SALVADOR | Celebração de Ação de Graças dos Salesianos Bahia

SALVADOR | Celebração de Ação de Graças dos Salesianos Bahia

5 de janeiro de 2021
Familiares e estudantes das turmas da 3ª série do Ensino Médio dos Salesianos Bahia, acompanharam no dia 29/12/2020, a celebração de ação de graças, transmitida ao vivo por meio dos canais do YouTube das Escolas, com a participação do Padre Eudes Barreto Fernandes, diretor geral da Presença Salesiana em Salvador, e o Padre Magno Xavier, coordenador de Pastoral e reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Na oportunidade, foram abençoados os kits do Enem compostos por squeeze e máscara com a logomarca da Instituição e caneta preta e caneta preta, que serão disponibilizados para retirada pelos alunos na Escola. Apesar do momento incomum do ano de 2020, devido à pandemia do Covid-19, com a ausência dos estudantes nas dependências físicas das escolas, o Padre Eudes ressaltou o entusiasmo e a vibração dos alunos que acompanharam o ritmo da escola por meio da participação nas aulas, lives e trabalhos realizados de forma remota, marcados sempre por muita animação, empenho e demonstração de amor com a Instituição. “Nós recordamos o espírito da comunidade salesiana que nos une e por isso dirigimos o nosso sentimento de gratidão a todos os pais, mães e familiares, estes que confiaram, depositaram e continuarão a confiar, na nossa Instituição que está comprometida com a educação e a formação dos nossos alunos. Agradecemos também aos educadores que se empenharam e se reinventaram para se fazer o mais próximo possível dos estudantes e sobretudo, agradecemos aos alunos por permitir que todos nós habitássemos os seus corações e assim os laços de família pudessem se fortalecer”, disse o Padre Eudes. Por Mário Preto Revisão e Foto por Taiana Gama
VER MAIS

CAUSOS SALESIANOS | No meio dos três, eu era um canário (Pe. José Rolim)

CAUSOS SALESIANOS | No meio dos três, eu era um canário (Pe. José Rolim)

5 de janeiro de 2021
Narrativa de Francisco Felipe – Fortaleza - CE O exagero constituía um traço marcante do Padre José Rolim Rodrigues, craque de futebol, meu - e de quantos? – professor de Latim, Inglês e OSPB, disciplina imposta pela revolução de 1964, na quarta ginasial. Ele sabia todas as aulas de cor, e os sermões solenes também. Ensinando a matéria do governo revolucionário, ele valia-se do auxílio do Padre Aguinaldo, que vinha de ‘mestrado’ pela Itália, para entender bem e explicar-nos com precisão e clareza a diferença entre nação, estado e país, por exemplo. Como sei isso? Eu fui ‘secretário’ depois de Janilto Rodrigues de Andrade e, ao lado da secretaria, no corredor dos quartos dos salesianos, participava, calado, de conversa dos dois. Como secretário, trabalhava nas notas, nos horários ou nos boletins – lembram o quadro com o ‘cartão’ cada um, mês a mês? Não eram bimestrais as notas. Eram mensais. Pois bem. Em uma aula de OSPB, cujo conteúdo Padre Rolim ditava, para depois explicar e discutir, falando de condições de trabalho da polícia, ele disse que os soldados do Piauí nem dispunham de botas; trabalhavam descalços. Ríamos da humilhação. Havia duas gramáticas de Ravizza – a antiga, pequena, velhinha, faltando algumas páginas, acabando-se, e a grande, o tijolão. Um dia, no primeiro ano, que usava a gramática latina velha, para explicar e declinar os neutros em AL-E-AR, disse: Quem tiver a página 28 do Ravizza, pode abrir. Segunda-feira, o café saía apenas depois da leitura de notas, de comportamento, lembrem. No seu timbre apocalíptico, Padre Rolim gritou: Por causa das conversas de vocês, qualquer dia desses, quando entrarem na capela, Domingos Sávio não estará mais no altar. Em 1965, Padre Rolim recebeu como obediência ser Conselheiro do turno da tarde em Recife. Acostumado com os ‘cordeiros’ de Carpina, enfrentou sérias dificuldades para enfileirar os externos em silêncio, antes do início das aulas, usando uma campainha. Depois de um ano na difícil tarefa, declarava, ‘se’ rindo (como falava o Padre Paixão): O badalo da campainha caía e os alunos não faziam silêncio. Das engraçadas do Padre Rolim, mais uma até hoje faz-me rir. Contava ele que em uma missa solene, não se dizia concelebração, o primeiro ‘concelebrante’ era o Diácono; o segundo era o Subdiácono. No dia, estavam Padre Antônio José, Padre Tiago Gallo e ele, reconhecidamente três desafinados. As entonações das missas solenes cantadas eram importantes, mas não decisivas, porque o harmonium corrigia o tom para a resposta, mas ele sapecou: no meio dos três, eu era um canário.
VER MAIS

COOPERADORES | VENCENDO DESAFIOS NO ORATÓRIO DO CURADO

COOPERADORES | VENCENDO DESAFIOS NO ORATÓRIO DO CURADO

5 de janeiro de 2021
Vencendo as dificuldades por causa da pandemia e também pelo pequeno número de Salesianos Cooperadores, o Centro Dom Bosco tem realizado muitas ações, graças ao bom número de Aspirantes que estão em processo de formação: em breve farão suas promessas. Na prática, entretanto, já estão vivenciando os ensinamentos de Dom Bosco. Assim, relatam os Aspirantes: No ano de 2020, mesmo com as dificuldades devido a pandemia, tive a grata oportunidade de participar das festas natalinas das crianças do oratório e na comunidade Tejipio II, e da ação solidária, no centro da cidade, levando refeições para os moradores de rua. Foram experiências de grande importância para mim, pois nos fizeram crescer espiritualmente: evangelizamos com atitudes, com oração e assim como dom Bosco, buscamos ir ao encontro dos menos favorecidos. Levamos a palavra de Cristo, o alimento, o lençol para o aquecer do frio. Aprendemos a valorizar algo que para nós é tão simples como beber água, mas, que o habitante de rua é sinônimo de alegria, é festa ter uma água para beber. Essas ações que vivenciamos no ano de 2020 nos despertaram o sentimento de querer ir ainda mais além, e assim como Dom Bosco, ir ao campo ajudar os nossos irmãos que tanto necessitam de nós. Em todas as ações e em todos os momentos, sentimos a presença de Deus a nos proteger e a nos guiar. Amar a Deus é servir ao próximo em qualquer circunstância! Foi a lição que aprendi, resume Thiely dos Santos – Aspirante do Centro Dom Bosco - Curado. Por SC. Josefa Madalena Silva
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Reitor-mor lança a Estreia 2021 em transmissão mundial

CONGREGAÇÃO | Reitor-mor lança a Estreia 2021 em transmissão mundial

29 de dezembro de 2020
O vídeo da Estreia 2021 com o tema: “Movidos pela esperança - «Eis que faço novas todas as coisas» (Ap 21,5)” foi transmitido em uma live, alcançando milhares de visualizações. Foi lançada no dia 26 de dezembro, pela primeira vez na história, em transmissão ao vivo, a Estreia 2021 do Reitor-mor. O evento ocorreu na Faculdade de Ciências da Comunicação da Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), de Roma, e foi transmitido em uma live na página do facebook da Agência Info Salesiana (ANS). A transmissão foi traduzida simultaneamente nos idiomas italiano, espanhol, francês, inglês e português. A live, moderada pelo padre Silvio Roggia, do Dicastério para a Formação, começou com um vídeo de 15 minutos da Estreia 2021, produzido pelo Dicastério para a Comunicação Social, pela ANS e pela equipe de Produção ‘IME Comunicazione’. Posteriormente, o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, respondeu algumas perguntas referentes à Estreia, que foram publicadas na página do facebook da ANS. Durante a entrevista, o Reitor-mor dirigiu, a toda a Família Salesiana, palavras de esperança e compromisso: Para viver a Esperança, há que praticá-la, e levá-la aonde deve estar. Esperança não significa apenas olhar para frente: ela se atua na vida cotidiana. A Família Salesiana é chamada a fazer escolhas concretas para estar perto dos jovens, dos pobres e dos excluídos, e infundir-lhes esperança de vida nova”... “A esperança é a nova luz que se reflete através de nossos olhos”. Apenas nas primeiras horas após o lançamento, o vídeo da Estreia 2021 já contava com milhares de visualizações, alcançando, no Facebook, mais de 183 mil pessoas, aproximadamente dois mil comentários e 776 compartilhamentos. Clique aqui e assista ao vídeo da Estreia 2021. Clique aqui e veja a apresentação ao vivo da Estreia 2021. Fonte: Agência Info Salesiana
VER MAIS

NOTÍCIAS

SALESIANOS BAHIA | Colégios destacam a importância de pedir ajuda no mês de valorização à vida

Nos dias 14 e 28 de setembro, o Salesianos Bahia promoveu seu 9º encontro com os educadores do setor administrativo como parte da Campanha do Setembro Amarelo. Organizada pelo Núcleo de Formação Continuada, a ação foi focada na conscientização em torno das doenças mentais e no compromisso com o bem-estar físico e mental. Ministrada pela […]
VER MAIS

JABOATÃO | Projeto “Jaboatão, minha terra, meu lugar” promove valorização da cultura

O Centro Educacional Dom Bosco Jaboatão realiza o projeto “Jaboatão minha Terra, meu lugar!” que valoriza a cultura pernambucana em oficinas de frevo, congado, capoeira, dança do coco e quadrilha junina. O projeto possui uma abordagem multidimensional, possibilitando a interação e socialização entre os participantes com idade de 12 a 18 anos, fortalecendo os laços […]
VER MAIS

SALESIANOS | A Mensagem do Pe. Inspetor Francisco Inácio na Abertura da Beatificação de Dom Campelo

Confira, a seguir, a mensagem no Pe. Inspetor Francisco Inácio na solenidade da Abertura do Processo de Beatificação do Servo de Deus, Dom Antônio Campelo de Aragão, nosso irmão Salesiano de Dom Bosco e IV Bispo da Diocese de Petrolina. O momento aconteceu neste último sábado, 30 de setembro, na Catedral do Sagrado Coração de […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE