ARACAJU | Emoção e homenagens marcam celebração do Dia das Mães no Salesiano

ARACAJU | Emoção e homenagens marcam celebração do Dia das Mães no Salesiano

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 14 de maio de 2026 Por paulo
Os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais encantaram as famílias com apresentações artísticas preparadas especialmente para a data. Entre músicas, coreografias, abraços e mensagens de afeto, os alunos protagonizaram momentos marcantes que emocionaram mães, familiares e educadores presentes. [gallery columns="2" size="large" ids="459411,459412,459414,459415"] A programação ganhou um significado ainda mais especial com uma apresentação surpresa realizada por avós de alunos. O grupo emocionou o público ao interpretar a canção “Tempo” da compositora Priscila Brenner, dedicada às filhas, mães dos estudantes da instituição, tornando o momento ainda mais simbólico e afetivo. [gallery columns="1" size="large" ids="459421"] Para Karina, mãe da estudante Melissa, a homenagem foi inesquecível. Segundo ela, a participação surpresa da própria mãe tornou a celebração ainda mais emocionante. “Foi um momento muito especial. Eu não imaginava que ela viria, porque havia dito que estava doente. Quando apareceu junto às outras avós e começou a cantar, a emoção tomou conta. Foi uma música que realmente tocou o coração de todas as mães presentes”, relatou emocionada. [gallery columns="1" size="large" ids="459410"] Além das homenagens, a celebração reforçou os valores cultivados pela educação salesiana, que reconhece a família como parte essencial no processo formativo dos estudantes. O evento também proporcionou momentos de integração, afeto e gratidão, fortalecendo os vínculos entre escola e comunidade. [gallery columns="2" size="large" ids="459416,459417,459418,459419"] [gallery columns="1" size="large" ids="459420"] Por Anderson Peralta
VER MAIS

MATRIZ DE CAMARAGIBE | Projeto Pró-Rede visita Centro Juvenil

MATRIZ DE CAMARAGIBE | Projeto Pró-Rede visita Centro Juvenil

OBRAS E SERVIÇOS SOCIAIS 14 de maio de 2026
O Centro Juvenil Dom Bosco, em Matriz de Camaragibe - AL, nos dias 7 e 8 de maio, viveu mais um momento marcante durante a visita do Projeto Pró-Rede, iniciativa promovida pela Rede Salesiana Brasil. Além dos encontros com colaboradores e famílias atendidas, os visitantes também participaram de um momento especial com os assistidos do curso 5 em 1. Estiveram presentes na atividade a Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora-Executiva da Rede Salesiana Brasil, Eduardo Batista, Gestor da Ação Social da RSB, e Pe. Josemar Abel, Coordenador Inspetorial da Ação Social. Durante o encontro, os jovens tiveram a oportunidade de apresentar seus sonhos, expectativas e desejos para o futuro do Centro Juvenil. Em um momento de escuta e partilha, os assistidos expressaram o que a obra salesiana representa em suas vidas, destacando a importância do acolhimento, das oportunidades e da formação recebida diariamente. Os participantes também compartilharam ideias sobre o que desejam para o amanhã da instituição, apontando sonhos, melhorias e projetos que acreditam poder fortalecer ainda mais o trabalho realizado com a juventude. Para Islane Santos, acompanhar esse momento foi motivo de alegria e esperança. “Me sinto muito contente em ver essa juventude buscando construir seu futuro com tantos sonhos e determinação. Foi emocionante acompanhar cada partilha e perceber o quanto eles acreditam no Centro Juvenil e no que desejam para esta obra no amanhã. Acompanho de perto o curso 5 em 1 e sei da importância que ele tem na vida desses jovens, não apenas na formação profissional, mas também na construção da autoestima, da responsabilidade e dos projetos de vida. Nossa obra é a única nesta região que oferece essa oportunidade de qualificação e profissionalização para tantos adolescentes e jovens, preparando-os para o mercado de trabalho e para a vida. Ver cada um sonhando e acreditando em um futuro melhor fortalece ainda mais nossa missão salesiana.” O momento foi marcado pelo protagonismo juvenil, diálogo e troca de experiências, reafirmando o compromisso salesiano de caminhar ao lado dos jovens, valorizando suas vozes, seus sonhos e sua participação na construção de um futuro melhor. Por Comunicação Centro Juvenil Dom Bosco - Matriz de Camaragibe (AL) [gallery size="large" ids="459402,459403,459404,459405,459406,459407"]
VER MAIS

SALVADOR | Dia das Mães e Familiares é celebrado com momentos de afeto, fé e convivência

SALVADOR | Dia das Mães e Familiares é celebrado com momentos de afeto, fé e convivência

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 14 de maio de 2026
Entre abraços, sorrisos e partilhas, famílias viveram momentos que fortalecem laços para sempre O Dia das Mães e Familiares nos Salesianos Bahia é um convite à celebração do amor, da presença e dos vínculos que acompanham cada estudante ao longo de sua trajetória. Mais do que uma homenagem, o momento se consolida como uma experiência de encontro, conexão e reconhecimento daqueles que caminham lado a lado na formação dos jovens. [gallery columns="1" size="large" ids="459395"] No Liceu Salesiano do Salvador e no Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, o clima de Copa do Mundo tomou conta da manhã do dia 09 de maio, reunindo mães, familiares e estudantes em uma programação marcada pela alegria e pela integração. Vestidos com as cores da bandeira do Brasil, os participantes vivenciaram um momento especial dedicado àqueles que cuidam, incentivam e acolhem em todas as fases da vida, fortalecendo laços que orientam e dão sentido à caminhada. A programação nas duas unidades teve início com a celebração da Santa Missa, conduzindo todos a um momento de espiritualidade e gratidão. Em seguida, mães e familiares participaram, junto aos educadores, de diversas atividades que envolveram movimento, arte e convivência. No Liceu Salesiano, a proposta incluiu experiências com LEGO, atividades de movimento, oficinas artísticas e um momento conduzido pela psicóloga Cynthia Tanajura, voltado às emoções. A atividade proporcionou um espaço de escuta, partilha e construção de memórias afetivas, fortalecendo ainda mais os vínculos entre famílias e escola. [gallery columns="1" size="large" ids="459396"] Já no Dom Bosco Salvador, a manhã seguiu com um circuito dinâmico de jogos esportivos, incluindo baleado, vôlei, handebol e outras atividades interativas, promovendo a participação conjunta de mães, familiares e estudantes em um ambiente leve e acolhedor. [gallery columns="1" size="large" ids="459397"] Dia das Mães e Familiares de Camaçari No Salesiano Dom Bosco Camaçari, a celebração aconteceu no dia 08 de maio, reunindo mães e familiares em uma manhã marcada por afeto, escuta e partilha. O encontro destacou a importância das vozes que acolhem, ensinam e expressam amor diariamente, reforçando o papel fundamental da família no processo educativo. [gallery columns="1" size="large" ids="459398"] A programação contou com apresentações dos estudantes, que encantaram o público presente, além de atividades interativas como momentos em formato de podcast, vivências com dança e esportes e a dinâmica “Minha Mãe Diz”, que trouxe leveza e descontração ao encontro, fortalecendo ainda mais o clima de alegria e proximidade. [gallery columns="1" size="large" ids="459399"] Além das celebrações principais, ao longo da semana, entre os dias 05 e 08 de maio, os estudantes da Educação Infantil do Liceu Salesiano e do Dom Bosco Salvador emocionaram mães e familiares com apresentações preparadas com carinho, proporcionando momentos de sensibilidade e encantamento. Por Comunicação Salesianos Bahia Por Marcilene Magalhães, Clara Carmadelli e Luisa Alana
VER MAIS

ARACAJU | Visita da Rede Salesiana Brasil de Escolas fortalece missão salesiana

ARACAJU | Visita da Rede Salesiana Brasil de Escolas fortalece missão salesiana

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 14 de maio de 2026
A comunidade educativa do Colégio Salesiano Aracaju viveu dias de acolhida, partilha e fortalecimento da missão salesiana durante a visita canônica do Pe. Inácio Vieira, realizada entre os dias 3 e 6 de maio. A instituição também recebeu a visita da diretora executiva da Rede Salesiana Brasil - RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva, que esteve na capital sergipana pela primeira vez. [gallery columns="1" size="large" ids="459384"] O inspetor salesiano foi acolhido pelo diretor da instituição, Pe. Robson Barros, em um momento marcado pelo espírito de família e pela renovação do compromisso com o legado educativo e evangelizador de Dom Bosco. Durante a programação, o Pe. Inácio participou de encontros com a equipe gestora do colégio, responsáveis pelo Oratório Festivo e grupos ligados à comunidade da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Os momentos foram dedicados à escuta, diálogo e avaliação das ações desenvolvidas pela presença salesiana em Aracaju, reforçando a unidade e a continuidade da missão junto aos jovens. [gallery columns="2" size="large" ids="459385,459386"] Já a Ir. Silvia realizou visitas às instalações do colégio, incluindo a unidade da Educação Infantil, conhecendo de perto os espaços educativos, projetos pedagógicos e iniciativas pastorais desenvolvidas pela instituição. Na oportunidade, a diretora executiva da Rede também destacou a relevância da parceria educacional com a Editora Edebê, reforçando a importância de propostas pedagógicas alinhadas aos valores salesianos e às demandas da educação contemporânea. [gallery size="large" columns="2" ids="459387,459388,459389,459390,459391,459392"] A presença das lideranças salesianas foi vivenciada pela comunidade escolar como um momento especial de proximidade, escuta e incentivo à missão educativa. A visita também reafirmou o compromisso do Salesiano Aracaju com a formação integral dos estudantes, fundamentada nos valores do acolhimento, da espiritualidade e do protagonismo juvenil. Para o diretor do Colégio Salesiano, Pe. Robson Barros, Mais do que encontros institucionais, os dias de visita inspetorial e da RSB fortaleceram os laços da comunidade salesiana e renovaram o compromisso coletivo de continuar educando e evangelizando crianças, adolescentes e jovens à luz do carisma de Dom Bosco. Por Anderson Peralta
VER MAIS

JUAZEIRO DO NORTE | Um ano de fé e união: Grupo “Mães que rezam pelos seus filhos” fortalece a devoção a Nossa Sra. Auxiliadora

JUAZEIRO DO NORTE | Um ano de fé e união: Grupo “Mães que rezam pelos seus filhos” fortalece a devoção a Nossa Sra. Auxiliadora

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 14 de maio de 2026
Na última sexta-feira, o Colégio Salesiano Juazeiro do Norte celebrou com alegria o primeiro aniversário do grupo de oração “Mães que rezam pelos seus filhos”, iniciativa que reúne mães de alunos em um momento semanal de espiritualidade, partilha e devoção. Criado com o propósito de fortalecer a fé e confiar os filhos à proteção de Deus, o grupo se reúne todas as sextas-feiras, às 11h, nas dependências do colégio, para a oração do Santo Terço. Ao longo deste primeiro ano foram realizados aproximadamente 44 encontros de oração, consolidando-se como um importante espaço de acolhida e evangelização dentro da comunidade educativa salesiana. [gallery columns="2" size="large" ids="459375,459376"] Os encontros semanais do grupo tornaram-se um verdadeiro testemunho de amor materno e confiança em Deus. Entre terços, intenções e momentos de reflexão, as mães compartilham experiências de vida, fortalecem laços de amizade e renovam, a cada semana, a missão de educar os filhos à luz dos valores cristãos. A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora também marca fortemente a caminhada do grupo. Conhecida como a grande protetora da Família Salesiana, Maria Auxiliadora ocupa um lugar central na espiritualidade deixada por Dom Bosco e Madre Mazzarello. Fundadora, ao lado de Dom Bosco, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Madre Mazzarello dedicou sua vida à educação das crianças e dos jovens, ensinando que a presença amorosa, a fé e o cuidado são pilares fundamentais da missão educativa salesiana. Inspiradas por esse legado, as mães encontram em Maria Auxiliadora um exemplo de acolhimento, proteção e confiança em Deus para conduzir a missão da maternidade. [gallery size="large" ids="459377,459378,459379"] [gallery size="large" ids="459380,459381,459382"] A celebração do primeiro ano do grupo reafirma a força da espiritualidade salesiana vivida em comunidade e evidencia o papel essencial das famílias na construção de uma educação pautada nos valores humanos, cristãos e solidários. Por Andressa Magalhães
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | RMG – O Reitor-Mor P. Fábio Attard vai em ‘Visita de Animação’ à Visitadoria do Sri Lanka

CONGREGAÇÃO | RMG – O Reitor-Mor P. Fábio Attard vai em ‘Visita de Animação’ à Visitadoria do Sri Lanka

12 de maio de 2026
(ANS - Roma) – O XI Sucessor de Dom Bosco, P. Fábio Attard, está se preparando para ir em Visita de Animação à Visitadoria São José, do Sri Lanka (LKC), de 14 a 19 de maio de 2026, como parte de sua viagem à Região Ásia Sul. A visita é aguardada com grande expectativa pelos Coirmãos e pelos Jovens de toda a ilha, sendo considerada um momento significativo de graça, comunhão e renovação para toda a FS local. O P. Attard chegará na noite de 14 de maio ao Aeroporto Internacional Bandaranaike e dará início ao programa na Casa Inspetorial de Dungalpitiya. No dia 15, celebrará a Eucaristia e se reunirá com os Salesianos e o Conselho da Visitadoria, antes de participar de uma noite cultural com os Aspirantes salesianos no centro de Dankotuwa. No sábado, 16 de maio, o Reitor-Mor presidirá a Santa Missa Jubilar em Negombo e encontrar-se-á com os Jovens e membros da FS. Em seguida, se reunirá com os Pós-Noviços em Ahungalla, num encontro que destacará a importância da formação inicial. No domingo, 17 de maio, seguirá para o norte do Sri Lanka, onde se dirigirá aos Jovens e à Família Salesiana em Kilinochchi; visitará depois o Aspirantado de Mankulam e prosseguirá até o centro Dom Bosco Nochchiyagama. A visita terminará na segunda-feira, 18 de maio, com a celebração da Missa na igreja recentemente construída em Nochchiyagama, seguida de visitas a Centros educativos e técnicos, e da inauguração de um Monumento Jubilar em Negombo. Na madrugada de terça-feira, 19 de maio, o Reitor-Mor concluirá sua visita ao deixar o Sri Lanka. Em nome de toda a Visitadoria, o Superior de LKC, P. Roshan Miranda, manifestou os sentimentos da comunidade ao afirmar: “Estamos cheios de alegria pela oportunidade de acolher, em nossa ilha, o XI Sucessor de Dom Bosco, P. Fábio Attard. Sua presença entre nós é um sinal de comunhão com toda a Congregação e um encorajamento paterno para nossos Coirmãos e Jovens. Acreditamos verdadeiramente que este será um tempo de graça para o Sri Lanka, para renovar nosso zelo missionário e fortalecer nosso empenho por servir os jovens, especialmente os mais pobres, com o ‘coração’ de Dom Bosco”. Os Filhos de Dom Bosco estão presentes no Sri Lanka desde 1956 e celebram, neste ano, 80 anos de presença no país. Os Salesianos da Visitadoria LKC somam cerca de uma centena de membros, com idade média inferior a 40 anos, o que a torna uma das circunscrições mais jovens da Congregação. Por meio de suas 19 Casas e dos diversos apostolados desenvolvidos em todo o País, com o apoio de outros cinco grupos da FS — Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Irmãs Missionárias de Maria Auxílio dos Cristãos (MSMHC), Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), Salesianos Cooperadores, Ex-Alunos — , continuam a missão de Dom Bosco nessa nação insular, acompanhando os jovens no discernimento e na realização de sua vocação. Fonte: ANS
VER MAIS

FORMAÇÃO | Em Aracaju, realizado Encontro Inspetorial de Assistentes

FORMAÇÃO | Em Aracaju, realizado Encontro Inspetorial de Assistentes

12 de maio de 2026
Entre os dias 08 e 10 de maio, aconteceu na cidade de Aracaju - SE o Encontro de Assistentes da Inspetoria Salesiana, reunindo os jovens em formação que atualmente realizam o período do tirocínio nas diversas presenças salesianas. O encontro teve como principal objetivo promover a convivência fraterna, a partilha das experiências vividas até então no campo pastoral e o fortalecimento da caminhada vocacional de cada assistente. Durante os dias de encontro, os participantes realizaram visitas às CEPs da presença salesiana local, conhecendo de perto as realidades pastorais, educativas e sociais desenvolvidas na missão. [gallery size="large" ids="459358,459359,459360"] Um dos momentos formativos foi conduzido pelo Pe. Robson Barros, Diretor da Presença, que refletiu com os participantes sobre a importância da pastoral orgânica, destacando a necessidade de comunhão, planejamento e unidade na ação evangelizadora salesiana. Além dos momentos de formação e espiritualidade, os assistentes também tiveram a oportunidade de visitar alguns pontos turísticos da capital sergipana, favorecendo momentos de lazer, convivência e integração fraterna. [gallery columns="2" size="large" ids="459361,459362"] O encontro foi concluído com um momento especial de diálogo e animação com o Padre Inácio Vieira Júnior, inspetor salesiano, que dirigiu palavras de incentivo aos assistentes, reforçando a importância da fidelidade vocacional, do espírito salesiano e da dedicação à missão junto aos jovens. [gallery columns="1" size="large" ids="459356"] Por Alex Henrique, SDB
VER MAIS

NOTÍCIAS

CONGREGAÇÃO | Alemanha – Cinquenta anos depois de suas mortes, os salesianos da Alemanha recordam Rudolf Lunkenbein e Simão Bororo

(ANS – Würzburg) – Com celebrações religiosas, ações educativas, atividades criativas, eventos em homenagem ao Dia dos Católicos Alemães (Katholikentag) e encontros internacionais – a Inspetoria São Bonifácio, dos Salesianos de Dom Bosco, na Alemanha, realiza uma extensa programação em homenagem ao salesiano alemão P. Rudolf Lunkenbein e ao chefe indígena e catequista Simão Bororo. […]
VER MAIS

RECIFE | Encontro convida alunos a “lançar redes”

Dando início aos encontros de formação dos anos finais, os alunos do 9º ano do Colégio Salesiano Recife participaram de um momento especial conduzido pela equipe de Pastoral, com o tema “Lançando redes”. A formação iniciou da forma como já é tradição em uma casa salesiana: com muita animação, louvores e danças que fazem com […]
VER MAIS

RECIFE | Centro Inspetorial realiza encerramento do Mês Mariano

Com muita alegria, devoção e carisma salesiano, nesta quinta (28), no Centro Inspetorial, aconteceu o encerramento do Mês Mariano. Os colaboradores e salesianos caminharam com a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, neste mês de maio, numa programação que teve início no dia 07; visitando os setores da Secretaria, Pastoral, Comercial, Recepção, Controladoria, Compras e Comunicação. […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE