o Arraiá da CJC Mirim São Lourenço com a participação da CJC Mirim Tejucupapo. Com o festejo junino, as crianças da CJC vivenciaram uma tarde de diversão, interação e muito aprendizado. Alguns pais se fizeram presentes podendo […]
VER MAIS

FORTALEZA | Alunos viajam 169 km para aula de campo em Quixadá

Na sexta-feira, 23 de junho, os alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco de Fortaleza embarcaram para uma excursão para a cidade de Quixadá, localizada no sertão central do estado e fica a cerca de 169 km de Fortaleza . A região é conhecida por sua paisagem exuberante, repleta de formações rochosas impressionantes e um ecossistema […]
VER MAIS

PARNAMIRIM (RN) | Projetos anti-bullying promovem cultura de respeito, empatia e igualdade

Projetos anti-bullying promovem cultura de respeito, empatia e igualdade Projetos anti-bullying são essenciais para criar uma cultura de respeito, empatia e igualdade entre todos os alunos. Cada palavra gentil, cada gesto de apoio e cada ato de coragem são passos importantes rumo a um ambiente escolar livre de bullying. Durante todo o primeiro semestre várias […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE